quarta-feira, 27 de julho de 2016

Aniquilação de Jeff Vandermeer



Sinopse

Vencedor dos Prémios Nébula e Shirley Jackson de Melhor Romance de 2014 


Área X. Uma zona misteriosa e isolada do resto do mundo. Onde a natureza reclamou para si qualquer vestígio de civilização. Sucessivas expedições são enviadas para investigar o mistério que levou à sua contaminação, mas todas redundam em fracasso e os seus membros regressam meras sombras das pessoas que partiram.
Até que chega a vez da 12.ª expedição. Composta por quatro mulheres (antropóloga, topógrafa, psicóloga e bióloga), a sua missão é desvendar o enigma. Mas acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento minam a confiança entre os membros da expedição. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias?


Opinião:

Faz algum tempo que não lia um livro de FC, um género do qual já li vários livros e foi sem duvida uma agradável surpresa.

Este primeiro volume acaba mais por funcionar como introdução, quer do universo onde o enredo decorre, que foi muito bem desenvolvido, quer das personagens que foram cativantes à sua maneira, em especial a personagem principal, mas pode-se dizer que ao chegar ao final do livro, um ciclo fica devidamente encerrado e ficamos com muita curiosidade em saber o que se irá passar nos livros seguintes.

Embora não tenha um ritmo forte, não deixa de ser um livro bastante interessante, pelas reflexões que nos obriga a fazer, pela forma como a ação vai decorrendo e desvendando mistérios atrás de mistérios que nos vão deixando curiosos com o que virá a acontecer nas páginas seguintes.

Não queria estar aqui a desenvolver muito mais até para não efetuar nenhum spoiler, mas é um livro diferente do habitual, vamos para um local misterioso onde a nossa antropóloga é a narradora principal, que nos vai transmitindo muitos dos seus pensamentos, deixando-nos com uma sensação de constante medo e alerta e que nos acaba por fazer questionar sobre várias questões entre as quais o que leva estes membros a aceitar ir nesta expedição depois do que aconteceu nas anteriores ? Sobre o universo não há muitas respostas neste primeiro volume mas não deixa de ser uma leitura bem interessante.

Uma leitura que mesmo não me tendo enchido as medidas, vale muito a pena e que recomendo. Fico com muita vontade de saber o que está para vir nos livros seguintes, em especial o que estará por trás da misteriosa Área X.

23 comentários:

  1. Eis um livro que gostava de ler, como sabes sou em 1º lugar fã de F.C. e depois da tua opinião, apesar de não teres enaltecido o livro disseste o suficiente para ficar com ainda mais vontade de o ler!
    Mais uma excelente opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Obrigado e caso queiras ler é só dizer que posso enviar-te, desde que depois ajudes a divulgar, um livro muito interessante sem duvida.

      Bjs

      Eliminar
  2. Boas Fiacha, este livro parece super interessante, dizem que foi um grande livro de FC no ano em que saiu, mas duvido que consigam publicar a obra completa cá em Portugal, a ver vamos :D

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tem tudo para ser uma grande obra sim, resta ver o que ai vem e acredito que possa vender, bem pelo menos espero que seja a trilogia toda publicada, bem merece :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá =D

    Aqui está um livro que me trás bastante curiosa. Já estava curiosa antes, agora então é que fico completamente!

    Espero que a Saída de Emergência continue a publicar e que o livro tenha o destaque que merece. Parece ter aí uns momentos que parece o Alien, será? =D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Um leitura bem agradável e que acabou por me surpreender, vais gostar ;)

      Sim mas isto já se sabe depende sempre das vendas e a nível de FC em Portugal....olha o caso do Duna do Herbert

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá :)
    parece-me bem interessante. Um género que me agrada e dentro do género parece-me também bastante interessante, pois gosto de livros de FC que explorem a vertente antropológica dos outros universos :)
    vou registar
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Uma leitura que ias adorar sem duvida, regista sim :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Saudações,

    Estou desejosa de ler este livro e a tua opinião ainda me piscou mais o olho. Se temos medo de escrever de mais pelos spoilers, é porque vem lá coisa boa hehe

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações :D

      Se tiveres oportunidade de ler é aproveitar, vale muito a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá amigo (*.*)
    Não conhecia o livro. E mesmo sendo FC que não é o meu género literário gostei da sinopse e a tua opinião também me deixa com a ideia que será uma boa aposta. Vou registar.
    Obrigada:)

    ResponderEliminar
  7. Olá amigo (*.*)
    Não conhecia o livro. E mesmo sendo FC que não é o meu género literário gostei da sinopse e a tua opinião também me deixa com a ideia que será uma boa aposta. Vou registar.
    Obrigada:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Lince,

      Seria uma leitura bem diferente do que costumas ler, às tantas até ias gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Este é um livro que me despertou interesse, desde que foi indicado ao Prémio Nebula. Apesar do interesse, quando saiu em Portugal não entrou nos lugares cimeiros da minha wish list e ainda tenho muitos com vantagem.
    Ótima opinião.
    Vejo que o ritmo de leituras está a aumentar, muito bem. :p
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva companheiro,

      Acredito que ao leres este livro até gostes, mas se tens assim uma lista tão extensa é esperar pela melhor altura, quem sabe não apareça alguma promoção :)

      Está um pouco sim estou a terminar o Herói das Eras parte 2 e esse sim muito bem mesmo, embora completamente diferente :)

      Abraços

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,
    Pois...é um género que não me puxa para ler.
    Talvez um dia lhe dê uma chance :) Quem sabe se não gosto?!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tenho a certeza que há bons livros em todos os generos literários, já li obras de FC que fiquei sem palavras pela grandeza das obra, logo quem sabe não ias gostar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Gosto muito de ficção científica, por isso fiquei com um interesse especial em relação a este livro. Não o conhecia, mas parece-me uma boa leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Catarina,

      Sem duvida que vale a pena ler, se tiveres oportunidade lê que vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    FC não é o meu género preferido mas tenho tido algumas surpresas agradáveis.
    Vais ver que o segundo vai ser ainda melhor.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies,

      Já li grandes livros de FC não tenhas medo de apostar nesse genero literário eheh. Espero que sim ainda há muita coisa por desvendar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá, Fiacha! Estava aguardando ansiosa a tua opinião sobre o livro, pois já estive para comprá-lo várias vezes e acabei desistindo. Acho que vou dar uma chance então. Abs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amaiga Cassiana,

      Fazes muito bem pois tem qualidade, espero que gostes :)

      Bjs

      Eliminar