segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Planos literários para 2015


Oie,

Uma vez que já fiz o balanço dos melhores livros lidos em 2014, conforme podem ver aqui, tempo para partilhar convosco os planos literários para 2015.

Já se sabe que os livros estão caros, sendo assim vou manter o objectivo de tentar não gastar muito dinheiro em livros, ter parcerias facilita e muito, logo tirando a feira do livro de Lisboa e algumas promoções que possam surgir com livros muito bons, vou tentar comprar o mínimo de livros.

Tentar mudar um pouco as minhas leituras, muito centradas em FC, Fantasia e Romance Histórico, dai ter apostado em ler livros da Editora Marcador, espero ser uma boa aposta.

Apostar mais nas leituras digitais, mas aqui sempre que possível, pois felizmente tenho sempre livros para ler ao longo do mês. Neste sentido e mesmo estando satisfeito com o Kobo, ando a ver os preços de um aparelho com um ecran maior, mas não é prioritário.

Quanto a leituras propriamente ditas, não posso fazer grandes planos, por exemplo podia colocar como objectivo ler um escritor de nacionalidade diferente, mas tendo parcerias dificilmente poderei ter este tipo de objectivo, ainda assim gostava de poder ler mais um livro do Scott Lynch ou mesmo ver o 2º volume do Nuno Ferreira publicado :)

Quanto aqui ao blog, manter-me motivado para continuar em frente, se conseguir manter o nível dos quase dois anos de existência, seria um corvo feliz.

E penso que modo geral é tudo, querem partilhar os vossos ?

Desejo-vos um excelente ano de 2015 ;)

44 comentários:

  1. Olá,

    Os meus planos também são gastar menos dinheiro (vou comprar mais livros em segunda mão e aproveitar mais promoções). Também quero ler alguns autores diferentes dos que lido até agora.
    Quero ler alguns clássicos, já que em 2014 este género passou-me ao lado. E há alguns livros que eu queria muito ler em 2014 mas apareciam sempre entraves e nunca os cheguei a comprar. As minhas primeiras compras de 2015 serão esses livros.

    Bjos e um bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tãnia,

      Boa ideia sem duvida, aproveitar promoções e livros em 2ª mão, é que os livros estão mesmo um pouco caros e muitas vezes ser paciente compensa, o importante é estar atento ;)

      Não sou muito de clássicos, mas já li alguns muito bons, penso que fazes bem, até dá para variares um pouco :D

      Vejo que tens objetivos fazes bem espero que os concretizes :)

      bjs

      Eliminar
  2. Boas Fiacha, acho muito bem que varies um pouco o género literário, aproveita e lê uns clássicos (alguns são secantes, mas também descobres obras primas espectaculares). Quanto ao Blog já sabes o pessoal está aqui para o que der e vier, venha de lá mais um ano :D. Quanto aos meus planos literários para 2015 não sei mesmo, não sou de planear essas coisas xD o que vier é o que vem, posso dizer que estou à espera que me chegue a casa atrilogia do Philip Pullman "His Dark Materials", portanto essa vai ser uma leitura de 2015 de certeza :D

    Abraços e Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luís,

      Como disse não sou muito de clássicos, mas se tiver oportunidade, nada como os ler ;)

      Nem sabes o que me motiva esse tipo de comentários, obrigado pelo apoio a serio ;)

      lol estou um pouco como tu, vamos ver o que surge e fazes mesmo muito bem em ler Pullman, sei que vais ler também Brandon Sanderson, tal como eu XD :D

      Abraço :)

      Eliminar
  3. Olá! Pois bem, eu não farei planos para 2015 em relação a leituras porque com o tempo que tenho possivelmente lerei muito pouco mas tenho intenção de ler mais livros de SK. Eu por enqaunto não vou apostar nas leituras digitais porque um livro é sempre um livro e ele tem a sua essência e apenas o toque nele é diferente do que ler por algum kobo.
    Desejo-lhe uma óptima entrada no ano novo e um excelente 2015, cheio de felicidades e bons momentos e claro, boas leituras.

    Bjs, Joana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Joana,

      Gosto muito da tua imagem de colibri :D

      lol como te entendo o melhor é ir lendo eeheheh e vejo que adoras a SK ainda tens alguns por ler ehehe

      Olha que o digital tem as suas vantagens, MESMO ;)

      "Desejo-lhe" estragaste tudo :P....mas obrigado tudo de bom para ti tambem :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Ora cá vão umas ideias para 2015:
    - como toda a gente: ler mais, mas também poupar mais - tenho de ser mais seletiva e saber esperar mais
    - continuar a seguir os conselhos de amigos como o Corvo Fiacha, o Marco Lopes e, sobretudo, o Tio Barreiros (cujos conselhos nunca saíram furados.. ;))
    - e pronto, vá lá, senão o Corvo nunca mais se cala: comentar mais livros e colocar mais posts aqui no blogo....lol

    Bjokas e boas entradas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark,

      Gostei de saber dos teus objetivos, obrigado pela partilha e sim espero que TODOS se concretizem, seria muito bom sinal aqui para o blog eheheh

      E tenho que dizer que em 2015 vou mesmo ler um livro do Tio Barreiros sem falta ;)

      Bjs bom ano e claro de preferência a ver o nosso SLB novamente campeão, era giro :D

      Eliminar
  5. Acho que fazes muito bem em poupar, e ler mais, cada vez mais. Livros de todos os géneros. Eu não posso dizer que tenha gasto muito dinheiro em livros, e 2015 não deverá ser muito diferente em termos de leituras. Espero conseguir cumprir a minha wishlist :D
    E no segundo semestre lançar o meu segundo livro, claro: Garras Gélidas.
    Abraço e bom ano novo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno :)

      Esse é o ideal de um leitor, gastar menos e ler mais ehehe mas é bem verdade se uma pessoa compra tudo o que quer e sugerem não há carteira que aguente :)

      Eu digo que vou fazer isso mas vai haver sempre tentações, mas modo geral digo que estou em greve de compra de livros :D

      Sim penso ser útil variar um pouco as leituras, a ver se ao menos esse objetivo consigo concretizar :)

      Nem sabes o prazer que me darás ao ver o teu "Garras Gélidas" cá fora, conta comigo para o divulgar, isso já sabes ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Conto com isso e só te posso agradecer pela dedicação.
      Convém olharmos para a carteira mas se não gastarmos pelo menos nos autores que gostamos mais eles não vendem, e depois não nos podemos queixar de não os continuarem a publicar por cá.

      Eliminar
    3. Sim é verdade ainda assim acho que faço bem o meu papel, mesmo que não compre o teu livro (se ainda tiver parceria com a Editora até lá) ajudarei a que outros o comprem, leiam e divulguem :D

      Mas percebo o teu comentário ;)

      Eliminar
    4. Eu sei. :)
      Mas não estava a falar do meu livro, sabes que ele pertence a outro campeonato. Referia-me essencialmente a autores estrangeiros que gostamos e acabamos por ficar com as sagas a meio porque não vendem.
      :P

      Eliminar
    5. Ui sinceramente ainda gostava de perceber qual a vantagem de deixar as sagas a meio, no fundo correm muito menos riscos se editarem apenas livros únicos, é que há muita coisa em jogo em especial a imagem de uma editora, para mim é mesmo muito mau acredita ;)

      Eliminar
  6. Olá Fiacha

    Já tinha dito que este ano iria tentar ler só livros de qualidade, livros que valham a pena ler.

    Quanto aos clássicos, li a maior parte, mas vou este ano reler alguns.

    Mas a minha preferência continua a ser Fantasia, em 2015 será ano para o 2 livro de Robin Hobb , e o 2 livro de J. Marillier.

    Bjos e bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Se conseguisse ler só livros de qualidade o problema é que volta e meia um livro que é muito bom para uma pessoa para mim pode não me agradar tanto, mas penso que fazes bem em estar atenta ;)

      Fazes bem, não gosto muito de ler clássicos mas ja li alguns bem bons ;)

      Ai gostava tanto de ler essas duas escritoras novamente em 2015, vamos ver se surgir a oportunidade não escapa :D

      bjs

      Eliminar
  7. Oi, Fiacha, interessante o seu post, em 2015 pretendo ler mais clássicos, e tb tentarei não gastar muito dinheiro com livros, assim como vc.

    Enfim é isso, boas leituras e boa passagem de ano.

    Ah, vc precisa atualizar o link do meu blog na sua lista! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Fazes muito bem, aposta no digital que tambem é bom :D

      A ver se atualizo sim ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!

    Tu avisaste que ias andar ausente, mas olha que notei uma diferença enorme nos últimos dias. Mas também mereces uns dias de descanso e até arrancar 2015 ainda tens um tempinho.

    Olha, quanto aos teus objectivos também acho que o melhor é mesmo não planear exactamente o que se vai ler, mas traçar umas linhas gerais, senão já se sabe que corre mal. Mas planear os gastos e tentar dar prioridade ao formato digital. Claro que as parcerias ajudam e muito. Há sempre aquela obrigação de ler os livros rápido para deixar a opinião no blog, mas só pelo miminho de ir recebendo livros já vale a pena. Em 2015 vou ser uma chata do pior para as editoras! Pode ser que consiga mais alguma parceria.

    Quanto aos meus planos já sabes mais ou menos quais são e não diferem muito dos teus. Só não me comprometi com o digital, mas de resto estamos na mesma página. Veremos como corre...

    Pondera antes um tablet. Já sei que me vão cair em cima por dizer isto! Mas se o Kobo tem o ecrã pequeno talvez seja a melhor opção. Até porque a diferença do preço acaba por compensar. Não tens ninguém por perto que te possa emprestar um tablet para experimentares a ler um pouco? Sempre comparavas e vias logo se te fica a doer os olhos e assim...

    Beijinhos e Bom ano!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem descansar com duas amigas da playboy tem destas coisas, elas são umas queridas e nem tenho vontade de ler e tudo eheheh, estão a fazer-me bem :D Mas volta e meia sabe bem descansar um pouco mesmo da net e tudo ;)

      Penso ser muito bom termos objetivos, mas como deves calcular tendo parcerias tendo sempre dar prioridade aos livros que me enviam, tem coisas boas mas pronto limita-nos a nível de objetivos :)

      lol vais tentar parcerias é isso ? Desejo-te boa sorte, eu estou plenamente satisfeito com as que tenho, mas vais conseguir, o teu blog tem qualidade ;)

      Sim sei e terei muito prazer em acompanhar, se conseguir participar tanto melhor :D

      Por acaso ando a namorar os tablet de 10 polegadas, dá para ler e ver concertos por exemplo :)

      Bjs e igualmente :D

      Eliminar
    2. Ai as meninas da playboy.... Sim, tens razão. O melhor é mesmo desligar o computador e ir fazer outras coisas.

      Sim as parcerias acabam por ser uma obrigação, mas são uma grande ajuda para a carteira. Por acaso pedi um livro há chiado no mesmo dia que lhes enviei a opinião do livro do Nuno. Já deve ter sido há umas duas ou tres semanas, e ainda não recebi nada... Não sei se terá atrasado com as festas ou se esqueceram de mim. Ia combiná-lo com as leituras de janeiro, mas se não chegar entretanto fico mais livre para outras leituras...

      O meu é de 7 polegadas, é mais pequeno, mas para ler é suficiente. Fico com as letras um nadinha pequenas, mas dá para desenrascar. Um de 10 parece-me uma excelente opção.

      Eliminar
    3. Sem duvida que volta e meia sabe bem desligar, mas pronto a saudade bate :D

      Sem duvida que sim, pelo menos ajuda no objetivo de não comprar tantos livros ;)

      Olha estou igual com a Marcador, tenho que lhes relembrar que ainda não chegou nada e até já o fiz...devem andar com muito trabalho, mas no teu caso enviava novamente um mail a tentar saber o que se passou ;)

      Sim a investir será num de 10 e até há coisas acessíveis, vamos ver ;)

      Eliminar
    4. Tenho que lhe enviar e-mail. Mas até me sinto mal. Sempre que peço um livro, passado algum tempo tenho que confirmar se enviaram ou não... já é a terceira vez. Mas já se sabe que estas alturas são sempre mais complicadas.

      Sim, e a diferença do preço de um de 7 para um de 10 até nem deve ser nada demais... Deve compensar o investimento.

      Eliminar
    5. Por acaso a marcador enviou-me um mail a dizer que remeteram um e se já tinha recebido o anterior, já estava quase para enviar novamente ehehe

      Não tens que ter problemas, até pode haver alguma justificação, não andes preocupada e esclarece ehehe

      Sem duvida, mas é algo a ver, ate porque o Kobo dá para alterar o tamanho da letra e o brilho, não é algo prioritário como referi ;)

      Eliminar
    6. Sim, não sendo prioritário tens tempo de ir ponderando bem as hipoteses. O tablet também dá para ajustar, dependendo do programa que uses para ler ebooks. Mas não deve ser tão bom como o kobo. O meu, sendo mais pequeno, não conseigo mudar muito o tamanho das letras, sem ter que andar a passar o ecra de um lado para o outro, para poder ler. Não é nada agradavel. Mas ainda não testei mais programas, pode ser defeito do que estou a usar...

      Tenho que lhes mandar mensagem. Ainda vou tratar disso!

      Eliminar
    7. Sim a nível de literatura e para 2015 embora não seja prioritário será provavelmente o grande investimento que irei fazer, isso e a feira do livro de Lisboa ehehe

      Olha podias colocar como objetivo, vir à feira do livro de Lisboa :D

      Eliminar
  9. Oi Fiacha :)
    Vá não há muito a dizer, mas são uns bons objetivos :D
    Quanto às tuas leituras digitais, se precisares de algo é só pedir-me que eu arranjo-te :)
    Bom ano e muita sorte :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :)

      São os possíveis eheheh e não sabia que tens leituras digitais temos que falar sobre isso :D...tambem te posso arranjar algumas coisitas ;)

      Bjs e bom ano miga :)

      Eliminar
  10. Olá!!

    Ainda não coloquei no blog, mas os meus planos para 2015 são os mesmos que os teus: ler mais e gastar muito menos (de preferência nada!!) Tenho mesmo que dar prioridade aos livros que tenho na estante!

    Vamos lá ver como corre!

    Beijinhos e bom ano!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      lol então temos objetivos algo semelhantes, tem que ser ehehe e sim também tenho muita coisa na estante para ser lida, mas não tenho conseguido despachar, ou ler digamos :)

      Vai correr bem e fico curioso por ver a tua mensagem :D

      Bjs e bom ano :)

      Eliminar
  11. Olá amigo.
    Interessante os teus objectivos para o ano que se segue. Acho que fazes bem em tentar gastar o menos possível e manter a quantidade e qualidade dos livros. As parcerias ajudam.
    Um pequeno conselho, o kobo dá para ajustar o tamanho das letras. Podes colocar maior e ajustar o brilho. Não te esqueças que um aparelho com ecrã maior pesa mais e não é tão fácil de transportar. Depois vais queixar-te das mãos e dedos. Falo por experiência. Cheguei a utilizar a tablet do meu marido e era pesada. Fazia-me doer o polegar. Pensa nisso.
    Quanto aos meus objectivos? Não tenho. Tenho muitos livros novos para ler. Quando acabarem gostava de reler. Tenho saudades de algumas obras. Vou manter fantasia. E vou comprar o mínimo de livros. Este ano gastei imenso para 2015 tenho outras prioridades.
    Beijinhos e um bom ano de 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Sem duvida que as parcerias ajudam muito nesse primeiro objetivo, tento sempre retribuir o melhor que sei e posso :)

      Muito obrigado pelos teus conselhos / sugestões, tenho de ver isso sem duvida.

      Vamos ver se resistes ehehehe

      Bjs e bom ano :)

      Eliminar
  12. Ainda não "oficializei" os meus objectivos literários para 2015 mas realmente passam por baixar a pilha por ler (todos os anos digo o mesmo =P )
    E também quero diminuir as compras mas vamos ver ;)
    Bjs e boas leituras =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tita,

      Antes demais espero que estejas melhor :)

      Depois quero ver e comentar esses objetivos e compreendo que se centre em baixar a pilha e não gastar muito eheheh

      Bjs e bom ano ;)

      Eliminar
  13. Olá Fiacha!!

    O teu blog está aqui para durar e se te der a preguiça puxamos-te as orelhas :D

    Espero que continues a ler bons livros e ajudar a melhorar as minhas escolhas.

    O meu objectivo para o ano que vem é mesmo ler os livros que fui comprando e evitar comprar mais livros. É obvio que vou comprar mais, mas vou ter mais cuidado com as minhas escolhas.

    Bjo e bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga.

      São voçes que me dão forças para continuar acredita, nem sempre é fácil Cátia ;)

      Tambem espero ehehe e tenho na ideia que a Marcador me vai surprender :D

      Compreendo perfeitamente, quando damos por ela já temos uns bons euros gastos sem dar por ela ;)

      Que se realizem, acho que começaste bem o ano ehehe

      Bjs e bom ano ;)

      Eliminar
  14. Olá Corvo e restantes leitores :)

    Objectivos para 2015? Ler mais não será difícil porque em 2014 li cerca de 25 livros, em 2013 passei os 125, por isso...

    Espero continuar a participar aqui no blog do amigo Corvo, na revista do Cantinho do Fiacha e tentar traduzir a trilogia do Ben H. Winters, The Last Policeman, que foi super elogiada pelo Tio Barreiros, Paula Pinto aqui tens um excelente conselho ;)

    E para começar basta :)

    Um abraço a todos e bom ano de 2015 a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Espero que consigas ler mais sim ehehe

      Acho muito bem, podes ter poucas mensagens mas todas ela de grande qualidade só tenho a agradecer e na Revista tambem estás a deixar um grande contributo.

      Abraço :D

      Eliminar
  15. Olá Fiacha!

    Um grande 2015 para ti, cheio de tudo o que é bom, como saúde, amor, paz, alegria, amizade! E claro, que tenhas muitos livros e que as leituras sejam boas.

    Para 2015 não tenho nenhum desafio literário, tal como não tive nos outros anos. Gosto de ler o que vai aparecendo, de sugestões, do que eu encontro e por aí...gosto de uma certa liberdade de escolha das leituras e ter um desafio, para levar à risca, seria algo que o mais certo era não ser cumprido. Por isso, não há desafio para mim =P

    Mas espero continuar a ler bons livros e a ter boas sugestões =)

    Um Bom Ano, para ti, para toda a tua família, para todos os que aqui vêm ao blog e ao Cantinho!

    Obrigada pelas boas sugestões e por tudo!

    Beijinhos e bom ano a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado Miss Lamora o mesmo te desejo para ti tudo de bom mesmo ;)

      Quanto aos teus objetivos fazes muito bem, que se concretizem :D

      Bjs e bom ano, conto ver-te muitas vezes por cá :P

      Eliminar
  16. Só passei para te desejar um 2015 fantástico, amigo :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Obrigado miga, tudo de bom para ti tambem ;)

      Bjs :D

      Eliminar
  17. Olá
    Objectivos para 2015? este ano decidi não os fazer...
    é claro que ler mais se possível e gastar menos é um objectivo que considero mais uma regra geral :P e que partilho inteiramente.

    é verdade que penso ler alguns escritores dos quais gosto bastante e todos os anos leio, quero ler a "Espada que sangra" do Nuno, "A cativa" do Manel e quero apostar na Ursula Le Guin para este ano, terminar a série Helliconia do Brian Aldiss e o restologo se vê..... sem compromissos e sem stresses.

    Claro que quero continuar a participar neste espaço, sempre que o queiras e incentivar o meu blog também...

    e para quem disse que não tinha querido fazer objectivos, até que nem está mal, eh eh :D

    beijinhos e um bom ano para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante :D

      Ai e lembraste que tudo começou, criar um blog, para irmos comentando o que lemos e tinhamos como objetivo ler um escritor de nacionalidade diferente ? Objetivo tão bom e que me proporcionou boas leituras, mas depois vieram as parcerias e estragou tudo :D

      Bem tens ai excelentes objetivos, estou contigo na leitura do novo livro do Manel, está quase e quanto ao continuares a comentar aqui no blog é sem duvida uma mais valia logo estás em casa :D

      Quanto ao teu ja sabes que podes contar comigo ;)

      Bjs e bom ano :)

      Eliminar