quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Neuromante de William Gibson


Sinopse:

Num futuro onde os computadores são omnipresentes, ligações directas ao sistema nervoso permitem aos informadores visualizar dados e programas e trabalhar sobre eles, desafiando o universo real.

Case, o protagonista, cometeu em tempos o mais punível dos crimes: o roubo informático. Agora, com parte do cérebro inutilizada e a cabeça a prémio, é apenas mais um entre os milhares de falhados que tentam desesperadamente sobreviver na hecatombe do submundo de Tóquio. Até que recebe uma proposta irrecusável...

Neuromante, obra galardoada com os prémios Nebula, Hugo e Philip K. Dick, não é apenas um thriller policial de tradição clássica, mas também um trabalho de análise muito sério sobre o impacto social do advento das inteligências artificiais. Ímpar no seu género, apresenta aos leitores um universo hipertecnológico verdadeiramente convincente e um estilo surrealista e fascinante que fizeram do autor um dos escritores de ficção científica mais reputados da geração de 80.

Opinião:

Um livro muito acima da média e que é sem duvida um desafio enorme para a nossa mente, tal a complexidade do enredo, ou se lê o livro de seguida e sem grandes quebras ou dificilmente se consegue entender na plenitude o enredo, um livro que puxa bem pelos nossos neurónios.

A FC tem muitas pérolas mas ou gostamos muito ou não gostamos e este livro embora lhe reconheça imensa qualidade, mais a mais escrito nos anos oitenta e apresentando um enredo tão rico e complexo, é como já referi, de dificil entendimento e temos que estar bem preparados para o entender, o que não é fácil.

Por outro lado não existe uma personagem que me tenha marcado, que me tenha feito sentir empatia, embora Cose o protagonista do livro até seja interessante, tal como outras personagens secundárias, mas dai a deixar-me plenamente satisfeito foi algo que não aconteceu, algo determinente para gostar muito de um livro.

Quanto ao livro, penso que a sinopse já descreve e bem o que o livro tem para oferecer, um livro que até pode muito bem ser considerado thriller policial, tal a ação que tem, mas tem muito mais para oferecer e com um final que não deixa de ser surpreendente.

Tenho pena de não me ter cativado tanto como por exemplo um Duna do Frank Herbert ou mesmo A Oeste do Éden do Harry Harrison, mas ainda assim considero um livro com muita qualidade e  claro de leitura obrigatória, leiam FC que não se vão arrepender ;)

Mais um obrigado ao amigo Ubik :)

87 comentários:

  1. Olá Fiacha

    Gostei da critica.
    O livro quer pela sinopse, quer pelo teu cometário parece ser interessante. Mas de momento já tenho livros que chegue para ler.
    Mas para a lista vai de certeza.(Vou deixar de vir ao teu blog, a lista esta cada vez mais aumentar) :P
    Continua com o excelente trabalho.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Finisterra,

      lol vou começar a dizer mal dos livros para não deixares de cá aparecer :D, bem o que posso dizer, quem sabe não te o ofereça, depois combinamos isso, bem o mereces que tens sido incansável a participar no blog, não preciso de passatempos para dar livros :D

      Acho que vais gostar sim, é um livro complexo bem escrito e que vale a pena ser lido, embora já tenha lido muitos livros de FC que me tenham cativado mais, mas reconheo qualidade, inegável ;)

      Abraço e boas leituras andas numa de Locke Lamora penso e espero que estejas a gostar :D )

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Já tinha ouvido falar deste livro, lembro-me de haver alguma discussão de o filme "Matrix" ter 'retirado' muitas ideias do livro. Em termos de Ficção Cientifica assim por alto também só me lembro de ter lido o Duna, que adorei.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Como referi já li outros livros de FC que me cativaram mais, como Herbert, Jack Vance, Zelazny, Harry Harrison (tens mesmo que ler), Ursula Le Guin, Richard Morgan, Dick Farmer e muitos outros, mas atenção não deixa de ser um livro com muita qualidade e bem escrito :)

      Obrigado pelo comentário ;)

      Boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Corvo

    É um grande livro ai não há duvidas, mas tens razão é preciso estar-se preparado para os livros que estamos a ler portanto entendo perfeitamente os teus sentimentos pois também já passei por isso, espero que dês nova oportunidade a este livro daqui a uns tempos e reconheças o grandeza deste livro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Sim reconheço a qualidade, e algo inegável mas ainda bem que me compreendes o que quero dizer, se poder vou rele-lo sim algo que é muito raro fazer :)

      E claro agradeço as tuas recomendações de ler este livro :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,
    Já tinha reparado neste título, a Amazon várias vezes mo recomendou,

    Gosto sempre de conhecer novos autores, gostei da sinopse e gosto de leituras complexas ou mais dificeis

    Este vem para a minha estante

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Bryseyas,

      Estou mesmo a ver que este livro é indicado para ti, acho que fazes muito bem em compra-lo e claro ler, vais gostar ;)

      Obrigado pelo comentário :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá!

    Ainda não me aventurei muito no campo da ficção científica, mas esta obra pode ser algo a ter em consideração. O tema é algo bastante recorrente nos dias de hoje, a quantidade de filmes e literatura que se despoletou à custa da inteligência artificial é um absurdo que por vezes não se sabe aonde existirá qualidade. Pelo teu comentário esta obra vai para além da inteligência artificial, tendo nela uma inteligência muito própria. Talvez leia num dia destes.

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Vc,

      Sem duvida que este livro é bem diferente do que se anda a publicar por ai, alias FC deste tipo parece-me que já não se publica muito, acho que vais gostar.

      Se poderes começa com o Duna do Frank Herbert na aventura pela FC, foi atraves deste livro que acabei por descobrir muitos outros bons livros de FC e que são verdadeiras pérolas e a preços muito mais acessiveis ;)

      Abraço e obrigado pelo comentário ;)

      Boas leituras

      Eliminar
  6. Olá amigo.
    Não estou muito certa do que dizer. Porque eu não gosto de todo de FC. Eu já me esforcei a ler mas é uma tortura e não algo que dá prazer. Eu ainda sou novinha quem sabe daqui a uns anos me farto de fantasia, romance e me interesso por este género.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Sim este livro de FC não te serve, tens outros que irias gostar seguramente, como o Duna ou o A Oeste do Eden ;)

      Quem sabe o que dizes não será verdade mesmo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Luisa

      Realmente se a FC não "puxa" por ti não esforces que ainda vai ser pior, o melhor é que sejam os livros a "chamar" por ti, apenas mantém uma mente aberta e não ligues muitos as etiquetas.

      Um abraço

      Eliminar
    3. A serio que por vezes sinto-me frustrada. Porque vocês elogiam tantos livros e eu qd vou a ler a Sinopse fico desapontada.
      Fiacha eu nunca li Duna (tenho em inglês) mas não há muito tempo fiz o download da série e vou-te dizer nem 10m vi. E olha que eu adoro cinema. São livros que deixaram de fazer parte da lista.

      Eliminar
    4. Olha Luisa as palavras do Marco são sábias, como sempre, ele tem muito razão ;)

      Graças ao marco tenho todos os livros do Duna (incluindo os que estão em falta publicar) em PDF, caso queiras diz que te envio e são livros FANTÁSTICOS, em especial o primeiro volume, tens mesmo que ler, para mim é um dos melhores livros de FC que já li até hoje, alias dos melhores livros que li até hoje, seguro ;)

      Não desistas, vai por nós :)

      Eliminar
  7. Olá amigo :)

    Pois é...é mesmo para puxar pela cabecita :D De momento já não consigo inserir mais nenhuma leitura nas páginas infindáveis de recomendações (boas)...E sublinho a Luísa :) falta alguma experiência de leitura de FC. mas fica para um dia...quem sabe?! e só penso nisso porque foi muito bem recomendado para o leres :D
    Mais um bom texto...boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      É sem duvida um livro complexo como disse à Luisa, acredito que existam outros livros de FC que te dariam mais prazer de ler.

      Obrigado pela visita :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!!

    Acho que pela primeira vez e apesar da tua opinião positiva, penso "não obrigado" :). Pelo menos para já.
    Computadores ligados ao cérebro humano até é algo que me interessa, pois adorava poder imprimir certas imagens que me surgem na mente, ou descarregar informação, pois por vezes as minha mãos não conseguem acompanhar os meus pensamentos...
    Mas, ler um livro tão complexo para já não.

    beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Compreendo eu li gostei mas foi puxado e nem sempre estive "enquadrado" com o enredo.

      lol dava jeito sim senhor :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha :D,

    Não conhecia este livrinho. Tem um premissa muitooo interessante. A ver se o apanho a bom preço ou em inglês.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Jojo,

      Penso que este exemplar foi adquirido a 5€ na Gare do Oriente, aproveita que pela qualidade / preço vale bem a pena :D

      Obrigado pela visita :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Oi migo,

    Bem… mais um que me encheste de curiosidade :) A ver se recomeço as leituras novamente… está tudo muito parado por aqui…

    Obrigada por mais uma opinião e sugestão :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Como te compreendo, ando a ler a passo de caracol :D

      Mas fazes bem voltar às leituras, penso que andas pelas Índias, com a Canção de Kali certo ? :D bela demanda tens pela frente ;)

      Obrigado eu pela visita e comentário :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Sim… ando pelas Índias ainda :) Estou a adorar mas não estou a conseguir ler muito depressa… não tem nada a ver com a história em si… tem a ver comigo… ando lenta :)

      Ora essa! Eu estou sempre por aqui! Mesmo que demore um pouco a vir comentar ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olha se reparares o tradutor do livro que estás a ler é aqui o nosso amigo João Barreiros :D

      Isso não ajuda muito na compreensão dos livros, se vamos lendo lentamente, mas quem sabe não te entusiasme, o livro é sem duvida muito bom mesmo, tal como este :)

      Sei que sim miga mas fica bem agradecer :D

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá migo,

    é sempre um prazer ler uma opinião literária sua, pois faz com q eu conheça bons livros, e este q resenhou, parece ser muito bom, futuramente irei lê-lo.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Bem obrigado pelo comentário e fazes bem tentar ler este livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Tinha este livro aos anos na minha estante e emprestei-o... resultado: não mo devolveram e eu nunca o cheguei a ler :( como queria ler algo do autor, trouxe o Idoru, de Portugal... já leste? Há tanto tempo que quero ler este autor :(

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois mary,

      lol tens de tirar dai uma ilação, primeiro ler e só depois emprestar :D

      Esse foi juntamente com este livro os únicos editados por cá e que pertencem a sagas, o que tens por ler Idoru é o 2 volume de uma saga, mas são só pormenores :D

      Não li espero que gostes equem sabe não o venha a ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá :)

    Para mim é muito importante a empatia nos livros, claro que ela cria-se ou não dependendo de cada um. Mas assim já fico a saber com o que contar, caso veja este livro à frente!
    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rossana.

      Nada como experimentares é acima de tudo um livro com qualidade, mas complexo e não é fácil de entender, mas quem sabe não te des melhor que eu ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sendo assim, vou ponderar lê-lo. :) Também disse o que disse influenciada pelo facto de o livro que acabei de ler hoje não ter criado em mim nenhuma ligação :/
      Boas viagens,
      Rosana
      http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

      Eliminar
    3. Olha se poderes lê o comentário do João Barreiros (provavelmente a pessoa que mais entende de FC em portugal e um escritor fantástico, pelo menos do que li adorei e tenho lido comentários muito bons aos seus livros que tenho aqui ainda por ler), acho que consegue defenir muito bem a qualidade do livro.

      Pena que tenhas esse sentimento em relação ao livro que acabaste de ler, acontece sem duvida :)

      bjs

      Eliminar
  14. Ler livros "complexos" é aquilo que nos amadurece e faz crescer. Desperta múltiplas conexões em cérebros adormecidos por castelos e princesas. Se eu lesse sempre as mesmas pasmaceiras de fantasia juvenil acho que já teria partido para longes terras. Se a leitura não for sempre um desafio, valerá a pena ler? É como ficar preso num universo de telenovelas para o resto fos nossos dias.
    Pequenotes, vocês não fazem a minima ideia, mas o Neuromante mudou o mundo. Mudou-o ao nível da música, da moda, da poesia, da literatura global do mainstream. Mudou o cinema. Mudou a nossa atitude perante a tecnologia. Só o facto de estarem aqui, a dizer que não gostam de livros dificeis, devem-no ao Neuromante. Porque utilizam computadores. Porque participam numa rede global de comunicações. Porque usam um ipad, um smartphone, um PC. Pequenotes, TUDO isto surgiu com o Neuromante. A Realidade Virtual NÃO existia antes deste livro. A Singularidade não existia, enquanto conceito, antes deste livro. Vocês, pequenotes, vivem no mundo do Neuromante e ainda não deram por isso? Deixem-se é de fazer narizinhos e leiam o raio do livro. A DUNA, por muito interessante que seja, não mudou nada. Mas o Neuromante, sim, mudou as vossas vidas. Se aqui estão, é porque se ligaram à Rede. E a Rede, o Ciberespaço foi inventado pelo Gibson. Se fazem downloads de música e de filmes, devem-no ao Neuromante. Que raio, sofri eu em 85 para dar ao leitor português a oportunidade única de participar no Futuro. Portugal foi o primeiro país do mundo a traduzir o Neuromante. E tanto trabalho para quê? Para lerem lindas cousas sobre princesas guerreiras?
    Socorro, UBIK!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh tio Barreiros o seu comentário assenta-me na perfeição. Eu sou daquelas que estou presa a castelos, reis, rainhas e princesas...e viveram felizes para sempre...
      E eu concordo plenamente consigo a leitura deve ser um desafio. Mas eu tento pegar noutros géneros e desanimo. Acho que com o tempo alguma coisa mudará. Eu há 15 anos atrás também não lia o que lia hoje.
      Vai aos poucos.

      Eliminar
    2. O tio tem toda a razão como (quase) sempre, o Neuromante marcou o inicio de algo novo e pensar que só foi à (precisamente) trinta anos.

      O Jornal The Gardian assinalou a data com um artigo bastante interessante:

      http://www.theguardian.com/books/2014/jul/28/william-gibson-neuromancer-cyberpunk-books?CMP=twt_gu

      Eliminar
  15. Leiam isto:

    http://www.comciencia.br/reportagens/2004/10/11.shtml

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem artigo muito interessante e muito completo, obrigado pela partilha :)

      *O cyberpunk é uma ficção, segundo seus autores, reflexo da época contemporânea. Como diz William Gibson, um dos autores mais importantes do “movimento”, o cyberpunk não está preocupado com monstros alienígenas ou conquistas intergalácticas, o que ele faz é uma paródia do presente.*

      ;)

      Eliminar
  16. Força, Luisa Bernardino. Os livros que foram um desafio, lembramo-nos deles para o resto das nossas vidas. Tornaram-nos mais ricos e melhores pessoas. Enquanto que os outros...rapidamente desaparecem das nossas memórias...

    ResponderEliminar
  17. Ois Barreiros,

    Ainda bem que vieste comentar, consegues de forma simples mostrar a qualidade e a potencialidade do livro e ao ler o que escreveste sou obrigado a concordar a 100% contigo, é com muito prazer que sigo as tuas recomendações, posso não as seguir todas, verdade seja dita fartas-te de tentar abrir-me os olhos para o que de bom ai ainda, e sim os bons livros ficam para sempre gravados nas nossas vidas :)

    Dá vontade de editar a mensagem inicial e acrescentar o teu comentário, sem duvida uma mais valia para divulgar o livro ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. O Tio Barreiros mais uma vez tem toda a razão :D não há como contrariar...são de facto recomendações muito úteis ^_^ Ler é sem dúvida um ato que se pretende crescer com ele e há que evoluir também nas leituras para crescer continuamente...está registado :D

    ResponderEliminar
  19. Olá Fiacha!

    Gostei da tua opinião. Fica mais um livro para procurar nas bibliotecas ou lojas. Gosto de FC, apesar de não ser o género que mais leio, e este parece-me interessante. São sempre boas sugestões, as que encontro por aqui =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  20. Olá Maria Rita,

    Se conseguires encontrar vale bem a pena ser lido sim senhor :)

    Obrigado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  21. Olá Fiacha,

    Realmente muitos dos livros de ficção cientifica que li são assim tem de se ler com muita atenção e sem quebras senão ficamos como que a nadar em seco.
    Pela sinopse e a tua descrição fez-me lembrar os filmes onde entra o Tom Cruise, agora não me lembra o nome onde ele tinha um chip na cabeça, o qual queria tirar para não o manipularem.
    Ai, ai o Duna...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Por acaso nem todos são tão exigentes como este livro sejam eles em que genero for, este livro é mesmo complexo e concordo ou lemos de seguida e sem grandes interrrupções ou não é fácil :)

      Quanto ao Duna já tenho todos os livros em versão PDF, não necessito esperar que a SDE se resolva a publicar os que faltam logo, caso queiras diz que eu envio-te ehehe

      Jokas

      Eliminar
  22. Houve um filme com o Keanu Reeves ( buerk) chamado Johnny Mnemonic, baseado num conto do Gibson, ele próprio incluido no universo do Neuromante. Boff. Infelizmente o filme é muito mauzinho, emboras as ideias do Gibson extejam lá todas.

    http://www.sf-encyclopedia.com/entry/johnny_mnemonic

    ResponderEliminar
  23. O conto, esse, é muito bom. Leiam o conto.

    ResponderEliminar
  24. Obrigado pela partilha Barreiros, a ver se consigo ler :)

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Deixaste-me com IMENSA curiosidade para ler este livro! Não só por ser um desafio para o ler, mas também um treino para a nossa mente para estarmos atentos ao pormenores de tudo o que estamos a ler ou à nossa volta (avisa-me se estiver enganada).
    Como sempre, deve ser um excelente livro que apresentas :)
    Beijos
    -F

    ResponderEliminar
  26. Olá muito bem vinda :)

    É um dos objetivos é deixar os seguidores com vontade de ler o livro e o que comentas é bem verdade, um verdadeiro desafio para a nossa mente, espero que o cosigas arranjar e ler.

    O livro é de facto muito bom e olha que nem sempre gosto do que leio, ja li livros bem inferiores a este :)

    Volta sempre e obrigado pelo comentário ;)

    Bjs e muitas leituras, nem que sejam secretas :D

    ResponderEliminar
  27. Este é um livro absolutamente brilhante.
    Dificil?
    Dificil é o " Ulysses" do Joyce, o clássico da literatura que toda a gente refere mas ninguem leu, dificil é ler Saramago, dificil é perceber o sucesso de patacoadas como "As 50 sombras de Gray", dificil é "engolir" as péssimas "obras" de fantasia que insistentemente publicam por cá como se de grandes clássicos se tratasse, dificil é perceber porque desapareceu a FC do Universo Luso Perceptivel.

    Li o "Neuromante" no distante seculo passado , quando este saiu, resultado da ousadia do Barreiros, e sendo um miudo nessa altura, uma "revolução mental" ocorreu, com os danos colaterais evidentes e inevitáveis.

    Irónicamente, não me apetece recuperar desses danos: temo acabar os meus dias recolhido nas catacumbas de alguma editora falida a ler as aventuras urbanas da Mercy Simpson, a envolver-me "pescoço fora" com a Sookie, ou a procurar afanosamente como um zombie as obras completas da Nora Roberts.

    O "neuromante" é um daqueles livros raros que marcam uma era antes que essa era ocorra.
    Hoje em dia nada do que leiam ali vos será desconhecido (apenas estranho ) , pelo que poderão pensar que o livro está datado.
    Os grandes livros nunca estão datados.

    Pode provocar-voa algum desconforto a leitura de um livro com uma linguagem marcadamente "tecnológica", mas é aqui que reside a beleza deste romance, e o seu caracter inovador.
    Arrisquem uma leitura diferente e provocadora.

    Ainda existe um outro romance do Gibson publicado por cá, para aqueles que insistam viver em pecado, o "Idoru".

    Mas há mais, dentro do genero e de outros autores que merece ser lido, mas fica para outra oportunidade.

    Nota aparte: já está nas livrarias "O Homem Verde" de Kingsley Amis: uma "ghost storie" mais ou menos clássica, escrita por quem sabe, e que pode trazer/vos um ou outro arrepio neste este verão que... não arranca...


    ubik


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva :)

      Pena não terem publicado a continuação, pois este é o inicio de uma serie, segundo penso e o Idoru é o 2 livro de uma outra serie, mas provavelmente dá para ler de forma independente.

      Aqui está mais um livro que embora dificil li devido a ti ;)

      A ver se encontro esse Homem Verde :D

      Abraço

      Eliminar
  28. Acho que já ouvi falar deste livro mas não conhecia nem a sinopse nem a sua importância na Literatura. Mas fiquei bastante interessado, apesar da complexidade que mencionas, até porque a temática é do meu agrado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Já deves ter percebido que estamos na presença de um excelente livro, nada como experimentares ;)

      Espero que gostes :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  29. Deixaste-me de novo curiosa tenho que ver se acho espaço na minha lista para le-lo... Noutro assunto tenho que agradecer todo o apoio que me deste até hoje espero chegar aos seus calcanhares até lá se houver algo que poderei fazer avise...
    http://redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia,

      Arranja sim é um livro muita qualidade, algo inegável ;)

      Ora essa o que estás a dizer é pura e simplesmente convivio entre bloguers, nada a agradecer :D

      Trata-me por tu :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  30. Deixem em paz as patetices de Fantasia tipo Sanderson e Marillier e Bishop, e Brooks, e Feist, e oiçam as sábias palavras do UBIK. Enfim, leiam o Gibson. E depois dele leiam o Bruce Sterling, a Pat Cadigan, o Chsrles Stross e todos os outros que ajudaram a criar o já defunto movimento Ciberpunk. Conheces o FORTUNATE FALL, Ubik? Genial a história da baleia gay ciborg que se apaixona pela jornalista no ciberespaço.

    ResponderEliminar
  31. http://www.amazon.co.uk/The-Fortunate-Fall-Raphael-Carter/dp/031286034X%3FSubscriptionId%3D0ACM1RC83GP83JK10M02%26tag%3Dauthordatabase%26linkCode%3Dxm2%26camp%3D2025%26creative%3D165953%26creativeASIN%3D031286034X

    ResponderEliminar
  32. Barreiros,o Womack está na minha lista há algum tempo. Espero lá chegar um destes dias. "Tanta coisa para ler, tão pouco tempo!"...

    O "Dr. Adder" do Jeter é mais um daqueles primeiros livros geniais, impossivel de classificar, e de esquecer.
    Negro q. b., perverso, chega a bater o Dick por k.o. técnico.
    Que pena não existir tradução para português. ( A haver tradutor, claro, pois de editor estamos falados.....).

    Vou "aproveitar" a tua recomendação do "Fortunate Fall".

    Para aqueles que não conhecem o movimento cyberpunk, apesar de tudo ainda existem obras publicadas em Portugal, para alêm do "Neuromante", e que merecem a vossa atenção. Algumas:

    "Reflexos do futuro" , nº 376 da Argonauta ( estão aqui os grandes autores deste movimento, org. de Bruce Sterling)

    "Metrofago" de Richard Kadrey, nº 392 e 393 da Argonauta ( O Barreiros escreveu uma optima critica deste livro, no "Publico" e até conseguiu "redimir" por momentos o Eduardo Saló, tradutor!..)

    "Os Vigilantes do Imaginário" de Pat Cadigan, Argonauta nº 551 e 552 ( espero não se percam com a tradução ..)

    "Samurai: Nome de Código" ( Snow Crash) de NeaL Stephenson, col. Viajantes no Tempo

    "Schismatrix", de Bruce Sterling, col. Viajantes no Tempo

    "A Guerra da Evolução" de Neal Asher, tradução do Barreiros, col. Viajantes no Tempo

    "Andando Vem a Cidade" de John Shirley, Caminho

    "Software" de Rudy Rucker, Caminho

    E "cá por casa" que não desmerece, e em muitos momentos iguala e até supera os grandes autores deste movimento, grande parte da obra do João Barreiros,que merece ser lido, descoberto, e "acarinhado" pelos leitores luso distraidos.

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva,

      No que poder vou seguir sem duvida as vossas sugestões, alias até tenho feito e a ver se leio os livros do Barreiros que os tenho aqui para ler....ainda :D

      Seja como for fico contente por ter dado a conhecer este livro, espero que mais pessoas o leiam e claro o divulgem :)

      Abraços

      Eliminar
  33. Ai ai Fiacha....:D
    A lista não para de crescer!!
    Sem conhecer o livro (por enquanto), concordo em absoluto com o João Barreiros, pois é evoluindo nas leituras que fazemos que vamos crescendo em gostos literários e como pessoas. Nada tenho contra o que cada um lê, nem com o gosto de cada um, mas temos de arriscar e procurar algo diferente, algo que puxe por nós e pela nossa mente, pode ser este livro ou qualquer um outro que se adapte ao nosso interesse ou ao nosso gosto, mas que nos dê luta e que puxe por nós.
    Nem todos os conselhos que o João Barreiros dá (excelentes) eu penso que se adaptem a mim e aos meus gostos, mas de entre eles escolho aqueles que me seduzem mais e que puxem mais por mim enquanto ser existente neste vasto mundo, e tenho lido coisas espantosas :D.
    Não fujam de um livro só porque é dificil, por favor... pode não ser o momento certo agora, mas leiam-no assim que for possível, e descobrirão os mundos extraordinários que andam por aí.
    Quanto a este livro, pois parece-me bastante interessante, e espero lê-lo...
    Barreiros o conto também se chama Johnny Mnemonic? fiquei curiosa e um conto lê-se no meio dos outros livros :D
    Gostei bastante do teu comentário Fiacha e obrigada por mais uma partilha que me parece muito boa :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Sem duvida, já li vários livros bem interessantes graças à recomendação de malta amiga, este até tive a sorte de me ter sido oferecido, acho que vais gostar deste livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  34. Correcto, Caminhante. O nome Johnny Mnemonic é o mesmo. Está incluído na colectânea Burning Chrome.

    ResponderEliminar
  35. O "Software" do Rudy Rucker faz parte de uma tretalogia. Não tenho a certeza se a Caminho conseguiu publicar o segundo volume, antes do descalabro g

    ResponderEliminar
  36. ...final...E tinha-me esquecido do Paul di Filippo, shame on me. Tem uma extraordinária colectãnea de contos chamada "Ribofunk".

    ResponderEliminar
  37. ...que será a versão "orgânica" do movimento ciberpunk. Já agora deixem-se de mariquices e leiam TUDO o que o Filippo escreveu. São contos, na quase totalidade, o que pode provocar um certo incómodo aos enjoadinhos ( hint, Fiacha, hint) que não gostam de comprar livros de contos...tristes deles, que não sabem o que perdem...

    ResponderEliminar
  38. ...hum, subscrevo integralmente. O Filippo é uma espécie de sumula daquilo que a melhor FC produz. Está lá tudo: imaginação, ideias,inteligência, e uma escrita deliciosamente ironica.

    ubik

    ResponderEliminar
  39. Está publicado por cá o Filippo ? Se tiver então fica registado, pode demorar o seu tempo, mas acabarei por ler :D

    lol Barreiros tenho aqui um livro de contos teu, alias não há muito tempo li e adorei a Pulp Ficion portuguesa organizada pelo LFS

    ResponderEliminar
  40. infelizmente, não está publicado cá, amigo Fiacha. Acho que ainda esteve nas cogitações da Livros D´Areia, mas ficou-se pelo limbo. Tal como a editora.

    Eu tenho as colectaneas "Ribofunk"e "Paginas Perdidas" na edição espanhola, que adquiri a preço de ultrasaldo (parece que nuestros hermanos, embora um bocadinho à nossa frente no que em traduções diz respeito, sofrem do mesmo problema que nós relativamente à FC, corrijo, a alguma FC).

    Ambos são livros de contos ( novelas, no caso do "Ribofunk" ) maravilhosos e memoráveis.

    ubik

    ResponderEliminar
  41. Eu ainda cheguei a traduzir "A year in the linear city" do Filippo. Mas...shit happens...

    ResponderEliminar
  42. Barreiros,

    que perda e que desperdicio de talentos.Para que editora? Entrou em insolvência ou "simplesmente" desistiu do autor, e do pagamento ao tradutor?...

    Caminhante, se o quiseres ler em espanhol, no problema.

    ubik


    ResponderEliminar
  43. Era para os livros de Areia. Traduzi tudo e fiquei a arder com o cacau. É a realidade tuga no seu melhor.

    ResponderEliminar
  44. Pois.
    Da Livros de Areia tenho o teu " Disney no Céu entre os Dumbos", uma das tuas melhores novelas (na minha modesta opinião), autografado.

    Aqui está o exemplo de um projecto editorial destinado a um final "seguro".

    Existe como que um processo autofágico em editores "oriundos" (leia-se, apreciadores) da literatura fantástica, e que no seu "pudor" ( ou temor, ou descrença) em assumirem um projecto editorial eminentemente virado para esse tipo de literatura ( e nota-se à saciedade o quanto aqueles que tecem loas à lieratura fantástica a acabam por liquidar, neste país) , criam uma espécie de hibrido que não fideliza nem um tipo de leitor nem o outro, nem cria estratégias crediveis e mobilizadoras ( até as de marketing ), e por isso se tornam em projectos que se intui à distância irão soçobrar.

    A livros de Areia é (foi) um desses casos.

    Ou então que alguem me explique o porquê de não publicarem o Filippo ( como exemplo, mas podia ser outro autor), e pretenderem editar uma trilogia do Eduardo Galeano ( A Memória do Fogo, e de que saiu apenas o 1º volume, e presumo, unico e ultimo).

    E agora vou ser cinico: é que não existem leitores nem para o Galeano nem para o Filippo, por isso porquê optar por uma trilogia? Porque tinha vendido alguma coisa o anterior livro do Galeano publicado pela Livros de Areia porque discorria pelo tema do futebol, tema tão caro aos portugueses?

    Não sei. Uma coisa eu sei: a literatura fantástica nunca venderá muito neste país, mas bem explorado, há um "nichinho" de mercado para ela.

    Haja alguem que aposte na qualidade, e esteja preparado para um grande desafio ( e algumas perdas)com cabeça, com muita cabeça ( o tronco e os membros virão mais tarde!), e que não sonhe com uma viagem à Tailândia no primeiro ano...se quiser saber o que fazem as dançarinas tailandesas com as famosas "bolas", fiquem em casa e leiam o..."koko" do peter straub..ehehe

    Nota: isto não pretende ser uma critica às opções editoriais de toda esta malta, mas tão só uma constatação.

    Lamento as tuas perdas Barreiros ( não foi so esta pelo que percebi), mas até penso que se publicassem a tua tradução do " a year in the linear city" sem te pagarem um tostão, não seria tão ofensivo...e frustrante.

    Ubik

    ResponderEliminar
  45. Tab não me pagaram um tusto pelo "Disney..."...hihi...

    ResponderEliminar
  46. Nem imaginam as histórias sinistras por detrás destes tristes eventos.

    ResponderEliminar
  47. O Tio nunca pensou em vender essas traduções aqui à malta? É que apesar de tudo ainda existem muitos leitores que ou preferem ler em português (em vez do inglês) ou só sabem ler em português e claro que sempre era a pessoas que apreciam (poucos mas bons ou só com falta de marketing)

    Pense lá nisso e não deixe essas traduções apanhar mais pó ;)

    ResponderEliminar
  48. lol

    Por acaso acho a ideia do Marco interessante, não digo vender, mas disponibilizar aqui aos amigos eheheh

    "Nem imaginam as histórias sinistras por detrás destes tristes eventos."

    Queremos saber mais pormenores, não digo tudo mas mais coisas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também gostava de ouvir essas histórias sinistras...

      Eliminar
  49. Não posso dizer nada, porque isso lesaria a integridade dos implicados. Quanto a disponibilizar traduções, isso poderia gerar problemas na questão de direitos de autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, mas tenho pena, em especial por todos aqueles que não podem ler em inglês como o Fiacha.

      Resta então o prémio de "consolação": as histórias sinitras das aventuras e desventuras do Tio Barreiros nos bastidores das edição!!!

      Eliminar
    2. lol

      Estava a brincar, obviamente e sim essa histórias é para serem partilhadas :)

      Eliminar
  50. Hmmmmm... bastante interessante. Tudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar