terça-feira, 26 de agosto de 2014

Camuflagem de Joe Haldeman


Sinopse:

O artefacto estava a mais de 10 km abaixo do nível do mar. Ao tentar salvar um submarino, a Marinha tinha-o descoberto. E agora, vários cientistas de todo o mundo tentam alcançá-lo. Mais denso que qualquer outra substância conhecida do homem, ninguém consegue movê-lo. O governo chama então o biólogo marinho, Russell Sutton. Entretanto, duas criaturas marinhas vaguearam pela Terra por várias gerações. Agora, o artefacto chama por eles... mas o Camaleão decide que só há espaço para um na terra.

Opinião:

Mais um escritor que me foi recomendado. Um livro que me foi oferecido e não percebo muito bem o porquê de só agora o ter lido, mais uma pérola que a FC tem para oferecer, excelente.

Um estilo de FC que me agradou imenso, pois tem um enredo muito bem desenvolvido e intenso. Pode dizer-se que temos uma mistura de Terror com FC e onde os factos nos são descritos com muito rigor (não apresenta inconsistências como por vezes aparecem neste tipo de livros) e bastante criatividade.

E o mistério é logo dado desde o início, pois como é referido há um artefacto que é descoberto sendo que uma legião de cientistas tenta saber do que se trata e tudo o que isso implica. Muitas são as questões interessantes apresentadas e que nos levam a reflectir. Estaremos mesmo na presença de uma nave espacial?

Por outro lado vamos acompanhando a história de duas fantásticas personagens, Mutante e Camaleão, dois seres do outro mundo, com capacidades de mudarem de acordo com o ambiente, que são muito inteligentes e claro esquivos. Será que ambos sabem da existência de cada um?

Um livro fantástico, personagens marcantes, um enredo muito bem desenvolvido com uma escrita fluída e que demonstra um escritor culto, mais do que recomendado.

Seguramente que para a próxima feira do livro de Lisboa irei adquirir mais livros deste escritor e pelo que me recordo até estavam com preços muito acessíveis.

Sério candidato a livro do ano :)

77 comentários:

  1. Olá Corvo

    Já li a grande obra prima do Joe Haldeman: "A Guerra Eterna" e adorei é um grande autor e este livro também parece bom. A ver se o encontro porque se não... ;)

    E com este deste lustro ao Ego do Tio Barreiros :D

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Dragão,

      Por acaso o nosso tio, fartou-se de me recomendar esse livro, já sei a quem pedir emprestado e já agora a ver se comentas no teu blog para ainda me deixares mais curioso :D

      Este livro é bom, pura FC e da "dura", tal como gostas tenho a certeza e claro quando quiseres é só dizer ;)

      Tem-me abrido os olhos para muita coisa boa, mas a leitura deste livro devo agradecer ao amigo Ubik, mais uma vez ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá!
    Ainda não tinha ouvido falar desse, mas vou pesquisar mais, que parece bom.
    Beijinhos e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois D. Santos,

      Acho que fazes muito bem, um livro bom a todos os níveis, enredo, personagens e com uma escrita de alguem que o sabe fazer sem duvida, quero mesmo ler mais livros do escritor, para o ano na feira do livro não falha ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Fiquei curioso. Tenho mesmo de começar apostar mais em FC. Parece que ainda andam valentes pérolas no mercado português.
    E por tua causa a lista esta sempre aumentar. :D

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo,

      Já sabes o que penso em relação a muitos livros de FC e até já fizemos várias mensagens de divulgação do genero, alias o Marco fez um excelente trabalho sem duvida e penso até que já tens ai contigo alguns muito bons, como o Brasil, A Oeste do Eden e o Duna certo ?

      Seja como for a ideia que tenho é que tens A Guerra Eterna deste escritor, livro muito recomendado pelo especialista Barreiros ;)

      Fico contente, sinal que levas em consideração os meus comentarios, espero não te desiludir nunca, mas tenho a certeza que vais gostar de muita coisa que tens por ler ;)

      Abraço e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Olá amigo.
    A sinopse deste livro é fraquinha e confusa. Não fosse o teu comentário era mais um livro que dizia, nem de graça. Lol
    Mas gostei do teu comentário e acho que vou gostar deste livro. Já tenho Guerra Eterna na minha lista vou acrescentar este também.
    Obrigada pela partilha.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah esqueci-me de referir, o não te esqueceres da amiga quanto encontrares pérolas a excelentes preços. Rsrs

      Eliminar
    2. Olá Fiacha,
      parece ser uma boa leitura, já apontei o nome,

      ty
      bjos

      Eliminar
    3. Ois amiga Lince :D

      Não te deixes enganar pela sinopse, mas por acaso a mim ate me cativou, já imaginaste ser mesmo assim ? Nunca colocaste como hipotese existir vida noutros planetas ? Agora já não tanto, mas quando era miudo pensava muito nisso ihihi e garanto-te este livro é mesmo bom, vai por mim ;)

      Ai toda a gente tem o Guerra Eterna menos eu, mau tenho mesmo que ler esse livro que é muito elogiado :)

      Já sabes que comigo podes contar, alias até te posso oferecer bons livros de FC da Coleção Argonauta, fica para quando vieres a Portugal :D

      Bjs e obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
    4. Ois Bryseyas,

      Vais adorar tenho a certeza, depois dizes-me ;)

      Bjs

      Eliminar
    5. And here we go again, Luisa Bernardino!

      Eliminar
  5. Fiacha, vou deixar de ler os teus posts :P que mania de pôr achas na fogueira, e agora...mais um para a minha Whislist :P
    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Milus dos Reis :D

    ahahaha sempre bem disposta e com um humor fantástico, sei que estes livros são o teu genero favorito, é caso para dizer que estes livros mais antigos são muito, mas muito superiores ao que atualmente se publica e bem mais em conta, tenho dito ;)

    Bjs amiga e obrigado pela visita :D

    ResponderEliminar
  7. Este livro do Haldeman é uma homenagem explicita a outro "clássico" do passado profundo, "Agulha" do Hsl Clement, publicado em português nos anos sessenta pela Ulisseia. O bom UBik explicará porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva tio,

      Por acaso agora fiquei curioso, a ver se o bom do Ubik aparece.

      Se há alguem que pode ajudar a divulgar este escritor são voçes, já agora que livros do escritor recomendas, alem da Guerra Eterna por ti traduzida ?

      Estes foram os livros recomendados pelo amigo Luiz no FB:

      "Paz Sempre" (livro premiado com o Hugo e o Nébula), O Velho Século XX e A Máquina do Tempo Acidental"

      Mais algum ?

      Isto sim FC com qualidade, pena não conseguir transmitir devidamente o valor do livro :(

      Abraço

      Eliminar
    2. caro fiacha,
      tardou mas parece que valeu a pena..:):) eu sabia que este livro estava nas tuas mãos.

      Ainda bem que apreciaste, e fundamentalmente foste à descoberta da sua leitura.
      É um bom livro de um escritor que representa a grande ficção cientifica naquilo que este género literário tem de mais "clássico", um escritor que tem (curiosamente) mais obras publicadas em português, a descobrir.

      E sim, é uma homenagem bastante explicita ao "needle" do hal clement, que não sabia tinha sido publicado em português pela Ulisseia ( Barreiros, és insubstituivel na tua sabedoria, meu caro!!).

      Para quem não conhece o Haldeman posso acrescentar que aquilo que torna os seus romances do "futuro" tão interessantes e fáceis de ler, é a forma como este autor recorre a factos preponderantes da história do homem e os enquadra numa perspectiva "cósmica" e de percurso civilizacional.

      Escreve como que uma "espécie" de romance histórico em ambiente de FC, focado sempre no Homem.

      Com a virtude de ter uma escrita simples, logo muito fácil de ler. (Simples, mas não simplista).

      Procurem outras aventuras, e não percam de modo algum a leitura de " a guerra eterna" deste autor, com a tradução do João Barreiros.

      Ubik

      Eliminar
    3. Viva Ubik,

      Pois foi por me chamares a atenção que fui verificar melhor e o descobri, ainda estive com o JEM para começar mas optei pelo Valerio Evangelisti como leitura atual ;)

      Quanto a este livro sem duvida um livro muito bom, tenho mesmo pena de não conseguir transmitir tudo o que de bom tem para oferecer, mas é um livro de FC mesmo como eu gosto sem duvida ;)

      na feira do livro vou comprar e claro quero ver se consigo A Guerra Eterna mais a mais traduzido pelo nosso amigo Barreiros :)

      Abraço ;)

      Eliminar
    4. O Evsngelisti é completamente marado. Numa convenção espanhola de FC, fotografei-o mais uma miuda francesa que tb escrevia Fantasia. DEpois levantei-me para ir pedir um sutógrafo ao Christopher Priest. Deixei a máquina em cima da mesa. Quando voltei...bom só descobri isso mais tarde, o sacana tinha-me apagado todas as fotografias onde rle aparecia. Como um tipo é um bocado morcão, dispenso bem a sua ausência. Mas tive pena de ficar sem as da francesa.

      Eliminar
    5. Olha que ricas histórias tinhas aqui para contar lol, bem estou a ver que estou a ler um escritor cá com um feitio vai lá vai, mas atá estou a gostar.

      E por acaso estive para pegar no Priest mas lá me decidi por este.

      E que pensas sobre este escritor Barreiros ? O que pensas sobre o seu trabalho, que livros recomendas e por ai fora.

      São voçes que mais nos podem auxiliar com este grande escritor ;)

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!!

    Sinceramente, desta vez não fiquei muito entusiasmada para ler, apesar da tua boa opinião. No entanto como as opiniões são positivas, fica de baixo de olho.

    Quem sabe um dia encontre numa feira e até compre para ler noutra altura.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia a pirata :D

      Não deixes de ficar com o livro debaixo de olho olha que é mesmo bom, vai por mim, tenho pena de não conseguir transmitir tudo o que o livro tem de bom, se especifico mais o comentário torna-se grande e acredito que a malta não o leia todo, dai colocar o comentário mais curto, mas que não haja duvidas um dos melhores livros que li este ano ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Saudações nortenhas!

    Ai, mais um para a lista (até porque gostei muito dos "A Guerra Eterna")... e eu que ainda ando a ler livros que comprei em Março....
    Maldição para os Senhores Corvo, Barreirros, das Luvas e suas recomendações! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Stark,

      ahaha, só te recomendamos coisas boas ihih...tenho mesmo que ler A Guerra Eterna bolas ainda sou alvo de alguma maldição :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  10. Wow, sério candidato a livro do ano? Estou a ver que gostaste mesmo muito! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Gostei sim senhor, um livro diferente, bem escrito e que recomendo sem reservas, assim sim vale a pena investir o nosso dinheirinho :D

      Abraço e boas leturas

      Eliminar
  11. Olá Fiacha!
    Nunca li FC, costumo-me manter pelos romances porém, meio que deu um pouco de vontade de ler este livro!
    r: Antes de mais, muito obrigada :) fico muito feliz por teres gostado. Por acaso já pensei em comentar os livros que li no meu blog e o facto de teres sugerido ainda me deu mais vontade.
    Vou seguir o teu blog que adoro descobrir novos livros para ler.

    ResponderEliminar
  12. Olá A.C.,

    Bem vinda antes demais, espero que te divirtas por estes lados :D

    Se poderes lê este livro que é sem duvida muito bom, vais ver que vale a pena variar um pouco as nossas leituras ;)

    Acho que fazes muito bem, lá estarei para acompanhar :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Obrigada e vou ver se encontro este livro pelas livrarias daqui ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Oi A.C.

      Não deve ser fácil, mas nada como tentar...se calhar via Biblioteca fica mais em conta :D...mas fazes bem ;)

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    Fiquei deveras curiosa, e já estive a ver que existe na biblioteca, mais um a acrescentar à extensa lista.
    Mais um autor e um livro que não conhecia, cada vez gosto mais de passar por aqui.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Ai fico contente que tenhas gosto por cá passar, só me motiva :D

      Se leres o nome do escritor ou mesmo deste livro, lê que vale bem a pena, eu não vou descansar enquanto não arranjar mais livros dele ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Obrigada e já agora gosto muito do teu blog pelo facto de comentares livros o que me leva a conhece-los melhores e a perceber quais são os meus indicados apesar de gostar de tudo um pouco.. Tanto passo de um romance para um policial eheh

    ResponderEliminar
  15. Olá caterine cate,

    Bem vinda a este cantinho e fico contente que gostes do blog, sim alem do bom convivio com os seguidores o blog fala sobre livros e é sempre bom partilharmos as nossas leituras com os nossos amigos.

    Fazes muito bem, devemos ler de tudo um pouco eu infelizmente ando muito centrato em livros de fantasia, FC e romance histórico, mas o importante disto tudo é lermos um bom livro seja ele qual o genero for, este é muito bom se tiveres oportunidad lê que vale a pena ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  16. Em tempos idos convidei o Hsldeman para vir a Cascais, numa altura em que ninguém sinda o tinha traduzido. Estava a fazer figas para que a EA se entusiasmasse com os livros dele. E foi isso que aconteceu. Almocei com ele e com a mulher num restaurante do Guincho. O Haldeman estava mais para lá do que para cá. Na semana que passou em Cascais, duvido que estivesse sóbrio um único dia. Era a mulher ( um amor de pessoa) que lhe sustentava as crises. Só lamento não ter conseguido convencê-lo a comer bacalhau. Não quis mesmo. Pensava que nós o comíamos "salgado". Enfim. Adorei o almoço. Cortámos na casaca de todos os outros escritores, que ele conhecia pessoalmente. Falou-me da morte trágica do Walter Miller e do livro que deixou a meio. A dada altura perguntei-lhe porque é que ele tinha escrito tie-ins da treta do Star Trek. E ele respondeu, brrr..."For the money, my boy!". Vim a perceber que lá fora, tal como aqui, um autor ganha mais dinheiro a escrever "encomendas" do que bons livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem pelo que percebo tiveste um papel determinante na publicação dos seus livros por cá, só isso já deve ser elogiado, mas ter a possibilidade de com ele conviver dessa forma, não é para todos sem duvida e faço ideia como deves recordar com nostalgia esses momentos ;)...Mas gostava de pinga é isso ?

      Só li um livro do homem e fiquei admirador, tenho mesmo que ler mais livros dele ;)

      Eliminar
    2. O bom do Haldeman nunca disse que não a um copito de wisky. Nunca se afastou do Bar da Simetria mais de 100 metros, hihi...

      Eliminar
    3. Ui vai lá vai, a tua sorte é que não bebes caso contrario ainda te perdias, digo eu ihihi...mas não é parvo não senhor :D

      Eliminar
  17. Quanto ao Evangelistti os livros do Inquisidor são giros, mas a trilogia do Nostradamus são um bocadinho secantes.

    ResponderEliminar
  18. Mas teres abandonado o JEM do pohl para leres o Evangelistti...

    ResponderEliminar
  19. Caro Fiacha, quando leres o JEM vais ficar de cara à banda, olá se vais. Correcto, Ubik?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu caro Barreiros,

      O "JEM" é ...brutal ( utilizando esta linguagem mais..."moderna"...ehehe).

      E o Pohl é (era, faleceu o ano passado) um notável escritor.

      Há tanta coisa boa para ler deste autor, desde os clássicos "mercadores do espaço" até à sua serie "heechee".

      Quanto ao Evangelisti, é italiano e basta,como tal só podia ser marado ou..excessivo, para ser simpatico..espero que a miuda francesa que escrevia fantasia não se tenha deixado "enredar"..ehehe...sob o risco de agora escrever apenas thrillers psicológicos frustacionais de mau gosto envolvendo fotos desaparecidas em convenções de FC, mas eventualmente de grande sucesso na sicilia, em alcabideche ou na reboleira ...

      Essa do Haldeman adorar um "copito a mais para o caminho" é deliciosa na boa tradição dos grandes escritores...

      Ah, e leiam o JEM. É uma pérola.

      Se não encontrarem...é só dizer!..

      ubik


      Eliminar
  20. Por acaso até andei a procupar uma sinopse do livro do Pohl (tenho mais livros dele da Argonauta penso) e não encontrei o livro é antigo e nem tem sinopse, mas está cá para ser lido sem duvida ;)

    E é bom variar um pouco Barreiros o que estou a ler até é interessante, mais como romance historico com igreija e seitas à mistura mas até se lê bem ;)

    ResponderEliminar
  21. O Evangelisti é um autor muito interessante embora não deslumbrante, e que vale a pena ler.

    Ubik

    ResponderEliminar
  22. O Pohl é de outra cepa, é verdade.

    Utilizando a predilecção viniológica do Haldeman, trata-se de vinhas velhas, as quais não dando seguramente bons uisques, "Dão" concerteza melhores vinhos!

    Para bom apreciador...

    ubik

    ResponderEliminar
  23. Bem estou a ver que tenho de ler este livro muito em breve, do Pohl ;)

    ResponderEliminar
  24. "Sério candidato a livro do ano"... a sério? Parece-me ser então uma óptima opção para me iniciar a sério em FC :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Sem duvida, já é mais que tempo ihihi...Mas tendo parceria com a SDE, que tal tentares o Duna do Frank Herbert ? ;)

      Bjs

      Eliminar
  25. Olá amigo Fiacha!

    Pelos vistos este é um dos melhores do ano =)
    A sinopse e a tua opinião levam-me a dizer que é, de facto, um enredo muito bom e bem interessante, cheio de ação e intensidade (adjetivos que me fazem sempre gostar dos livros).
    Gostei do que li e talvez o leia! Excelente comentário, onde referes tudo o que mais te marcou no livro, sem deixar spoilers =P

    Também sabe bem ler este tipo de histórias.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Pode não vir a ser o melhor do ano, ainda falta um pouco, mas que é um serio candidato isso sem duvida e tenho a certeza que irias gostar do livro, a FC no seu melhor, escrito com muita qualidade, vai por mim ;)

      Experimenta ver se a Biblioteca tem :)

      Bjs e boas leturas

      Eliminar
  26. Ubik, lembrei-me agora do nome da francesa: Rachel Tanner.
    Aqui está o link para os livros dela:

    http://www.noosfere.com/icarus/livres/auteur.asp?numauteur=-50471

    ResponderEliminar
  27. E se quiserem investigar os livros do Evangelisti, aqui vai o link para as traduções em francês:

    http://www.noosfere.com/icarus/livres/auteur.asp?numauteur=1089

    ResponderEliminar
  28. Olá Fiacha,
    parece mesmo ser um bom livro, fiquei curiosa, vou ver se por aqui no Brasil tem esse livro, pois gostaria de lê-lo. Parabéns pela opinião! :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda :)

      Espero que tenham sim, vale bem a pena ;)

      Obrigado :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  29. r: Precisamos sim que somos só meninas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Rita bem vinda :D

      Contem comigo então e não esquecer levar livros e este era uma excelente escolha eheheh

      Bjs :D

      Eliminar
  30. Este género, é dos meus preferidos, contudo não conhecia o autor, nem o livro. A história interessou-me bastante ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel bem vinda :)

      Ainda bem que gostas de livros de FC, eu estou numa de descobrir universos novos e sem duvida que tenho tido agradáveis surpresas. Apost neste livro que é bom sem duvida :)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  31. Para saberem mais sobre o Haldeman, consultem:

    http://www.sf-encyclopedia.com/entry/haldeman_joe

    ResponderEliminar
  32. E aqui estão os livrinhos:

    http://m.wook.pt/home/index/?restricts=8066&facetcode=temas&palavra=joe%20haldeman

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Barreiros tenho mesmo que ver para saber quais escolher na feira do livro :)

      Eliminar
  33. Acho que é realmente um justa homenagem. Nunca me faltaram com nada do que sempre precisei, até chegaram a passar horas comigo no hospital ihih

    ResponderEliminar
  34. r: Por norma respondo sempre nos blogs de quem me comenta, mas obrigada pela sugestão :)

    ResponderEliminar
  35. Boas Fiacha,

    Parece interessante, uma leitura a ponderar para aprofundar o meu fraco conhecimento de literatura de FC :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Já é mais que tempo de dares oportunidade à FC que tal como os outros generos tem sem duvida muitos bons livros, como menos bons claro :D

      É graças a recomendação de muita malta que tenho tipo oportunidade de ler estes universos fantásticos, tens aqui um bom livro sem duvida ;)

      Abraço

      Eliminar
  36. Olá :)
    Voltadinha de férias tinha de cá voltar :). Gostei muito de ler a opinião e fiquei com uma certa vontade de ler um livro deste senhor :)
    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rossana,

      Espero que tenhas tido umas boas férias :)

      Acho que irias gostar, quando um livro é bom é bom seja em que genero for :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  37. Olá Fiacha
    Mais um para a minha lista.... :) Vou querer ler sem dúvida, o teu comentário bem como os comentários anteriores deixaram-me bem curiosa sobre o autor e sobre este livro.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Bem vinda ao ativo eheheh, espero que tenha corrido tudo bem :D

      Um livro que vais gostar, seguramente ;)

      Bjs

      Eliminar
  38. Ah, deixa-me dizer que gosto bastante da foto do blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, por acaso vi a imagem gostei e pronto aqui está ela :D

      Eliminar
  39. Gostei muito do blog!
    Gosta bastante de ler e aqui estou a conhecer novos livros que me parecem muito interessantes.

    ResponderEliminar
  40. Olá Tulipa,

    Fico contente que tenhas gostado (podes tratar-me por tu eheheh) e espero que apareças mais vezes :)

    Quanto ao livro é muito bom, gostei bastante :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  41. Olá! Hummmm.... um novo livro com mais um enredo interessante.
    Na verdade, não sei, mas bem, tenho de confessar a capa não me cativa muito e não percebo porquê.
    Agora mudando de tema de conversa, gosto da apresentação do teu blog aliás a tua foto está bem gira aparentas mesmo estar bem relaxado na praia e tal que inveja que eu tenho porque este ano não fui há praia :-(
    Beijos e Boas Leituras.

    ResponderEliminar
  42. Olá Joana,

    Ai o que seria do corvo sem ir um ano à praia, ficava doido, mais do que já sou eheheh, ainda bem que gostaste da imagem do blog :D

    Não te deixes enganar, este é sem duvida um livro extraordínário, nao deixes passar ao lado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar