sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Comentários - Uma verdadeira pérola

Viva,

Não que seja um top de comentário, mas partilho convosco o que até hoje mais me surpreendeu, sem duvida uma verdadeira pérola, leiam que vale bem a pena :D

"Eu nunca li nada do Nicholas Sparks, nem tenciono ler, mas não tenho rigorosamente nada contra quem o lê.

Fiquei, no entanto, absolutamente fascinado com a profusão de livros deste autor publicados e traduzidos para Portugal, e com os seus notáveis títulos.

Tão sugestivos são estes títulos, que logo comecei a pensar em "outras" histórias para eles. Senão vejamos:

-"O diário da nossa paixão": a inocente história de um casal de lésbicas que se apaixona por um casal de homossexuais, acabando por descobrir o verdadeiro amor numa garrafa de Vodka Beirão. (Lá para o décimo copo).

-"A alquimia do amor”: A história pungente de uma quarentona que vive em semi-reclusão num convento perto de Mafra, vindo a descobrir enquanto explora as suas catacumbas ( as do convento, bem entendido) uma poção mágica à base de uma liga de molibdénio, mas já fora de prazo, acabando por impedi-la de encontrar o amor verdadeiro.

-"Quem ama acredita”: Continuação da história anterior, mas desta vez a poção encontrada deriva de uma liga à base de tungsténio, por isso mais brilhante, que descoberta ainda dentro do prazo, mas já depois da palavra FIM do livro, impede mais uma vez o amor verdadeiro. 

-"À primeira vista": Um thriller cheio de suspense e muita acção entre os personagens masculinos e femininos, descrevendo como uma adolescente de 50 anos se apaixona por uma espécie de Maya, mas sem baralho. Aqui não se vislumbra, à primeira vista, o verdadeiro amor. À segunda vista, as hipóteses aumentam quase exponencialmente.

-"Corações em silêncio": Uma novela de puro terror, em que uma excitante sexagenária descobre que casou e viveu com o homem que é seu marido quarenta anos, sem que qualquer deles tivesse escutado uma palavra que fosse do seu coração. Seriam estes corações mudos? Ou surdos? Ou pior ainda, surdos-mudos?

-"Juntos ao luar": Uma história de lobisomens, na melhor tradição. Uma lobimulher procura o verdadeiro amor, numa demanda erótica de seres em verdadeiro pêlo.

-"Uma promessa para toda a vida": Através do uso de uma fórmula de origem metafisica encontrada num biberão na 5ª Avenida, James Norton desloca-se até ao Amazonas, onde conhece a tribo dos Tipauaí com quem passa a viver. Apaixona-se pela filha do chefe, a linda e loira de olhos azuis Miai, com quem vive em pecado um dia e meio, prometendo-lhe o amor verdadeiro e uma cabana, enquanto ouvem o José Cid, junto à praia e entre os canaviais.

-"As palavras que nunca te direi": História com uma componente politica muito forte, descreve como um financeiro ardiloso consegue afundar um banco deixando milhares de depositantes sem cheta, pelo que é preso e só depois detido, e condenado a 1 ano e dois dias de cadeia.
É libertado ao fim de dois dias por bom comportamento e porque teve 10 visitas pagas, descobrindo que o país se cotizou em peso através de mais impostos, para tirar o banco e o financeiro da bancarrota, numa demanda do verdadeiro amor pelo próximo.
Quando se prepara para agradecer, sofre um ataque cardíaco, morre, e estranhamente, nada mais diz.

"Um momento inesquecível”: A história de uma fórmula chapada, em que um escritor de sucesso de novelas românticas, lê uma novela romântica de um escritor de sucesso, com um personagem que é um escritor de sucesso de novelas românticas, que lê uma novela romântica de um escritor de sucesso.
-"Laços que perduram”: Mais uma história de demanda do verdadeiro amor, desta vez pela natureza, neste caso o oeste rural, num lugar idílico com muitas vacas e bois e a sincera pêra rocha (do oeste).

- "O Sorriso das Estrelas": Incursão do autor na ficção cientifica clássica, em que milhões de Estrelas Sorridentes invadem a Terra, sugando a seiva que corre nos corações mais apaixonados, dos quais se alimentam, reduzindo a humanidade a meros corpos sem emoções. No entanto tudo vai mudar quando uma dessas estrelas macho sorridente se apaixona pelo holograma de uma antiga estrela de Hollywood, encontrando dois caminhos que bifurcando se encontram: um para a libertação da Terra e outro para o verdadeiro amor.

-“Uma viagem espiritual”: A viagem que um homem amargurado empreende, na companhia de um duplo de Lobsang Rampa, que se vem a descobrir, na página 110, ser o Lobsang Rampa original. Nesta história de redenção e comida vegetariana, ninguém é o que pensa ser, nem o próprio Lobsang Rampa, nem a loira mamalhuda do capítulo seis em diante.

- “Um Homem Com Sorte”: Livro provocador e irónico, em que se responde a uma questão mais velha que a humanidade: “É um homem com sorte um homem consorte?”.

- “Uma escolha por Amor”: Depois de ter perdido a mulher num terrível acidente de tractor, o nosso herói desenvolve um ódio feroz a todas as formas de locomoção mecânica, juntando-se a um estranho grupo terrorista que se dedica a destruir todas as versões existentes de jipes. Mas tudo mudará a partir do momento em que a nossa heroína recolhe um cão mecânico ferido, propriedade de uma loira com seios avantajados (penso que é a mesma do capitulo seis de “Uma viagem espiritual), muito sexy, e que já sofreu muito às mãos cruéis de uns estranhos homens mecânicos. (Com as mãos sempre cheias de óleos e a limpar àquele nojento desperdício, irra!):

- “Três Semanas Com o Meu Irmão” : Baseado em parte na novela de Jules Verne “ Cinco Semanas em Balão” , mas em registo familiar e fora do espaço aéreo, esta é história de como dois irmãos resolvem partir de férias em conjunto com as respectivas mulheres, e de como em apenas 1 semana os atritos entre as cunhadas põem um fim abrupto à amizade que os unia. E às férias.

- “ Um refúgio para a Vida”: A história de uma leitora, chamada Susana Scroogga, apaixonada por novelas românticas, que teima em guardar só para si com dedicada avareza, e que virá a ser atormentada por estranhos fantasmas, que se identificam como o Spark do Natal Passado, Spark do Natal Presente e Spark do Natal que Há-de Vir. Assustador, mas com um final cheio de promessas sobre o encontro com o Verdadeiro Amor, ao invés do Amor Verdadeiro, que se provará talvez não existir nas novelas.

FIM

Ubik

20 comentários:

  1. به خوبی (amigo fiacha,saudações)
    با کتاب ارتباط برقرار می کنه. ویکنت دو نیم شده علاوه بر تقابل خیر و شر (ubik)به عقیده ی من
    به اهمیت (beber)
    این دو
    اشاره می کنه : این که خیر در مقابل شر است که خیر می شود، و بدون وجود شر هم معنا (muitos cogumelos verdes)هم ارزش خود را از دست (e brancos, às riscas)
    می دهد . انسان مجموعه ای شگرف از تضادهاست و وجود این تضادهاست که اون رو موجودی شگرف 8 ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaahah Saudações grande amigo, eu vi logo que devias andar pelas arabias, seguramente atraido por um rabo de saia :D Já e converteste ao islão ? eheheh

      Bem mas cogumelos é algo fantastico sem duvida, algo muito apreciado em Marte e arredores, locas de onde és orginário :D

      Se a malta que gosta de fazer exercicios de escrita não aproveita para pegar numa das tuas descrições é porque não sabe aproveitar o que é bom, eu por mim até fazia uma mensagem se alguem fizesse um exercicio, desde que curto e publicava aqui no blog eheheh

      Abraço e manda sempre és o MAIOR sem duvida alguma :D

      Eliminar
  2. Cảm (fiacha)
    thấy thích phong cách viết (concordo com os cogumelos,parece verdadeiro)
    văn trong "Nếu một đêm đông có người lữ khách" của (mas)
    , tôi (sempre é melhor ler o ubik)
    quyết (que o )
    định khuân bộ "Tổ tiên của chúng ta" của Nhã Nam về nghiền ngẫm xem. "Tử tước chẻ đôi" là câu chuyện đầu tiên trong (Sparks)

    tập. ( António)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a menor duvida, espero ter mais vezes esse prazer ehehe, já sabes que para mim és mágico, o artista, o mago o meu parceiro de roubos de livros da argonauta, a goru que me ilumina o caminho a ler o que realmente tem qualidade :D

      Eliminar
  3. Haha que pérola, mas realmente é verdade, até as capas dos livros são capazes de dar cabo do juízo a qualquer pessoa são praticamente todas iguais xD

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Sem duvida que o Ubik (o nome de um livro do P. Dick) é unico, e já reparaste que ao irmos responder a comentarios depararmo-nos com estas pérolas ? Ficamos logo a pensar "bem bebeu leite de papoila só pode"

      Pode não ter sido aqui feito o devido enquadramento mas está muito bom ehehe

      Segue as suas recomendações literárias, uma sugestão ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Por acaso li quase todos estes livros na minha época de teenanger. Quando pensava que a vida era um amor e uma cabana e tudo era perfeito. Hehe...
    Confesso que agora não tenho paciência. Embora tenha visto alguns filmes e gostei.
    Gostei destas versões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois lince,

      Sim eu li alguns livro do Sparks e gostei na altura, a questão nem é tanto por ai, mas pela criatividade do comentario, uma coisa é fazer.mos aqueles comentarios normais outra é quando começas a ler e deparaste com isto e uma pessoa fica deslumbrada, penso que se estivesses deste lado percebias melhor :D

      Tal como o Barrerios as suas sugestões (que sao praticamente as mesmas lol) são de levar em conta :)

      Bjs

      Eliminar
  5. …Bem, caro Fiacha: vejo que a este blog já chegaram aficionados árabes e até coreanos (?).

    Meus caros, se fosse hoje mudaria os títulos e os temas, passando muito resumidamente, e por ordem, a:

    “O Diário da Nossa Peixão”: livro de receitas para o dia-a-dia, todas afrodisíacas, à base de bom bacalhau, não necessariamente escandinavo.

    “Alquimia do Ai-Dor”: romance sadomasoquista em que a principal personagem é um cinto de castidade e a secundária um alicate.

    “Quem Mama Acredita”: monólogo bem português, escrito integralmente com uma tinta vermelha, passado entre 5 a 5,3 paredes, recriando os lamentos de uma animal feroz e detalhados planos de fuga.E vingança.

    “À Primeira Revista”: Teatro. Um quartel. Militares: todos mulheres. Exceto um oficial: homem. Sonho: passar língua pelos dentes, babar, passar revista. E ter arma: poderosa. Fim.

    “Orelhas Moucas”: A versão realista e verídica de “Corações em Silêncio”.
    Retratos da vida doméstica.

    “Jantes ao Luar”: Opúsculo sobre ninfomania rodoviária, seja lá o que isso for.

    “Um Casamento Desfeito” : Versão rigorosamente friccionada de “Uma Promessa Para a Vida”

    “As Palavras Que Sempre Vos Direi”: Dicionário breve sobre insultos a políticos, versão bilingue: português pré-acordo e português pró-acordo ortográfico.

    “Um Tormento Inesquecível”: Poema épico camoniano sobre a obra de Saramago.

    “Laços de Fressura”: Romance sensacionalista passado na ilha grega de Lesbos, e oferecido com a revista Caras.

    “O Sorriso das Estelas” : Retrato ficcionado dos dramas de um topinha de mata, vulgo “sopinha de massa”.

    “Uma Virgem no Hospital”: Reportagem científica sobre um milagre no Amadora Sintra, centrado na Casta das enfermeiras.

    “Um Ámen com Sorte”: romance profundamente religioso e só para homens de muita fé, baseado nos cadernos de Santo Agostinho na versão traduzida e dirigida por Ricardo Salgado.
    Com muita Ação e também Obrigações, tudo fraudulento diga-se.

    “Uma Escolha Pelas Dores”: Romance Camiliano sobre um parto natural e as desgraças que daí irão advir.
    A ser vertido para filme por Manoel de Oliveira daqui a doze anos, em versão lenta.

    “Três Semanas de Sermão”:Resumo: Pobre benfiquista que estoirou o dinheiro das poupanças para ir ver os jogos dos oitavos da Champions época 2014-2015, e agora só ouve impropérios da mulher. “ Antes o gastasses com as p…., meu c……..”, chegou a ouvir-se.(Nota: p…significa pombinhas e c…..significa querido).
    A distribuir com o jornal do Benfica, também conhecido por “A Bola”.

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genial :D

      Realmente a bola é uma paixão, mas tem os seus problemas :P

      Eliminar
  6. Olá!!!

    Isto é que são verdadeiras pérolas! Estou-me a rir às gargalhadas: As Palavras que Sempre Vos Direi...fantástico!

    Juntos ao Luar, com a sinopse do Ubik, fez-me lembrar o Crepúsculo, mas de outra forma xDDD

    Depois, O Sorriso das Estrelas...milhares de Estrelas Sorridentes...agora quando olhar para os livros vou-me lembrar disto!

    Obrigada por partilhares!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :)

      Criatividade não falta ao amigo Ubik ehehe

      ora essa achei uma mensagem bem....diferente do que costumo ter que responder eheheh

      bjs

      Eliminar
  7. Valente Ubik! Agora faz o mesmo com os livros da Cast e da Cassandra Clare!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Barreiros,

      Não era mal visto, tambem podes fazer ihihih

      Abraço e o amigo Ubik é ....Valente :D

      Eliminar
    2. Please, please shoot me 😆

      Estes livros são fantásticos para a lareira looooool

      Bjos

      Eliminar
    3. ..fica o repto caro Barreiros. Prometo que voltarei, até porque estas autoras muito prometem....:):)

      ubik

      Eliminar
  8. Adorei esta versão!!! Eu já li alguns livros deste autor, mas sinceramente já nem lembro muito bem das histórias. Já foi há muito tempo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol este comentário acima de tudo está ironico eheheh

      bjs

      Eliminar
  9. Olá Ubik e Fiacha :)
    Ora bem, nunca li Nicholas Sparks. Nunca fui atraída pela sinopse de um livro dele mas, de certeza, que se o Ubik escrevesse um livro, eu iria ler! Não só pelas sinopses fantásticas, mas também pela sua imaginação mirabolante :D
    Que mais hei de dizer? Adorei o post e parti-me a rir ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha
    Li e tenho a grande parte dos livros deste escritor, são romances lamechas mas eu gosto, quando passam para o cinema são sempre um grande sucesso porque será?
    Muitos têm vergonha de admitir que gostam de ler Nicholas Sparks precisamente por ser escritor de romances lamejas mas da mesma forma que gosto de ler um bom policial também gosto de ler um romance lamejas.
    Boas leituras para todos;)

    ResponderEliminar