terça-feira, 29 de março de 2016

"Batalha entre Sistemas" de J.A. Alves




Sinopse:

Naquele momento, a Galáxia estava virada para os acontecimentos que sucediam entre os dois Sistemas estelares vizinhos, separados pelo deslumbramento de uma estrela encarnada e por uma devastadora guerra religiosa que já durava há algumas décadas. Constava-se que os eventos entre Sistema Encarnado e Cloud tiveram o seu génesis no momento da descoberta de um portal infernal, algures na zona de El’Kabur – o lado mais escuro do Universo, por conquistadores cloudeanos a mando dos seus ambiciosos ministros, libertando um exército de criaturas lideradas pelo Sem Corpo, um ser superior cuja maior ambição era conseguir um corpo físico que durasse uma eternidade e assim conseguir reconstruir o seu império, tendo Cloud como um dos seus objectivos.

Governado há tempos idos por uma casta de monges reis, que cultivavam a prática de uma antiquíssima religião pacífica, mas poderosa, que simplesmente denominavam como Disciplina, Encarnado enfrentava os seus próprios problemas. Idris, o atual monge rei, vê-se obrigado a abandonar o Sistema, deixando-o desfragmentado. Ele sabe que terá que sacrificar a esposa e os quatro filhos por um bem maior.


A luta entre a Luz e as Sombras não se fará esperar.

Opinião:

Já há muito tempo que não lia um livro de FC e um livro publicado pela Editora Chiado, mas a oportunidade surgiu e acabou por ser uma experiência agradável acima de tudo por me ter tornado amigo do escritor.

Custa-me sempre fazer este tipo de comentário, mas ler livros da Chiado chateia-me um pouco pois sou contra a política de um escritor ter de pagar para que publiquem o seu trabalho (eu sei que só aceita se quer) e ainda por cima não fazem qualquer tipo de trabalho, revisão, boa divulgação ou outros.

Por vezes torna-se fundamental este tipo de serviços, pois só valorizam uma obra, quer para o escritor, quer para a própria editora, este livro por exemplo, bem necessitava de uma revisão, pois tem muitos erros, algo que se poderá compreender pois o escritor viveu durante bastante tempo na Venezuela. Por outro lado, temos ainda a parte de "Editor", por vezes é importante explicar aos escritores que têm de melhorar, só assim aprendem e evoluem, mas pronto deixemos esta parte.

Quanto ao livro, tem potencial sem dúvida, o enredo está bem interessante, a escrita apresenta falhas mas percebe-se que o escritor tem criatividade.

Quanto a mim falha nas personagens, são várias e que são importantes para o enredo e nenhuma me conseguiu cativar, e isso é muito importante para mim.

Não quero estar a desenvolver muito mais, acredito que após esta "introdução" ao seu universo, os livros seguintes possam ter mais ação, desenvolver melhor certas personagens serem ainda mais cativantes pois como já disse tem tudo para se tornar melhor.

25 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Andas preguiçoso a ler e a comentar? :D sei bem o que isso é, mas deixa lá os dias agora são maiores, vem o bom tempo e vais ver que daqui a pouco nos pões a comentar todos os dias novamente :P
    Não conhecia o livro, mas pela sinopse parece-me ter uma história interessante. De facto ando com saudades de um bom livro de FC, tenho de vasculhar o que lá anda em casa.
    Mais um novo escritor e mais uma vez estás pronto a divulgar a sua obra e o seu talento, sempre um bom amigo.
    Vou olhar para o livro quando o vir nas bancadas com outros olhos certamente.

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      É verdade o corvo anda mesmo por baixo no que a livros diz respeito mas pronto é uma fase menos boa. Quanto a ter saudades de um bom livro de FC faz-me lembrar tantos que tenho da Argonauta e não só sem duvida que é um dos generos que mais livros tenho por ler :D

      O livro tem potencial seguramente que será melhor desenvolvido os livros seguintes pois nota-se que o escritor tem qualidade.

      Sim se poder ajudar ajudo com bom gosto e como sabes tenho feito amizades bem interessantes como é o caso do nosso amigo Nuno Ferreira que alem de excelente escritor e que merece uma editora bem melhor é um excelente amigo ;)

      Se quiseres ler diz, passo-te na feira do livro de Lisboa :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Pelo menos aí publicam, amigo Corvo, pois para alguns escritores brasileiros, nem pagando, uma editora se interessa em publicar.

    E um pouquinho de FC na vida nunca é demais. rsrs

    Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassiana,

      Olha não conheço em pormenor o problema, mas isso não pode ser sinonimo de que ao menos lêem o que estão apresentando ? Se não publicam por ver que não tem qualidade e sugerem que melhore acho bem, mas nessa condição claro.

      Verdade a FC é sem duvida algo muito bom de se ler :)

      Abraços e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,

    Concordo com o que dizes em relação à política de publicação da Chiado e acabo por evitar pedir-lhes livros (livros que o autor pagou para eu poder receber gratuitamente em casa...).

    Sinto que quando leio um livro da Chiado, a responsabilidade de rever o texto e dizer ao autor onde pode melhorar recai sobre mim, e apesar de essa ser uma das nossas "obrigações" (de criticar, não de rever), os livros não deviam chegar ao leitor como se tivessem acabado de sair da gaveta do autor. E isto é uma pena, porque lemos obras criativas e com potencial, mas que pelo facto de editarem coma chiado, não são valorizadas como mereciam... Enfim...

    Gostei de ler a sinopse e pareceu-me interessante, apesar de FC não ser bem a minha praia :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      É isso mesmo e curiosamente tenho aqui alguns ainda por ler que me enviaram :D

      Isso não, por vezes posso faze-lo mas apenas tento transmitir o que o livro me fez sentir, essa parte é mais de editor / revisão que o leitor paga. Claro que aos nos tornar-mos amigos do escritor isso pode acontecer, até trocarmos ideias, mas não me sinto um especialista na materia para estar aqui a explicar seja o que for.

      Vale a pena ler, não perdes nada ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Pois, lá está. O autor paga e acaba por não ter o acompanhamento que merece por parte da editora, o que é uma pena...

      Começo a achar que os autores deviam pensar seriamente em plataformas de autopublicação, como o smashwords. Seja como for, estão por sua conta, tanto na revisão de texto, como na divulgação e publicidade da obra. Ao menos publicavam de forma gratuita e por um preço simbólico podiam ter retorno...

      Eliminar
  4. Viva companheiro.
    Boa opinião, e concordo em absoluto com ela. Também li o livro, recentemente, e vê-se que o nosso amigo tem potencial, precisa é de treino e ser trabalhado.
    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva companheiro,

      Isso mesmo nota-se que falta ali qualquer coisa mas que tem potencial. Olha quem sabe ele possa tirar boas coisas na leitura do teu livro ;)

      Abraços e boas leituras

      Eliminar
  5. Boas Fiacha,

    Como sabes concordo a 100% com o que dizes sobre a Chiado, o livro não parece nada por ai além, gostei da tua opinião.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Pois é verdade que só lá vai quem quer, mas acho mal :(

      Sim lê-se bem mas já li FC muito melhor :D

      Abraços

      Eliminar
  6. Olá amigo
    Realmente tens toda a razão no que dizes quanto ao funcionamento da Chiado. Eu confesso que da editora só li o livro do Nuno Ferreira e acho que ele fez um excelente trabalho. Se realmente o editor não faz revisão é péssimo a acrescentar que o autor tem de pagar para ver o livro editado pior ainda.
    Quanto a este livro percebi que precisa de muitas melhorias. Porém é bom pessoas como tu divulgarem a obra e opinar podendo o autor melhorar no futuro. FC não é de todo a minha preferência literária já o tenho dito contudo é sempre bom ter conhecimento.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ai o nosso amigo Nuno Ferreira merecia outros voos tem mais que talento para isso acontecer, só precisa do apoio de uma boa editora, gostei muito do seu trabalho...penso que não voltará a publicar pela Chiado.

      Sim e este autor é boa pessoa é o que mais me fica da leitura do livro e não deixou de ser agradável voltar a ler FC, faz-me lembrar as dezenas de livros que tenho da Argonauta e não só por ler deste género literário :D

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Concordo contigo em relação à editora, acho que não faz sentido nenhum não haver revisão.
    Quanto ao livro já sabes que gostei, embora ache que tem tudo para melhorar também.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim o livro até se lê muito bem mas podia ter sido muito mais bem explorado concordo :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá amigo Fiacha,

    pelos vistos aqui está mais um livro interessante da editora. É bom divulgar e ler os nossos autores, pois estamos a ajudá-los a dar a conhecer as suas obras. Gostei muito da opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim se tiveres oportunidade lê tem potencial e ajudas a divulgar um escritor nacional.

      Ainda assim preferi sem sombra de duvidas o livro do Nuno Ferreira ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá!
    Relativamente ao que referiste sobre a editora concordo plenamente. É muito chato estar a ler livros com erros. Para além de que se é uma editora deveria ter todo esse trabalho por trás. Enfim...
    Relativamente ao livro não conheço. Como sabes não é um género que leia muito (ou nada), mas confio na tua opinião.
    Acho que vou passar este. A lista é grande :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Compreendo perfeitamente a lista aumenta a cada dia que passa, quem sabe um dia tenhas oportunidade de ler :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá,
    Concordo com o que dizes sobre a editora, - à semelhança do que acontece com mais blogger certamente -. Eu acho que a editora tinha tudo para ser uma editora melhor porque existem autores novos com grande potencial, mas a editora acaba por não fazer esforço algum para lhes dar a devida visibilidade, nem se dá ao trabalho de dar uma boa revisão nos seus trabalhos que é uma das maiores falhas no seu trabalho.
    Este livro é de um género que não leio muito, mas tenho a certeza que será um bom livro apesar das suas pequenas falhas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      É pena sem duvida, quanto ao livro, vale a pena leres ;)

      bjs

      Eliminar
  11. Uma estrela ENCARNADA?????? Que raio vem a ser uma estrela ENCARNADA??? Só esta palavra far-me-ia fugir deste livro como da peste. Tenham dó!!! E com idto se prova que não houve revisão alguma do texto.

    ResponderEliminar
  12. Um "portal infernal situado na zona mais escura do Universo"?????
    Ai, por favor....o que é que se entende aqui por Universo???? E que raio é um "sistema desfragmentado"??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves é estar desfragmentado do cérebro.Penso que terás similaridades mentais com o teu comentário. Ou uma acefalia momentânea, além de uma diarreia escrita. O que é para ti não é para os outros. Os limites e a imaginação é de cada um. Oh se lesses os meus... tens grandes amigos teus lá: Coelhas Católicas, Escaravelhos Surfistas, Vacas de Esgoto, Cabras Estereofónicas e uma infinidade de outros personagens. Só para ti pseudo-pretender... Dei Uma Queca No Espaço Sideral do Nordeste Neptuniano. Como vês o espaço é vasto e à mercê de quem queira fazer ficção ou comédia. Com esse azedume acho que estás mesmo habituado às Selecções da Readers Digest. Fica-te por aí. Eles querem crítica "profissional".

      Eliminar
  13. Será isto?

    Desfragmentação consiste em um processo de eliminação da fragmentação de dados de um sistema de arquivos. A eliminação de fragmentação é feita reordenando o espaço de armazenamento, fazendo com que todo arquivo esteja armazenado de forma contígua (unida) e ordenada, e também criando espaços livres contínuos, de forma a evitar a fragmentação de dados.

    Portanto estamos a pensar num Sistema (Solar?) semelhante a um disco rígido de computador? Valha-me São Parvonildo!!!

    ResponderEliminar