domingo, 1 de novembro de 2015

Khadija - A Mulher de Maomé de Marek Halter



Sinopse:

"O nascimento do Islão começa por ser a história de uma mulher, Khadija. A primeira mulher do profeta, a mulher que o amava quando ele era apenas um jovem caravanista.
Viúva, bela e rica, Khadija tem de voltar a casar-se para manter o seu lugar na sociedade muito masculina de Meca. Contra toda a expectativa, escolhe um homem pobre, Muhammad ibn ‘Abdallâh. Durante dez anos de felicidade, impõe Muhammad aos poderosos clãs de Meca e forma com ele um casal excepcional, modelo de sabedoria e de moderação.

Durante toda a sua vida Maomé apoiou-se em três figuras eternas da feminilidade: a mãe, a guerreira e a confidente.

Se Khadija não tivesse dito: «Eu acredito», a aventura muçulmana não teria nunca começado. Sem a sua filha mais nova, Fátima, guerreira intransigente, Muhammad não teria conseguido impor o Islão na península arábica. E se Aicha, sua última mulher, não tivesse fielmente transcrito as suas palavras, não conheceríamos o Corão.

As Mulheres do Islão: A nova grande epopeia de Marek Halter"

Opinião:

As minhas leituras mais recentes são a prova de que a minha opção, no inicio do ano, em obter mais duas parcerias como forma de variar as leituras foi uma decisão muito acertada. É verdade que já tenho saudades de bons livros de Fantasia / Ficção Cientifica, mas não me arrependo nada da opção que tomei, e este livro é mais uma excelente prova. “Khadija – A Mulher de Maomé” é o primeiro de uma trilogia escrita por Marek Halter e que, desde já vos posso dizer que passei a admirar, aliás basta ler o que é dito sobre o mesmo, vejam aqui.

Quanto ao livro, uma excelente surpresa, tem tudo o que se gosta nos livros, personagens muito interessantes, que nos cativam, um enredo muito bem pensado e que mesmo terminando de uma forma muito boa, este primeiro volume, deixa já o leitor com muita vontade de ler o livro seguinte, algo que pretendo fazer ainda este ano. A escrita é sem dúvida muito fluída mostrando que estamos na presença de uma pessoa bastante inteligente e com muitos conhecimentos.


O escritor apresenta-nos uma visão muito interessante sobre a origem do Islão, como foi determinante na vida do futuro profeta a sua mulher e claro um relato muito bem conseguido de como se organizavam e viviam os povos neste período, as suas crenças, a sua forma de pensar, a politica, os problemas que os afetaram, como por exemplo a peste negra. O livro mesmo sendo pequeno não deixa de ser muito rico em acontecimentos, fazendo com que a sua leitura se torne muito viciante. 

Não me vou alongar muito mais no comentário, apenas recomendar que não deixem passar mais esta pela pérola pois não é todos os dias que nos aparecem livros deste calibre.

40 comentários:

  1. Viva, amigo Fiacha.
    Muito bem, parece que tiveste aí uma leitura muito interessante. Eu sou sincero, ainda tenho um certo preconceito para com os livros da Bizâncio, e sei que a culpa é minha, mas as capas não me cativam nada e as sinopses não são o suficiente para me conquistar. De qualquer forma, não digo que não venha a dar uma oportunidade e pela forma como tens - tão bem - promovido os livros desta editora, a par da Marcador, fazem-me prever que estou a deixar escapar bons livros. A verdade é que eu tenho a mania de só ter vontade de ler os livros quando eles passam de moda, por isso daqui por uns tempos é possível que me interesse por estas obras de arte.
    Grande abraço e continua com estas ótimas opiniões. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Bem isso ultrapassa-se experimentando ler um livro da Bizâncio e tens muito por onde escolher, a ver se isso se resolve no Fórum Fantástico, acho que se leres este livro o vais admirar e sem duvida que tens muitos outros....o passar de moda ajuda muito no preço mas neste caso nem se aplica pois os livros até nem são muito caros, comparando com o que é normal ;)

      Abraço e obrigado pela força :)

      Eliminar
    2. Sim, tens razão nisso dos preços. Mas não tenciono mesmo ler, pelo menos nos próximos tempos. :)
      Sempre aqui, abraço.

      Eliminar
    3. Pronto o importante é que leias :D

      Eliminar
  2. Olá Fiacha!!!

    Não podias ter descrito melhor este livro, uma autêntica pérola!!


    Fico contente que tenhas gostado!! :D :D

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Gostei sem duvida uma agradável surpresa, agora percebo o teu comentario ao livro ;)

      É mesmo uma pequena pérola comparado com o que por ai se publica tem muita qualidade :)

      Bjs e boas leituras, volta sempre :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha
    Não conhecia o livro mas a tua opinião despertou-me a curiosidade =)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tita,

      Vale muito a pena, tens que ler pois tenho quase a certeza que irias gostar, alias até funciona bem como um Romance Histórico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Boas Fiacha,

    Sou da mesma opinião do que já aqui disseram que as capas desta editora não são muito apelativas, mas isso não quer dizer que o conteúdo do livro não seja bom, pelos visto é bom e muito :).

    Abraços e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Bem é verdade que as capas podem ter muita importância, mas sem duvida que podem passar ao lado de grandes livros por causa disso, eu tenho gostado e muito de ler os livros da Editora e este é mais um exemplo, vou mesmo ler os seguintes com muito gosto ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá migo,
    Ainda bem que gostaste do livro e sim foi uma excelente opção tua a de mudar o género literário, quem sabe se não farei isso futuramente.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida andava a ler muita fantasia / romance histórico e agora alarguei os horizontes, aqui está um excelente exemplo.

      Olha fazes bem, uma altura tinha como objetivo ler um escritor de nacionalidade diferente já mesmo por isso, mas depois vieram as parcerias e tive que desistir :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Oi Fi,

    gostei de sua opinião, mas o livro não me interessou, fico feliz q tenha gostado! :D

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Obrigado e olha que é uma leitura que vale muito a pena, quem sabe um dia não venhas a gostar deste tipo de livros :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Tu a variar leituras e eu a apostar mais em romances históricos. Tenho lido livros muito bons deste género e curiosamente acabam por estar muito ligados a diferentes religiões, como é o caso da Khadija. Ainda vou muito no inicio da leitura, mas está a revelar-se muito bom. Adoro livros com protagonistas assim, mulheres determinadas.

    Vais ler a continuação da série?

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Por acaso os romances históricos gosto muito mais a mais nos dias de hoje que até é facil fazer-se um trabalho de pesquisa devido aos meios disponiveis para se obter informação, ainda assim há ai trabalhos fantásticos e se estás a gostar deixa-te estar, um importante é tirarmos prazer do que lemos :)

      Pois é estás a ler este livro então vais ver que mesmo em termos históricos está bem desenvolvido, tenho a certeza que vais gostar e chegar ao final e querer ler o seguinte....já sei que o vou ler eheheh

      Depois diz o que achaste :D

      Ai sim sem duvida já pedi e vou ler....só não sei se será de imediato, bolas na sexta chegaram-me 5 livros e espero mais dois e depois sim vem a continuação deste, mas a ver se passa à frente de alguns :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Gosto bastante do teu comentário. E de facto deve ser um livro interessante. Culturas diferentes são cativantes e acabamos por aprender bastante.
    Confesso que para ler histórias dessas bandas, gosto bastante de Amin Malouf, mas quem sabe um dia experimento este autor :)

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida gosto ler sobre culturas diferentes, pois acaba por ser enriquecedor sendo que neste genero tenho ido alguns.

      Olha não sei qual gostei mais, embora este ainda não seja obra terminada, mas está muito bem contextualizado e a escrita é bem fluida, acho que irias adorar, caso queiras diz ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá amigo!
    Gostei da tua opinião. Parece interessante o livro. Eu até gostava de ler sobre outro tipo de cultura e religião. E parece-me que esta trilogia é uma boa aposta para tal. Tenho que concordar com o Nuno, a capa do livro é fraquinha. E mesmo a sinopse não é muito chamativa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo!
    Gostei da tua opinião. Parece interessante o livro. Eu até gostava de ler sobre outro tipo de cultura e religião. E parece-me que esta trilogia é uma boa aposta para tal. Tenho que concordar com o Nuno, a capa do livro é fraquinha. E mesmo a sinopse não é muito chamativa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi miga,

      Olha não te deixes enganar pela capa, o livro é muito bom e vale muito a pena, mais a mais se queres conhecer culturas diferentes, eu fiquei com muita vontade de ler os seguintes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim miga, já há o 2º volume onde irá ser desenvolvida melhor a última filha dos protagonistas do livro anterior...Fátima ;)...mas o 3 deve sair não tarda muito, este escritor não engana

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,
    Adoro conhecer outras culturas e tradições e parece-me que este livro será bom.
    Gostei da tua opinião.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sendo assim tens aqui uma excelente sugestão para conhecer outros universos, se tiveres oportunidade lê :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha
    Mais uma excelente sugestão tua! Parece ótimo para conhecer novas culturas.
    Mais um para a lista de livros a ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida e posso dizer este é daqueles que não engana, é mesmo bom :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Eu era como tu, só lia fantasia/ficção. Até que este ano comecei a experimentar outros géneros e estou a gostar muito, ainda bem que o fiz.

    E ainda bem que também o fizeste porque assim dás-nos a conhecer livros que parecem ser mesmo muito bons e que merecem ser lidos. Gostei da opinião, mais um que ficou o "bichinho" (mas ainda tenho Yasmina à frente hehehe)

    ResponderEliminar
  14. Ois,

    Completamente de acordo ehehe e sim Yasmina é muito bom :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  15. Olá Fiacha,
    Como tu dizes, mais uma pérola desta editora que vale a pena ler.
    Mais um para a lista :) Gosto bastante deste género.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida a Bizâncio pode não ter as melhores capas, mas o conteúdo é sem duvida do melhor e a preços bem acessíveis, vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha!

    Mais uma boa aposta da Bizâncio. Parece interessante. É sempre bom ler algo diferente. Por estes dias também apostei num género diferente, thriller, um género que gosto bastante mas que nem sempre se revela algo especial. Gosto de um bom thriller, tanto filme como livro, mas é raro encontrar um maravilhosos. Mas gostei do que estive a ler: A Criança nº 44.

    Gostei da tua opinião! =) Muito boa!

    Bjs e voas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tenho que ir ver o teu comentario e por acaso tenho aqui um da Marcador, do Peter May que é desse género, li o 1º volume e adorei, quanto aqui à Bizâncio penso que sabes que vale bem a pena e proporciona excelentes leituras, este escritor é mais uma prova disso :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. é sempre bom variar.. eu também tenho um género de leitura que gosto mais, mas quando opto por ler outras coisas, fico surpreendida!

    Esse livro parece ser interessante! é um país tão diferente do nosso que gera sempre curiosidade não é mesmo? confesso que nunca li nada dessa editora, mas esse parece um bom livro para começar.

    beijinhos
    Crónicas da T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vale bem a pena sairmos da nossa zona de conforto e descobrirmos outros universos, esta editora sem duvida que me proporciona isso :)

      Sem duvida um livro muito diferente onde ficamos a conhecer melhor as origens de um povo bem interessante e diferente de nós :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá ^_^ Gostei, gostei, gostei :D
    Apesar de retratar uma realidade cultural tão diferente, a sinopse está mesmo persuasiva :D E gostei da tua opinião Fiacha :)
    Estou curiosa :D Gostava mesmo de ler ;)
    Beijinhos e boas leituras para todos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ena se quiseres posso emprestar-te já sabes e tenho a certeza que vais gostar, quando um livro é bom acaba por ser sempre uma leitura interessante :)

      Bjs miga e obrigado pelo teu apoio, sempre importante :D

      Eliminar
  19. Olá,
    Ainda não tive muito contacto com livros deste género que nos dão a conhecer outras culturas e religiões, mas é algo que quero mudar no próximo ano, porque tenho a certeza de que esse género de livros nos enriquece de uma forma muito grande.
    Uma vez que este é o primeiro livro de uma trilogia e a avaliar pela tua opinião muito interessante que deixa qualquer um curioso relativamente ao livro, tenho a certeza de que os restantes dois livros serão tão bons ou melhores do que este! :)
    Acho que fizeste muito bem em alargar os teus horizontes literários e começar a investir em novos géneros literários porque também o tenho feito ao longo deste ano e é algo formidável porque acabamos por nos apaixonar pelos vários géneros literários e a ler de tudo um pouco.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que a pareceria com a Bizâncio e com a Marcador no inicio do ano permitiu que variasse muito as minhas leituras e não estou nada arrependido, só tenho pena é de não o te feito à mais tempo.

      Já tenho o livro seguinte aqui em lista de espera deve ser a minha próxima leitura pois sem duvida que estou com muita vontade de conhecer Fátima a filha dos protagonistas deste livro :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar