terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A Canção dos Maoris de Sarah Lark


Sinopse:

Elaine e Kura movem-se entre as suas raízes britânicas e o apelo do povo Maori, forjando o próprio destino ultrapassando as circunstâncias da vida numa terra paradisíaca.

A Canção de Maori é a história de duas primas completamente diferentes, mas com uma coisa em comum: a sua força interior. Aquela força que emerge nos mais fortes face às circunstâncias adversas que a vida coloca no seu caminho. A relação entre as duas não é a melhor porque Elaine inveja a beleza e a arte de sedução de Kura. Mas a vida dá muitas voltas e acabam por partilhar uma vida de luta e conquista numa pequena cidade mineira isolada do mundo.

Da mesma autora de O País da Nuvem Branca, o romance A Canção dos Maoris é a grande saga literária da atualidade, com cinco milhões de leitores em todo o mundo.

Opinião:

A descoberta desta escritora foi sem dúvida uma das melhores coisas que me aconteceram ao nível da literatura, nos últimos tempos pois os seus livros conseguem-me sempre deixar plenamente satisfeito. Por um lado faz com que varie um pouco as minhas leituras, por outro lado o facto de ser uma escritora muito forte em três aspetos que considero fundamentais num bom livro: a escrita, muito cativante e que nos faz ler de forma quase compulsiva, a riqueza do enredo que sem dúvida foi objeto de investigação e nos permite ter uma ideia muita clara de como se "vivia" neste belo continente, desde a descrição dos colonos britânicos ao povo maori e acima de tudo as personagens, para mim o ponto mais forte que os seus livros oferecem. 

Fiquei completamente rendido pela forma como a escritora aprofundou as personagens principais do enredo e como o destino as cruza e separa. Vamos acompanhando os seus pontos de vista, vemo-las crescer, ultrapassar obstáculos, lutar pelos seus sonhos, escapar das partidas que a vida lhes coloca pela frente e quando damos por nós estamos a sofrer, a fazer votos para que consigam concretizar os seus objetivos. E aqui que ninguém nos ouve até me comovi com várias partes, algo que me custa sempre um pouco em especial quando vou no metro. 

Outro aspeto que gostei bastante, nesta saga, é a forma como a escritora descreve o vinculo entre humanos e animais, muito bem conseguido e que acaba por ser uma mais valia para o enredo. 

Agradou-me bastante ainda a forma como estamos em constante suspense e na expetativa de surgir uma personagem que poderá deitar tudo a perder, que foi cruel, violenta mas mais não posso desenvolver. 

Só posso recomendar esta saga, onde o primeiro volume "no Pais das Nuvens Brancas" foi eleito por mim o melhor livro lido em 2015 da editora Marcador, repleto de momentos marcantes, comoventes, cruéis, com um enredo rico e personagens ricas e complexas, que venha o livro seguinte.


38 comentários:

  1. Oi Fi,
    esse livro parece ser bem interessante, gostei de sua opinião que me fez interessar-me pela obra, fica aqui registrado minha vontade de lê-la.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      sem duvida que proporciona grandes momentos de leitura, se tiveres oportunidade de ler, aproveita que vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,
    Desde que vi as tuas opiniões sobre os livros desta autora que tenho alguma curiosidade em ler. Tanto a história como a capa chamam-me a atenção.
    Espero conseguir ler este ano.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Espero mesmo que consigas ler e divulgar, são livros que nos deixam plenamente satisfetos .)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Já o tenho há uns tempos por ler, mas tenho estado à espera de ter o 1º para ler primeiro, deixaste-me ansiosa pela sua leitura, mas vou resistir apesar de tudo, quero O País das Nuvens Brancas primeiro, estou ainda mais ansiosa por ele e a culpa é tua e das tua criticas :P Vou assaltar um banco!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes muito bem pois faz sentido ler o anterior, embora não seja totalmente necessário...mas saber esperar é uma grande virtude :D

      Quando fores diz que eu guardo o dinheiro do assalto :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Viva.
    Mais uma opinião bem fundamentada.
    Nunca li nada dessa autora.

    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Obrigado e não sei bem se faz o teu género embora para mim um bom livro é sempre um bom livro, talvez fosses surpreendido :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá amigo
    Estou muito curiosa por ler este livro assim como o outro que mencionaste. A tua opinião está óptima. Conto em ler este livro ainda este ano (#^_^#)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      E vais ter umas excelentes leitura, vais adorar tenho a certeza ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Fiacha!

    Vejo pela opinião que gostaste bastante do livro e vejo que é uma excelente aposta.
    Este ano ando um pouquinho forreta para comprar livros, até porque tenho muitos para ler, mas a marcador tem já uma lista grande em espera às tuas custas. Tenho de apostar nesta série.

    Beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida que vale bem o dinheiro empregue e estes livros valem bem a pena, vai por mim, embora te compreenda na questão da poupança ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha!

    Vejo pela opinião que gostaste bastante do livro e vejo que é uma excelente aposta.
    Este ano ando um pouquinho forreta para comprar livros, até porque tenho muitos para ler, mas a marcador tem já uma lista grande em espera às tuas custas. Tenho de apostar nesta série.

    Beijito

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha
    Estou bastante curiosa sobre esta saga. Fala de emigrantes que partiram para a Nova Zelândia ou de descendentes de colonos que já estão "enraizados" por lá ?
    Acho que será uma leitura a ter em conta, uma boa aposta da Marcador.
    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Vale muito a pena, no primeiro livro vemos a partida de duas jovens britanicas para este pais, neste volume já acompanhamos os seus filhos...no fundo vemos como se adaptaram lá, via criação de gado, extracção mineira, busca pelo ouro e por ai fora....repleto de aventura :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha
    Deixas-me sempre muito curiosa com os livros desta autora. Tenho mesmo que ler pois acho que vou gostar =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva tita,

      Dá para perceber que recomendo mesmo a leitura destes livros :D

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,

    Parece ser interessante e bem sei que digo isto desde que publicaste a opinião do primeiro livro. Não conheço a autora, mas quem sabe isso não mude :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Fazes muito bem em ter os seus livros debaixo de olho, alias sugiro que vejas outros comentarios dos seus livros e verás que todos gostamos :D

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá amigo Fiacha,

    aqui está um dos livros mais belos que li no ano passado. Gosto imenso desta autora, e, apesar de ter gostado mais do primeiro, este não se fica nada atrás. O enredo é maravilhoso, as personagens também. Gostei imenso da forma como os filhos e netos das personagens do primeiro livro aparecem aqui, fazendo-nos relembrar as personagens do primeiro livro e ter acesso às suas vidas. É muito belo.

    Excelente opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      São livros diferentes tambem me parece que este não lhe fique nada atrás mas são ambos muitos bons.

      E já sabes que muito te agradeço conhecer esta escritora, foi graças a ti que descobri esta excelente escritora :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Só o título já era suficiente para pegar nele.Depois tem uma sinopse fantástica, e por fim a tua opinião convenceu+me! Está na wishlist!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não deixes escapar esta escritora, vale bem a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    Já li a trilogia há dois anos e adorei, como sabes. Comprei recentemente, A Ilha das Mil Fontes, passado na Jamaica, e estou muito curiosa por ler, pois conheço a Jamaica. Tudo indica que será uma grande leitura, tb

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Aguardo ansiosamente a publicação do livro seguinte e penso haver mais uma trilogia neste universo ;)

      Quanto ao A Ilha das Mil Folhas já li não é tão bom, quanto a mim mas vale muito a pena, fizeste muito bem em investir :)

      Bjs

      Eliminar
  14. Olá amigo :D Uau, gostei do que li e o teu entusiasmo é cativante. Confesso que nunca tinha ouvido falar neste livro. Parece-me uma leitura diferente do habitual :D fica a recomendação. Obrigada e boas leituras ^_^ Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :)

      Verdade quando um livro me agrada muito fica mais fácil comentar, posso é não conseguir demonstrar tudo o que de bom tem para dar, se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Oi, Fiacha
    Tens a capacidade de me deixar cada vez mais curiosa com livros que normalmente não me chamariam a atenção. É muito estranho eu estar querendo ler algo que não seja fantasia. Consegues esse feito. Não conhecia a obra de Sarah, e é surpreendente saber que ela tem 5 milhões de leitores mundo adentro.
    Agora aparentemente serão 5 milhões + 1. Eu.
    Como sempre, ótima análise!

    Beijos,
    Celly - http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ena fico contente que te puxe com os meus comentários e se olhar às minhas leituras à uns tempinhos atrás estava igual só lia fantasia, mas felizmente meti na cabeça que devia variar um pouco e sinto-me satisfeito (no fundo o importante é que tenhamos o gosto da leitura).

      Fazes bem só espero que venha a ser publicado desse lado do atlântico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha
    Tenho tanta curiosidade nesta saga. E para ter um dos seus livros escolhidos por ti como melhor leitura só pode ser mesmo muito boa!
    E adoro as capas!!! (já estás farto de ler isto não é? eheh mas é que gosto mesmo).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tens que dar uma oportunidade, tenho a certeza que vais gostar e sem duvida que a escolha não era fácil pois li bons livros da Marcador ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá migo,
    Eu quero muito ler esta saga, mas por agora não dá;)
    Gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      O importante é que não deixes passar ao lado, les quando tiveres oportunidade, vais ficar satisfeita vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Oii, adoreii, amei o blog também, estou te seguindo já, bjos.

    yuugracindo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Esta saga chama muito a minha atenção, principalmente pelas maravilhosas capas... Tenho que ler!

    ResponderEliminar