terça-feira, 19 de agosto de 2014

Rebelde - Crónicas de Nathaniel Starbuck Nº: 1 - Bernard Cornwell



Sinopse:



Americano contra americano. Irmão contra irmão. Numa guerra civil tão cruel como a americana há heróis, vilões e... um rebelde.

No verão de 1861 os exércitos do Norte e do Sul estão à beira de iniciar a Guerra Civil Americana, precipitando também a epopeia de um rapaz do Norte, chamado Nathaniel Starbuck, e de como acabou por lutar a favor dos sulistas. Rejeitado pela rapariga que ama e incompreendido pela sua família, Starbuck chega a Richmond, Virgínia, capital da Confederação Sulista. É salvo por Washington Faulconer, um milionário excêntrico que está a criar o seu próprio regime de elite para lutar contra os Yankees. Starbuck alista-se na Legião Faulconer, mesmo sabendo que isso poderá implicar lutar contra o seu próprio povo. Mas não é apenas Starbuck que enfrenta semelhantes dilemas e cedo toda a América terá de se render ao caos e à dramática violência que fratura o país em dois.
Opinião:

Devo confessar que esperava mais deste inicio de saga mas compreendo que o escritor esteja a preparar o enredo e as personagens para os livros seguintes. Seja como for as qualidades que fazem de Cornwell um dos melhores escritores de Romance Histórico estão cá, sem duvida.

Por norma o escritor é forte na forma como dá consistência ao enredo baseando-o em factos reais, estudando bem o período onde a acção se passa, mas quem não conhecer um pouco de história, não sabe os motivos que levaram à existência desta guerra portanto estranhei um pouco o escritor não fazer o devido enquadramento.

Por outro lado o personagem principal costuma desde logo deixar-nos cativados e a suspirar por saber mais e mais, mas Starbuck embora tenha muito potencial, ainda não me cativou, além de que os motivos que o levam a lutar pelo Sul não me convencem, achei algo forçado. Mas há personagens secundárias com muito potencial e que foram bem desenvolvidas como o caso de Thaddeus Bird e Truslow e que acredito ainda vão ser importantes.

Depois não tivemos algo em que o escritor costuma ser muito bom, um combate que nos tenha cativado, bem descrito, emotivo, mas como referi em cima pode ser por estarmos num livro inicial de saga e ainda ser cedo para colocar a carne toda no assador como se costuma dizer.

Seja como for é Cornwell e quem já o leu, sabe que este escritor não sabe escrever mal, logo estou com muita vontade de ler os livros seguintes, pois acredito que o cenário está preparado para grandes momentos de leitura.



44 comentários:

  1. Olá Corvo

    Cada vez fico com mais curiosidade sobre este autor (e até tenho pelo menos um livro dele cá em casa.

    Realmente saber o mínimo sobre o período histórico em que o livro se passa contribui e muito para aumentar o gosto pelo livro e pelo e o autor .

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Devias ler pois é um bom escritor, o que mais gostei foi mesmo a trilogia Crónicas dos Senhores da Guerra, sobre a lenda e o mito do Rei Artur, muito bom, mas claro que tem outros bons livros, como a serie Saxónica ;)

      Verdade o Cornwell nisso não costuma falhar ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas Fiacha

    Nunca li este escritor, não tenho grande coisa a dizer, mas já tive a ver no goodreads e os volumes seguintes da saga estão melhor avaliados que este primeiro, por isso devem ser melhores :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Faz todo o sentido melhorarem nos livros seguintes, pois ficasse com a sensação que está a ser devidamente preparado ;)

      Tens que experimentar, é um escritor excelente :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Este autor já esta na lista a uns tempos. Não tenho arriscado, porque romances históricos não são a "minha praia". :) Mas tenho de ler algo do autor.

    Continua com o excelente trabalho. É sempre bom ler uma critica no teu blog.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra,

      Devias experimentar tenho a certeza que irias adorar, pois não só do histórico vive os seus livros, alias um bom personagem nunca falta....Cronicas dos Senhores da Guerra vale bem a pena ;)

      Ena obrigado pelas palavras, sempre importantes :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha!!

    Desconfio que o meu irmão tem este livro, tenho de averiguar.
    Do autor apenas conheço "O rei do inverno" e vibrei com ele, adorei, apaixonei-me mesmo por uma certa personagem ;), tenho de acabar as crónicas.

    Quanto a este livro, fiquei curiosa mas não será uma leitura para já. Compreendo o quando falas das descrições de guerra, tão bom e tão desesperante hehe

    Espero que a continuação não te desiluda.

    beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes muito bem, por vezes descobrimos coisas fantásticas que os nossos irmãos têm ehehehe

      Ora nem mais, esse é o primeiro volume da trilogia dos Senhores da Guerra, os seguintes estão ao nível desse ;)

      Tenho a certeza que vai melhorar ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Mais um livro para a lista isto está cada vez mais a aumentar, nunca tinha ouvido falar deste livro mas pela tua opinião deve de estar razoável .. boas leituras fiacha

    ResponderEliminar
  6. Olá Patricia,

    Se poderes lê algo deste escritor, um escritor que não sabe escrever mal, vai por mim, no entanto este é o inicio de uma saga que foram publicados 4 volumes :D

    bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Fiacha,

    os livros do Cornwell são fantásticos e apesar de ainda só ter lido dois dele (O Forte e O Último Reino) não pude ficar indiferente à sua mestria. Tenho ainda ali um na estante para ler (Fogo Cruzado) e, na minha wishlist, a trilogia dos Senhores do Inverno (se não erro no nome!).

    Pelo que referes, este livro não tem grandes momentos e a personagem principal não é tão fantástica como outras do autor, mas isso não me intimida! É como dizes, é Cornwell e quem já leu, sabe que é bom. Também, deve ser por causa de ser o primeiro, como também referes.

    Gosto imenso da capa. Super western, com as pistolas e a cor um tanto desbotada. Como o enredo também me parece bastante promissor e porque já andava de olho nele, vai já para a wishlist =)

    Excelente opinião, bastante sincera!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Maria Rita,

      Penso que o Último Reino é o primeiro volume da Saga Saxónica e que está muito boa sim senhor e sim as Crónicas dos Senhores da Guerra consegue ainda ser melhor ;)

      Penso que esteja a preparar o melhor para os livros seguintes, estou mesmo muito curioso por saber mais, pois as coisas ficaram bem interessantes :D....Nem mais ele é muito bom, não escreve mal :)

      Obrigado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá!
    Mais um livro, este escritor não tem mesmo falta de inspiração para tantos livros. Eu nunca li este escritor porque sempre que decido variar de escritores é quando aparece algum livro de um escritor/a que costumo ler a acabo por deixar este e outros escritores de parte mas juro que um dia ei de conseguir ler.
    Bjs e Boas Leituras

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,

    Já me aconteceu imensas vezes adiar o que tenho pensado por saírem livros que quero muito ler :D

    Se poderes lê este escritor, é bom ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  10. Acho que vou deixar passar este de lado :P A sinopse não me atrai muito e pela tua opinião parece que não ficaste totalmente impressionado...

    ResponderEliminar
  11. Viva,

    Sim não fiquei totalmente impressionado mas atenção tenho quase a certeza que o melhor está para vir, mas livros para se ler e investir não faltam por ai :D

    Abraço e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá amigo.
    Deste autor li a trilogia dos senhores da guerra. Embora tenha gostado não me convenceu a 100 %. Mas no futuro gostava de investir mais no Cornwell.
    Gostei da sinopse mas ao que parece a ti também não te convenceu muito. Por vezes é assim e os livros seguintes talvez ainda reservem alguma surpresa.
    Já existem os seguintes ou por enquanto é só este?

    ResponderEliminar
  13. Ois Luísa,

    Foi o que mais gostei de ler do escritor foi mesmo essa trilogia, pena não teres gostado tanto :(

    Acho que fazes bem em continuar a ler Cornwell, embora ele tenha um padrão nos seus livros, mas vale a pena ;)

    Sim está tudo publicado pela SDE, felizmente eheheh

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Então são boas notícias. Vou averiguar.
    Thanks

    Ah!
    Eu gostei da trilogia. Só que a guerra era tanta que cheguei a um ponto de estar afrontada. Depois a forma como ele descreve as batalhas falta qualquer coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das mais valias do escritor é a descrição de batalhas, mas estou contigo por vezes há muitas num livro só, mas criatividade não lhe falta ;)

      Bjs

      Eliminar
  15. Olá, amigo Corvo! Ótimo artigo. Li sobre essa série no site do autor e li algumas resenhas no Goodreads, mas curiosamente nunca li os livros. Tenho alguns outros livros do autor para ler e quem sabe entre eles eu coloco essa série. Tanto livros e tão pouco tempo! rsrs Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassy,

      Verdade quando temos muito para ler nem se sabe para onde virar, penso que acaba por ser uma leitura diferente e de qualidade a leitura dos livros do Cornwell, penso que já leste e trilogia Os Senhores da Guerra, mas ele tem outros com qualidade ;)

      Bjs e tudo de bom :)

      Eliminar
  16. Boas Fiacha

    Espero que desta vez tudo resulte lol

    Ainda não li nada deste autor, mas como aprecio bastante romances históricos ia-te pedir uma sugestão deste autor para o começar a ler. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Não percebi estás a falar do FCP ? Claro que resulta e mais bonito a apostarem num jovem português de 17 anos, não tarda está a máquina oleada e a jogar e muito à bola, é bom ;)...desde que o SLB ainda se porte melhor :D

      Bem o melhor que li dele é mesmo a trilogia Crónicas dos Senhores da Guerra, vale bem a pena e já comentei aqui no blog ;)

      Abraço e boas leituras :D

      Eliminar
  17. :)
    Referia-me às dificuldades que sinto em comentar aqui (nunca vai à primeira ) lol

    Em relação ao meu FCP digo apenas que vamos voltar ao normal :)

    ResponderEliminar
  18. lol,

    Bem tenho que fazer uma mensagem sobre isso, não sei o que se passa com o blog mas falha sempre o primeiro comentário, o truque é fazer mesmo control c antes de comentar :P

    Mau, acho que os arbritos estavam a portar-se tão bem :P...mas sim o FCP reforçou-se bem, tenho que reconhecer, para mim é a melhor equipa, vamos ver se o SLB encontra soluções e o SCP

    E aposta neste escritor que vale bem a pena----ainda em off-topic amanha sai uns livros com a revista Nova Gente a 5€ que devem ser bons ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Grato pela dica, vou dar uma vista de olhos, e espero que tenhas um feliz segundo lugar :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha não será mau, se perdemos o Enzo e o Gaitan por 70M e em janeiro mais 30M pelo Salvio, mas se voçes não ganham....ai ai :D

      Aproveita eu vou tentar mesmo, pelo menos dois ;)

      Eliminar
  20. Ainda tenho O Forte por ler. Que vergonha bem grande!!
    Mas, falando apenas desse livro, pelo que percebi da tua opinião não é dos melhores do autor :x depois de ler algo dele logo vejo se aposto nesse ou não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Ainda estou em choque contigo, mas pronto não falemos mais nisso e espero que um dia voltes atrás com a decisão, acho que és das pessoas mais simpáticas da blogosfera e muita gente gosta de ti :)

      lol tens tempo, é um bom livro sem duvida, quanto a este não me cativou logo, mas prevejo que os seguintes estejam a um nível bem melhor :)

      Bjs, boas leituras e sempre bem vinda a este cantinho ;)

      Eliminar
    2. Mas eu sinto-me mesmo mal com isso, especialmente por ser prenda :(
      Vou aguardar as tuas opiniões dos restantes da trilogia antes de me decidir ;)

      Eliminar
    3. Não te sintas assim, ainda tenho um livro que me deram de prenda de anos que não li e já do ano passado, o importante é que foi uma prenda dada com amizade ;)

      Vamos ver se a Editora os envia, mas tenho muita vontade de ler :)

      Jokas

      Eliminar
    4. Já me sinto melhor x)
      Estou a torcer por ti :p

      Eliminar
  21. Olá Fiacha,

    Tenho muita curiosidade em conhecer este escritor, e com o teu comentário, como sempre!, a curiosidade cresce e muito :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga seja bem aparecida :D

      Se poderes experimenta começar pelas trilogia Crónicas dos Senhores da Guerra, até porque se gostaste muito das Brumas de Avalon da MZB este ainda está melhor quanto a mim, sobre a lenda e o mito do Rei Artur ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Volta sempre :D

      Eliminar
  22. Olá Fiacha,

    Eu já estive com este livro na mão mas confesso que a capa não me chamou a atenção e fiquei na dúvida se iria gostar de o ler.
    Depois de ler a tua opinião confesso, que estou em pulgas para saber o que vais dizer dos seguintes.
    Confesso que tenho livros deste autor, mas ainda não li nenhum.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Podes confessar-te à vontade que o amigo corvo ouve com muito gosto :D

      Bom sinal teres livros do Cornwell, não sabe escrever mal, logo que poderes lê que vale bem a pena.

      A ver se a SDE me envia, quero muito ler, pois fiquei com a clara sensação que o melhor está para vir ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá Fiacha,

    Quero mesmo ler qualquer coisa de Cornwell, mas quero começar pela trilogia sobre a lenda Arturiana!
    Pela tua opinião tenho a certeza que este também é um bom livro, talvez leia depois.

    Abraço e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  24. Viva,

    Nem mais, já te tinha recomendado, até por teres gostado muito das Brumas de Avalon da MZB, logo fazes muito bem.

    Quanto a esta serie, vamos ver tenho esperança que melhore de qualidade :)

    Abraço e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  25. Oi Fi,
    não esqueci de vc não, viu?rsrsrs Demorei pq meu PC deu alguns problemas e tive q mandar arrumar, sorry!!! :D Mas cá estou, para falar do livros em questão e de sua opinião sobre ele. Bom...gosto muito desse autor, mas prefiro os romances históricos de Ken Follet...Hummm, acho q vou ler um livro dele que só está pegando poeira na minha estante, e já ouvi ótimos comentários sobre ele, mas apareceram tantos livros para ler, q fui deixando passar a leitura deste. Logo, logo vou lê-lo, chama-se Mundo sem fim, conhece? Sua opinião está muito bem fundamentada, parabéns!!!

    Abraços e boas leituras!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Nossa estava a ficar preocupado mas ainda bem que foi mesmo só um problema de PC, ainda bem :D

      São escritores diferentes e estilos diferentes que tem em comum serem muito rigorosos no preparar do enredo e sim posso dizer que o Follet cativa um pouco mais, mas o Cornwell tem livros muito bons tambem, tens que experimentar ;)

      Esse ainda não li, O Mundo Sem Fim, por cá são livros muito caros, mas gostava de ler :)

      Obrigado rsrsrs

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá Fiacha :D

    Tenho este livro para ler há algum tempo. Sempre quis experimentar algo dele. Pensei em optar por este porque, a história do rei Artur eu já conheço.
    Ainda quero ler algum da colecção Sharpe dele.

    ResponderEliminar
  27. Ois,

    Olha que bem, tens mesmo que experimentar este grande escritor de Romance Historico e sim o seu trabalho sobre Artur é sem duvida o seu melhor trabalho, quanto a mim :)

    Nunca li nada da serie Sharpe mas é muito elogiada ;)

    bjs

    ResponderEliminar