segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Grito da Terra de Sarah Lark



Sinopse:

A infância de Gloria acaba abruptamente quando a família decide enviá-la para um internato na Grã-Bretanha com a prima Lilian. Embora Lilian se adapte muito bem aos costumes que regem o Velho Mundo, Gloria deseja voltar a todo o custo à terra que a viu nascer, e para o conseguir elabora um plano audacioso.

O sentimento profundo que a impede de regressar a casa vai marcar o seu destino e transformar Gloria numa mulher bem mais forte.

Com O Grito da Terra, Sarah Lark encerra a Trilogia da Nuvem Branca. Nas suas páginas assistimos ao desenrolar da história de amor, das aventuras, do exotismo e da paixão de várias gerações das famílias Warden e O `Keefe.


Opinião:


Repetindo um pouco o que tinha comentado no inicio da trilogia, aqui está uma das melhores trilogias de romances que tive o prazer de ler até hoje. Uma trilogia que me deu imenso prazer ler, diferente do que estou habituado, apresentando personagens cativantes, uma escrita muito fluída e um trabalho de pesquisa sobre os hábitos e costumes muito bem desenvolvida. 

Apresenta algumas semelhanças com outro grande romance, "Pássaros Feridos" da Colleen McCulough, que se passa na Austrália, mas neste caso a escrita é muito mais fluída, fazendo com que ficasse completamente rendido à escritora.

Uma trilogia que pode muito bem ser considerada Romance Histórico, tal o retrato que nos é feito pela escritora. A história conta-nos sobre a ida dos colonos Ingleses para a Nova Zelândia, onde nos é dado a conhecer a forma como se estabeleceram, a sua relação com os maoris (povo indígena), a caça à baleia e à foca (tanta crueldade meu deus) a febre do ouro a exploração do gado, a extração do carvão entre outros aspetos. No fundo um enquadramento muito completo do período em que decorre a acção.

A tudo isto juntamos personagens verdadeiramente cativantes, que sofrem evoluções constantes ao longo do enredo, que vão crescendo, passando por situações difíceis, que se tornam complexas mas muito reais. Aliás, as personagens são um dos pontos fortes do livro, todas elas bem desenvolvidas, sejam principais ou secundárias.

É difícil continuar a comentar sem fazer spoilers, mas este é sem dúvida um livro fantástico, ninguém lhe ficará indiferente, um livro repleto de ação, amores, ódios, amizade, crueldade, tragédia, luta, muito mistério e que nota-se ser ainda um livro inicial, pois ainda tem muito por explorar e pelo que soube vamos ainda ter novidades ainda este ano. Não podia ficar mais contente!

Este livro tem tudo o que pretendemos quando queremos ler um romance, que nos arrebate, que nos emocione, que nos faça sofrer, uma história forte, cativante que nos faça ansiar por ler mais e mais, no fundo que nos deixe plenamente satisfeitos.

Sei que não fiz jus à qualidade da trilogia, mas não deixem passar ao lado livros deste calibre, temos aqui uma verdadeira pérola, algo belo, algo que mexe connosco tal a qualidade.


24 comentários:

  1. Viva Fiacha, apesar das capas dos livros não me cativarem, pela tua opinião parece mesmo que está aqui uma grande obra. Gostei do teu texto.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Sem duvida que são livros muito bons, já li grandes Romances Históricos, O Terror de Dan Simmons, Serie Asteca do Gary Jimmings e mesmo a serie 1º Homem de Roma da Colleen McCulough mas esta trilgia não lhe fica atrás, se poderes ler aproveita ;)

      Abraços

      Eliminar
  2. uma pequena nota, este livro pertence ao género Landscape novels. o nome foi criado por editoras alemãs ( maior "produtor" de livros deste género. adoro esta autora. se gostas do género e entendes castelhano recomendo:Corina Bomann; Carla Federico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,

      Obrigado pelo esclarecimento e pelas sugestões, fica registado, adorei a trilogia sem duvida, espero que a marcador continue a publicar livros desta escritora :)

      Bjs

      Eliminar
  3. Ficas-te mesmo rendido e envolvido na história do livro e isso é o melhor elogio que se pode fazer, quer ao autor(a) quer aos outros leitores.
    Fica debaixo de olho, embora confesse que romances históricos não sejam muito a minha "praia", mas se não o ler eu quem sabe se não o lê a mulher fica igualmente encantada?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Os livros do Dan Simmons são muito bons nesse aspeto e como sabes vale muito a pena :)

      E sim a Guida irá adorar não tenho a menor duvida ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    Esta trilogia faz-me torcer o nariz, e depois leio os teus comentários e sim, quero muito ler. Isso não se faz! :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Ai nem sabes o que estás a perder, vais adorar não tenho a menor duvida e vais ajudar a divulgar, ainda me vais agradecer :D

      Bjs e obrigado pela visita ;)

      Eliminar
  5. Olá amigo
    Estou muito curiosa por começar a ler esta trilogia. Já tenho o primeiro volume comigo. Vou só terminar O Último Reino e será a próxima leitura.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ena andamos a ler os mesmos autores, eu estou a ler o 2 da saga saxónica :D

      E fazes bem, vais ver que tem muita qualidade ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Obrigado por esta excelente crítica!
    Continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Eu é que agradeço proporcionarem a leitura de livros desta qualidade.

      Obrigado

      Eliminar
  7. Olá amigo fiacha,
    Já tinha percebido que gostavas desta série. E por tano teres falado nela é que tenha cada vez mais vontade de a ler.
    Não li a opinião toda, pois não quero saber mais do que o necessário.
    Já sei que a tenho de ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Fazes muito bem pois vale bem a pena, gostei mesmo muito :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!

    Ainda bem que gostaste do livro, não estava à espera do contrário =)

    É mais uma bela leitura, mais um belo livro. Todos os três são fantásticos e gostei de todos, mas continuo sempre a achar que o primeiro foi o mais especial de todo, talvez por ter as personagens que mais gostei, desta saga familiar extremamente rica e poderosa.

    É como dizes, não devemos deixar passar estas pérolas ao lado e gostei imenso da tua opinião, que está excelente!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Se não fosses tu nunca lia estes livros e sem duvida que são mesmo muito bons.

      Todos foram bons mas pensando bem tenho que concordar contigo o primeiro deixa-nos rendido, depois os seguintes já temos uma ideia de como os enredos são criados, como a escritora escreve e sim há personagens que estão sempre presentes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Vou deixar de ler as tuas criticas fico sempre com água na boca, mas neste caso ela já existia, já tenho um dos volumes desta série, mas ainda me falta adquirir os restantes, mas estou ansiosa.
    Bom trabalho Paulo,mais uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Milu,

      Ena obrigado, são essas palavras que me motivam a continuar, tenho a certeza que quando leres os dois primeiros vais querer logo o 3 :D

      Bj e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Bem, com uma opinião destas repleta de elogias é impossível não ficarmos com vontade de ler este livro e os restantes desta trilogia. Fica registado para futuramente se tiver oportunidade ler, tenho a certeza de que não me vou arrepender. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Na verdade fico sempre com a sensação de não transmitir tudo o que de bom estes livros tem, vale muito a pena acredita, se poderes lê.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    Desde que começaste a trilogia que ela está na minha wishlist e uma vez mais fico convencida. Ai a Marcador....

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      São livros que adorei, é por livros destes que gosto de ler e sem duvida que a Marcador publica livros muito bons, fiz muito bem conseguir parceria com a Editora :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha
    Como já deves saber, quero imenso ler esta trilogia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Não tenho a menor duvida que vais adorar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar