terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

" O Vento dos Khazares" de Marek Halter



Sinopse:


Misturando suspense e romance histórico, jogando com a realidade e a ficção, Marek Halter oferece-nos um livro soberbo, onde reencontramos a força e o encanto de O Messias e de Os Mistérios de Jerusalém. Na época em que Carlos Magno é coroado imperador do Ocidente, em que o Império Cristão de Bizâncio alarga as suas conquistas até à Rússia, em que o Grande Califa de Bagdade propaga a fé em Alá, algures entre as montanhas do Cáucaso e a embocadura do Volga, um reino converte-se ao judaísmo: é o princípio da aventura extraordinária dos Khazares. Mil anos depois, o escritor Marc Sofer lança-se à descoberta deste fascinante enigma. Porque decidiram estes guerreiros da estepe converter-se à religião judaica? Porque foram literalmente «apagados» da História, após trezentos anos de poder e de prosperidade? A sua investigação leva-o até Baku, capital petrolífera do mar Cáspio, precipitando-o numa intriga política bem contemporânea.


Opinião:

Se no ano passado foi um ano de descoberta do escritor argelino Yasmina Khadra, este ano o escritor que mais me está a cativar é sem dúvida o polaco Marek Halter, o que só confirma que a Editora Bizâncio tem publicado escritores com muita qualidade. 

Se já estava cativado com os dois primeiros volumes da trilogia As Mulheres do Islão, este livro pela sua diferença também me deixou completamente fascinado. É completamente diferente, com um enredo rico e complexo, repleto de mistério e enigmas o que nos deixa complemente viciados tal a forma cativante com que é descrito e com um ritmo sempre alto. Se é verdade que ando a ler pouco não é seguramente por falta de qualidade dos livros que tenho lido neste início de ano. 

Aqui está mais uma prova que não é necessário sagas ou trilogias para se escrever uma boa história. O escritor demonstra um excelente trabalho de investigação, com uma escrita fluída e, mesmo que tenhamos muita informação sobre os locais onde a ação se passa (versus aprofundar as personagens), está é transmitida de forma fluída e nunca descritiva. O final do livro acaba por ser muito bem conseguido, surpreendente mesmo, deixando o leitor plenamente satisfeito. 

Livro mais que recomendado e sem dúvida que pretendo ler mais livros este ano do escritor, para já a grande surpresa até ao momento.

33 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Parece ser um bom livro, gostei da opinião como sempre :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida um escritor que me está a surpreender neste inicio de ano, tem muita qualidade :)

      Abraço e obrigado :)

      Eliminar
  2. Olá, Fiacha,
    Parece-me muito bem :D tenho mesmo de ler algo do escritor.
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Su,

      Deves ler sim e agora que tens parceria com a Editora este é um dos escritores que te recomendo sem reservas e até ajuda a divulgar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha
    Este parece mais um livro interessante do escritor. Curiosamente eu estou a ler o Khadija e estou a gostar. A escrita é simples e muito agradável.

    Como sou bastante curiosa e confesso que sei muito pouco em relação à religião muçulmana. Por vezes o que sabemos é através da comunicação social o que grande parte das vezes é negativo. Por essa razão é que estou mas interessada no escritor. Dá-nos a conhecer a origem do Islão e um pouco mais acerca do mesmo. Pelo menos a trilogia de As mulheres do Islão tenciono ler. Quanto a este livro estou na dúvida. Acho que é muito livro do mesmo tema. Isto para mim claro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Percebo essa ideia mas acredita que a forma como acabamos por conhecer um pouco melhor o islão é feito de forma muito assertiva e interessante não tornando em nada a leitura chata ou descrita e olha que tenho estado a ler vários livros com muçulmanos, também o Yasmina Kadra aborda muitas ideias dos muçulmanos :D

      Mas vai lendo e acredito que ainda vais querer ler este livro que até é mais sobre um povo Judeu ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Boas
    Este livro atrai-me mais que as Mulheres do Islão.
    Mais uma boa opinião; só quando dizes que assim se prova que não são precisas trilogias ou sagas para os livros serem bons é que torço o nariz, não porque essa afirmação é falsa, mas porque acho que a ideia geral é precisamente a oposta, apesar de haver livros bons e maus em qualquer formato.
    Grande abraço e continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      São livros bem diferentes este tem mais ação, tem outro ritmo e sempre com mistérios que nos vão surpreendendo :)

      Não era bem isso que queria dizer mas percebo a tua ideia, eu é que me expliquei mal, o que quero dizer é que basta 300 páginas para se escrever um bom livro, isto tambem tem muito a ver com as minhas tendências do passado que apenas lia sagas / trilogia e não livros stand-alone :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Oi Fi, não conhecia esse autor, nem o livro. Interessei-me pela obra e gostei de sua opinião, vou ver se acho por aqui. Aproveito para te dar parabéns pelas suas parcerias, são realmente fantásticas! :D

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Amanda,

      Vale bem a pena tentares ver se está publicado por ai e quanto ás parcerias estou muito satisfeito, não quero mais e ajudaram a que muda-se um pouco a mudar as minhas leituras e ainda bem :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Parece bem interessante mesmo. Descobri que esse autor teve dois livros publicados aqui no Brasil, mas não houve mais interessante da editora (e nem dos leitores) pelos demais trabalhos do autor. Uma pena.

    Adorei a resenha, amigo Corvo. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Faz lembrar a boa fantasia que por aqui se publica, Duna nem se publicou o 3 volume por falta de vendas, custa muito quando vemos escritores com qualidade não terem o reconhecimento devido, mas temos que respeitar :)

      Obrigado, bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Aqui vai sair o quarto livro de Duna, acho que vc pode conseguir ler no formato digital. Eu estou lendo o 3 livro e, por enquanto, está muito bom, mas não chega perto do primeiro.

      Eliminar
    3. Já tenho a saga toda em digital amiga Cassi mas nao me dou muito bem em ler nesse formato :)

      Eliminar
  7. Olá!
    Mais um livro que parece ser muito interessante.
    Neste momento ando mesmo virada para a nossa história e as desavenças e amores com a nossa vizinha Espanha, mas não era mau pensado começar a abrir horizontes.
    Tens andado a ler bons livros e vou continuar atenta :)

    beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Um livro muito bom e muito interessante a nível de "histórico" devias ler vai por mim ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    A Bizâncio tem mesmo bons livros e este parece que é mais uma boa aposta.
    Tenho que ler mais da editora
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não podia estar mais de acordo, tenho tido muitas e boas surpresas, acho que fazes bem em apostar nos livros desta editora ;)

      Bjs

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,
    Este livro não conhecia, mas agora fiquei interessada.
    Quero ler algo deste autor, falas tão bem dele!
    A bizâncio tem de facto livros com muita qualidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Para mim foi uma agradável surpresa, tal como o Yasmina, mas são escritores bem diferentes...apenas na qualidade tem semelhanças :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Oi Fiacha,
    parece bastante interessante. Continuas a cativar muito bem as pessoas com a tua opinião.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que é um excelente livro e apenas transmito os que os livros me fizeram sentir muitas são as vezes que fico com a sensação que não consegui realçar toda a qualidade de um livro :)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá,
    Esta parece ser outra grande e boa aposta da editora. :)
    Concordo contigo, nem sempre é preciso grande sagas para escrever boas histórias, por vezes os livros únicos até são melhores porque por vezes a série arrastam a história demais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida esta editora surpreende-me e muito e sim estamos de acordo, alias muitas vezes apenas um conto e temos uma excelente história :D

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá amigo Fiacha,

    muito bem, mais um livro que te encheu as medidas. Bom comentário, como sempre =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Olá Fiacha,

    Sinto-me como tu, nisto das descobertas de novos autores. Ando com curiosidade de ler O Messias, do Marek Halter. Mas antes disso aguardo ansiosamente a continuação da trilogia das Mulheres do Islão, que é fantástica. Por acaso já tinha reparado neste livro mas não me tinha apercebido que era do mesmo autor. Pelo que contas, também me parece uma boa aposta, especialmente por esta questão da conversão ao judaísmo estar presente no Fátima. Tenho que ler :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que é uma excelente aposta e num estilo bem diferente da trilogia das mulheres do Islão, o que o torna ainda mais versátil e também tenho o Messias por ler, a ver se o faço :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Por acaso descobri outra série deste autor, que também me chamou muito a atenção. Mas infelizmente está esgotada...

      A série chama-se "A Bíblia no Feminino"
      http://www.editorial-bizancio.pt/autores.php?id=248

      Fiquei com pena de já não existir. Tenho que apostar mais neste autor.

      beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Fiacha
    Incrível como cada opinião que leio tua me faz querer ler o livro em questão! Tenho mesmo de ler a trilogia dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ainda bem que posso ajudar a que fiques curiosa com alguns livros, este é daqueles que vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha!

    Adorei a tua opinião! Também estou fascinada pelo autor. Foi uma surpresa muito boa, a sua escrita é de uma qualidade incrível.

    Não posso deixar esta relíquia passar ao lado e assim que puder tenho que ler!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado e sem duvida que estamos na presença de um grande escritor, estou a adorar :)

      Bjs

      Eliminar