sábado, 7 de junho de 2014

O Império Final, volume 1 da Saga Nascida nas Brumas de Brandon Sanderson



Sinopse:

Primeiro volume de uma nova série de um dos autores que mais sucesso teve nos últimos anos na fantasia.


Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomancia – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais.

Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…

Opinião:


Mais um livro que me surpreendeu pela positiva e sério candidato a livro do ano, pelo menos a melhor descoberta de escritor a nível de literatura fantástica. Não são muitos os casos em que o início de uma saga / trilogia seja tão forte e marcante. Recordo-me apenas de alguns exemplos como A Guerra dos Tronos de George Martin, As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch ou mesmo Duna de Frank Herbert. Brandon Sanderson não foge à regra, apresentando um livro muito bom.

 É verdade que não exibe um universo muito diferente do que é habitual na fantasia, mas este escritor, sem dúvida, que sabe montar um enredo muito consistente, excelentemente preparado e muito bem desenvolvido, deixando-nos logo de início completamente viciados na sua leitura. Gostei da forma como nos transmite uma quantidade enorme de informação sobre várias vertentes do enredo, sem nunca ser descritivo, seguramente que não é fácil e Sanderson fê-lo com mestria.

A base do enredo até é simples e algo diferente do habitual. No passado houve uma profecia, na qual surgiu um herói, com uma herança misteriosa, que salvaria o mundo mas que falhou, originando que todo o mal do Senhor Soberano ascendesse ao poder, conservando-o de forma tirana e que graças aos seus poderes consegue anular de forma implacável todas as tentativas de rebelião ao longo dos anos. É neste contexto que surge, então, Kelsier como referido na sinopse:

"Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…"

Outra das coisas de que gostei no livro foi a fantasia e a magia apresentada pelo escritor, A alomância, que consiste na capacidade de certas pessoas metabolizarem metais adquirindo certos poderes de acordo com o metal. Esta capacidade/magia encontra-se muito bem desenvolvida e torna-se numa mais valia em toda a obra.

Quanto às personagens, estas são muito cativantes. As duas principais, Kelsier e Vin, os narradores do livro, são, cada um à sua maneira, complexos e bem desenvolvidos. Mas as personagens secundárias são igualmente fascinantes, desde Dockson, Brisa, Ham, Marsh o misterioso e enigmático Sazed, um guardador de segredos e até mesmo o nobre Elen Venture, bem trabalhadas e que até ajudam e tiram, em parte, o foco dos protagonistas.

Há muito mais, sem dúvida, mas não quero estar aqui a descrever nada até para não fazer grandes spoilers, estamos no inicio da trilogia e apenas com este livro estou convencido, que entra direto para ser um dos meus escritores favoritos de fantasia e não só, a manter este nível então vai tornar-se um nome sério da literatura fantástica. Percebo agora porque foi o escolhido para acabar a saga A Roda do Tempo de Robert Jordan, sem dúvida que estamos na presença de um escritor muito talentoso.

A não perder, ansioso por continuar a ler mais sobre este magnifico universo.

91 comentários:

  1. Boas Fiacha, ainda bem que gostas-te, eu vou comprar o meu para a semana na Feira do Livro e só espero que a minha opinião seja a mesma que a tua :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Fazes muito bem pois a manter o nível apresentado estamos na presença de um dos melhores escritores de fantasia, tenho a certeza que vais gostar e já agora partilha a tua opinião, é sempre importante para que a malta indecisa se resolva, que gostes quer não lol

      À muito tempo que não lia pela noite dentro, quem diria :)

      Abraço e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Estou cada vez mais certo de que esta será uma excelente leitura! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo José,

      Vais gostar não é daqueles livros que nos fazem pensar muito, mas tem um universo muito bem construído, amizade, mistério, crueldade, intrigas vais ter muito por estar sempre em suspense ;)

      Muito curioso para ver a tua reacção,adorei mesmo ;)

      Abraço e depois diz o que achaste :)

      Eliminar
  3. Olá meu amigo,

    Bem parece um livro excelente. Cheio de aventuras e mistérios, magia.
    Como já tinha referido anteriormente espero bem que esta saga não siga o caminho de outras.
    Fiquei bastante curiosa e acho a capa um espectáculo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Angelina,

      Duvido é uma forte aposta da Editora tem muita qualidade, logo duvido que pelo menos a trilogia Mistborn não seja publicada na integra e acredito que o 2 volume não demore...e acho que até estiveram bem na divulgação, na compra de um podes oferecer um exemplar a um amigo, divulgação na Revista BANG!, acho que está a ter o destaque que merece :)

      Lê mal tenhas oportunidade, é muito bom mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Ok, sou suspeita para falar do Brandon Sanderson. Já li 13 trabalhos dele, entre livros, novelas e contos, e li O Império Final em inglês e há pouco tempo reli a edição da Leya Brasil. Ele é excelente. Ele apresenta uma visão diferente do que já estamos acostumados a ver na fantasia, mesmo que a premissa seja parecida com outras obras, e cria sistemas de mágicas ou sistemas de magia incríveis.

    Fico feliz que tenha gostado, Fiacha. Tenho que ler o restante da trilogia e o quarto livro (que faz parte de outra trilogia dentro da série Mistborn). Assim que eu terminar a série juvenil Alcatraz, tb do Brandon, voltarei a ler Mistborn e os demais trabalhos do Brandon, principalmente o livro The Way of Kings, que tenho lido bem devagar para não acabar rápido demais de tão bom que é.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Desde que vi que é um dos teus escritores favoritos fiquei logo com muita curiosidade em ler algo dele, alias comentei isso no teu blog e realmente até acho que tem um certo charme no que escreve, não há duvida que é um escritor muito talentoso e faço votos que faça muito sucesso por aqui porque depois deste livro, meu deus quero ler tudo o que for possível do escritor.

      Mas ainda não leste esta trilogia toda certo ? Pelo que percebo desse lado do Atlântico ainda só publicaram o primeiro volume desta trilogia, espero que tenha muito sucesso :)

      Tenho Elantris por ler mas em PDF, fiquei com muita vontade :)

      Esse livro he Way of Kings, é individual ou pertence a alguma trilogia ?

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
    2. Olá! Não, ainda não terminei a trilogia original Mistborn, vou continuar assim que eu terminar de ler a série Alcatraz.

      Elantris foi o primeiro livro que li do Brandon e é ótimo, mas Mistborn: O Império Final é muito melhor. Provavelmente por ter lido Mistborn primeiro, vc não se surpreenda tanto com Elantris, mas vale a leitura para conhecer mais do autor e ver o desenvolvimento dele como escritor.

      Sobre The Way of Kings, o livro é o primeiro de uma série projetada para ter dez livros. Calma! rsrs A série será lançada em dois ciclos com cinco livros cada um. O segundo livro, Words of Radiance, saiu em março deste ano. The Stormlight Archive é o nome da série e faz parte do universo Cosmere, do qual também fazem parte a série Mistborn e os livros Elantris e Warbreaker.

      Bjos!

      Eliminar
    3. Ok Cassi é caso para dizer que o homem é uma máquina a escrever, que o tio George faça uma formação com ele, ou às tantas ainda é ele a terminar as Crónicas do Gelo e do Fogo rsrsrs

      Valeu só espero que a malta aposte neste excelente escritor, gostei muito ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Confesso que este não é o meu género de leitura, mas fica a tua dica que, como sempre, é óptima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Stark,

      e se te dizer que é tão bom ou melhor (em certos aspetos) que o George Martin ?

      Caso queiras posso emprestar e penso que terias uma agradável surpresa ;)

      Bjs e boas leitura :D

      Eliminar
  6. Olá Fiacha

    Bem, isso é que foi ler. :D Gostei muito da opinião.
    Para a semana se tudo correr dentro do planeado já o começo a ler. Por favor SdE não faça divisões e que aposte em mais livros dele.

    "sério candidato a livro do ano"
    Se a SdE continuar como tem andado será sem duvida o livro do ano. :P

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra,

      Ui este é mesmo um livrinho ao nosso estilo e acredito que vais adorar sem duvida que foi uma excelente aposta da SDE e sabe bem ver um livro sem capitulos de outros livros ou excertos do livro seguinte, assim continue e já agora que publiquem Steve Eriksson este ano, já não digo o próximo lançamento da Coleção BANG! conforme vem indicado no final deste livro, vamos ter esperança e claro mais FEIST :D

      lol mas atenção que ando a ler livros antigos da coleção e tenho lido coisas muito boas, como Dan Simmons que já viste já é o meu escritor favorito ;)

      Abraço e depois diz o que achaste ;)

      Eliminar
  7. Boa crítica, como sempre!
    E, como sempre, já me apetece pô-lo na minha lista!
    Bem, por na lista vou pô-lo com toda a certeza, mas não o posso comprar.
    Além de ter outras prioridades, este ainda é só o primeiro volume e não quero ficar nem "pendurada" nem arriscar-me a não gostar.
    E sim, se começarem com as divisões, o lugar na lista vai descendo, isso vai. :(

    Aguardo, portanto, novos desenvolvimentos! :D

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Stark :D

      Tenho quase a certeza que este escritor veio para ser aposta segura, basta ver a cena das badanas, a capa da Revista BANG! logo pelo menos esta trilogia deve ser publica e espero que ainda toda este ano :)

      Já é tempo de pararem com as divisões dos livros, pelo menos este não foi dividido e está perfeito, assim continue, caso contrário sujeitam-se a ser uma aposta perdida...tenho esperança que Sanderson volte a fazer com que a malta esteja atenta aos lançamentos da SDE e claro venha a seguir o Eriksson, não o nosso antigo treinador, que o Jesus está muito bem lol, mas o Steve Eriksson :D

      Vais gostar tenho a certeza ;)

      Jokas e boas leituras

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Ois Patricia,

      Um dos melhores escritores de fantasia da atualidade e confirmo, vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  9. Bem, já está na wishlist!
    Este comentário do Corvo, só serviu para aguçar o interesse.
    Curiosidade ao mais alto nível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga Nidia bons olhos te vejam :D

      Olha sei que adoraste as Mentiras de Locke Lamora do Scott Linch e do Feist, vais gostar do Brandon Sanderson, seguro ;)

      Bjs e dá-lhe oportunidade :D

      Eliminar
    2. É bom que não tenha o mesmo destino do Scott Linch... ;)

      Eliminar
    3. lol plenamente de acordo mas o caso do Linch foi logo assumido (muito mal como sabes eu bem luto :D ) que apenas iam publicar o primeiro e isto como te recordas por não quererem estar à espera como o Martin....pois não vendeu :(

      Mas quem sabe um dia ainda publiquem os restantes do Lamora, quem sabe uma serie possa voltar a Editora atrás :D

      Eliminar
  10. Se este menino já estava na minha Wishlist, agora depois de ler a tua opinião, fiquei em polvorosa para o ler! Muito obrigada por pores achas na fogueira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá milureis que agradável visita :D

      Vale bem a pena sim senhor há aqueles livros que compramos e pronto lemos uma vez e mesmo que nos de prazer ler uma vez lido não mais se lhe pega, mas este tipo de livro é daqueles que dá vontade de reler um dia mais tarde, adorei mesmo ;)

      Bjs volta sempre :D e boas leituras :)

      Eliminar
  11. Olá :D
    Já tinha manifestado curiosidade acerca da leitura deste livro e continuo a querer lê-lo. Interessante, a transbordar aventura e do género literário que gosto...sem dúvida uma leitura obrigatória ^_^ Excelente opinião Fiacha...Muito bem :)
    Já está registado...:) Boas leituras ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que seria um livro que te agradaria, se gostaste tanto das aventuras de Frodo a Mordor, acredito que este tambem te iria agradar :D

      E ao teu Targarien ehehe

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  12. Ei! Mais um livro....... eu vou há falência e desta vez gosto muito da capa .,... é bem apelativa e acho-a bem interessante principalmente o seu interior (o livro) hihihi ........ a adicionar à minha lista de compras para o próximo mês. :-)

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Joana,

      Acho que vais gostar de ler este livro muito bom vais ver...fazes muito bem :D

      As minhas desculpas à tua carteira :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Boas Fiacha

    Mais um livro que parece interessante, a cada tua boa opinão é mais um livro para a minha lista dos livros desejados:)

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Toma nota deste livro que vale mesmo a pena, eu gostei muito diria que leva um 10 em 10 possiveis :D

      Abraço e boas leituras e dá-lhe oportunidade ;)

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,

    Quando soube desta novidade fiquei curiosa, mas mesmo assim com um pé atrás, pois é um universo tão batido que uma pessoa fica sempre naquela, será que vale a pena...

    Vale a pena sim senhor! Gostei muito da tua opinião, e sem dúvida é mais um livro para a lista.

    Beijinhos e bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Se fosse a ti pedia este livro, tenho a certeza que vais gostar sim senhor, muito bom.

      Por acaso não mencionei no comentário mas achei a tradução / revisão com falhas deve ter sido feito tudo á pressa pois o Candeias costuma ser exemplar, mas pronto

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  15. Entrou directamente para a wishlist... mas em inglês porque, como já te disse, não me volto a meter em séries com a SdE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      lol cada vez estás pior, mas pronto lá fazes as tuas contas, seja como for lê e divulga, um bom livro de fantasia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Não estou para ser chulada a torto e a direito. E cada vez mais sou forreta, sim.... já imaginaste se cancelam esta? a) o livro não é barato : 22€ ou 19.80€ b) ficas a arder

      Em consigo comprar a trilogia toda por 21.31€... no próximo mês talvez. See the difference?

      Eliminar
    3. E mesmo assim tenho que ponderar, porque a série já tem 5 volumes e vai haver-pelo menos- um sexto
      Acho que vou para ebooks :/

      Eliminar
    4. Bem duvido que não publiquem a trilogia (se calhar tem mais livros) pois têm feito muita divulgação e sem duvida que o escritor merece, mas perante os factos que apresentas....lá está para que continuarem a dividir livros (que não foi o caso) quand depois se pode adquirir originais por esses valor...mais a mais a tradução está....manhosa, mas pronto nada que não se leia :D

      e-books, não consigo entrar nessa onda e até tenho Elantris do escritor nessa versão por ler ;)

      Eliminar
    5. O pior é o 4º e 5º que como já te disse estão nas novas edições (e mais caras) por isso não sei... ainda vou pensar no assunto, Em PT é que não será de certeza. Traduções manhosas eh? Nada que me surpreenda para ser franca...
      Ebooks são óptimos para se ler no ereader ;)

      Eliminar
    6. Acima de tudo espero que gostes e claro ao leres ajudas a divulgar o escritor, bem merece ;)

      Eliminar
  16. Olá Fiacha!

    Excelente opinião, que deixa transparecer completamente o gosto que tens por este livro e como gostaste de lê-lo. Aqui está um livro que vou comprar e ler, sem dúvida nenhuma. Antes de ler a tua opinião já sabia que o queria, mas depois de a ler ainda fiquei mais curiosa! Livros com o calibre da A Glória dos Traidores e Locke Lamora, é sempre de ler! E também de Duna, apesar de não ter gostado assim tanto =P

    Já estive a ler uns bocadinhos, na loja, e gostei do que li =D
    E a capa é uma beleza. Talvez das mais bonitas da SdE! Pelo menos, nos últimos tempos. Uma ilustração magnífica!

    Pois bem, este já está na wishlist =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      A capa ainda é mais bonita que aquilo que dá a entender e sim está ao nível do Lamora ou mesmo Martin, vais gostar pois Duna é algo diferente ;)

      Não deixes passar ao lado esta trilogia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá Ftacha,

    Este livro é um dos melhores que tenho lido, personagens únicos, um soberano sobrenatural, que ng consegue matar, uma cidade coberta de cinzas
    centenas de escravos miseráveis, e depois há kelsier, que quer derrubar o soberano e apoderar-se da cidade...muito bom, vale a pena

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa, já me chamaram muitas coisas Ficha inclusivamente mas Ftacha :D


      Não sei se estás a comentar com o livro já lido ou se já acabaste, mas são segredos e surpresas umas atrás das outras, a questão que fica é o que vem a seguir ? Mais que certo protagonismo ao Rei :D

      Bjs e sem duvida grande livro ;)

      Eliminar
  18. Isto é que foi ler rápido amigo Fiacha! :p

    Eu também já cá tenho o meu. Puseram à venda ontem na Feira e dão-te logo o 2º exemplar.
    Já tinha muito interesse neste livro e agora com a tua opinião fiquei mais curiosa. Parece ser de facto muito bom!

    Beijinho! ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WOW a minha amiga negra a comentar no blog, uma honra minha Rainha :D

      Sim tinhas dito que ias comprar mal estivesse disponivel e tenho a certeza absoluta que vais adorar, é um tipo de livro que gostas :)

      Fico contente que tenhas gostado do comentário só me incentiva a continuar, obrigado miga ;)

      Bjs e depois diz o que achaste, vais ler bem rápido eheheh

      Eliminar
    2. Hehehe
      Também me parece ser o meu género. Prevejo que será lido em breve :p

      Sempre que puder e me lembrar cá estarei, sem problemas amigo Corvo :)

      Depois dou a minha opinião. Bjo

      Eliminar
    3. Sempre bem vinda ainda vens um dia comentar cá um livro ou outra mensagem quando quiseres :D

      Espero que gostes, alias vais gostar ;)

      Eliminar
  19. Oi Fi, gostei muito de sua opinião, a priori não iria ler essa trilogia de Sanderson, mas sua resenha está me fazendo mudar de opinião, o q me aperta é o dinheiro, mas penso em deixar a trilogia toda ser lançada, e aí como os livros, o q acha?

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Sim nnão deixa de ser uma boa opção esperar que todos os livros sejam publicados, até pode haver promoçoes e acho que fazes muito bem em ler este escritor é realmente bom :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Fiacha
    Pela tua descrição deve ser um livro fantástico. Portanto o tio João só nos recomenda boas obras. Há muito que ele falava no Sanderson.
    Os meus estão encomendados (4 livros).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga lince,

      O tio é mais de recomendar Steve Eriksson, sei que está a ler este livro, mas nunca achou o Sanderson nada de especial :D

      Fizeste bem e se calhar os que compraste fica pelo preço de um lol, mas tenho a certeza que vais adorar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Já está lido? Fantástico Fiacha, deve ser mesmo interessante.

    Tenho de acabar o que estou a ler agora e pego nele já de seguida.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva TheKhan,

      Verdade foi uma leitura bem agradavel e fiquei preso de tal maneira que até fiz noitada, algo que há muito já não fazia...e porque jogava Portugal :D

      Curioso por saber a tua opinião e será importante para divulgar o livro ;)

      Abraço e depois diz o que achaste

      Eliminar
    2. Viva TheKhan,

      Sem duvida uma leitura bem agradável e deixou-me preso de tal maneira que até fiz noitada, algo que não fazia à muito.

      Espero que gostes e vou ficar curioso por ler a tua opinião e claro servirá para divulgar o livro ;)

      Abraço e depois diz o que achaste ;)

      Eliminar
  22. Pelos vistos já devoraste o livro...bem te disse que ias gostar!
    Quanto ao ser o melhor livro do ano, nem era preciso tanto...com o que se tem lançado nos últimos tempos!

    Ainda estou há espera do meu...a Wook ainda não despachou a minha encomenda!

    Sugere à editora que também publique o Elantris...e que não dividam os livros seguintes, senão vão matar o entusiasmo todo do pessoal!

    Cumps,
    petric.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Petric,

      Bem mas olha que já li muito boa fantasia este ano e que não ficam atrás deste livro, Dan Simmons, Peter V. Brett, Abercrombie, Feist, ando a ler coiss bem fixes ;)

      Sim tenho a certeza que vais adorar pois tenho mais ou menos uma ideia dos teus gostos e graças a ti tenho a possibilidade de ler Elentris do escritor, ao qual só tenho a agradecer, a ver se leio ;)

      Se dividirem os livros seguintes, a saga morre, seguro ;)

      Abraço e depois diz o que achaste :D

      Eliminar
  23. Ola Fiacha!

    Bem devoraste o livro :)
    E esta excelente opinião é a prova do teu entusiasmo. Espero gostar tanto como tu.
    Fico ainda mais ansiosa para que chegue o meu.
    Beijo e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Verdade foi devorado eheheh....ai que fizeste uma boa compra sem duvida, espero que gostes tanto como eu e que o divulgues no teu blog, importante para que publiquem todos os livros do escritor :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá Fiacha!

    Confesso que não conheço o escritor nem o livro… mas agora abriste-me o apetite :) fiquei super curiosa… a minha pergunta é: será todo editado em português? O resto dos volumes, isto é…

    Mas pelo teu entusiasmo já vai para a minha lista de certeza! :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem se não publicarem pelo menos esta trilogia será muito mau sinal, mas foi uma excelente aposta e acredito que vai vencer :)

      Vais gostar tenho a certeza, tenhas tu tempo para o ler e comprar :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  25. Olá Corvo

    Um livro que promete e no qual a editora está a tentar replicar o sucesso dos livros do Martin, espero que consiga.

    Fica debaixo de olho, muito por tua causa ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Dragão,

      Ui de caras um livro que vais gostar, pois é boa fantasia, mas não tem aquelas complexidades de um bom livro de FC, que te falça pensar, refletir, é mais fantasia e sempre a abrir, mas um universo consistente e bem desenvolvido ;)

      Graçias man :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá Fiacha!

    (como é que este post me tinha passado ao lado?!)
    Pronto voltaste a contribuir para a minha desgraça... Mais uma sinopse e opinião que me deixou a palpitar em relação ao livro.
    Começo a desconfiar que não vou terminar as minhas séries/trilogias nunca, já que estou sempre a começar novas...
    Mas este vai ter de esperar, e pode ser que saia o resto e depois leio tudo seguidinho :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não deixa de ser uma boa estratégia, fase ao que vem acontecido ultimamente, esperar um pouco, surgimento de um pack, ver se é toda publicada, não posso deixar de te compreender.

      O comentário fala por si,ADOREI ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  27. Olá Fiacha :)
    isso é que foi ler rápido :D
    Parece interessante,. Nunca li nada do autor e já vi que reune vários adeptos.
    Confesso que neste momento, nem tão cedo o vá ler.
    Tenho tanta coisa para ler....
    Mas num futuro quem sabe :)
    Excelente comentário, parabéns
    Bjs e boas leituras (o que se segue, agora? )

    ResponderEliminar
  28. Viva,

    Uma letura que te irá agradar, quando quiseres é só dizer :)

    Estou a ler o tal do Matt Ruff a ver se lhe dou forte :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  29. A pergunta que se coloca é se vão publicar pelo menos a trilogia toda ou se segue o exemplo de livros como O Castelo de Gormenghast, Dune...

    O melhor mesmo é esperar que publiquem a obra toda e só depois comprar.

    Luís Steerpike Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís, bem vindo :)

      Sei que és admirador dos livros do Steerpike e quero ver se os leio e infelizmente esse é apenas mais um caso, tal com Herbert, que referes, Leiber, Moorcook, Douglas Adams e mais uns quantos, mas pronto li gostei embora como já referi não tem nada a ver com O Mundo do Rio do Farmer, Âmbar do Zelazny e por ai fora :)

      Abraço

      Eliminar
  30. Ora bem, pequenada.
    O Sanderson sempre me deixou profundamente desconfiado depois de ter tentado chegar ao fim ( sem sucesso) da imensa chatice que foi o seu ELANTRIS.
    Bom, agora temos o primeiro volume de uma série escrita posteriormente que contará com...treze volumes...(apenas 4 foram já escritos).
    E é bom, perguntam vocês com os olhinhos a piscar de emoção.. Ora, pelo menos será melhor do que o ELANTRIS, mas, ao fim e ao cabo, TUDO o que se escreveu à face da Terra é melhor do que o ELANTRIS!
    Uma vez mais trata-se de uma fantasia juvenil onde uma menina/princesa/ladra/guerreira combate o proverbial DARK LORD. Como sempre acontece neste tipo de livros. Aquele tipo de combate que, na opinião do grande Steve Erikson, o faria vomitar-lhe em cima. (Não sou eu quem o diz. Foi mesmo o Erikson quando se referiu à mesmidade das fantasias que ora se publicam)
    Desde já fique assente o seguinte: este livro não tem o angst existencial de um Donaldson, o humor sarcástico de um Abercrombie, a raiva cataclísmica de um Erikson. O texto é simples, quase monocórdico. Não há aqui uma só frase que nos faça lembrar dele cinco segundos após a leitura. As situações repetem-se com a mesmidade de um RPG. Kelsie, o revolucionário, só tem duas atitudes perante o universo narrativo: ou "sorri" milhares de vezes ( contem-nas) ou franze os sobrolhos (algumas). Os maus são mesmo maus e os revolucionário que combatem o Dark Lord são porreiros. Há aqui uma contenção da violência como se o autor percebesse que o livro se dirige a adolescentes. E cenas de sexo suadas, nem vê-las. Meus caros, isto não é o Richard Morgan. A heroína ingénua e sabichona (16 verdes anixos) apaixona-se por um aristocrata que pertence às forças do mal, mas coitado, até é um tipo porreiro com um papá malvado.
    E depois pensem no universo onde decorre a acção: é um mundo destruído por um cataclismo ancestral. Chove cinza dos céus. O sol tem tonalidades vermelhas. As plantas não têm cores, são todas castanhas. A ecosfera limita-se a uma criatura protoplásmica ( tipo lesma) que absorve e imita tudo o que consome.
    Bom. Ok. Sem sol, sem luz, sem função clorofilina, sem insectos polarizadores, como, mas como, é que as plantas se reproduzem? Lembram-se do que disseram estudos recentes sobre a extinção das abelhas? Sem elas, a espécie humana tem 4 anos de vida. Nem mais. É giro fazer chuva de cinzas, fica bonito no texto...mas...o mundo já está assim há quase mil anos...como, mas como é isto possível? Ah, ok, estamos num universo de Fantasia, não num universo de FC onde este tipo de coisas têm de ser justificadas...Mas que comem estes senhores. Gado? Qual gado? Galinhas, porcos, cabrilhas e ovelhas? Olhem que estes simpáticos bichinhos precisam de relva, verde e viçosa...Peixe? Quem o pesca?

    ResponderEliminar
  31. Sanderson criou um mundo onde só existem duas classes sociais. Os servos que servem como saco de porrada e uma nobreza meio pateta, tudo isto controlado pela "policia de estado" do Dark Lord. Tudo, bem, mas um regime como este não funciona. Considerem a burguesia, único sustentáculo de uma sociedade bipartida. É ela que sustém a economia, a indústria, a tecnologia. Para isso é preciso haver escolas, universidades, laboratórios, fábricas, oficinas. Onde estão os engenheiros agrários? Onde estão os arquitectos, os mações, os marceneiros, os calceteiros, os canalizadores? Porque para existir um suporte tecnológico ( por muito reduzido que ele seja) é necessário que existam escolas e universidades. Ou serão todos analfabetos?
    O Sanderson diz que existem livros. Mas, para haver livros, é preciso haver pasta de papel ( num mundo quase deserto, é difícil, convenhamos) e oficinas gráficas. É preciso que, quem fabrique os livros, saiba ler e escrever. A Vin ( a nossa princesa guerreira, recordam-se) sabe ler. Onde é que a miúda aprendeu a fazer isso, se o papel é raro, se os livros não estão disponíveis às massas indigentes? Mistério...
    Quanto às intrigas palacianas, ocorridas durante os bailes, (Sanderson gasta páginas e páginas a descrevê-las) são de uma complexidade tão indigente que mais parecem as conversas de um grupo de betinhos numa cantina de escola. Estavam à espera de conversas venenosas à moda do Jack Vance? Esqueçam.
    E depois existem aqueles toques que pretendem ser inovadores...Sanderson. para mostrar que NÃO estamos num universo medieval, põe toda a gente a consultar relógios de bolso. Giro, não acham? Surpresa, surpresa...Mas quem é que os fabrica? Porque a tecnologia inerente à manufactura de um relógio implica um certo nível tecnológico, implica engenheiros e metalúrgicos. E aqui no livro, nem vê-los.
    Fora estas incongruências e abismos narrativos, o livro tem um inicio e um final interessantes e a metade central que é uma insustentável seca que exige grande coragem da parte do leitor. Um corte de umas cem páginas nos intermináveis bailaricos seria muito desejável.
    Será que os próximos volumes vão ser melhores? A ver vamos. Confesso que me custou ler este e que só o fiz para fazer a vontade ao bondoso Fiacha. Até agora o Sanderson continua a não me convencer. Tenham dó de mim.
    Espero ansiosamente pela redenção de um Steve Erikson!

    ResponderEliminar
  32. Eu sei que este meu post vai magoar os corações dos fãs do Sanderson. Mas a verdade é que este vosso velho Tio já leu muito e muito melhor do que isto. Portanto julgo-me no direito de fazer comparações, mesmo que estas sejam involuntárias. Continuo a debater-me por um género adulto, complexo, original. Até lá...

    ResponderEliminar
  33. Good old UBIK, gostava de saber a tua opinião...

    ResponderEliminar
  34. Tio Barreiros leu em Português em Inglês?

    ResponderEliminar
  35. Li em Inglês. E confesso que, apesar de não ser obsessivo/compulsivo, comecei a ficar completamente neurótico quando encontrava cerca de três/quatro "smiled" por página, num total de 643 páginas.

    ResponderEliminar
  36. Não sou grande fã de fantasia mas estava disposto a dar uma oportunidade a este livro afinal, é a "grande aposta" da SdE. Felizmente tive o bom senso de ler as opiões e comentários aqui e mudei de opinião.

    Fantasia juvenil? Treze volumes? Já é mau as editoras não publicarem toda a série quanto mais o próprio autor não a terminar... E de facto, pelos comentários do João Barreiros, a capa da edição portuguesa, por muito bonitinha e colorida que seja, parece ser o oposto da história do livro.

    Não é de admirar que a literatura fantástica ande pelas ruas da amargura em Portugal, mas com "grandes apostas" como estas o que é que se pode esperar? Tivessem dado tanto destaque aos livros do Dan Simmons e talvez este fosse um autor mais "vendável"...

    RB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva RB :D

      Tenho muita consideração pela opinião do Barreiros, tem aqui um comentário em que sou obrigado a concordar com o que diz, muito bem fundamentado, mas não podes esquecer a legião de admiradores que o escritor tem e é sem duvida um dos grandes nomes da atualidade, é que pode ter estas falhas todas de estrutura mas lá está é fantasia e obivamente que tem outras coisas que levam as pessoas a ler os livros.

      Vergo-me à opinião do Barreiros, mas não vou mudar de opinião e dizer não gostei, mentiria ;)

      Abraço

      Eliminar
  37. À medida que vou pensando nisto, cada vez encontro mais "buracos narrativos", buracos que representam aquilo a que vulgarmente se chama o "idiot's plot". Ou seja, um argumento tão idiota que só um idiota,ao lê-lo, seria capaz de o aceitar.
    Senão considerem:
    A aristocracia tem, geneticamente, a capacidade de fermentar magicamente os metais e transmitir esses poderes às gerações seguintes. Mas os aristocratas são completamente TS, coitaditos. Não conseguem manter o instrumento bem guardado no interior dos fundilhos... Basta-lhes ver as pernitas varicosas de uma infeliz, de joelhos e de rabito alçado, a trabalhar na safra para ficarem logo a arfar...
    Ou seja, já não querem saber das inquestionáveis beldades das meninas da classe alta, ainda têm forçosamente de raptar as proletas desdentadas e famélicas que vegetam nos campos de cultivo, para actividades de frenético truca-truca. E após uma noite de loucura, zás, degolam as piquenas não vão elas emprenhar e dar à luz fedelhos com poderes herdados da aristocracia.
    Isto continuamente.
    Isto à razão de várias infelizes por semana. Como se não houvesse amanhã.
    Truca, truca, ai Jesus que engravidaste, não faz mal, corto-te o pescoço.
    NEXT!!!!
    Alô! Já ouviram falar nas camisinhas? Não é nada de estranho. Os Romanos já as utilizavam.
    Eu sei, eu sei, que é giro falar destas mortes sucessivas, aliás até dá para que os namorados oprimidos das jovens proletárias se queiram vingar da morte das noivas, que o dito "direito de pernada" ( acho que era assim que aquilo se chamava na IM) não é novidade nenhuma, mas francamente...
    Exageramos..

    ResponderEliminar
  38. Durante toda a leotura fo livro sofri uma horrível sensação de "dejá vu". Só sgora um comentário de um amigo meu fez levantar a ponta fo véu. Good Grief! A Vin é um Magneto de saias! X-Men, regressem, extão perdoados!

    ResponderEliminar
  39. Sem esquecer pequenos outros aspectos que me goram progressivamente incomodando: a castidade excessiva das personagens, a ideia que todo o sofrimento é redentor. O Messianismo do Kelsie, metido a martelo. A intrusão gorçada de vários " deus ex machina". Senti uma proximidade sinistra ao Orson Scott Card. Será o Sanderson Mormon? Fui ver. É mesmo! Bruxo que eu dou!

    ResponderEliminar
  40. Ah, e desculpem os erros de digitação. O te lado virtual do Ipad é uma seca.

    ResponderEliminar
  41. Viva Barreiros,

    Já tinha lido a tua opinião sobre o livro e só posso sentir-me plenamente satisfeito pelo que li, é uma opinião contraria à minha, devidamente fundamentada e feito por alguem que tem uma experiência muito a cima da minha e da grande maioria e isso nota-se claramente.

    Uma opinião que seguramente me irá fazer refletir e ensinou que se deve olhar a muitos coisas para que o enredo de um livro tenha consistência sem duvida.

    Eu referi que o enredo não era inovador, apenas que o heroi no fundo não tinha vencido no final, mas mesmo que tenhas apresentado todos estes argumentos há outros que me fazem gostar do livro, não vou dizer que nao gostei, mas ao ler o teu comentário sou obrigado a ver todas as falhas que apresenta são verdadeiras.

    Alias se leres o que fui escrevendo disse tambem que o livro não apresentava uma complexidade do tipo do Mundo do Rio do Farmer ou mesmo de Âmbar do Zelazny e podia referir muitos outros como sabes, mas gostei e fiquei preso.

    Ainda tenho muito a aprender no universo da leitura, tenho conscência disso, a evoluir como leitor e apreciador de obras, quem diria que estou a gostar tanto do Matt Ruff um livro tão interessante e que o estou a ler graças às vossas sugestões (tua e do Ubik), mas gostei do livro, foi viciante, personagens que gostei e um enredo ainda assim que tem ainda muito para dar acredito e claro vou querer continuar a ler :)

    Já agora o Ubik ainda não leu, mas a ver se lhe digo para ler o teu comentário e claro volto a agredecer uma opinião tão valiosa, só nos ajudará a crescer a todos enquanto leitores, eu vejo-a assim ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  42. Fiacha, ainda não li a tua opinião porque estou a ler o livro agora. Mas depois venho cá comentar :)

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Fico à espera e claro com curiosidade ;)

      Abraço

      Eliminar
  43. Ainda ontem estive com um exemplar deste livro na mão e pensei se o colocaria na minha wishlist ou não.
    Gosto bastante de literatura fantástica, porém, a história parece-me um pouco óbvia... Talvez tente ler um excerto e, depois, vejo se o compro ou não. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Bem nada como experimentares sim e está bem escrito, envolto em mistério, as coisas ainda tem muito por ser exploradas ao chegar ao final do primeiro volume, mas fica um ciclo encerrado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  44. Olá :)
    Já tenho saudades de ler um livro de verdadeira fantasia. Com a tentativa de comprar livros em promoções acabo por não comprar aqueles livros que de facto quero. No entanto, fantasia é, sem dúvida, o meu género literário favorito até então. É provável que vá acrescentar este livro à minha lista de leitura. :)
    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rossana,

      Sem duvida uma boa aposta, muito prometedor este inicio de saga ;)

      Bjs e boas viagens :D

      Eliminar
  45. Olá Fiacha,
    Bem acabei o livro à dias e posso dizer que gostei bastante, não me cativou tanto como "GoT" ou "O Nome do Vento". Demorei um pouco a ficar agarrado, só ao fim de 300 páginas +/- é que se tornou realmente viciante. O sistema de magia, confuso ao inicio, torna-se bastante interessante ao fim de algumas lutas. Apesar de algumas personagens não serem nada de especial, houve uma que me cativou bastante (Sazed). E sim, depois daquele final só me resta esperar pelos próximos 2 volumes. Acredito que foi uma boa aposta da SdE, só espero que publiquem a trilogia toda.

    Abraços

    ResponderEliminar
  46. Olá Luis,

    Estou contigo prefiro ainda assim Martin e Rofhuss mas verdade seja dita já lemos mais livros de ambos, como referi neste comentário tem muito potencial para evoluir ehehe.

    As lutas é que acho a parte mais fraca digamos assim, torna tudo muito fantasioso, não sei como explicar mas acho que os elementos de fantasia não foram bem aproveitados, mesmo achando a Alomancia algo original sem duvida.

    Vamos aguardar e sim Sazed ainda tem muito por explorar eehehe


    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar