terça-feira, 10 de novembro de 2015

Histórias de Aventureiros e Patifes

Sinopse:

RECOMENDAMOS CAUTELA A LER ESTES CONTOS: HÁ MUITOS PATIFES À SOLTA.

Há personagens malandras e sem escrúpulos cujo carisma e presença de espírito nos faz estimá-las mais do que devíamos. São patifes, mercenários e aldrabões com códigos de honra duvidosos mas que fazem de qualquer aventura uma delícia de ler.
George R. R. Martin é um grande admirador desse tipo de personagens – ou não fosse ele o autor de A Guerra dos Tronos. Nesta monumental antologia, não só participa com um prefácio e um conto introduzindo uma das personagens mais canalhas da história de Westeros, como também a organiza com Gardner Dozois. Se é fã de literatura fantástica, vai deliciar-se!

AO LER ESTE LIVRO, ESTARÁ A ASSINAR UM PACTO DE COMUNHÃO COM OS SEGUINTES AUTORES:

Gillian Flynn – autora de Em Parte Incerta
Neil Gaiman – autor de Sandman
Patrick Rothfuss – autor de O Nome do Vento
Scott Lynch – autor de As Mentiras de Locke Lamora
Connie Willis – autora de O Dia do Juízo Final

E MUITAS OUTRAS MENTES PERVERSAS DA LITERATURA FANTÁSTICA.

Opinião:

Quem me conhece sabe que livros de contos não é a minha praia, não significa que não reconheça qualidade e talento em quem escreve neste formato, mas gosto de "histórias" mais longas. Óbvio que podemos ficar deliciados com contos e este livro é sem duvida a prova disso mesmo, não há um conto que não seja bom, claro que podemos gostar mais de uns que de outros mas, de modo geral, estão todos a um bom nível.

Quanto aos contos não vou analisar ao pormenor um a um, mas adorei voltar a ler a escrita empolgante de Scott Lynch, o conto de Neil Gaiman a fazer-me recordar o universo do livro Neverwhere, e Patrick Rothfuss deixou-me com muita vontade de voltar aquela àquela estalagem - que belo conto nos apresentou aqui, fiquei a admirar ainda mais Bast. No entanto, o conto que mais me encheu as medidas foi mesmo o do escritor George R. R. Martin, sem dúvida que Westeros tem muito por onde ser explorado e só é pena que o escritor não termine as Crónicas do Fogo e do Gelo para se poder dedicar a escrever mais sobre o passado de Westeros, adorei ficar a saber um pouco mais sobre os Targaryen e os seus dragões.

Pelo que soube, a editora dividiu este livro de contos, mas sinceramente e desta vez não sinto que o livro tenha ficado curto ou que não tenha ficado plenamente satisfeito, tendo uma introdução do Martin e mais dez contos, ficou excelente. Não quero, porém, dizer com isto que não critique a editora por dividir os livros.

Não foi o melhor livro que li de contos, gostei mais da antologia "Os Anos de Ouro da Pulp Fiction portuguesa" também publicada pela SDE, mas vale muito a pena e sem duvida que muitos vão encontrar contos dos seus escritores favoritos e não irão ficar desapontados.

37 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Que grandes escritores que este livro tem, aposto que alguns contos devem ser mesmo bons, mas mais uma vez fico bastante desapontado por a SdE dividir o livro, ainda por cima um livro de contos? Enfim

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Sem duvida alias os nomes não enganam, mas mesmo os nomes mesmo conhecidos tem contos muito interessantes, não tens um conto mau, podes é gostar mais de uns do que outros, fiquei com muita vontade de voltar a ler o Rofhuss/Gaimen/Lynch/Maritn.

      Quanto à questão da divisão como referi desta vez não estranho tens vários contos em varios estilos, embora mais fantasia e com qualidade, mas pelo que sei faltam aqui alguns contos de nomes como o Abercrombie, Steven Saylor por exemplo, mas ficas bem servido :)

      Abraço e obrigado pelo apoio ;)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Já tenho o livro e já li o primeiro conto, sou sincera, Gaiman tem contos melhores, mas é sempre gratificante ler a maneira original como escreve.

    Quanto aos outros autores, claro que estou desejosa de ler, parecem ser uma boa leitura

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Já tinha visto que já tinhas o livro e só me deixas com mais vontade de ler mais contos do Gaiman, mas olha que este conto gostei, sem duvida uma mais valia :)

      Depois vou ler o teu comentario ao que achaste dos restantes estou curioso :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Deve ser um grande livro, conto lê-lo no princípio do próximo ano. Gosto muito de Gaiman, Lynch e Martin... e 2016 conto começar Rothfuss. :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Podia ser ainda maior se não o dividissem ehehe, mas sim ficamos muito bem servidos com este livro e qualquer desse nome que referes são dos meus escritores favoritos....tens que conhecer o Rothfuss o enredo não avança mas gosto muito dos seus livros :D

      Abraço e obrigado pelo apoio ;)

      Eliminar
  4. Aê, amigo Corvo. Sabia que iria gostar. O conto do Scott Lynch é um primor. O do Martin não fica atrás e foi o primeiro que li dessa antologia. Vamos ver se a editora (daí e daqui) lança o resto da edição. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassi,

      Sem duvida que os contos tem qualidade e sim a ver se continuam a apostar nestes contos que vale bem a pena ler :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Oi Fi, tb não sou muito fã de livros de contos, tentei ler um conto desse livro e não consegui terminar. Gosto das minhas longas histórias mesmo, mas fico feliz q tenha gostado.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Olha que não deixo de reconhecer que há muito talento para quem consegue escrever uma boa história com um texto curto, temos que nos ir habituando :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha!
    Grandes nomes da literatura sem dúvida. Ei confesso que contos também não é a minha praia. E também que não tenciono ler mais de Westeros a não ser o que falta da saga. Quanto à divisão, same old same old.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Fiacha!
    Grandes nomes da literatura sem dúvida. Ei confesso que contos também não é a minha praia. E também que não tenciono ler mais de Westeros a não ser o que falta da saga. Quanto à divisão, same old same old.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim estão aqui reunidos grandes nomes da fantasia, mas não só e vale sempre a pena saber mais sobre Westeros se começasses a ler não paravas :D

      Pois aqui não se sente muito ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Paulo,
    confesso que nunca tinha prestado grande atenção a este livro. Estou a focar-me mais n'As Crônicas de Gelo e Fogo.
    Mas Scott Lynch? Ok, fiquei convencida só por esse nome! Que saudades...
    SDE, se alguém ler este comentário, foi um tiro nos dois pés abandonar SCOTT LYNCH. E tenho dito :P
    Beijocas Paulo, e continuação de boa leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Nao podia estar mais de acordo contigo, temos que dar créditos pela editora ter apostado no Scott Lynch, percebo que nao venda tanto como o desejado, mas depois apostar em Shannaras e por ai fora e deixar de parte o Lynch ? Nao faz sentido :(

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. O conto que gostei mais foi o do Patrick Rothfuss, pois o autor escreve de uma maneira magnífica, e terminada a leitura fiquei muito mais ansioso para a conclusão da série.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida que é um conto muito interessante e que explora muito bem o Bast, foi tambem um dos meus preferidos, até dá vontade de voltar aos seus livros enquanto não sai o seguinte :)

      Abraço

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Este é um livro de contos que com certeza quero ler. Já quando postaste a sinopse da primeira vez, fiquei interessada.
    Boa opinião :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes muito bem e tens aqui grandes nomes da literatura Fantástica ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    Já tinha visto esta capa algures, mas não sabia ao certo do que se tratava. Como já vais sabendo, livros de contos também não são a minha praia. O último que tentei ler era de Oscar Wilde e, apesar de ter gostado de alguns contos, acabei por não os ler todos. Nem escrevi ainda opinião no blogue e não sei se o vou fazer... Mas em relação a este livro, acaba por me chamar a atenção por ser uma compilação de autores que gosto (Neil Gaiman) e autores que gostava muito de conhecer. Só por isso investiria no livro.

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Penso que vale bem a pena leres o livro, vais ficar com uma ideia diferente de livros de contos e sim tens ai grandes nomes da literatura Fantástica :)

      Sempre podes pedir à SDE quantos mais divulgarmos melhor :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha
    Tal como tu, prefiro livros mais longos, histórias mais desenvolvidas.
    Mas ler um conto de vez em quando também sabe bem.
    E este livro realmente promete, com tantos autores tão bons.
    Se tiver oportunidade, claro que vou ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes bem pois é um conjunto de contos com qualidade, a mim que até nem gosto muito, deixou-me satisfeito :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha
    Também não leio muito contos, principalmente livros de contos.
    Mas este parece interessante e tem bons autores.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tita,

      Vale a pena sim e tens aqui alguns nomes bem conhecidos da fantasia :)

      Bjs

      Eliminar
  14. Olá,
    Parece ser um excelente livro além do mais reúne grandes nomes.
    Não sou muito fã de contos mas é bom ir variando de vez em quando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim caso queiras ler um livro de contos este é sem duvida uma boa escolha ;)

      Bjs

      Eliminar
  15. Olá amigo Fiacha,

    aqui está uma das próximas leituras, espero eu. Não podia deixar de querer ler um livro com estes autores e com contos que prometem ser fantásticos!

    Ter Scott Lynch novamente em português é uma vitória. Depois de ter lido o segundo e terceiro do Locke Lamora em inglês, finalmente vou voltar a ler aquelas aventuras em português! =D

    Queria um conto com o Kvothe, mas pelos vistos já sei que não =P eheh

    Excelente opinião, bastante sincera!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sim este é um livro de contos a tua medida, tens o grande Lynch, não tens Kvothe mas tens Bast e claro irás conhecer mais um pouco dos Targarien e não só, espero que leias sim :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá,
    Quero imenso ler este livro que reúne vários e grandes escritores numa só obra, o que por si só já deixa qualquer leitor com curiosidade e vontade de ler este livro! :)
    Sem dúvida que o George R.R. Martin é um dos teus escritores preferidos, certo? Já tinha percebido isso quando partilhaste comigo o teu gosto pelas Crónicas de gelo e fogo, mas agora fiquei com a certeza porque mais uma vez destacas o seu trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sim Martin é um grande escritor e dos meus preferidos mas gosto igualmente muito do Scott Lynch, Rofhuss e Gaiman que tambem participam nesta antologia, vale bem a pena vai por mim....quanto ao Martin há ai outros livros muito bons dele publicados pela editora como por exemplo o Sonho Febril, dos melhores livros que li com vampiros ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Ola Fiacha
    Antes de mais os meus parabéns pela leitura de contos :D :D
    Como bem sabes eu gosto bastante de ler contos e este livro, espero lê-lo, pois fiquei muitissimo curiosa, eh eh eh mais um para a pilha (e eu que não tenho lido quase nada....)
    beijinhos e boas leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Não me custa nada de ler contos quando têm qualidade :D :D

      Ui como te compreendo, se poderes lê que vale a pena e essa preguiça :D...são fases acontece a todos :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá Fiacha,
    Adorei a tua opinião, já tinha visto este livro e estive para o adquirir, mas fiquei com o pé atrás. Mas agora fiquei com uma enorme vontade de o ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      Faz parte de lermos os comentarios da malta, ficamos sempre com vontade de ler os livros, mas pronto serve de recomendação e pode ajudar muitas vezes a que não deixemos passar bons livros ao lado :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá!

    Agora que já descobri o mundo do fantástico espero ler cada vez mais deste género.
    Este parece-me bem. Apesar de não ler muitos livros de contos, neste caso acabo por ser bom. Assim vou lendo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que dá para fazer dessa forma, mas aqui nunca te vais aborrecer pelo contrario acredito que queiras ler o livro todo de seguida :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar