quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Ladrão da Eternidade de Clive Barker



Sinopse:

Leitura indicada para crianças, jovens e adultos 

Tem cuidado com o que desejas, pois pode tornar-se realidade...Quando, nos longos meses de Inverno, um rapaz chamado Harvey se sente a morrer de tédio, eis que surge um homem que o conduz para uma estranha e fascinante casa onde em cada dia passam as quatro estações do ano e não há regras, apenas divertimento e milagres. A casa de férias do Senhor Hood existe há mais de 1000 anos, oferecendo as boas-vindas a todas as crianças e satisfazendo todos os seus desejos. Mas quando Harvey encontra um lago povoado por criaturas que eram, outrora, crianças como ele, descobre que há um preço a pagar pela sua estadia na casa, e o que era um sonho tornado realidade, cedo se transforma num pesadelo...


Opinião:

Tenho lido muitos livros da Coleção BANG!, mas sinceramente nunca pensei que após ler este, me questionasse porque razão ele foi editado nesta coleção.

Já vi livros na coleção TEEN, como por exemplo Alex 9 do escritor Martin Braun ou mesmo a Nação do Terry Pratchett, que mesmo sendo destinados a um público mais juvenil , reúnem, na minha opinião, condições para serem integrados na BANG! e não o foram.

Não quer com isto dizer que o escritor não escreve bem, mas o livro é tão infantil, tão cor de rosa, que mais parecia estar a ler um livro da Disney, aceito que me critiquem por esta opinião mas vejo-me forçado a dar razão a duas pessoas que admiro imenso e que sei que são muito entendidas neste tipo de livros e não só (João Barreiros e o amigo Ubik do forum BANG) que consideram que Clive Barker (um dos grandes escritores no género do horror ) tem livros bem mais interessantes e que seriam seguramente melhor aposta para serem publicados.

Sei que a SDE é uma Editora exigente com o que publica, publica géneros distintos e logicamente tem leitores diferentes, há quem goste mais do paranormal, quem goste mais de erotismo, romance e por ai fora, mas de facto, não consigo encaixar este livro em nenhum dos géneros existentes, dada a sua demasiada simplicidade.

Fiquei com alguma curiosidade em ler mais livros do autor, uma vez que mostra alguma qualidade na escrita e um bom desenvolvimento da história, sem tempos mortos. Mas este deveria ser publicado na coleção TENN.

Já li livros da coleção BANG! que embora não me tenham agradado tanto reconheço-lhes qualidade, por exemplo Carbono Alterado do Richard Morgan, ou O Homem do Castelo do P. Dick, mas aqui parece-me que este livro não tem qualidade para fazer parte desta coleção.

É a minha opinião discordem à vontade

107 comentários:

  1. Olá Fiacha

    Sinceramente depois da tua critica, fiquei um pouco de pé atrás. Tanta publicidade nas revistas Bang! e no facebook da editora e ao que parece não é nada por ai alem.

    Todas as colecções tem sempre a ovelha negra. :P

    Mas se o escritor, segundo dizem, tem melhores livros. A SdE nesta escolha errou e não foi pouco. Ao que parece um livro que foi colocado na colecção errada.

    Ainda bem que não estava indeciso que cor de capa escolher. :D

    Respeito a tua opinião (porque sei que adoras a colecção Bang!), nem todos os comentários dos livros tem de ser "este livro é incrível", existe sempre livros bons e livros maus.

    A próxima opinião tem de ser sobre A Serva do Império (volume 2).

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finisterra,

      É a minha opinião e acredita muitas vezes o que eu não gosto muitos gostam, mas não é por ter parceria com a Editora que tenho que dizer sempre bem, mais a mais se não gostei mas pelo que li tenho a ceteza que este escritor deve ter lviros muito bons mesmo, isso não ponho em causa.

      Sim acredito que, na minha opinião, podiam ter apostado noutros livros, confesso fiquei surpreso.

      Ai queira tanto ler esse, mas será aqui comentado isso te prometo e claro mal me chegue ás mãos tem prioridade ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá :D

    Bem...não conheço o escritor nem a obra, não posso dar a conhecer uma opinião.
    Tenho pena que não tenhas gostado e quem sabe se a Editora não publica um novo livro do escritor, que venhas a gostar :D certamente haverá outros leituras a descobrir e que corresponda mais ao teu gosto..:D
    Boas leituras ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Pois eu fi numa de experimentar, até porque tinha lido algumas opiniºoes positivas sobre o livro, mas foi tão infantil :(

      O escritor provou que tem capacidade de ter livros bem melhores, alias é o que referi no comentário ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Oi Fi,
    Gostei muito de ler sua opinião sobre esse livro, e tb gostei da sua imparcialidade em falar sobre ele. Saiba que levo muito a sério sua opinião. Li tb a sinopse do livro e não me atraiu, é um livro que dificilmente leria. Enfim, continue a ser competente em suas opiniões! :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Acredito que a Editora espere isso de mim e atenção é a minha opinião há quem gosto e tem uma opinião tão válida como a minha, mas esperava mais confesso :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  4. Olá Fi,
    devias ter-me visto agora -.-
    Li a sinopse e os meus olhos cresceram e iluminei-me por dentro; li a tua opinião e murchei logo.
    Não concordo nem discordo, porque não conheço o livro, mas agradeço a opinião honesta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Caty :D :D

      Apenas dei a minha opinião não tens que me agradecer, há quem goste e a sua opinião vale tanto como a minha e acredito que até possa haver aqui quem tenha lido e adorado, muito infantil, pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim, e um dia que esteja motivada a dar o salto vou procurar outras opiniões, mas por agora só conheço a tua... e aprecio honestidade acima de tudo. É como dizes, não é por teres parceria que vais mentir ;)

      Eliminar
    3. Fazes muito bem, nada como ler-mos comentários vários para se certificar, atá pode ser um livro que irás adorar.

      Obrigado por essas palavras, mas tenho que ser imparcial e dizer o que senti de um livro :)

      Mentir não, posso é tentar comentar as coisas pelo lado positivo :D

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    Bom, com tantas leituras disponíveis, não penso perder tempo com este livro. São realmente importantes as críticas, positivas ou negativas, para priorizarmos as nossas leituras. Obrigada Fiacha! E mesmo que pareça injusto para com a editora (o que não é), a verdade é que a ajudará a escolher melhor as suas futuras publicações.

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga,

      Comento os livros que leio, muitas vezes faço o mesmo em outros blogs e é graças a esses criticas que vejo que estou na presença de um grande livro, se ajudo a que escolham as vossas compras é para mim um prazer, não sabes o contentamento que tenho quando vejo terem opiniões idênticas às minhas, por exemplo dizerem bem dos livros da Juliet, Martin, Robin Hobb e por ai fora, mas este não achei nada de esspecial :)

      Bjs e boas leitruas

      Eliminar
  6. Amigo fez-me rir este comentário e não estava a espera da tua crítica. Por norma tu pegas sempre em bons livros. Não querendo dizer que este não seja. Mas pelos vistos é completamente diferente do que costumas ler..." parecia estar a ler um livro da Disney". E é mau! ? Eu leio muitos e vejo os filmes e não me queixo. Ahah tenho cá um reguila que não dá tréguas.
    Bem fora de brincadeiras, pela sinopse do livro também não percebo porque está este livro na colecção Bang. Concordo perfeitamente contigo.
    Possivelmente era um bom livro para ler ao meu filho.
    Não desanimes amigo parte para o próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      lol quando falei estar a ler um livro da Disney é por ser tão infantil, eu adoro o Sherk, A Idade do Gelo e muitos outros filmes e até me emociono :D

      Sim olha o teu filho iria adorar ai não estivesses tão longe rsrsrs

      Claro que não :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Eu percebi que era por ser tão infantil. Mas não me estou a ver a ler o livro ao Martim porque a última tentativa fez-me estar a apontar com o dedo para saber obde ia a leitura. Rsrsrs...tentei ler Lili do Manuel Alves. Quando chegou a parte do homem que puxa. Bem começou a fazer muita pergunta. E estava um pouco assustado. Então parei. Ele teve e Por vezes tem fases terriveis com pesadelos.

      Eliminar
  7. Olá Fiacha =D

    Eu li o livro e gostei bastante. Estava à espera que assustasse um bocadinho mais, mas não assustou nada. Por isso percebo o que dizes. No entanto gostei do enredo e de como foi concluído. Comparo este livro com "Coraline e a Porta Secreta", que é juvenil e bastante interessante! Li a Coraline duas vezes, uma delas quando tinha ai uns 14 anos e, de facto, foi uma experiência interessante. Depois li para um trabalho, para comparar com a adaptação e com a Alice. São livros que comparo, todos os três.

    Gostei muito da opinião; sinceridade é sempre de aplaudir! =) Compraste o da capa vermelha? Eu tenho o da capa azul xD

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Olá miga,

    Fico contente que tenhas gostado a serio e sabes o que preso a tua opinião, tenho livros marcados só por ler os teus comentários e sabes bem disso e lá está o final foi tão "cor de rosa" e todos ficam felizes no final :P

    Obrigado, apenas deixei a minha opinião amiga, tão válida como a tua :D

    Vermelha, não fosse eu do SLB ehehehe

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Olá, Fiacha!

    Estou como a Cata. A sinopse pareceu bem interessante... É pena não ter ido ao encontro das expectativas :/
    Esperemos que a próxima leitura seja melhor ;)

    ResponderEliminar
  10. Viva José,

    Verdade, estou a ler Ken Follet ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá Fiacha,

    A sinopse do livro interessou-me muito, e apesar do teu comentário mais negativo, ainda gostaria de o ler. Clive Barker é um autor que quero ler há já imenso tempo, e a história deste livro, apesar de cor-de-rosa, parece-me engraçada :P
    Quanto ao facto de estar na colecção errada... Bem, pouco ou nada tenho a ver com isso, pode induzir os leitores em erro mas já vi coisas mais graves (estou a usar isto como frase feita, não me refiro a nada em específico ^^).

    É pena que não tenhas gostado tanto do livro, mas vais ler mais algum do mesmo escritor?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Menos negativo não é bem assim, mas para quem como eu já leu Martin, Scott Lynch, Frank Herbert, Robin Hobb, Feist, Jacqueline Carey, Guy Gavriel Kay e muitos outros da coleção BANG, achei este livro sem qualidade por estar na coleção, não quer dizer que não seja um livro que me mostrou que o escritor tem qualidade, penso é que publicaram o livro errado do escritor, na minha opinião repito :D

      Se for publicado garantido, como referi há pessoas que conhecem muito dentro do genero e elogiam-no :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá amigo,

    Por acaso já me tinha deparado com este livro (tanto no fórum Bang! como nas livrarias e no site da SdE) e fiquei sempre com a ideia de que era um pouco infantil… mas isso acontece algumas vezes para nos surpreender depois com um "nem por isso"… tenho pena que, neste caso, seja mesmo isso…

    Eu não li o livro, logo não posso discordar de ti :) mas irei levar a tua opinião em consideração da próxima vez que me encontrar com ele… se o ler depois digo-te o que achei :)

    Obrigada pela crítica!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Como referi livros que estavam na coleção TENN como o caso de Alex 9 é muito bom, ou mesmo a Nação, mas pronto se tiveres oportunidade lê quem sabe até adores :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  13. Olá amigo Fiacha,

    Por razões várias não me tem sido possível comentar no teu blogue, mas vou acompanhando sempre que posso.

    E neste caso estou 108,12% de acordo contigo!

    Quem ler este livro para "crianças" ou para adultos "pequeninos" do Barker, jamais imaginará que este autor é um dos mais brilhantes escritores do fantástico, numa vertente mais ligada ao terror/horror, mas com incursões de grande poder imaginativo, na fantasia.
    Não vou cansar-vos citando os seus " Livros de Sangue" ( são contos magistrais ainda hoje, Fiacha!....) ou os seus romances, que os curiosos do género podem
    pesquisar por aí.
    Experimentem ler, que está publicado em português, "O Jogo da Maldição", e "sintam" a diferença para com este "Ladrão da Eternidade".

    Se o objectivo da SdE fosse o de "liquidar" este autor por estes lados ( e sei que não o era!), não o podia ter feito de melhor modo!...

    Aproveito Fiacha para te agradecer a forma elogiosa como te vais referindo nos teus "posts" e comentários ao meu "conhecimento de especialista" dentro destes géneros tão esquecidos por cá, e comparando-me ao Barreiros.

    Em abono da boa justiça e da verdade não me comparo ao Barreiros, ele é infinitamente mais sabedor e mais conhecedor, ele é "O Especialista", se é que tal existe.
    Eu aprendi a apreciar a FC e outros géneros também com o Barreiros, com as suas criticas notáveis, ferozes e incisivas no "Publico", com as suas recomendações sempre "diferentes", e com as colecções de boa memória mas de vida curta que dirigiu, e fundamentalmente com a sua paixão, entusiasmo e defesa incondicionais do género.

    O Barreiros será sempre o Professor e eu nem um modesto discípulo, a mais das vezes autodidacta, e que como tal, pouco sabe.

    Por isso esta rectificação e a minha homenagem ao João Barreiros.

    Perdoem-me a verdade, mas se houvesse leitores em Portugal verdadeiramente apreciadores do género fantástico, e com a" maturidade" literária mínima admissível ( no género, ressalvo) e ainda com gosto para tal ( FC, fantasia, etc), e que permitisse a aparecimento de novas colecções e a publicação dos Grandes Autores ( do que se publica, o nivelamento tem sido por baixo, salvo uma ou outra honrosa excepção), não vejo ninguém mais competente e capaz que o João Barreiros para tal empreendimento.

    Um bem haja ao Barreiros, que bem o merece, pelos anos e anos em que andou a pregar no deserto, e nunca desistiu.

    Abraço
    Ubik


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ubik,

      Aqui tens a prova de que falo de duas pessoas com imensos conhecimentos dentro do genero e sabes muito bem que aquilo que quero sempre dizer (já te acompanho à uns tempinhos ;) ) permite-me referir que tens imensos conhecimentos, é sempre para mim um previlégio ter a tua companhia na feira do livro e nem olho quando me dizes compra este e este, quantos foram ? Olha o melhor livro que li de FC quem me indicou ?

      Logo muito te tenho a agradecer, não só pelo convivio mas por me abrires os olhos para muita coisa boa (nem sei como não me deste na cabeça pelo que disse do Carbono Alterado :D )

      Quanto ao João Barreiros, não ponho em causa o que quer que seja, apenas que é uma pessoa que tem puxado por mim para que leia coisas melhores e dando-me imensas recomendações e sim tambem vejo que é muito entendido e pelo que acabaste de comentar a minha mais profunda vénia ao João por nunca desistir sem duvida ;)

      Abraço e vai aparecendo pá, nem que seja para falar do SCP :D

      Eliminar
  14. Como já discutimos (e muito) no Fórum Bang a colecção Bang! mudou bastante desde o seu inicio. Cresceu não só nos livros que tem publicado, mas também nos objectivos iniciais e foi "vitima" do seu próprio sucesso. Este sucesso, a par do falhanço do colecção TEEN, obrigou a que se tivesse expandido noutras direcções como por exemplo a alargando a faixa etária de maneira a aproveitar os possíveis clientes da TEEN. Claro que isto faz com aconteça isto: compra-se um livro da colecção Bang pensando que ele obedece a um modelo de qualidade e de maturidade e damos de caras com livros, que apesar de não serem maus (as vezes são bastante bons), defraudam as nossas expectativas. E parece-me que foi exactamente isso que aconteceu contigo. A colecção Bang! mudou, mas nós ainda estamos agarrados ao que ele representava.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Marco Lopes até concordo contigo em certos aspetos e foi amplamente discutido (até estou surpreendido com a Editora a publicar Steven Erikson e Brandon Sanderson, já para não falar na aposta em Gavriel Kay, logo não está tão mau quanto isso ;) ) mas neste caso discordo foi mesmo uma má aposta da Editora, vai ler o que está escrito pelo João Barreiros e o Ubik no blog e perceberás que foi apenas mesmo uma questão de apostar num grande escritor mas no livro errado ;)

      Abraço

      Eliminar
  15. Obrigado UBIK, pelas simpáticas palavras. Como diz o outro, "a luta continua"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,

      Estás convidado desde já a efetuar uma mensagem sobre livros de fantasia / fc ou as que forem necessárias, para connosco partilhares os teus conhecimentos, seria para mim uma honra ;)

      Eliminar
  16. E o "Ladrão da Eternidade" é, de facto, bastante merdoso. Ah, que saudades dos LIVROS DE SANGUE, do IMAJICA e de tantos outros. Mas o Barker, desde que resolveu sair do armário, marou. Vi uma entrevista com ele no DVD do MIDNIGHT MEAT TRAIN e fiquei aterrado. O homem parece um zombi em vias de petrufacção. E com uma voz de quem perdeu parte das cordas vocais. Quando ele disse que entrou em crise profunda quando lhe morreram os cães, pronto, vi logo que o mal estava feito e que dali não ia sair nada de bom. Os livros que ele prometeu publicar com o detective D'Amour nunca chegaram a ver a luz do dia. Mas caramba, quando havia tanta coisa boa dele para ser traduzida em português, para quê a bosta, que só vai afastar leitores? Ainda assim, lembro que a E-A publicou em tempos idos o primeiro romance dele, O JOGO DA DANAÇÃO, que tem uma parte magnífica sobre o cerco de Stalingrado. É procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,

      Ora mais uma sugestão tua a considerar, fica desde já registada ;)

      Abraço

      Eliminar
  17. Olá Fiacha
    Depois de ler o teu comentário pensei duas coisas :
    a primeira é que há livros infantis e infanto/juvenis que são muito bons e não é por ter esta classificação que se devem colocar de lado, pelo menos na minha opinião, embora perceba perfeitamente o que queres dizer quanto ao facto de ele estar nesta colecção, contra todas as expectativas dos seus leitores que esperam algo diferente.
    a segunda é que não fiquei com vontade de o ler.
    No entanto ao ler os comentários anteriores, confesso que fiquei com muita vontade de ler algo deste escritor :D, quem sabe talvez os contos que o Ubik falou.
    Parabéns pelo comentário porque foi honesto e porque proporcionou um pequeno debate sobre a obra deste autor, e para aqueles que como eu não o conhecem é importante,. Como alguém já disse um dia: Uma obra não faz um escritor!
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Penso que percebeste que não coloquei isso em causa, um livro muito infantil a meu ver.

      Faço minhas as tuas palavras se poder ler mais alguma obra do autor farei sem duvida, aqui está a prova do que tinha comentado com a participação excelente das pessoas que citei e das quais tenho muita consideração vieram confirmar ;)

      Obrigado tinha que o ser, embora seja um defensor da SDE e da coleção BANG! feroz, não fosse eu escorpião :D

      É uma das coisas que mais prazer me dá é poder promover este tipo de debates, no fundo falarmos sobre livros :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Barreiros, o seu a seu dono.
    São mais do que merecedoras essas palavras!

    Tenho na memória um artigo publicado pelo Barreiros no jornal "Publico" - quando os jornais ainda tinham suplementos que valia a pena ler - acerca de um livro de um autor até hoje teimosamente ignorado em Portugal, livro esse de que fui "à procura" tal o entusiasmo que o Barreiros incutiu naquela critica, e que me contagiou!

    O resultado: é um dos romances mais extraordinários, e dos que mais prazer me deu ler na minha vida curta de leitor, e que nem me atrevo a reler, porque não desejo quebrar aquele momento de encantamento.

    Mais tarde, como editor da colecção "Limites" ( colecção que tinha em agenda romances que ainda hoje, lamentavelmente, ninguém se atreve sequer a sonhar publicar) o Barreiros "fez sair" o primeiro dessa trilogia que o não é propriamente.( por momentos parecia estar a parafrasear o Adams, não o da a família!).

    Li-os todos, e sempre que tenho oportunidade lá dou comigo a recomendá-los, como se depois disso não tivesse lido mais nada!...


    Quanto ao Barker, vai acontecendo o mesmo com uma série de escritores que depois de atingirem um determinado nível de excelência só lhes resta "superarem-se"...pela negativa.

    Aterrador é pensar que o Barker ( conheço mais casos) entrou em depressão porque lhe morreram os cães, o que até nem será tão espantoso quanto isso, tendo em linha de conta que a vida humana vale cada menos se comparada com a de alguns cães ( refiro-me aos de raça, não aos rafeiros, obviamente).


    Se tivesse uma mente algo retorcida, diria que o Barker está nesta fase da sua vida a ser "vitima" (ou actor) de uma estória que ainda não criou, mas que já está a viver.
    Oremos para que lhe devolva a inspiração!....
    Tenho lá por casa o DVD, tenho que ver a entrevista.

    Para quem não sabe: o João Barreiros é o melhor critico de livros, em qualquer género, em Portugal, ponto.
    Não é enfadonho, não precisa de se "armar" em culto porque o é, é inspirador, é também impiedoso, mas é mordaz, pertinaz, irónico, e é acima de tudo, critico. ( ver comentário anterior do Barreiros)

    Ah, e acumula com o de Único escritor de FC português!

    O Fiacha já deve estar a desconfiar a que se deve tanta "generosidade", e se tal não se deve a um acesso de " febre do tinto".

    Esclareço:Bebi água, amigo Fiacha, e ao contrário do Barker, não me morreu o cão!...

    Obrigado João Barreiros, mais uma vez.

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ubik,

      Sei que temos mais pessoas a divulgar e a lutar pela FC, Luís Filipe Silva, Rogério Ribeiro, entre outros, não sei avaliar até que ponto qual deles o que mais faz ou é o melhor critico, o que refiro é que o João Barreiros, que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, num Forum Fantástico que se realizou bem perto do meu trabalho (Universidade Aberta - se calhar estou a cometer uma gafe, mas é na zona do Chiado :P ) onde trocamos um bom bate papo, alias onde também conheci a Safaa_Dib pela primeira fez e o Jorge Candeias lol, sempre me tem tentado abrir os olhos para ler FC e boa Fantasia, dai ter a minha admiração e referi-lo. Claro está que já deu para perceber que é muito entendido, já assisti a varios debates no Forum Fantástico.

      Apenas lamento não ter ainda lido nada dele e ai tenho levado bem na cabeça do Marco Lopes ;)

      Quanto ao beber agua em vez de tinto, ai discordo de ti, a minha vida seria muito pior se baco não inventasse algo tão fantástico :P

      Abraço

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,

    Realmente não te posso dizer o que penso, pois não li o livro, mas conheço a colecção Bang, e a TEEN e acho que se é assim que o encaixas na TEEn porque é mesmo onde devia estar, pois às vezes alguém pode ter uma opinião diferente nomeadamente a editora.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      Sem duvida, a TEEN já não existe, mas se existisse este era um livro que se enquadrava bem nessa coleção, a questão é que este escritor tem obras fantásticas e devia ser essas que a ditora devia ter publicado ;)

      Jokas

      Eliminar
  20. Uma vez mais, obrigado, UBIK. Mas às vezes até parece que as coisas, entretanto, não melhoraram. Antes foram pelo cano abaixo. De qualquer modo, na senda do velho Barker, recomendo aqui o China Mieville. Mas apenas os dois primeiros, PERDIDO STREET STATION e o SCAR. embora o SCAR tenha sofrido influências inconscientes do BLUE WORLD do Vance e da VOYAGE OF THE DAWN TREADER do C S Lewis. Enfim. Os restantes livros do Mieville vieram por aí abaixo. EMBASSYTOWN e chato, comprido e pedante. THE IRON COUNCIL faz lembrar o resumo de um livro que nunca chegou a ser escrito. E agora o Mieville, como tantos outros antes dele, começou a escrever juveniles a ver se pega. Tal qual o Barker. Não sei se já repararam, mas todas as colecções que presentemente sobrevivem no mercado português, quase só publicam juveniles, como se elas tivessem desistido de comunicar com um público mais adulto. Tristes tristezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Metendo-me na conversa só mesmo para registar mais duas sugestões que quero ler sem duvida China Mieville, tenho a duvida é se está por cá publicado mas tenho lido maravilhas dos seus livros ;)

      Abraço

      Eliminar
  21. O problema é mais uma vez esse mesmo : o publico juvenil que lê e se interessa pelo fantástico, em adulto o que passa a ler? José Rodrigues dos Santos?Saramago?Dan Brown?Karen Moning? Deixa pura e simplesmente de ler?
    A vida torna-se, repentinamente, assim tão mais interessante que combater a acne diariamente?
    Mas existe "vida" para alêm da Imaginação??...
    Que força misteriosa será essa que, qual buraco negro literário, suga aquele leitor que supostamente deveria querer ir mais "alêm", tornando-se mais exigente, fazendo-o desaparecer no monte de esterco que vai inundando as livrarias?.
    Ai a entropia literária.....

    E onde estão os editores entusiastas do fantástico? Sim, esses que apregoam aos setes ventos que adoram o genero,blablabla, mas que depois só publicam merda, e condicionam dessa forma (através de um marketing esmagador) o gosto "literário" das futuras gerações de leitores?

    Hoje em dia o meu "drama" é, felizmente, sobre o que ler a seguir.
    E já não há pachorra para livros nhónhós.

    Ma fico um pouco preocupado com o futuro das minhas leituras, ao constatar que a leitura mais interessante do ano que findou não passa de um filho bastardo da misegenação hibrida da FC com o horror, publicado no longinquo ano de 2000, de um autor que nada mais escreveu dentro do genero ( se calhar é por isso mesmo que é tão bom!).
    Estou a referir-me a " Debaixo da Pele" de Michel Faber.

    Para quando Alegres Alegrias, Barreiros?....

    Ubik


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ubik,

      Sem querer tirar qualquer mérito ou por em causa o que dizes, alias até já discutimos isto imenso, penso que a SDE tem tentado publicar coisas interessantes e não está tão mal como isso repara que já em março terás Steven Erikson e em maio Brandon Sanderson, voltou a publicar Guy Gavriel Kay, embora de forma dividida :( um escritor que admiro e quem sabe que surpresas ainda podem estar por anunciar ?

      Claro está que se podia e devia fazer mais e melhor, estejam à vontade para comentar :)

      (desculpem a intromissão na conversa)

      Eliminar
  22. correcção:miscigenação, e não misegenação, como por lapso escrevi acima.

    ResponderEliminar
  23. Bom...aqui vão, para quem os queira ler, alguns mistérios sobre os livros "perdidos" que nunca chegaram a ser publicados.
    Como sabem, dirigi duas colecções e "colaborei" com outras duas, bem mais efémeras. Isto quer dizer que as colecções terminaram ainda com livros na gaveta, alguns já traduzidos e com os direitos comprados.
    Aqui vai disto!
    GRADIVA:
    THE CHRONICLES OF THOMAS COVENANT THE UNBELIEVER -- Stephen Donaldson (direitos comprados e o 1 livro completamente traduzido)
    EMERGENCE -- David R. Palmer ( direitos comprados e completamente traduzido)
    IF YOU COULD SEE ME NOW -- Peter Straub ( direitos comprados e parcialmente traduzido)
    AGAINST INFINITY -- Gregory Benford ( direitos comprados. Não chegou a ser traduzido, porque a tradutora começou a gritar que não percebia uma só linha)
    THE MEMORY OF WHITENESS -- Kim Stanley Robinson ( direitos apalavrados. Resposta idêntica da tradutora que afirmou ser um livro muito dificil)
    SOMETHING WICKED THIS WAY COMES --- Ray Bradbury ( direitos comprados mas, tanto quanto sei, nunca traduzido)

    EDITORA CLÁSSICA
    HYPERION -- Dan Simmons (direitos comprados, parcialmente traduzido)
    SUNGLASSES AFTER DARK -- Nancy Collins (direitos comprados, parcialmente traduzido)
    THE LAST COIN -- James Blaylock (direitos comprados, totalmente traduzido)
    THE QUEEN OF ANGELS --- Greg Bear (direitos comprados, totalmente traduzido)
    THE NIGHT MAYOR -- Kim Newman ( direitos comprados, nunca traduzido)
    TAKE BACK PLENTY --- Colin Greenlan ( direitos comprados, totalmente traduzido

    Editora Distri Cultural ( esta morreu antes de começar)
    THE ENBBEDING -- Ian Watson (direitos comprados, totalmente traduzido por mim)

    EDITORA DEVIR
    (aqui acabou por ser publicada a Rainha dos Anjos, traduzida pelo LFS, que foi abandonada pela Clássica. Ao que parece com edições esgotadas.
    DEEPDRIVE --- Alexander Jablokov ( direitos comprados e completamente traduzido por mim)

    EDITORA LIVROS DE AREIA
    A YEAR IN LINEAR CITY -- Paul di Filippo (novela. tradução completa, feita por mim, nunca paga. )Desconheço se foram comprados os direitos

    Quem quiser saber mais destes livros, para sempre votados ao esquecimento, pode investigá-los na net. Considero que são todos muito bons ou mesmo excelentes e que a perda foi terrível para todos os eventuais leitores. UBIK, não sei se os conheces a todos, mas a RAINHA DOS ANJOS tem uma sequela, igualmente boa : SLANT! Vale a pena procurar.
    E agora perguntam-me: porque não foram eles publicados ? Por várias razões, acho eu. Por desinteresse dos editores. Por falência dos mesmos. Por receio de serem demasiado "intensos" ou complexos. Porque os tradutores se queixaram entre mil choros. Porque os revisores de provas mutilaram irremediavelmente o texto. Porque os familiares juvenis dos Editores, a quem foram mostrados alguns dos livros, disseram "não terem entendido nada". E porque, claro, os leitores interessados estiveram-se todos nas tintas. Perderam-se oportunidades. Agora, o abismo é entre qualidade/oportunidade tão grande que já não há saída.
    Talvez as coisas melhorem daqui a muitos, muitos anos, mas duvido.

    Fiacha, do Sanderson só li (ou tentei ler) o ELANTRIS. Mas achei aquilo tão mal escrito, tão tacanho, tão medíocre, que desisti de ler qualquer coisa mais que saísse da pena dele. Só o facto de ter continuado a obra do Jordan é razão de peso para me afastar...


    ResponderEliminar
  24. Olá Fiacha. :)

    Quanto aos autores que mencionas da colecção TEEN, confesso que sou fã de Terry Pratchett e fiquei fascinada com o Bruno Martins Soares, que acabou por passar para a colecção bang!

    Relativamente a este volume não tinha pensado lê-lo e depois da tua opinião decididamente não lhe devo dar oportunidade.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Rita,

      Olha que bem, leste esses dois livros da TEEN não leste e lá está esses sm tem qualidade para estar na BANG, alias estão ambos

      Se leres o que aqui está a ser escrito, o escritor tem qualidade, apenas apostaram, quanto a mim, no livro errado :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  25. Fiacha, entendo a tua relação afectiva com a SdE e respeito-a, mas deves entender, que cinico como sou,nem nos glutões do presto (literário) consigo já acreditar.

    Falas do Eriksson ( duvido, amigo, que passe do 2º volume) e é aposta errada da SdE, porque é uma série demasiado longa, e há muita coisa bem melhor em que apostar em volume unico.

    O Sanderson? Do "Elantris", que tenho, não consegui terminar a sua leitura ( estou totalmente de acordo com o Barreiros).De tal modo enfadonho, que até admito poder tornar-se um sucesso por cá!

    Sabes, Fiacha, eu, tal como tu, já estive "apaixonado" por algumas colecções, que de um momento para o outro me "deixaram no altar, com flôr de laranjeira e tudo ", e de tal lição, já não me deixo "enganar"!....
    Isto é, como soi, dizer-se: " à terceira cai quem quer".

    E se o que vai ser publicado este ano pela Melhor Colecção de Fantástico de Portugal é Sanderson, Kay e Eriksson, vou ali e já volto...porque isto está bem pior do que pensava estar!

    Barreiros, estou absolutamente e inapelávelmene desolado!

    Quantas oportunidades perdidas,tano trabalho deitado para o lixo, quantas linhas "alternativas" para a ficção de qualidade tivemos ao nosso alcance... ( Se fossem linhas alternadeiras, a conversa seria outra, concerteza!)

    Dos autores e obras que citas, ainda hoje seria um acontecimento, se fossem publicadas por cá.

    Donaldson, Palmer, Blaylock, Greenland, Jablokov, Newman, Watson,Straub ( o " Mistery", de que falava num comentário anterior, é para mim uma obra emblemática, e creio ser irrepetível uma leitura tão avassaladora. O "koko" ainda foi publicado pela Clássica, na Limites. E ainda há o "The Troat !).

    Desconhecia tantos direitos adquiridos, e tantas destas obras integralmente traduzidas. Que desperdicio!

    O Paul di Filippo traduzido e sem publicar ( nem de propósito, estou a ler dele o "lost pages", na sua tradução em espanhol "paginas perdidas", um autor genial).

    Desconhecia que até na Distri estava a "mão" do Barreiros ( bem, apesar de fugaz, ainda conseguiu publicar o volume três da célebre trilogia em cinco volumes, do Adams, record que permanece absoluto por cá, e que nem a SdE se atreveu igualar! ).

    E sim, Barreiros, conheço grande parte dos autores e das obras, e daí a minha (ainda maior, maior) desolação: "Hyperion", "the enbedding"....etc...

    Bem, acho que vou adormecer e Sonhar com... pesadelos.....

    Obrigado Barreiros por este momento tão esclarecedor.

    UBIK



    ResponderEliminar
  26. ...só para acrescentar que no "lost pages" do paul di filippo, que estou a ler, existe um pequeno, ironico, divertido, e mordaz artigo(?) introdutório, que explica o que ( ou quem ) matou a ficção cientifica moderna ).

    A ler por todos os aficionados, e os que deixaram de o Ser...

    ubik

    ResponderEliminar
  27. Amigo Ubik, amigo Barreiros

    Em breve sairá algo para se poder discutir o que estamos a comentar e claro aproveitando um pouco os vossos comentários que são quanto a mim uma mais valia não posso desperdiçar e partilhar com todos :)

    Ubik,

    Por muito mal que isto ande, foi graças à coleção BANG!, que insistes a pensar que eu a considero a melhor do mundo que tive o prazer de conhecer novos escritores que de outra forma nunca teria conhecimento.

    Pode ser novamente uma má aposta, mas ao menos dá-lhes o mérito de apostarem num escritor com qualidade, falo do Erikson, sei que o 1 volume não vai ser dividido, se dividirem os seguintes, ai sim penso que pode ir tudo por agua abaixo, mas mérito pela coragem de o publicar ;)

    Quanto ao Sanderson, nunca li, mas desculpem mas milhões de pessoas discordam da vossa opinião, vou certamente ler e concluir por mim, prometo ;)

    Lá estás tu novamente e sabes perfeitamente que há outras coisas a ser publicadas, já conversamos isso e só nas novas do 1º trimestre...agora para mim a coleção BANG! é a melhor, podes é não concordar comigo, mas o mal está em mim que poucos livros de outras Editoras leio, dentro do género claro, tenho que ler mais livros da Argonauta :P

    Abraço e em breve teremos algo para se debater e fazer todos nós refletir, assim espero ;)



    ResponderEliminar
  28. É verdade, Ubik. Todos os Fiáchicos deveriam ler esse prefácio do Di Filippo que apareceu na antologia Lost Pages. Talvez assim compreendessem o mal que certos filmes fizeram ao género...

    ResponderEliminar
  29. Olha só para o numero de páginas do segundo volume da saga do Erikson. Eu seja bruxo se não o cortarem em três. Mais: se é que vão publicar mesmo o segundo volume.


    http://www.amazon.co.uk/Deadhouse-Gates-Book-Malazan-Fallen/dp/0553813110/ref=sr_1_sc_2?ie=UTF8&qid=1391360921&sr=8-2-spell&keywords=Steve+etikson

    ResponderEliminar
  30. Além dos dez volumes, temos mais três como prequelas. E mais dois compostos de três novelas cada um.

    ResponderEliminar
  31. Sem esquecer os seis ( até agora) volumes do Esslemont, uma saga paralela à saga do Erikson. Talvez lá para 2100

    ResponderEliminar
  32. http://www.fantasticfiction.co.uk/e/ian-c-esslemont/

    ResponderEliminar
  33. ...e será que o Eriksson vai mesmo ser publicado, ou vai ser adiado, adiado, adiado, juntando-se ao limbo aonde permanecem outros ilustres "adiados" como o " Anubis Gates" do Powers?....já agora preferia que publicassem este ultimo!...

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro do Powers estará eternamente a ser traduzido pelo João Seixas. Para sempre e mais um dia...

      Eliminar
  34. Espero estarmos cá todos para ver, se o segundo dividido ou não for publicado quero a minha loirinha ;)

    Então vão publicar o 1º para português ver e depois mais nada se publica...faz todo o sentido ;)

    ResponderEliminar
  35. Fiacha,

    com todo o prazer te pagarei uma loirinha, e até uma moreninha que tem mais ferro!..mas não subestimes as ruivas, fogo!...:):)

    Mas se não acertares, pagarei na mesma.
    Não seja por isso.....:):)

    ResponderEliminar
  36. lol

    Desta vez a loirinha é mesmo contigo, da febra e desta vez trato eu :D

    E a brincar a brincar foi graças às loirinhas que passamos um dia fantástico na feira do livro, ainda arranjei de forma gratuita o livro da Argonauta "Tigre, Tigre" :D :D

    ResponderEliminar
  37. Tb terás de ler, do Alfred Bester, o HOMEM DEMOLIDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Isso fica da responsabilidade do Ubik, por norma encontramo-nos na feira do livro de lisboa todos os anos e por norma vamos sempre à argonauta, entre outras claro, e ele só tem que me dizer o que comprar...a ver se não me esqueço do Necromante, quero mesmo ler esse livro à muito recomendado.

      Mas agradeço a sugestão fica registado ;)

      Eliminar
  38. ..."Neuromante" de William Gibson.

    E ler "O Homem Demolido" sim, mas na edição da Europa-América, que a da Argonauta ia-me "matando"....ora aqui está um livro que todos deviam ler..e cá estamos de regresso ao "bom" passado...

    E por falar em passado: que pena tenho eu de não existir publicado o "This Immortal" do Zelazny, em tradução de J. Manuel Barreiros..:):):)

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ubik,

      Penso teres referido algures num planeta onde atualmente habitas que o Necromante se encontrava na gare do oriente a bom preço ? Custumas passar por lá ? Se o vires podes comprar-me que combinamos depois a forma como te pagar ? Se der diz ;)

      Quanto ao Powers (não quero estar a comentar muito mais sobre a BANG, mas não tem muito a ver) penso que o livro do Powers não sai porque a Editora não dve ter interesse (não o vê como rentável digamos assim), embora não perceba muito de traduções se o Seixas não o traduz arranje-se outro ou estarei enganado ? O Seixas pode ficar infinitamente sem o traduzir que impeça outro de traduzir ?

      Bem Ubik ainda assim a ver se encontramos esse "O Homem Domolidar" e esse do Zelazny agora fiquei curioso :D

      Eliminar
    2. Fiacha,

      havia vários exemplares à venda, desse e do " A Oeste do Éden" do Harrison, há coisa de dez dias atrás.
      Assim tenha oportunidade, e se ainda não esgotou ( esta teve piada!!..), eu compro-o.

      Se não, quase de certeza que o tenho, algures pelo norte, na edição de capa dura da colecção Contacto.
      Problema será descobrir exactamente onde...:):):)

      Tendo novidades digo-te alguma coisa.

      Abraço

      Eliminar
    3. Aaah...This Immortal...grande livro do Zelazny...sem esquecer, The Doors of His Face, the Lamps of His Mouth.

      Eliminar
    4. Ubik,

      Apenas o Necromante, o do Harrisson já li, foste tu que me o obrigaste a comprar na feira do livro

      http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/07/a-oeste-do-eden-de-harry-harrison.html

      Eliminar
  39. ou, o mais recente, " Light" do M. John Harrison.

    Era bom não ...seria?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso responder, mas acredito que seria :D

      Espero que alguma Editora veja estes comentários e tome nota :)

      Eliminar
  40. O Harrison em português? Querias! Que tal a série completa do Viriconium?

    ResponderEliminar
  41. Para pôr o Ubik a espumar: jantei com o Harrison no ano passado e ele autografou-me os livros todos...hihi...
    E os meninos e meninas do Cantinho já leram o Brasyl do Mcdonald? Sim, sim, Brsyl com Y , pois era assim que o titulo deveria ter aparecido. O Mcdonald, quando lhe mostrei isso, ficou engasgado.

    ResponderEliminar
  42. Sem duvida que o Harrisson é um senhor.

    Sempre que posso promovo a FC, aqui deixo o comentário ao livro do McDonald ;)

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/11/brasil-ian-mcdonald.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha,

      o Harrison com quem o Barreiros jantou, é outro Harrison, que não o Harry de "Bill, O Herói Galáctico" !! ( aliás se o Barreiros tivesse jantado com este Harrison imagino que o prato principal seria qualquer coisa como "vísceras humanas à la zombie".... Por outro lado, que o Barreiros aprecie os grandes autores de FC é uma coisa, agora "armar-se" em Victor Frankenstein só para lhe autografarem a enorme biblioteca, já me pareceria um exercício demasiado mórbido e um bocadinho fora dos padrões...deste mundo ( e do outro,convenhamos !),....

      ....corrijo, Barreiros quem Nos dera a nós pacatos e "mansos" leitores o "Viriconium" em português...

      ...quanto ao Brasil, e não Brasyl, é porque, a editora que o publicou, fê-lo acreditando tratar-se de um romance de costumes inserido na chamada corrente realista deste século....:):):)

      ubik

      Eliminar
    2. E ainda pior...convidou o autor para o FF e depois...esqueceu-se de por à venda o BRASIL. Se o Lameiras não tivesse reparado nisso a tempo...e tinham a VERDADEIRA INVASÃO DOS MARCIANOS disponível? Claro que não. Nem um só exemplar. Mas os fo Faria, que nunca pôs os pés no FF, estavam lá...

      Eliminar
    3. lol

      Grande confusão arranjei, mas pronto esclarecido :D

      O meu exemplar de Brasil comprei antes de ir ao Forum Fantástico, alias foi o Marco Lopes que me ofereceu, quanto ao teu livro não estar lá, nem comento Barreiros uma vergonha, afinal estás sempre a contribuir para enriquecer o evento, enfim

      Bem que gostava que continuassem a publicar os restantes do Harry Harrison, termina bem, mas fica-se com vontade de ler mais, vamos ver quem sabe um dia :)

      Eliminar
  43. Mas este é o M John Harrison, Fiacha. O outro, o do Oeste do Eden, já há muito que bateu a bota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já percebi ai ao menos continuassem a publicar os seus livros :)

      Eliminar
  44. http://www.sf-encyclopedia.com/entry/harrison_m_john

    ResponderEliminar
  45. Barreiros roubava as campas dos autores mortos. Recolhia as múmias decompostas. E depois, graças às secretas artes da necromancia, ressuscitava os cadáveres, metia-lhes uma caneta nas mãos e obrigava-os a assinar a obra inteira. Por fim, mais descansado, desactivava os elétrodos, o gerador de campo frio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...afinal enganei-me, parece haver um "VICTOR" em cada fã, mas agora num registo mais tecnologico!

      Eliminar
  46. e permitia que eles regressassem à escuridão do túmulo. Mas ele, Barreiros, the Necromante, já teria todas as obras autografadas...
    A sério...quase fiz isso quando o Aldiss passou por cá. Vinte quilos de livros. Passou três dias a autografá-los...sou um verdadeiro monstro de inusitada crueldade...hihi...

    ResponderEliminar
  47. lol qualquer dia ainda vai ser possível :D

    Olha por acaso li este ano o Aldiss (recomendação do Ubik, claro )

    ResponderEliminar
  48. eheheh, coitado do Aldiss.

    Não seria tão problemático com o Van Vogt, já que no final da vida sofria de Alzheimer: já imagino a cena:
    assine AQUI estes quilos pulpianos.
    E no dia seguinte: assine aqui estes quilos pulpianos.
    E no dia seguinte: ass.......

    E com um bocado de sorte também assinaria os do Aldiss..ehehe....

    ResponderEliminar
  49. Caro João ( e nisto somos forçosamente homonimos !), depois deste exercicio mais ou menos onanista (no bom sentido, que só pode ser para a frente e para trás, claro!...:):):)) da nossa parte, está na altura de deixar o blogue do amigo Fiacha seguir o seu normal curso, e dar voz aos seus outros, e imprescindiveis amigos.

    Tambem me ligaram da Christies propondo a troca de todos os teus livros autografados pelos 84 quadros do MIró.
    A leiloar em setembro deste ano, aquando do descerramento, pelo governo, da placa assinalando a extinção definitiva da cultura, do livro, e da mulher, não necessariamente por esta ordem.

    Há quem não tenha queda para governar, é verdade.
    Mas daí a ser tão parvo!...que fariamos nós sem o belo sexo para ler?!.....

    Até breve
    Ubik

    Fiacha, posta ( da mirandesa, que saudade!) lá uma coisa nova.

    E, desta vez, faz lá o sacrificio de "falar" de contos: se a memória não me atraiçoa, tens por aí escondido Roald Dahl e Stephen King....tira lá isso do saco....



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ubik ou João como preferires :D

      "está na altura de deixar o blogue do amigo Fiacha seguir o seu normal curso, e dar voz aos seus outros, e imprescindiveis amigos."

      Palpita-me haver ai uma certa ironia, mas apenas digo que embora seja gratificante ter visto tantos comentários vossos, uma mais valia para o blog sem a menor duvida, acredita que tenho tido a sorte de travar amizade com seguidores que muito me tem surpreendido e muitos nem entendem muito de literatura, ,mas será isso fundamental para uma boa amizade ?.

      Acima de tudo o que mais prazer me deu, alem das vossas muito boas sugestões, foi que finalmente o Barreiros fique finalmente com a ideia que tem em ti um admirador, algo que sei que não acontecia ;)

      Mais e em jeito de provocação deixa-me dizer-te que ainda ontem vi no meu grupo do FB, uma pessoa a comentar que tinha adorado o livro de FC do Martin (O das assas :D ), que tinha lido o Duna e não tinha gostado e que agora ia ler a serie Âmbar do Zelazny, tudo graças aqui ao amigo corvo ;)

      Como referi no post do Barreiros e em resposta a um comentário do Marco, existe um grupo no FB que tem a malta super entendida, não queira referir nomes, mas pessoas como o Barreiros, Luis Silva, João Seixas, Safaa, Jorge Candeias, Rogério Ribeiro o Rui Ramos e muitos outros, tem discussões FANTASTICAS sobre FC e boa fantasia, penso até que irias adorar lá participar, mas pergunto trazem novos leitores à FC ?

      Dou-te um exemplo, se aparecer lá um jovem a dizer que gosta do Eragon do Paolini, ou a Patricia Briggs, que pensas que ali acontecia ? Das duas umas ou era "fuzilado" ou pura e simplesmente ignorado ;)

      Eu próprio que até tenho interesse em saber mais sobre boa FC e fantasia não me sinto bem em lá ir ;) (reconheço muita qualidade, não está em causa)

      Resumindo se calhar mesmo sendo ainda muito verdinho e muito por aprender, se calhar até arranjo mais leitores para a FC que muitos ;)

      Quanto ao ler contos, caramba todos me dão na cabeça, tenho que o fazer, vou pensar no teu caso :P

      Eliminar
  50. Fiacha!
    Tens de ler os contos de:
    Theodore Sturgeon
    James tiptree
    William Tenn
    Kornbluth

    ResponderEliminar
  51. {\rtf1\ansi\ansicpg1252
    {\fonttbl\f0\fnil\fcharset0 ArialMT;}
    {\colortbl;\red255\green255\blue255;\red34\green34\blue34;\red255\green255\blue255;}
    \deftab720
    \pard\pardeftab720\partightenfactor0

    \f0\fs26 \cf2 \cb3 \expnd0\expndtw0\kerning0
    \outl0\strokewidth0 \strokec2 Cordwainer Smith\
    Fred Pohl\
    Robert Shekley\
    Ian Watson\
    Barrington Bayley\
    Charles Beaumont\
    Keith Laumer\
    Fred Saberhagen\
    Jack Vance\
    Philip k Dick\
    Robert F Young\
    Harry Harrison\
    Paul di Filippo\
    Bruce Sterling\
    Michael Swanwick\
    Damon Knight

    ResponderEliminar
  52. Horace Waldrop
    Michael Bishop

    Só então poderás dizer que "não gosto de contos"!

    ResponderEliminar
  53. lol

    Obrigado pelas sugestões Barreiros, mas eu nem leio os imensos que a Revista BANG! disponibiliza e que estão em Português (mérito á revista que publica bons contos, penso) quanto mais ler esses todos os que referes que na maioria nem estão por cá publicados :D

    Eu gosto de contos, li por exemplo o Alan Moore (Voz do Fogo) e tirando o primeiro conto que foi seca, até gostei, entre outros claro, como as aventuras de Conan o Bárbaro :)

    ResponderEliminar
  54. Os contos do alan Moore são uma seca pretenciosa. 'Pra esquecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol,

      Só me dás razão mas até gostei de alguns dos contos :D

      Eliminar
  55. Há uma colectânea de contos dos Bester na E-A.

    ResponderEliminar
  56. Irrialidades virtuais -- 2 volumes--Alfred Bester
    No meio de tanto vomitado, alguma vez haveriam de acertar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão Barreiros mas vou ler primeiro o Tigre Tigre dele ;)

      Eliminar
  57. Este é um daqueles livros que após o seu lançamento, creio que há 2 ou 3 anos, ficou na minha mira. Achei piada até ao facto de existir, com capas de cores diferentes.
    Mas foi mesmo a sinopse, que despertou a minha curiosidade.
    Gostei da tua opinião, que é isenta e sobretudo honesta. (tudo aquilo que se procura numa opinião de leitura)
    Talvez lhe dê uma espreitadela um dia, creio que continuará adiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,

      lançamento há dois ou três anos?... Quem me dera que o tempo fosse tão pouco elástico!
      Já passou pelo menos um "século" desde que eu os comprei, no longinquo ano de 1999 ( era eu a criança que ainda sou), algures entre fevereiro e julho desse ano, se a memória me não atraiçoa.

      E, tristes tristezas ( ehehe, Barreiros dixit) creio ainda estar á venda.
      Não esgotado!!...

      Há "algo de podre" no podre reino da FC lida ( perdão, não lida!) pelos portugueses!
      Na Dinamarca acho que está tudo bem, segundo me diz Selma Lagerloff....:):):)

      Barreiros, esta é para ti: queres que o Fiacha se converta à leitura de contos, ou queres matá-lo de Overdose?

      Para "arranjar" convertidos tens de usar de "meiguice", fazer uso de uma boa manteiga:):), não podes "bater-lhe" com um dicionário de 12 Kg na cabeça.

      Os autores maravilhosos, os contos maravilhosos que te maravilharam, e que anseias por partilhar ( e o quanto te entendO), têm que "lá chegar" com muita prudência e muito tacto, senão corres o risco de que fujam em panico ao primeiro Michael Bishop.

      E deves, quanto a mim, iniciá-lo ( OS) pelo que existe publicado em português ( eu sei que é quase nada, mas apesar de insuficiente, há matéria prima).

      Permite-me, caro professor Barreiros, indicar uma modesta alternativa ( só os traduzidos para português;se estiverem interessados posso indicar as obras, ou em que antologias encontrar estes autores):

      Do que me vem à "memória", sem qualquer ordem cronologica, ou genero:
      ( apenas grandes contistas, ou "apenas" bons contistas)

      Edgar Allan Poe
      M.R. James
      Stevenson
      Ambrose Bierce
      H. G. Wells
      G. K. Chesterton
      Franz Kafka ( impressionou-me o conto " Na Colonia Penal")


      Jack London
      Cornell Woolrich
      Roald Dahl
      Clifford D. Simak
      Edogawa Rampoo ( o émulo japonês de E. A. Poe)

      e n outros que ....

      E acrescentar, claro, a notável lista do Barreiros, os olvidados:

      Fredric Brown
      Fritz Leiber
      Harlan Ellison
      Ted Chiang
      J. G. Ballard
      Christopher Priest
      K. Dick

      Acho que já chega.

      ubik








      D

      Eliminar
    2. não chega nãO!

      Falta o improvável e inclassificável Gerald Kersh.

      Eliminar
    3. Viva Nuno,

      Sim achei o livro algo infantil e as capas foi sem duvida algo bem pensado.

      Se quiseres posso oferecer-te o livro e lês quando tiveres oportunidade...alias e é mais um saldo positivo para o eu balanço de gastos e proveitos :D

      Eliminar
    4. Uhm...em português? Falta o Arthur Machen, o Algernon Blackwood e o Jean Ray.

      Eliminar
    5. Por acaso alguns desses autores estão publicados em Português:

      Algernon Blackwood:

      http://www.saidadeemergencia.com/produto/contos-de-algeron-blackwood/

      Arthur Machen:

      http://www.saidadeemergencia.com/search.ud121

      Mas nenhum foi alvo de campanhas de publicidade.

      Eliminar
  58. Meus caros,

    Agradeço-vos as recomendações, ficam registadas, espero que compreendam que se comprar tudo o que recomendaram é preciso ter um poço de petróleo, logo aqui o amigo corvo, aceita doações, quer em dinheiro :D, quer em livros, pois como devereis entender recomendar é fácil mas conseguir comprar é que se torna mais dificil, logo sintam-se à vontade para ajudar aqui o amigo corvo, embora não prometa que os leia logo :P

    Já agora Ubik, muitos nomes que referes ai tenho ainda alguns por ler e já li alguns ;)

    Longe de mim querer que o Barreiros ou seja lá quem for que mude a sua maneira de ser lol, nem sequer ponho em causa o muito trabalho que fizeram e fazem, mas num grupo fechado entendes ?

    Ora vê, é com agrado que vejo o Forum Fantástico crescer a nível de malta que aparece, mas trás leitores novos à FC ou a Fantasia ? Garanto-te que a maioria não me é estranha ;)

    Não achas importante fazer com que se leia um género literário divulgando-o ? É que sem leitores então ainda vai ser bem pior :P

    ResponderEliminar
  59. Aaah...como podia ter-me esquecido? Tu, que não gostas de contos, tens para ler os dois giga mega livros do Schatzing, O QUINTO DIA e o LIMITE, publicados pela D. Quixote. O Limite continua a aparecer nas estantes das livrarias, sinal que, tristes tristezas, ninguém do Cantinho correu a comprá-lo. Ambos são dois tecno-thrillers de FC hard, absolutamente fascinantes. O QUINTO DIA contem a descrição de uma das mais estranhas espécies alienigenas de que há memória no mundo da FC. E com origem na Terra. Mais não digo. Vergonha e opróbio a quem não os comprou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda se encontra disponivel ? Tenho que ir consultar no site da Editora caso tenha ;)

      E já agora que te parece o livro Cultos Inomináveis - Robert E. Howard ? A ler ?

      Eliminar
    2. "O Quinto Dia" do Schatzing é realmente muito bom, um calhamaço, mas vale bem a pena. Ainda não li o "Limite", mas conto faze-lo em breve. Curiosa a classificação que a D. Quixote dá ao Quinto Dia: Eco-Thriller... (seja lá isso o que for)

      Eliminar
  60. Hum ... depois do que acabo de ler sou honesta, fiquei de todo reticente em ler o livro ... não é que costume basear-me apenas em opiniões para ler este ou aquele livro, mas que me influenciam sempre um bocado, influenciam.

    ResponderEliminar
  61. Cara Hipatia, quem não arrisca não petisca. É um livro sobre uma das mais extraordinárias formas de vida não-humana que me foi dado ler. Todos os meus amigos a wuem eu recomendei o livro, adoraram-nos. Mas é um livro de ciência, politica e ecologia? Se o estado do mundo em volta não te disser nada, é melhor não o leres, porque é disso mesmo que ele trata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Stark,

      Sim tens livros melhores para ler do catalogo da SDE por exemplo As Mentiras de Locke Lamora do Scott Lynch ;)

      Barreiros,

      Penso que a Hipatia se referia ao livro do Barker que comentei :)

      Eliminar
  62. Desculpem os erros de digitação. O meu Ipad enlouquece sempre que teclo na tua página, Fiacha. Deve estar amaldiçoada pelo espírito da Xaninha, a Princesa Guerreira!

    ResponderEliminar