quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sem regras de John Sandford



Sinopse:

O assassino era inteligente. Era membro da Ordem dos Advogados. Deduzia regras com base numa análise profissional de casos reais:Nunca mates alguém que conheces. Nunca tenhas um motivo. Nunca sigas um padrão identificável. Nunca andes com uma arma depois de ter sido usada. Cuidado para não deixares indícios físicos. Havia mais. Integrava-as num desafio. Era louco, claro…

Opinião:

Já tinha saudades de ler um policial e embora este livro não me tenha enchido as medidas, não deixou de ser uma leitura bem agradável, com suspense e mistério, um assassino inteligente que está sempre um passo à frente, mas como seria previsível mais cedo ou mais tarde será capturado.... será mesmo? Bem leiam não vos vou dizer algo tão importante. 

Nos policiais prefiro não conhecer o assassino, prefiro seguir a investigação de um detetive ou de uma equipa, as suas pesquisas e descobertas, as suspeitas que são lançadas sobre várias personagens, fazendo com que ao longo da leitura vamos tentando descobrir quem será que está por trás de tudo, ficamos mais desconfiados, empolgados e claro que curiosos.

Não é o caso deste livro, aqui sabemos quem é o assassino, acompanhamos os seus assassinatos, enquanto que paralelamente vamos seguindo a investigação que vai decorrendo para tentar sua a captura. Sendo diferente do habitual, não digo que não seja uma boa formula mas acaba por se tornar tudo um pouco mais previsível. Ainda assim gostei do desenvolvimento das personagens, quer as principais, embora não ache muito normal o policia / investigador principal andar de Porsche e ser mulherengo, bem como das secundárias.

Gostei do enredo e da forma como se chega ao final do livro e claro a escrita também nos cativa, deixa-nos sempre com vontade de ler mais e mais para tentar desvendar como tudo irá ser concluído, mas isso é o normal num bom policial.

Como negativo tenho que apontar a má revisão do livro, registei vários erros, que desconcentram um pouco a leitura e que não é nada normal encontrar num livro da Editora Marcador, mas pronto por norma é mais normal repararmos nestes erros do que escrever algo de positivo quando tudo está bem (na verdade a tradução/revisão é algo que está incluído no preço de um livro, mas também fica bem elogiar quando está bem feita).

Um livro que recomendo em especial de quem é adepto deste género literário, proporcionou-me uma boa leitura e acima de tudo deu para variar um pouco as minhas leituras.


41 comentários:

  1. Viva Fiacha,

    Não conhecia esta série nem este escritor, a editora vai lançar tudo? No goodreads diz que são 25 livros do Lucas Davenport :O Ainda são bastantes.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luis,

      Por acaso não sei se vão publicar mais livros mas posso perguntar, ainda assim o Lucas é muito gingão para o meu gosto, mas é uma boa personagem, pelo menos aqui esteve bem :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Opa, falou em Ordem dos Advogados é comigo. hehe Achei muito interessante e essa questão de revisão tem acontecido muito com os livros traduzido aqui.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi que bom vir aqui :)

      Nossa nem tudo é bom na Ordem dos Advogados ehehe, não tenho a menor duvida :D

      É pena, pois a tradução / revisão vem incluido no preço do livro, logo um serviço que o leitor paga e depois não é bem servido parece-me mal. Agora também é verdade que quanto está tudo bem ninguém dá os parabéns ao tradutor rsrsrs

      Bje e boas leituras

      Eliminar
    2. Verdade, amigo Corvo. Por mais que seja obrigação da editora nos dar um bom produto, incluindo as traduções, não faz mal dar os parabéns para os tradutores, pois não é uma tarefa fácil e sujeita a críticas feitas com muito desrespeito ao profissional e completamente fora do campo técnico.

      Eliminar
    3. Isso mesmo, partilho essa ideia ;)

      Eliminar
  3. Oi

    Aqui está uma boa surpresa, nem eu conhecia o livro nem sabia que o estavas a ler. Concordo que ler um policial sem saber quem é o assassino é outra coisa, mas por exemplo no Raparigas Cintilantes acompanhamos a perspetiva do assassino e é também interessante.
    Quanto aos erros de revisão, é um dos grandes problemas do panorama nacional... mas desde que não seja excessivo não vem prejudicar a boa leitura do livro.
    Vejo que estás a ler Mistborn, eu estou a ler o primeiro, temos de trocar impressões :P
    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por acaso concordo contigo temos outro suspense, mas claro que escrito desta forma também tem qualidade e claro uma leitura interessante :)

      Sim não foi excessivo mas deu para me sentir um pouco incomodado, um ou outro passa mas vários já não passa :D

      Sem duvida mas olha que vou bem mais adiantado, espero que estejas a gostar deste sistema de magia, a Alomância não deixa de ser original :D...mas tens mais fatores de interesse vai comentando :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. :P
      Sim, no que diz respeito ao Mistborn ainda estou bem no princípio. Estou a gostar mais da escrita do que pensava, mas vamos ver :D
      Vou dando feedback.

      Eliminar
    3. Bom sinal, espero que não vicies em Peltre :P

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,
    Adorei a tua opinião. Sem dúvida um policial diferente, vou querer ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Vale a pena ler ;)

      Bjs e boas leituras e tudo de bom para os lados de Cascais :)

      Eliminar
  5. Oi Fi, gostei da sua opinião, q por sua vez me instigou a ler o referido livro. Caso tenha por aqui irei lê-lo, gosto de livros policiais :)

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Vale bem a pena sim, se tiveres oportunidade lê ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Não conhecia o livro. Sou sincera se a ti não te encheu as medidas a mim menos ainda. Não gosto nada de policiais. Tu sabes que sou fiel à fantasia. Posso uma vez ou outra variar o género mas muito pouco. Contudo é sempre bom ter conhecimento.
    Beijinhos
    Luísa Bernardino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Mas olha que sabe bem volta e meia variar um pouco :D

      Bjs e boas leituras e claro obrigado pelo comentário sei que não está fácil ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Depois de alguma ausência, aqui volto com muito gosto :)
    Quanto ao livro em causa, não me convences, eh eh eh
    Sabes que não gosto muito de policiais, e apesar de ler alguns de vez em quando, estes têm de ter algo mais do que apenas ser um bom policial e este não me parece que o tenha, pela tua opinião.
    Mas é sempre bom conhecer mais um livro :)
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga.

      Sabes que és especial neste blog :)

      Se quiseres experimentar é só dizer, já sabes ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. uau, obrigada :)
      quanto ao livro, hum..... acho que não, pelo menos enquanto não terminar o que anda aqui por casa ( ui !!) , mas obrigada
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá,
    Policial bom é aquele que quando vamos para a cama, ficamos a tecer teorias!
    A mim acontecem sempre! :D
    Fiquei curiosa com a dinâmica deste livro (acompanhar as duas versões).
    Vou ficar com este livro demais de olho.
    Quanto à revisão, confesso que quando encontro gralhas, fico ?!#&%" (e ultimamente tem-me acontecido imenso :( )
    Beijinhos e boa leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Antes demais espero que tenhas tido umas boas férias :)

      Sim o livro é bom embora prefira aquele em que não sabemos quem é o assassino, mas isso não quer dizer nada, sem duvida que temos livro :D

      É verdade aqui é mais como o vão apanhar e ai hummmm é melhor não falar :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Não costumo ler policiais mas quando leio partilho da tua opinião, prefiro não conhecer o assassino.

    Gostei da tua opinião, sincera :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Femme,

      Tento ser sempre, por vezes podemos estar mais numa de destacar o que está bem ou o contrário mas se não gosto não gosto :D

      Mas não deixa de ser um bom policial mesmo assim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá a todos ^_^

    Eu gosto bastante de policiais principalmente séries policiais. E confesso que à medida que ia lendo este post parecia que estava a ver um episódio de mentes criminosas :P Estou curiosa claro e gostei da recomendação que vai direitinha à lista...àquela lista infinita...:D
    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sabe sempre bem ler um policial, faz-nos puxar pela cabeça e ver onde pode estar algum pormenor que nos escapou e que acaba por ser decisivo para o desenlace final :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,
    Este género não é o meu favorito mas fiquei curiosa. O facto de ser diferente por vermos a perspectiva do assassino e sabermos quem é deve tornar-lo numa leitura interessante.
    Mais um livro para a minha lista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Olha um bom livro é sempre um bom livro e um policial sabe sempre bem ler, até para se variar um pouco :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá,
    Não leio muito policiais, mas tenho alturas em que me apetece muito ler um!
    Gostei da tua opinião, este livro parece ser um policial com ingredientes um bocadinho diferentes do habitual, uma vez que normalmente só conhecemos o assassino no fim, mas não deixa de se tornar interessante ler um policial de um prisma diferente do habitual. Parece-me bem! :)
    Também não gosto nada quando os livros têm uma má revisão, se há coisa que detesto é deparar-me com muitos erros ortográficos durante a leitura.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Isso mesmo há quem leia apenas policiais, eu acho que vale a pena ler volta e meia pois gosto mais de Fantasia / Romance Histórico.

      É verdade não deixa de ser um bom livro, pois acompanhas a mente do assassino tal como de quem o investiga tens ambas as prespetivas :)

      É chato quando isso acontece com frequência, as editoras queixam-se que tem que praticar estes preços devido aos vários processos de um livro, mas depois pagamos algo que não está como devia estar :(

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    aqui está um livro que também não me atrai muito, apesar de ter tudo para ser bom. Também tenho encontrado bastantes erros ortográficos nalguns livros que tenho lido e é como dizes, atrapalham a leitura.

    Gostei muito da tua opinião e este é um género literário de que eu gosto bastante, apesar de não ser aquele que mais leio.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      É sempre desagradável mas pronto as editoras tambem podem não ter culpa, agora se continuar a aparecer e com o mesmo revisor ai já é pior :D

      Vale sempre a pena ler até para variar um pouco :)

      Vou ler o que acabaste de ler, o livro do Tolstoi ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,
    Este livro parece r a minha cara!! Fiquei muito curiosa depois de ler a tua opinião.
    E sim, concordo contigo no que diz respeito a erros que encontramos nos livros. Torna-se muito aborrecido quando são demasiados. E isso torna a leitura mais lenta, no meu caso claro.
    Mas gostei muito e espero conseguir ler o livro.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Olha é da Marcador vale a pena e ajudas a divulgar ;)

      Sem duvida e nada como comentarmos para a Editora saber ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá
    Parece diferente e interessante :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Sem duvida um livro que nos proporciona bons momentos de leitura, não me encheu as medidas mas ainda assim gostei ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá! Obrigado pela recensão, achei muito útil. O livro parece interessante.
    Só gostava de perceber a que tipo de erros se refere, para ver se são dos que suporto ou não. Consegue dar exemplos? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que é um livro interessante quanto aos erros que encontrei foi tipo.

      ....O tempos estava quente.....

      Coisas deste genero que acabem por desconcentrar a nossa atenção :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Isso é, de facto, irritante!

      Eliminar
  17. Olá!!

    Ainda não li muitos policiais, mas é um género que queria conhecer melhor. Obrigado pela sugestão ;)
    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cátia,

      Experimenta que há policias com muita qualidade ;)

      Bjs

      Eliminar