sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Grande Conspiração de David Liss



Sinopse:


O regresso de uma das mais fabulosas personagens portuguesas da literatura contemporânea. 


Condeno-o à morte por enforcamento, Sr. Weaver, pelo hediondo assassinato que levou a cabo. "Ao ouvir a sentença do juiz, Benjamim Weaver, judeu português, antigo pugilista, actual caçador de criminosos e futuro mestre do disfarce, começa um dos dias mais infelizes da sua vida. Atirado para a terrível prisão londrina de Newgate, Weaver terá de empregar a sua considerável energia e inteligência para fugir para as ruas fedorentas da capital. Na sua mente, apenas um desejo: quem se deu a tanto trabalho para o incriminar por um assassinato que não cometeu? E as coisas só vão piorar, como revela David Liss em O Grande Conspirador, uma novela exuberante na Londres do século XVIII, repleta de acção, aventura, humor e uma teia de conspiração que envolve os mais poderosos do império britânico."

Opinião:

Se me dissessem que iria começar a ler tantos livros de Romance Histórico, diria que não seria possível, pois o que mais desejava descobrir eram livros de Ficção Cientifica até pelos muitos livros que tenho para ler da Coleção Argonauta. Mas quis o destino que começasse a ler mais este género e depois de ler “A Companhia do Diabo”, deste escritor, teria obviamente que ler mais e não perdi tempo. Este autor só não é o escritor revelação de 2013, pois li também o Dan Simmons, mas foi sem dúvida uma das agradáveis descobertas e não descanso enquanto não ler os seus livros todos por cá publicados.

Embora tenha gostado mais do livro anterior, as qualidades que me fizeram gostar tanto do escritor estão cá todas. É, sem dúvida, um excelente construtor de tramas e conspirações, com a ironia sempre presente e personagens complexas e bem desenvolvidas.

Basta ler o resumo e temos a base do livro, mas o personagem principal (que me cativa cada vez que o vou conhecendo melhor e tenho pena de estar a ler os livros por ordem inversa, mas lêem-se bem como livros independentes) passa por situações verdadeiramente mirabolantes e sem dúvida que o final acabará por agradar e surpreender. Claro está que nem só do personagem principal vive os livros do escritor, há personagens secundárias muito boas.


Mais um excelente livro do David Liss, que me agradou bastante e que só posso recomendar a sua leitura, bem como a de todos os seus livros, até porque nem estão assim tão caros, aproveitem.

Comecei bem o ano sem duvida :)

62 comentários:

  1. Confesso que romances históricos não são a minha primeira escolha, mas tenho tido muitas e agradáveis surpresas quando os leio e este teu exemplo parece ser mais um desses casos. A ver ser aproveito alguma promoção que entretanto apareça, apesar de, e como dizes, nem estarem assim tão caros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Sem duvida que tenho sido igualmente surpreendido dai estar a ler tanto dentro do genero e este escritor é bom embora penso que não gostes muito do estilo, tipo Flashman, mas vale bem a pena, quem sabe não encontres em Aveiro ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha,

    Obrigada por mais um comentário que desperta a curiosidade :P
    Eu não sou grande fã de romances históricos mas não quer dizer que não os leia... neste momento, infelizmente, até nem tenho estado a ler quase nada :( Mas espero recomeçar em breve :)
    Fiquei curiosa... se um dia me cruzar com este livro (ou outro do autor) vou dar-lhe uma oportunidade ;)

    Obrigada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Conspirações e tramas parece que consegue cativar toda a gente até mesmo tu, Fiacha e pelo que parece ficas-te bem agradado com o livro, e isso é um bom indicio que ele é mesmo bom.
    Começar o ano com um bom livro, é sinal que vais ter um ano inteiro com bons livros...... brincadeira :-D
    Beijos e Boas Leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ois wavegirl,

    Eu é que agradeço o teu comentário e a tua visita :D

    Se olhares o Terror do Simmons como Romance Histórico ai tens o exemplo de um grande livro ;)

    Isso é que é pior, a ver se lês mais em 2014 :)

    Fazes bem ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Daí ter dito que não é muito a minha praia mas que não deixo de ler ;) às vezes é bom lermos algo que nos é mais "desconhecido" para limpar a cabeça :)

      Obrigada pelas tuas sugestões!

      E sim... tentarei ler mais em 2014! Que isto está uma vergonha :P

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nem mais algo que devia fazer em especial na FC :D

      Nem sempre temos tempo o disponibilidade para ler, mas espero que 2014 altere a situação atual ;)

      Bjs e caso queiras ler estes diz :)

      Eliminar
    3. Vou apostar na FC! Fica a promessa ;) Depois chateio-te para me dizeres o que recomendas :)

      Também espero que a disponibilidade para ler melhore :) Já sinto tanta falta do cheirinho de páginas de livros!!! :)

      Beijinhos! E obrigada :)

      Eliminar
    4. fazes muito bem, grandes livros e a um preço bem acessivel, não o que te vou recomendar mas por exemplo o Brasil ou a Oeste do Eden.

      Para mim foi Duna do Frank Herbert que me fez ler FC, experimenta esse mas há muito mais obviamente :)

      Acredito, a ver se matas a ressaca ehehe

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Joana,

    Sem duvida que o livro está repleto de tramas, vale a pena sem duvida :)

    tive sorte mas já sabia o que esperar pois tinha acabado de ler um livro do escritor :D

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Fiacha,

    Só vamos no dia 3 e já «despachas-te» um livro, isso é que é eficiência! :D

    A ver se te igualo e acabo hoje o 1.º volume d'O Conde de Monte Cristo, só me faltam 30 páginas. :P

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
  7. Ois amiga,

    Aqui que ninguem nos ouve acabei mesmo no dia 31 de dezembro, foi tomar banho vestir e seguir para a festa de ano novo, mas só agora comentei eheheh

    E agora estou a ler A Guerra Diurna do Peter V. Brett e é livro para perto de 800 páginas, tão depressa não apareço :D

    Esse livro deve ser bem interessante, acaba sim e depois diz se recomendas ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha

    Tenho mesmo de começar a ler mais Romances Históricos, pois prometem serem uma agradável surpresa. Mas não agora que ainda tenho muita coisa de fantasia e FC para ler.
    Excelente opinião.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra ;)

      Sei que tens imensos universos por descobrir, mas penso que fazes bem em investir em livros de Romance Histórico e até tenho ideia que tens tipo algumas ideias vindo aqui ;)

      Este escritor por exemplo vale bem e até nem está caro :)

      Abraço e venha lá o 3 livro do Joe Abrecombie :D

      Eliminar
  9. Olá Fiacha.
    Mal começou o ano e tu já leste um livro...hehe lês livros a velocidade da luz. Eu gostaria de ter mais tempo. Mas trabalhar, ser mãe, esposa e dona de casa não resta muito tempo para ler. Mas não dispenso ler antes de deitar nem que seja cinco minutos. Agora quando tenho algum livro que me agrada mesmo lá se vão as lidas domésticas. Alguns foram sugestões tuas. Quanto a este livro. Parece interessante mas para mim não passa daí. Gosto de romance histórico mas a sinopse do livro não me cativa. Embora a tua opinião seja contraditória. Mas é sempre bom ter conhecimento. Porque aquilo que não nos agrada hoje amanhã poderá ser diferente. E eu que o diga mudei de gostos literários como do sol para a lua. Talvez gostos não é a palavra adequada mas sim preferências. Nunca se sabe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Luísa :D

    Como já referi este livro acabei mesmo no dia 31 de dezembro mas nem tive oportunidade de o comentar, começaram as festas e só hoje consegui comentar e sim compreendo que tenho mais tempo disponível que muita gente, alias vou de Obidos para Lisboa e vice-versa e aproveito para ler na camioneta e mesmo no metro e gosto sempre de ler um pouco antes de dormir, mas as redes sociais tiram-me horas de leitura, mas temos que conviver com a malta :D

    Fico contente que alguns livros que lês sejam sugestões minhas e concordo contigo o que hoje não gostei amanha pode-me agradar, por falar nisso devia reler a trilogia de Tolkien, mas não tenho muito tempo para reler livros infelizmente.

    Romance Histórico pode levar-te a uma enorme demanda, não é obrigatoriamente um livro de historia digamos assim, olha o Terror do Simmons que nos leva para uma viagem com um clima identico ao de onde estás atualmente e numa altura em que não havia as condições atuais....tudo em nome do descobrimento ;)

    Há muita coisa boa mesmo e nada como experimentares :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. A capa é horrível, mas adorei a sinopse e a tua opinião...é mais um para a wishlist. Vou ver se o arranjo em ebook :D

    PS: Faz parte de alguma série?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Antes demais parabéns pelo 2 aniversário do teu blog, continua sempre com a tua boa disposição (o teu irmão que diga ehehe) e divertida :)

      Por vezes as capas enganam isto é ao vivo são muito mais bonitas, mas posso dizer que até na capa gostei mais da Companhia do Diabo, linda, esta comece :D

      Fazes bem é mais ecológico, fácil de transportar e de arrumar :D

      A ideia que tenho é que ainda há um primeiro volume que é a Conspiração de Papel e que é anterior a este e eu comecei pelo 3, parti para este (2) e quero ler o 1...não se percebe nada mas pronto :D...Há outro livro publicado por cá mas que segundo penso nada tem a ver com este protagonista :)

      Bjs e boas leituras e conta comigo para 2014 no teu blog ;)

      Eliminar
    2. Se for assim menos mal x) Capas feias, são... bem... feias xD
      Ahhhh é trilogia então ^_^Tenho de arranjar os 3

      A série Sugar Marple também comecei pelo último e fui retrocedendo mas entretanto parei. De 4 li 2 x)

      Obrigada e igualmente ^_^

      Eliminar
    3. lol não ligo a capas, bem depende se tiver uma mulher bonita até gosto :D, seja como for não é seguramente o mais importante embora possa ser para muita gente determinante para a compra do livro, o importante é mesmo o conteúdo :D

      lol acredito que esta trilogia acabes por ler tudo, por vezes faz lembrar as investigações de Poirot XD, e leva-mos com cada volta no enredo, acho que vais gostar ;)

      :D

      Eliminar
    4. Eu gosto de uma capa bonita. A capa atrai, o conteúdo conquista :p

      Estou a ficar cada vez mais interessas *o*

      Eliminar
    5. lol,

      És exigente está visto e com uma boa filosofia :)

      Experimenta :D

      Eliminar
    6. Por acaso estou a ficar bitchy. Eu não era assim há um ano o.O

      Eliminar
    7. lol acho bem e até o devemos ser, ai estou contigo, seja como for estes livros tem qualidade, se não tivesse não recomendava ponto final, pode quanto muito é não fazer o teu género, mas acredito que com tanta ironia e situações caricatas no mínimo dês uns bons sorrisos ;)

      Eliminar
    8. Ironia/ Sarcasmo/ Humor negro... adoro *__*

      Eliminar
    9. lol então lê, mas mistura ai mistério, surpresas, intriga, conspirações politicas, porrada ehehe

      Eliminar
    10. lol fala-se em porrada e melhora logo e tem romance já agora :D

      Eliminar
    11. eu foquei-me mais no "mistério, surpresas, intriga" lol

      Eliminar
    12. lol eu associei mais ao teu irmão a porrada xd, mas sim tens muito mistério pela frente,é isso que nos faz querer ler mais e mais ;)

      Eliminar
    13. Se eu andasse à porrada com o meu maninho, era eu quem saía a perder -.-'' Obrigada, mas não obrigada ^^

      Eliminar
    14. lol é a sorte dele e agora por curiosidade o que andamos a ler no inicio do ano ?

      Bem és uma sortuda é só prendas :D

      Eliminar
    15. Estou a ler A Queda dos Gigantes do Ken Follet e a betar O Escultor da Carina Rosa :) E tu?

      Parte dos livro fui eu que comprei, mas.... este Natal foi AWESOME a nível de prendas ^^

      Eliminar
    16. Ai realmente a minha memória é completamente diferente da tua então já me tinhas dito tantas vezes que estavas a ler o Follet rsrsrs...Gostei imenso dos Pilares da Terra, tenho pena dos seus livros serem tão caros :(....li um comentário ao livro da Carina Rosa estás a gostar ? Depois vejo o teu comentário mas fazes algo que devia seguir como exemplo, promover escritores nacionais ;)

      Pois eu estou a ver, mereces ;)

      Eliminar
    17. Escrevi a opinião de um livro da Carina mas detestei esse livro -.- Mas o primeiro que betei gostei e o que estou a betar agora está a ser o meu favorito :D

      Comecei a ler autores nacionais em 2012, com Inverno de Sombras da Liliana Lavado. Antes fugia deles :/

      Não me disseste o que andas a ler xD

      Eliminar
    18. Valha.me um burro aos pinotes, ando a ler A Guerra Diurna do Peter V. Brett, já foi escrito O Homem Pintado e a Lança do Deserto, fantasia da 1001 Mundos ;)

      A Liliana é muito simpática e penso que até já passou por estes lados, mas nunca li, espero que gostes tal como a Carina.

      Tenho pena de não divulgar mais os escritores nacionais, só te posso dar valor por isso ;)

      Depis vejo os teus comentários, espero que gostes ;)

      Eliminar
    19. Já ouvi falar da trilogia, mas não me chama a atenção :/

      Sim, ela é um doce e esteve na Feira do Livro de Lisboa. (Já li xD Foi com o livro dela que comecei a apostar em autores nacionais :p)

      Eliminar
    20. Se gostas de livros de fantasia então recomendo, mas se não estás para ai virada então não vale a pena, mas é fantasia mesmo como gosto então neste 3 volume o escritor está muito bom mesmo ;)

      Muito bem e acredito que esteja a ser uma experiência agradável verificar que por cá há talento, nunca li o livro dela :(

      Eliminar
    21. Por acaso gosto bastante de fantasia (já não é o género que leio mais, mas...) só que os títulos, as capas, o autor... nunca me chamaram a atenção :/

      Liliana Lavado é fantasia :p

      Eliminar
    22. Então experimenta e mais uma vez não ligues ás capas ;)

      E gostaste muito da Liliana é isso ?

      Eliminar
  12. oi Fi,

    gostei de sua opinião e parece ser muito interessante esse livro, fiquei curiosa. Mudando de assunto, vc já fez a sua lista para o que vai ler em 2104?

    Bjs e bos leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bem gostei do teu novo nome, sim senhor Chá café e livros :D

      Fico contente que tenhas gostado, se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena e quanto a lista para 2014 é o que for aparecendo mesmo, vamos ver ;)

      Bjs e boas leituras com muito chá e café se possível :D

      Eliminar
  13. Olá Fiacha!

    Aqui está um livro que tive a oportunidade de adquirir na promoção da revista e não o fiz! Se tivesses lido antes e se eu tivesse lido a tua opinião teria comprado =)
    Boa opinião, como sempre!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Não foi falta que eu não tivesse divulgado a promoção, quem sabe numa feira do livro na banca de emergência encontres ou eu mesmo se os vir posso comprar e enviar, é uma questão de se combinar.

      Perdeste uma excelente oportunidade, sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras para 2014 :D

      Eliminar
  14. olá olá :)
    Muito bem, gostei do teu comentário. Não conheço esta leitura mas parece-me muito interessante...:)
    Vou indagar um pouco mais sobre a leitura..Boas leituras..beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Já comentei um livro do escritor ainda no mês passado, já voi o ano passado é verdade :D e já tinha demonstrado ter gostado imenso, um escritor que quanto a mim não engana :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  15. Olá Fiacha,
    andei desaparecida mas aqui estou de novo:D. Estou há vários anos para comprar este livro. Mas nunca pensei que fosse tão bom. Bem, lá vou eu começar o ano a comprar livrinhos:p

    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo,

      Compreendo primeiro sem a menor duvida os estudos e depois o divertimento :D

      Pois e eu com o livro por cá várias vezes os vi com 40% de desconto mas nunca me passou pela cabeça estarem a este nível, não é algo extraordinário, mas vale bem a pena ;)

      E fazes bem, antes em livros do que noutras coisas :D

      Bjs e já sabes sempre bem vinda ;)

      Eliminar
  16. Amigo Fiacha,

    Eu embora não goste muito da capa do livro, tenho arranjado estes através das trocas.
    E tenho um monte enorme de livros para ler emprestados e para trocar, e depois venho aqui ler, este elogios e fico com vontade de mandar os outros as urtigas e pegar nos livros deste autor,lol.
    Agora fiquei surpresa não sabia que os livros tinham uma ordem de leitura pensa que não estavam ligados entre si.
    E quando a leres cada vez mais este género, sabes o que diz a sabedoria popular? Nunca digas, desta água não beberei,lol.

    Beijocas e continua com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  17. Ois miga :)

    Não penso que a capa seja o mais importante mas sim o conteúdo e penso que fazes bem em ter estes livros que ao ler-se uma vez estão prontos a ser trocados por outros e quem os receber ficam bem satisfeitos. Sei que há imensos grupos no FB de troca de livros, mas nunca me deu para isso, prefiro oferece-los a pessoas amigas ou mesmo partilha-los para que possam ler.

    Lê que será rápido, muito viciante e sei que tens a Companhia do Diabo que ainda está melhor ;)

    Estão se tiveres os dois anteriores é melhor começar por esses, seja como for ao chegares ao último está muito bom mesmo ;)

    lol bem verdade, qualquer dia estou a ler livros eróticos, mas só em casa que nos transportes podem embaraçar um homem eheheh

    Bjs e bom ano ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá Fiacha,

    Tenho curiosidade em conhecer o autor, pelas tuas palavras, mas o livro em si não me desperta tanto a atenção. É ler e experimentar :)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Olá Nádia,

    Penso que irias gostar, conhecendo os teus gostos, por vezes só mesmo lendo vemos a qualidade de um livro, vai por mim, caso tenhas possibilidade aproveita e lê ;)

    Bjs e bom fim de semana :D

    ResponderEliminar
  20. Oi Fiacha Querido!
    Eu amo um bom romance histórico! Gostei muito da sua resenha! Não conhecia a obra!
    Mas gosto de história do jeitinho que você falou que os personagens são bons e vão conquistando o leitor!
    Parabéns!

    Beijos
    PS:Especial Ano Novo Saga Divergente!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/especial-ano-novo-saga-divergente.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Paula :)

      Espero que a Editora Saida de Emergência que foi para ai para o brasil publique este excelente escritor, que por cá penso não teve o destaquu que merecia ;)

      Obrigado e passo no seu blog sim ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Oi Querido!
      Respondendo vc:
      Eu já li os dois primeiros livros da Série da Juliet! Amo muito eles, sofri muito no Filha da Floresta, mas amei a história, a escrita, tudo! No Filho das Sombras achei a história mais leve que o primeiro, mas tão boa quanto! s2
      Beijão!!!!
      Ps:Parceria Autora EVA ZOOKS - Livro: Caminho das Águas!
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/parceria-autora-eva-zooks-livro-caminho.html

      Eliminar
    3. Ois :D

      Que bom já teres lido a Juliet, continua que os livros são todos muito bons, recomendo mesmo ;)

      Bjs e assim que poder passo lá prometo :)

      Eliminar
  21. Olá Fiacha
    Mais um comentário excelente que nos desperta a curiosidade para mais um romance histórico. Nunca li nada deste escritor, mas confesso que me despertou a curiosidade.
    Apenas fiquei com uma dúvida: são vários volumes da mesma história, ou são livros diferentes que têm os mesmo personagens?
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Sem duvida que é um excelente escritor e que quanto a mim não teve o destaque que merecia, bem melhor que o campeão de vendas de Romance Hostórico, Simon Scarrow, que até gosto ;)

      Os livros lêem independentes mas acabas por saber de situações que o personagem passou nos livros anteriores, logo é melhor começar pelo inicio lol :D

      Logo livros com o mesmo persoangem mas diferentes aventuras :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá amigo corvo. :)

    Confesso que nunca tinha pensado ler este livro, mas deixaste-me curiosa, parece ser realmente muito bom. Quem sabe se não o leio num futuro...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ois Rita,

    Tenho a certeza que irias adorar, caso queiras diz ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Eh pah ainda estou com uma moca de sono tão grande que em vez de ler "A Grande Conspiração de David Liss" li "A Grande Constipação de David Liss", já estava a ficar preocupada com o homem! xD

    Também já passei por este livro na biblioteca, fica a sugestão para uma leitura futura. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha, bem visto bem visto :D

      Este é um bom exemplo de bons Romances Históricos publicados pela SDE, deviam e mereciam melhor divulgação ;)

      Se poderes aproveita, vi o seguinte "A Companhia do Diabo" que ainda é melhor a 3€ num quiosque em Lisboa, imagina :D

      Bjs

      Eliminar