terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"O Renascido" de Michael Punke

Sinopse:

Estamos no ano de 1823, e os caçadores da Rocky Mountain Fur Company levam uma vida dura na fronteira. Enquanto procuram castores, enfrentam diariamente uma natureza inóspita, bem como a ameaça das tribos índias em guerra devido à invasão do homem branco. 

Hugh Glass é um dos melhores elementos do grupo, um explorador experiente e um excelente batedor. Mas quando uma missão de reconhecimento o coloca frente a frente com uma ursa-cinzenta, fica gravemente ferido e sem esperança de sobrevivência.

O capitão da Companhia ordena a dois dos seus homens que fiquem a cuidar de Glass até que ele morra, e que lhe concedam um enterro digno. Quando esses dois homens optam por abandoná-lo, levando os únicos meios com os quais ele poderia defender-se - incluindo a sua preciosa espingarda e o machado -, Glass agarra-se ao desejo de vingança para conseguir sobreviver.

Na prosa assombrosamente contida e empolgante de Michael Punke, O Renascido é uma história notável de obsessão, de vontade humana levada ao extremo. E do que um homem está disposto a fazer para obter a sua vingança. 

Este é o livro que deu origem ao filme com Leonardo DiCaprio e que foi vencedor do Óscar Alejandro González Iñárritu.

Opinião:

Devo confessar que esperava bem mais deste livro e tinha tudo para ser uma leitura excelente, mas quanto a mim faltou-lhe alguma profundidade de enredo e a exploração um pouco melhor das personagens. É verdade que sobre as personagens principais é-nos dado a conhecer o seu passado e os motivos que as levaram a vir para as caçadas da Rocky Mountain Fur Company, mas penso que podia ser bem mais desenvolvido. 

Algo que também me fez alguma confusão é que mesmo ficando com a sensação que Hugh Glass é uma personagem bem explorada e que passa pelo limiar de sobrevivência da condição humana, conseguindo sobreviver, por exemplo, num dos ataques índios por estar debaixo de água bastante tempo, num local com gelo e não ter como acender uma fogueira, no entanto ficamos com a sensação que é algo impossível de se poder ultrapassar, isto para não falar noutros aspetos, pois não quero deixar demasiados spoilers. 

Outro aspeto que também não me convenceu totalmente foi o final do livro. Depois de uma demanda destas e tudo acaba daquela maneira, não gostei! Bem sei que estamos mais na presença de um livro de luta pela sobrevivência, mas depois de tudo o que se passou esperava-se uma....vingançazinha !! 

Resumindo um livro agradável, que funciona muito bem como Romance Histórico, mas que podia ter sido melhor explorado.

32 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Não me parece que vá ler este livro, mas em relação ao filme, mal posso esperar para o ver mal tenha oportunidade :)

    PS: Sei que esta frase é da sinopse, mas não me soa nada bem "Este é o livro que deu origem ao filme com Leonardo DiCaprio e que foi vencedor do Óscar Alejandro González Iñárritu."

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      O livro é bom mas tinha potencial para muito mais, acredito que em filme tenhas paisagens verdadeiramente fantásticas e já agora que alterem o final :D

      Pois :P

      Abraço e obrigado pela visita ;)

      Eliminar
  2. Olá!!
    Ainda não li o livro, mas já vi o filme. Apesar de ter gostado confesso que não adorei. Faltava qualquer coisa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Isa,

      Não vi o filme mas acredito que até seja um bom filme :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fi,
    gostei de sua opinião, mas não pretendo ler o livro, no máximo ver o filme que para falar a verdade não espero grandes coisas, mas enfim, está sendo tão premiado e indicado que fiquei curiosa em vê-lo.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies amanda,

      Fazes bem acredito que vás ver um bom filme, tem tudo para bater certo ;)

      Quem sabe gostes e leias o livro :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    O livro não me convenceu, o autor limitou-se a contar uma aventura, neste caso veridica, com um bom começo, mas não desenvolveu o assunto, e pior que isso, não escreveu um fim, ficou tudo a 'boiar' tal qual um navio à deriva.Foi frustrante

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ora foi um pouco isso que tambem senti, devia ter sido mais desenvolvido tinha todo o potencial para ser um excelente livro :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    A sinopse capta bastante a minha atenção, mas confesso que depois de ler a tua opinião só fico com vontade de ler para perceber se era possível o homem sobreviver ou não... Acabo por perder a curiosidade com um livro que tinha tudo para ser "a minha cara".

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies,

      O livro é bom mas podia ter sido mais e melhor desenvolvido apenas isso e o final diferente já agora :D

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Eu não li o livro mas vi o filme. E achei muito bom. Houve momentos de cortar a respiração. Mas não me parece que vá ler o livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies,

      Fico contente que o filme seja bom e tenhas gostado, lá está pode ser diferente no grande ecran...apenas considero que o livro devia ser um pouco mais desenvolvido, mas vale a pena ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Ainda não vi todo o filme (preferi ver o Deadpool rs), mas achei bem interessante a história pelo seu conteúdo histórico mesmo. Pelo que li da opinião e das suas respostas a outros comentários, parece-me que tanto produção cinematográfica quanto autor do livro exageraram e perderam a oportunidade de nos mostrar mais dessa figura histórica interessante que é o Hugh Glass.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      No cinema não vi mas pelo que percebo dos comentários é bem melhor e acredito ser possível pois a história tem muito potencial.

      E sim esse personagem é excelente, gostei bastante de conhecer ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Oi, Fiacha.
    Já vi o filme e este também não me convenceu. Apesar da incrível atuação do Leonardo Dicaprio, muitas vezes eu falava baixinho com meu namorado que algumas coisas que aconteciam eram humanamente impossíveis. Isso me deu certa agonia e só consegui aproveitar a película depois que me conformei que a realidade não estava sendo retratada ali, embora o "baseado em fatos reais" queira nos fazer pensar que sim. Ótima resenha.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Isso mesmo que senti também, como é possível um ser humano escapar de determinadas situações com vida...é um pouco forçado.

      Seja como for o livro vale a pena, podia era ser melhor aproveitado pois a história é muito boa :)

      Bjs e retribuo o carinho :)

      Eliminar
  9. Olá,
    Parece-me que embora seja um livro com uma história interessante, não foi explorado e trabalhado da melhor forma. É uma pena quando isso acontece porque há histórias que têm realmente muito potencial, mas depois não são exploradas da forma certa e as coisas acabam por não funcionar tão bem quanto o esperado.
    Quero mesmo muito é ver a adaptação cinematográfica, quanto ao livro em si não sinto para já grande curiosidade em ler. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida, seja como for fazes bem em ver o filme, não perdes nada e há quem tenha gostado :)

      O livro não é mau atenção mas tinha tudo para ser um pouco melhor ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Viva :)
    Bem, não é um livro que me atraia muito. E o filme ainda não sei se vou ver. Se for é pelo DiCaprio que é um dos meus actores favoritos.
    Uma boa opinião, sem dúvida :D
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Quem sabe um dia até possa vir a ler, gostas do filme e ficas com curiosidade :D

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,
    Tenho bastante curiosidade em ver o filme e agora depois de ler a tua opinião e acho mesmo vou ficar mesmo pelo filme.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. É um livro que à partida não estou minimamente interessada, um género literário que me passa um pouco ao lado, mas...apesar disso por vezes arrisco a ler depois de muitas e variadas opiniões favoráveis, o que não está a acontecer neste caso, a tua opinião vai ao encontro de outras que já li ou ouvi, apesar de que a tua diz o porquê de não ser "boa" como respeito a tua opinião literária, tens-me dado razões para isso, esse vai mesmo passar-me ao lado, tenho é a impressão que vou ter de gramar o filme, o marido está interessado, e eu que nem gosto deste actor :P
    Obrigada por mais uma excelente critica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tens que o ver com o "marido" quem sabe ainda fiques com curiosidade de ler o livro....obrigado pelas palavras, só motivam :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá amigo Fiacha,

    aqui está um livro que tenho algumas dúvidas em relação a gostar ou não. Acho que isso está relacionado com o facto de o filme também não me ter despertado grande curiosidade, apesar dos Óscares e isso.

    Mas gostei muito da tua opinião, que demonstra bem como eu acho que o livro será =D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Pode ser que até gostes, tem muito potencial e funciona bem como histórico, mas pronto nada como arriscares ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Já o filme também não me disse muito. Não estou a dizer que as actuações não estão boas... simplesmente... meh lol na falta de melhores palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Pronto fiquei convencido não vou ver o filme :D

      Bjs

      Eliminar
  15. Boas!

    Bom comentário! :)
    Quanto ao livro, no entanto, não me parece que vá ler
    Já vi o filme, e por acaso gostei bastante, mas pegar agora no livro não me faz muito sentido para mim, confesso. :(

    Talvez interesse mais a quem queira ver o filme mas primeiro quer ler sobre a história e imaginar as coisas, como ficarão num grande ecrã e com atores de carne e osso...
    Para mim isso costuma ser bom, mas, neste caso concreto, perdeu-se a oportunidade...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark,

      Acredito que se visse o filme até iria gostar, o livro é bom tem potencial mas falta-lhe ali qualquer coisita, mas vale a pena ler :)

      Bjs

      Eliminar
  16. Olá
    Não li o livro, nem tenciono ler. Já vi o filme e também esperava mais,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se já viste o filme pronto já conheces o que o livro tem para oferecer :D

      Bjs

      Eliminar