quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Herói das Eras - Saga Mistborn - Nascida nas Brumas de Brandon Sanderson




Sinopse:

QUEM É O HERÓI DAS ERAS?

Para pôr fim ao Império Final e restaurar a harmonia e a liberdade, Vin matou o Senhor Soberano. Mas, infelizmente, isso não significou que o equilíbrio fosse restituído às terras de Luthadel. A sombra simplesmente tomou outras formas, e a Humanidade parece amaldiçoada para sempre.

O poder divino escondido no mítico Poço da Ascensão foi libertado após Elend e Vin terem sido ludibriados. As correntes que aprisionavam essa força destrutiva foram quebradas e as brumas, agora mais do que nunca, envolvem o mundo, assassinando pessoas na escuridão. Cinzas caem constantemente do céu e terramotos brutais abalam o mundo. O espírito maléfico libertado infiltra-se subtilmente no exército do Imperador Elend e os seus oponentes. Cabe à alomante Vin e a Elend descobrir uma forma de o destruir e assim salvar o mundo. Que escolhas irão ser ambos forçados a tomar para sobreviver?

Opinião:

Este livro foi uma agradável surpresa, não estava à espera de gostar tanto, mais a mais depois de ter ficado um pouco desiludido com o livro anterior, mas neste volume o escritor volta a mostrar o porquê de ser um dos nomes mais consagrados da atual literatura fantástica.

Tudo me agradou no livro, em especial o enredo, onde de forma subtil o escritor foi sempre dando informações sobre acontecimentos passados para dar consistência ao universo criado, para além da escrita, mas essa já sabia que gostava e claro, as personagens, que embora não tenhamos conhecido muitas para além das já existentes, foram bem exploradas e bem desenvolvidas. Gostei imenso do crescimento de várias, mas a personagem Susto foi a que mais me surpreendeu.

Gostei muito de perceber melhor o que está em jogo, as pontas começam a ser atadas para oferecer-nos um grande final e adorei a "entidade maligna" que está por trás de tudo, aparece de forma subtil, mostrando ser muito inteligente, sabendo mexer bem os cordelinhos, mas prefiro não me alongar muito para não efetuar nenhum spoiler e claro, no próximo livro já comentarei melhor a trilogia como um todo.

Agora fico com a sensação é que, por mais guerras que possam existir, a forma de dar a volta à entidade maligna será sempre pela perspicácia, procurando nela uma falha, do que pela força e isso, claro, agrada-me.

Trata-se de um livro repleto de mistérios, jogos políticos com personagens muito astutas, que mexem com os nossos sentimentos, que nos deixa ansiosos por saber o que vem a seguir, logo torna esta trilogia mais do que recomendada para quem goste de fantasia e que apresenta um sistema de magia muito inovador e intrigante, para mim dos pontos mais altos dos livros.

Já agora, e como nota final, gosto da forma como o Sanderson deixa um resumo dos acontecimentos dos livros anteriores, sempre importante para que nos possamos enquadrar de imediato na leitura do livro.

Que venha depressa o final da trilogia, porque ela está ao rubro.

55 comentários:

  1. Viva Fiacha,

    Boa opinião, agora a pior parte é esperar que a SdE publique a 2ªparte (porcaria para esta teoria das divisões de livros). Ainda bem que o Sanderson está a subir na tua consideração, é um escritor com talento.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Não sei se já leste esta trilogia no original, mas sem duvida que este escritor neste livro surpreendeu, gostei bastante dos desenvolvimentos e como o escritor está a preparar o final, temos livro sim senhor, quanto ao dividirem os livros...comprrendo o teu sentimento :)

      Abraço e espero que estejas a gostar de FitzCavalaria :D

      Eliminar
    2. Ainda não li a trilogia no total, só o 1º Livro em português, mas acho que vou ler o resto em inglês devido ás normas que a SdE optou neste 3º Volume. Estou a Adorar o Fitz, tou naquela parte em que o lobo salva o Fitz e revela o seu nome, NightEyes em inglês :)

      Eliminar
    3. Pois se tens essa facilidade a verdade é que fica mesmo mais em conta ;)

      Ai esse lobo que fixe, ainda tens muito a aprender sobre a manha e sobre talento claro ehehe

      Eliminar
  2. Que boa notícia. :D Eu estou a gostar do Império Final, apesar de ser muito irrealista e de termos o Kelsier a sorrir em todas as páginas, é algo diferente e que me está a cativar. Também gosto da escrita.
    Boa opinião. :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações :)

      Sim o universo tem algumas falhas, mas tudo fará mais sentido mais à frente, tenho a certeza que irás gostar do rumo que a trilogia vai levar e nem sabes o quanto Kelsier vai ser importante nisto tudo...espero que estejas a gostar do "estilo" dele :D

      Depois vou querer saber a tua opinião mas fico contente que estejas a gostar ate porque és um leitor exigente ;I

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Posso dizer que ainda vou nas páginas 190, a Vin ainda não me convenceu como personagem, parece quase uma Arya do Martin com quem nunca me identifiquei. :P Mas o que me cativou no livro, para além de uma certa originalidade no mundo criado, foi o Kelsier e o seu grupo, que de um certo modo me faz lembrar os grupos de espiões dos livros do John le Carré. :P

      Eliminar
    3. Neste momento é tempo do Kelsier aproveita bem pois o tempo de conheceres muito melhor Vin chegará e vai mudar tanto.

      Hum estas a ver uns personagens de olhos amarelos que criaste ? Susto em certa medida mas de forma diferente vai deixar-te a suspirar por querer saber mais e mais....muito misterioso o personagem e é um miúdo como sabes :D

      Ela não anda perdida como a Arya, teve foi uma vida de rua e não está habituada a confiar em ninguem ;)

      Eliminar
    4. Sim, isso já deu para ver. Os personagens de olhos amarelos que eu criei vão dar muito que falar, já esse Susto... não faço ideia quem seja mas lá chegarei. Ainda aparece no primeiro volume?

      Eliminar
    5. Bem nao me recordo mas é um tio dele que o vai buscar e juntar-se ao grupo...fica atento ;)

      Ai como tenho vontade de voltar ao universo de Zallar, pelo menos sei que vai no bom caminho a conclusão da saga ;)

      Eliminar
    6. Sem dúvida. E o Ghyaros, aquele misterioso Vulto Negro, vai ser muito importante na história xD O segundo livro já dá uma ideia mais clara sobre tudo. Mas isto são contas de outro rosário xD

      Eliminar
    7. És mesmo cruel deixas-me a suspirar por mais :D

      Eliminar
    8. Experimentem espetar uma estaca de ferro nos vossos lindos olhinhos a ver se ganham super poderes maléficos...

      Eliminar
    9. lol por acaso isso até nem é o que mais me choca, passa e não deixa de ser algo cruel :D

      Eliminar
  3. Acho que uma das minhas próximas leituras vai ser O Poço da Ascensão... Agora que saiu mais um volume não quero ficar muito atrás :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Esse livro é bom mas tem lá aspetos que me desagradaram um pouco, mas é um bom livro sem duvida....mas este melhora muito o desenvolvimento da trilogia ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Mais uma excelente obra, sem dúvida, um enredo de altíssima categoria, um desenvolvimento da trama e dos personagens de tirar a respiração e uma escrita de alta qualidade. A SdE está de parabéns quanto à tradução.

    O autor já disse quem era o Herói, mas quando lerem a 2 parte, a identidade do herói (acho que já sabem quem é) não interessa para nada

    Bjis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Sem duvida que é um excelente escritor e sim a forma como está a ser desenvolvido acredito que o heroi não será muito relevante para o final da trama, mas estou a gostar imenso :)

      este livro sim cativou-me e espero que a Editora reconsidere e publique mais livros do escritor :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. É a minha próxima leitura do Sanderson e estou bem ansiosa para terminar a trilogia. Já tinha lido muitas resenhas favoráveis e até agora o Sanderson não me decpecionou. Aguardando a sua resenha da segunda parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Tenho a certeza que vais gostar e sem duvida que mal tenha oportunidade de ler a 2ª parte será logo prioritária :D

      Espero que a SDE continue a publicar livros do escritor

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Seria muito bom se a editora aí continuasse, pq os demais livros dele são muito bons, principalmente da série The Stormlight Archive. Acho que aqui no Brasil tb corremos o risco de não termos mais trabalhos do Brandon, a editora brasileira não parece muito animada e os fãs estão fazendo campanha para outra editora adquirir os direitos dos livros do autor.

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,
    apesar de não gostar muito desse autor, gostei de sua opinião e de saber sobre suas expectativas sobre o terceiro livro da série, tomara q não se decepcione. Parabéns pela resenha, muito boa como sempre!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Devias dar mais uma oportunidade ao escritor, gostei muito do rumo que está a dar à conclusão da saga ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Acho o Brandon Sanderson um dos melhores escritores de fantasia. Estou ansioso para a publicação do último livro da trilogia aqui no Brasil.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Pelo que tenho lido ainda não entra no meu top, mas tem muito potencial a continuar a sim chega lá, mas ainda quero aguardar :)

      Abraço

      Eliminar
  8. Olá amigo.
    Mas que entusiasmo :-)
    Gostei da tua opinião. Eu ainda não li Sanderson embora tenha a trilogia para ler. Fiquei curiosa.

    Agora um aparte. Devido à mudança nem vou dizer onde estão os meus ricos livros. Estão bem estimados mas longe de estarem onde mereciam. Espero que não por muito tempo.

    Agora outro pormenor. Tenho tanta coisinha boa para ler que trouxe de Portugal :) tenho uma pilha de vinte livros à minha espera é fantástico simplesmente olhar para eles e matutar qual deles será a seguir. Rsrs... Decidi começar por Outlander está a ser agradável mas longe do que estava a espera. A tradução é pobre e a escrita...estava à espera de algo mais cativante. É banal. Acho que fizeram um excelente trabalho com a série televisiva. E os actores são mais que fantásticos. Ainda assim foi dinheiro bem investido. Aconselho amigo corvo.

    Voltando a este livro...preciso ganhar coragem e pegar nesta trilogia (em inglês (@_@) )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Obrigado e sim tens que ganhar coragem para ler esta trilogia, está a ficar no ponto :D

      Mau trata bem esses livros é algo de muito precioso que tens contigo e de inestimável valor, mas acredito que resolvas rapidamente :)

      Ena que grande colheita, tens que dizer ai algumas das tuas compras e sim vou tentar seguir a tua sugestão, a ver se apanho em digital ;)

      Bjs e manda sempre

      Eliminar
    2. A série Outlander é aquele tipo de livros de gaijas com gaijas para gaijas...( please, não me levem a mal). E não consegui ver a série da atV. Ao final do segundo episódio, já estava com vontatade de correr com aquela gente toda à bofetada.

      Mas....

      Sabem que o filho desta senhora é um autor de livros de Fantasy? Verdade, verdadinha. Chama-se Sam Sykes e os livros dele são deliciosamente malvados.

      Eliminar
    3. Estamos sempre a aprender a ver se um dia publicam por cá :D

      Eliminar
  9. Olá
    Tenho mesmo de ler esta trilogia!!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Como sei que gostas de fantasia, sim tens que ler é um dos grandes nomes da atualidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Gostei muito dessa trilogia, acho que o Brandon Sanderson conseguiu finalizar muito bem o que ele prometeu e amarrou todas as pontas soltas. Abraço!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-hero-of-ages-brandon-sanderson.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Vagner,

      Fiquei ainda com mais vontade de saber como tudo termina, mas vou ter que esperar.

      Tenho que passar no teu blog ;)

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,
    Estou a ver que este senhor é bom nisto. Como é uma trilogia vou ter que começar pelo início, certo?! :) Oiço falar tanto deste série que já está a começar a interessar-me, embora este género não seja a minha praia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isaura,

      Sim começa a ser um dos grandes nomes da fantasia e algo que lhe deu visibilidade foi ter sido o eleito para terminar a Saga da Roda do Tempo do Robert Jordan que tem muitos leitores :)

      Experimenta, vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha,
    Bom tenho lido muita coisinha boa sobre esta trilogia, quando arranjar tempo e dinheiro vou adquirir para a ler e espero também gostar.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Vais gostar tenho a certeza, não é o meu escritor favorito, longe disso mas está a convencer-me ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá,
    Gostei da tua opinião, acho que está muito completa e esclarecedora!
    Quero imenso ler esta saga, só falam mesmo maravilhas destes livros!
    Pensei que fossem só três livros, mas pelos vistos vão ser quatro, certo?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Obrigado mais vale não escrever muito eheheh

      Sim serão quatro porque a editora dividiu o ultimo volume da versão original :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá,
    Acabei de ler a trilogia e gostei imenso. Já tinha saudades de ler boa fantasia. Li o terceiro volume em inglês porque, como disse lá no blog, não tenho paciência para livros às metades e não vou dar um tostão à editora que fez esta brincadeira (comprei o ebook de todo o livro por menos de 9 euros).
    Acho que o terceiro volume vai desiludir muita gente, é mais filosófico que os restantes volumes. Para mim foi uma agradável surpresa e apesar de ter adivinhado quem é o Herói das Eras a meio do livro surpreendi-me no final :)
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e bem vinda :)

      Bolas realmente fica muito mais barato e estou curioso por saber como tudo vai terminar, está para breve ;)

      A ver se passo no teu blog, tenho que me tornar seguidor ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá amigo Fiacha,

    aqui está um livro que tem tudo para ser fantástico, e pelo que dizes, já vi que sim! Ainda bem, porque era isso que estava à espera.

    Estou à espera de o ter para o começar e espero gostar tanto, pelo menos, como tu gostaste. Gostei muito do anterior, muito mais do que do primeiro, que ficou um bocadinho aquém do esperado e espero gostar ainda mais deste.

    Venha o livro! =P

    Excelente opinião, como sempre =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ai não tenho a menor duvida que vais adorar este livro, tens que ler e claro podemos especular um pouco eheheh

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá,
    Adoro fantasia e parece que será uma boa aposta esta trilogia. Com tantos elogios à trilogia fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tânia,

      Como já disse não é o meu escritor favorito de Fantasia, mas vale bem a pena ler estes livros ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Cucu :D Gostei muito do que li acerca do livro e a opinião está persuasiva. Sem dúvida uma boa recomendação :) Já li boas opiniões por aqui acerca dos livros do escritor, e cada vez fico mais curiosa em conhecer estas histórias empolgantes. Obrigada Fiacha..Boas leituras :D Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim esta serie mesmo tendo umas falhas aqui e ali vale sem duvida muito a pena se tiveres oportunidade lê ;)

      bjs e obrigado pela visita :D

      Eliminar
  18. Bom dia,
    Confesso que este autor passou-me ao lado, no meio de tantas séries. Estabeleci algumas regras e tenho-me mantido fiel (a muito custo).
    Mas ao ler a opinião deste 3º volume fiquei curiosa...
    Essa história dos resumos parece-me importante. Às vezes é bom para refrescar a memória, antes de mergulhar num livro. Boa opção do autor.
    Fica registado p/ não me esquecer. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Como te compreendo por vezes passa ao lado e não nos podemos enviar em tudo o que é serie para bem da nossa carteira :)

      Este é um escritor que recomendo vai ficar a trilogia publicada e vale bem a pena, para ser sincero foi o melhor que está a aparecer este ano na SDE de Fantasia

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Bem Fiacha,

    Devo dizer que achei este livro ligeiramente inferior aos outros. Isso não quer dizer que não o tenho adorado. O Brandon Sanderson é dos melhores autores de fantasia que já li. Talvez o facto de ter achado inferior é por ter sido dividido a meio e ter ficado naquele cliffhanger... Não é culpa do autor, obviamente. Não vou spoilar nada, mas digo-vos que já peguei no meu e-reader para ler o resto do livro. Depois daquele final, não posso nem vou esperar pelo segundo volume (se sair).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por acaso não achei o pior pelo contrario agora as peças e as pontas começam a ficar devidamente atadas e tudo a ser preparado para um grande final,

      Ai sim concordo é um grande escritor e compreendo eu se pudesse fazia o mesmo lia o que ainda falta :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Quero, quero e quero!

    Não posso ler estas tuas opiniões porque só me faz querer mais esta trilogia. O autor parece mesmo excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      E fazes muito bem em querer ler este escritor vale bem a pena, em especial para quem gosta de fantasia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Bem, amigo Fiacha, o comentário ao livro é, como sempre, cativante e desperta alguma curiosidade em relação à saga. :)
    Mas continuo, para já, sem grande vontade de, salvo alguns casos raros de necessidade, me lançar em trilogia e em sagas, sejam elas de que género forem. ;)
    Mas pelo menos reconheço à Saída de Emergência o mérito de, pelo menos neste caso, não deixar a saga a meio, e os leitores pendurados.
    Pois, porque para os meus lados ainda estou à espera (bem sentadinha, claro), das sequelas, por exemplo, do Carbono Alterado, do Morgan, ou o final da trilogia de Gormenghast, do Peake. :(

    Bjinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Compreendo perfeitamente seria mais uma trilogia a comprar e mais a mais foi dividida mas deve ser mesmo concluída sim

      Ai há tantas outras à espera de ser terminadas, Herbert, Morcock, Laiber, Douglas Adams e por ai fira

      Bjs

      Eliminar