sexta-feira, 10 de abril de 2015

"Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" de Yasmina Khandra


Sinopse:

Dizia chamar-se Turambo, o nome da sua miserável terra na Argélia, onde nascera nos anos de 1920. Tinha uma candura desarmante e um gancho esquerdo imbatível. Frequentou o mundo dos ocidentais, conheceu a glória, o dinheiro, o frenesim dos ringues de boxe, e todavia nenhum troféu movia mais a sua alma do que o olhar de uma mulher. De Nora a Louise, de Aïda a Irène, procurava um sentido para a sua vida. Mas num mundo onde a cupidez e o êxito reinam como senhores absolutos, o amor corre por vezes grandes riscos. 

Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.

Opinião:

Esta foi a primeira leitura da Editora Bizâncio, e que estreia!! Um livro que me encheu completamente as medidas em todas as vertentes, enredo muito bom a evidenciar a grande cultura do escritor, personagens fantásticas e muito bem desenvolvidas e claro uma escrita que se destaca pela beleza. Bem sei que é frequente referirmos que a escrita é fluída, mas esta destaca-se das demais, pois embora seja simples e perceptível, acaba por tornar-se uma escrita poderosa, magnifica, bela e elegante. Só mesmo lendo percebem o que pretendo dizer.

Tenho que confessar que quanto mais um livro me agrada mais difícil se torna fazer o comentário ao mesmo, não que não tenha vontade de falar sobre ele, mas sinto que por mais elogios que faça, fica sempre a sensação de não conseguir transmitir correctamente o quanto o livro me marcou e este é um excelente exemplo.

Penso que o resumo apresenta uma pequena amostra que o livro tem para oferecer, tudo é perfeito como referi em cima, podemos concordar, ou não, com o final que o autor deu ao personagem principal, mas isso não belisca em nada a grandeza da obra. A luta pela sobrevivência, racismo, amizade, crueldade, amor, traições, numa visão muito completa da sociedade em que a ação se passa, em especial a Árabe, com a sua forma de pensar, as suas tradições, como são tratados pelos ocidentais, filosofias de vida, enfim um enredo riquíssimo em vários aspetos.

Aqui fica a prova que basta pouco mais de 300 páginas para se escrever um grande livro, independentemente do género literário. Se tiver a oportunidade de ler mais um a dois livros, deste calibre, este ano serei um leitor realizado.

Para finalizar quero agradecer e muito à pessoa que me sugeriu a leitura deste escritor, nunca me passaria pela cabeça escolhê-lo confesso e fico desde já muito satisfeito por saber que vamos ter novidades, ainda este ano, deste escritor.

PS: Quero também deixar o elogio à forma como os livros da Bizâncio me chegam à mão, pois além de virem no envelope vem todos protegidos em papel, só demonstra carinho, profissionalismo e gosto ;)

46 comentários:

  1. Olá Fiacha :)

    Adorei ler esta opinião! Vou acrescentar JÁ à minha lista :).

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rossana,

      Como digo não consegui transmitir a muita qualidade que este livro tem, se um dia leres verás que não lhe fiz justiça, lê que não te vais arrepender ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha.
    Eu estou assim um pouco confusa. Porque a sinopse não me desperta grande interesse. Achei-a mesmo fraca. No entanto o teu comentário é o oposto. Revelas que é excelente opção. Vai ficar registado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      Esqueci-me de mencionar no coemntário, mas este tipo de livro ser publicado em portugal é sem duvida um serviço que a editora presta a todos nós, num momento que tudo e mais alguma coisa é publicado por cá, isto sim é qualidade ;)

      Aposta que vais adorar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,

    Pela sinopse não ía lá 😐, mas vou pesquisar sobre o autor e talvez me aventure, já apontei o nome

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Podes apostar os teus euros no livro que ficarás bem servida, não tenho a menor duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    não tinha reparado neste livro quando andei no site da editora. Agora, devido à tua excelente opinião vou querer le-lo. Tem tudo para ser uma grande leitura. Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      Também nunca chegava lá, mas ainda bem que me o recomendaram pois foi uma surpresa que me deixou KO, um livro que vais adorar, tenho a certeza ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    Já há muito este livro me chamou a atenção. Já tive para o ler diversas vezes. Mas nunca calhou. Acho que vai ser desta próxima :)

    Sim, é mesmo verdade. A Bizancio tem um cuidado enorme com os livros que envia! Adoro esta parceria!

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Bem se já o tinhas debaixo de olho, então não tenhas a menor duvida tens um livro muito bom pela frente por descobrir ;)

      Sem duvida e são de uma atenção que só posso dizer impecável :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá
    Gostei muito da opinião :) Não conhecia o livro mas fiquei cheia de vontade de o ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Tens aqui um livro bem bom, é um romance, mas muito bom, crueldade não falta ;)

      Aposta que não te vais arrepender :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha!

    Este livro não me é nada estranho. Acho que já o vi no blogue de uma amiga da Su e ela também tinha gostado muito do livro. E a Carla também já mo tinha recomendado, portanto também ando com ele debaixo de olho. Para já não vou pedir mais livros à editora porque também quero ler o que cá tenho em casa, mas quando voltar a pedir, não me vou esquecer deste. Ainda mais agora, depois de ler a tua opinião.

    A parceria com a Bizâncio é a que me tem deixado mais satisfeita, não só pela qualidade dos livros, como pela simpatia e profissionalismo de quem lá trabalha. Também gosto muito da forma como os livros chegam, bem protegidos. Só demonstra que estamos a lidar com pessoas que gostam daquilo que fazem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Acho que fazes muito bem em experimentar este escritor e ler este livro, acabas por dar um contributo importante na divulgação do mesmo ;)

      Sem duvida, não que tenha algo a reclamar das outras parcerias, mas foi um pormenor que me chamou a atenção, demonstra carinho :)

      Qual é o livro que tens para ler da editora ?

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Da Bizâncio já não tenho nenhum. Li o O Meu Nome É. Neste momento tenho um da Guerra e Paz, que ando a ler. Mas não está a ser fácil porque é sobre um tema que me é muito próximo e mexe um bocado comigo. Já ouviste falar nele de certeza. É o Piso 3 Quarto 313. Mas quando o terminar tenho que pegar nos contos e depois quero ler algum dos que tenho por cá. Ah, mais aquela prendinha que me enviaste :)

      beijinhos

      Eliminar
    3. Vou ficar a aguardar o teu comentário, pois não tenho ideia de conhecer :)

      Espero que gostes :D

      Eliminar
  8. Viva Ficha,

    Não conhecia o livro, e como aqui já disseram, a sinopse não é daquelas que despertam a curiosidade do leitor. Mas quem é que precisa de sinopses quando temos uma opinião destas? Esta opinião é que deveria vir impressa na capa do livro hehe, sempre consegue despertar mais a atenção :D

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Epá dá-me vontade de fazer uma mensagem nova só com o teu comentário, deixas-me todo orgulhoso, ainda bem que gostaste e obrigado pelas tuas palavras, só me motivam e ajudam, acredita ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  9. Boas Fiacha

    Gostei bastante da tua opinião:) Não conhecia o livro nem o autor mas despertou-me a vontade de o ler.

    Boas leituras

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Stark

      Um livro que tenho a certeza devias gostar, eu que nem gosto muito de boxe adorei essa parte do enredo, mas tem tanto mais para oferecer ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Não daria nada por ele até ler a tua opinião :P
    Mais um para wish eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Fazes muito bem, este livro não engana ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá,
    Gostei muito da tua opinião.
    Também sou da opinião que pela sinopse e pela capa não compraria o livro mas deixaste-me curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      Grande livro só te digo, se poderes lê ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá amigo Fiacha!

    Fiquei super curiosa! Adorei a tua crítica e acho que nunca tinha ouvido falar deste livro… definitivamente vou adicionar à minha lista! :)

    Beijinhos e obrigada por mais esta sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes bem pois sem duvida que é um livro com muita qualidade, adorei ;)

      Bjs e boa semana :D

      Eliminar
  13. Tanto a sinopse como a capa são fracas. Mas a tua opinião desconstruiu isso tudo. O livro deve ser mesmo bom.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Um livro fantástico e diferente do habitual, o que acaba por me saber ainda melhor, vale muito a pena ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá Fiacha

    De facto, o mundo do boxe não me atrai mesmo nada, pelo que colocaria este livro logo de lado. Por outro lado também esse mundo de exitos e muito mundano não me atrai. Por isso um livro que há partida nunca lhe tocaria de certeza.
    Agora com a tua opinião e pelo que já falste de bem sobre o livro reconsidero, ou pelo menos reconsidero significativamente a autora :)
    bjs e boa leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Caso queiras posso emprestar-te o livro e confirmas por ti mesma a qualidade do livro, muito bom mesmo e bem diferente do que possas esperar ;)

      PS: É um escritor :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim é verdade, pelo nome engana um pouco, este nome não me vou esquecer tão depressa, alias deve ser uma aposta minha na feira do livro ;)

      Eliminar
  15. Boas!

    Partilho da opinião de muitos: pela sinopse não escolheria este livro, mas esta opinião do amigo Corvo acaba não só de o colocar na minha wishlist, como num lugar bastante favorável. ;)

    Bjokas nortenhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark :D

      Este é mesmo um livro que fico tranquilo que estou tranquilo caso venhas a ler, as minhas penas cá ficarão, é mesmo um grande livro ;)

      Bjs e boas leituras coruja Stark :D

      Eliminar
  16. Já tenho este livro em vista porque tinha visto num outro blog - não me lembro qual - uma opinião muito positiva. Sempre gostei muito desta editora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Foi a minha estreia com a Editora e sem duvida uma agradável surpresa, se poderes lê este livro, é fantástico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Oi!
    Realmente a sinopse não me diz nada mas fiquei muito curiosa com a tua opinião.
    Parece uma boa aposta e a editora parece muito interessante. Vou ficar atenta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Já vou começar a ler outro livro do escritor, acho que dá para perceber o que fiquei a gostar :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Esqueci de dizer que adoro o título :p

    ResponderEliminar
  19. Muito sinceramente, este livro, apesar de opiniões boas que tenho lido, não estava no meu horizonte de leituras, simplesmente não faz bem o meu género, mas Fiacha, tu és lixado, agora depois desta opinião senti-me tentada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies Milu,

      Um livro muito bom, completo a todos os níveis e estou a ler um do mesmo escritor e para lá caminha ;)

      Há escritores que não enganam :)

      Bjs e deixa-te tentar :D

      Eliminar
  20. Olá Fiacha,
    Vou adicionar à minha lista de leituras, esta continua a crescer tanto!
    Como sempre, boa opinião ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes muito bem, este escritor não engana ;)

      Em breve será comentado mais um livro do escritor que estou a adorar :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Olá :D Upa...mais uma boa opinião.
    Bem que leitura. Testemunhando a tua boa opinião acerca do livro ainda me deixa mais curiosa. Parabéns pela recomendação e acrescento à (longa) lista de livros para ler...:D
    Boas leituras. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes muito bem este escritor não engana, muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar