sábado, 21 de dezembro de 2013

O Inimigo de Deus - livro 2 da trilogia Senhores da Guerra de Bernard Cornwell




Sinopse

O Rei guerreiro trouxe paz às ilhas – Mas por quanto mais tempo? 



Após uma vitória gloriosa no campo de batalha, Artur parece ter conquistado a união das Ilhas Britânicas. Agora terá de enfrentar as hordas invasoras dos Saxões, enquanto Merlim inicia uma demanda para descobrir os Tesouros Mágicos da Bretanha, na crença de que os poderes dos velhos deuses irão interceder a favor de Artur na batalha decisiva. 

Mas Artur esquece-se que os deuses amam o caos e cedo a frágil paz desmorona no momento em que velhas rivalidades irrompem e ameaçam destruir todas as suas conquistas. E no pior momento, os mais próximos de Artur preparam-se para a traição… 

Neste segundo volume da Trilogia dos Senhores da Guerra, Bernard Cornwell dá nova vida à lenda arturiana, combinando factos históricos, batalhas intensas e o velho mundo mágico de Merlim.

Críticas
"Cenas de batalhas grandiosas e intriga brilhante norteadas por personagens lendárias com características muito humanas."
-Kirkus Reviews

"Realismo de cortar a respiração."
-The Times

"Bernard Cornwell é um milagre literário."
-Daily Mail

Opinião:

Quanto mais vou lendo livros do Cornwell e em especial esta trilogia, mais o escritor se vai tornando num dos meus preferidos de Romance Histórico e finalmente nesta trilogia Arturiana, do qual já li várias sagas/obras, mostra-nos o escritor no seu auge.

O Inimigo de Deus é o 2º volume da trilogia, da qual já comentei no blog o 1º volume como podem verificar aqui e não me vou alongar muito em tudo o que gosto do escritor, pois já o referi no primeiro livro.

O escritor sabe preparar bem os seus enredos, estuda bem os locais onde a ação irá decorrer e depois apresenta-nos personagens complexas, bem construídas e que nos cativam de imediato. A tudo isto se junta uma escrita fluída e muito consistente.

É sabido que este período da história "Idade das Trevas" pouca informação existe, estamos a falar do século V e embora já muito se tenha escrito, Cornwell apresenta-nos a sua visão: "trata-se apenas de mais uma variação de uma saga fantástica e complexa que tendo chegado até nós vinda de uma época bárbara, continua a maravilhar-nos pelas dimensões heróicas, românticas e trágicas". 

E faz-lo com enorme mestria, pegando em aspetos sociais, religiosos, políticos, tudo polvilhado com elementos fantásticos e com descrições de combates como só ele sabe fazer. Mas é nas personagens que mais ficamos cativados e gostei imenso do desenvolvimento de várias, como o sempre ambicioso Bispo Sansum (que numa fase mais adiantada da vida se tornará superior de Darfel, o Saxão amigo de Artur, que é o narrador dos livros) mas acima de tudo de Lancelote, um personagem que embora vista a pele de cordeiro é na verdade uma verdadeira serpente e isso claro só pode ser uma mais valia para o enredo. Mas são muitos os personagens cativantes, pois quanto mais os vamos conhecendo mais vamos percebendo a sua complexidade. 

Muito interessante verificar como tudo é preparado para depois se fazer as devidas movimentações, foram várias as surpresas que fiquei estupefacto, as reviravoltas no enredo estão muito bem conseguidas, chocam-nos e quando isso acontece só pode ser muito bom sinal. Traições, tragédias, mistérios são vários os casos que nos deixam vidrados no livro.

Uma leitura cativante, com momentos de nos deixar empolgados, um enredo complexo e bem desenvolvido, tem tudo para se tornar o melhor que li sobre Artur, venha lá em tão o livro final.

Não esperava um final de ano com livros tão bons de Romance Histórico, excelente.

A questão que fica é o que ler a seguir, penso que vou manter-me neste género literário e seguir para David Liss.

57 comentários:

  1. Oi Fi,

    tenho esses livros em PDF , mas não consegui arrumar tempo para lê-los, devido a outras leituras, mas gostei de sua opinião, é bem desenvolvida, e intensificou minha vontade em ler essa série, quem sabe no início do ano q vem, eu comece minhas leituras por ela, hein? :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Este escritor não engana é qualidade garantida seguramente terás uma leitura muito boa, vai por mim ;)

      Já leste algum livro do escritor ?

      Bjs boas leituras e boas festas :D

      Eliminar
  2. Saiba que você iria gostar, amigo Corvo. Eu adoro esse livro, para mim o melhor da trilogia. E como eu odeio esse Lancelot do Cornwell rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Pois já vais conhecendo o que gosto de ler e estavas mesmo a ver que este livro era mesmo ao meu jeito :)

      As personagens são mesmo cativantes, até mesmo a Guinevere tem um desenvolvimento muito interessante e provoca-me um dos grandes choques sem duvida, gostei imenso dela, mas Lancelot está mesmo muito bem desenvolvido, consegue que fiquemos a odia-lo e isso é bom, um homem inteligente acima de tudo e isso é bom ;)

      Vamos ver agora como tudo temina, gostei de saber sobre o pai de Derfel, conhecer a sua mãe e por ai fora, personagens cativantes não faltam e claro depois temos Merlim, mestre dos disfarces eheheh

      Bjs, boas leituras e boas festas :)

      Eliminar
  3. Olá!
    Eu sempre ouvi falar muito bem da escrita deste escritor e dizem muito bem das suas histórias. Confesso que quando vejo os títulos dos seus livros fico de boca aberta não por serem chocantes mas por parecerem interessantes e impressionantes. Verdade seja dita, com este livro convenceste-me.
    O problema é que são tantos os livros dele que nem sei por onde começar.
    Beijos e Boas Leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Já li vários do escritor e posso-te dizer que até ao momento este é o seu melhor trabalho, alias muita gente diz o mesmo e agora percebo porque :)

    Podes seguir a minha recomendação que ficas bem servida ;)

    Bjs, boas leituras e boas festas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ele já não tem uma serie de livros anterior a esta?
      Eu julgo que sim mas não sei quase nada deles. Já leste algum?

      leiturasfabulosas.blogspot.pt

      Eliminar
    2. Ois Joana,

      Imensos e estão a ser publicados pela SDE, no entanto recomendo-te que comeces por esta trilogia que ficas bem servida ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Oi,
      sendo assim, em breve comprarei o primeiro livro. :-)´

      leiturasfabulosas.blogspot.pt

      Eliminar
  5. Olá :D
    Parece ser daquelas séries que melhora de livro para livro e isso é muito bom! Cada vez me deixas mais curiosa com o autor. Vais ler o próximo em 2014?

    ResponderEliminar
  6. Olá miga,

    Sem duvida que estamos na presença de um grande nome de Romance Histórico e sem duvida que esta trilogia está muito bem escrita, muito cativante mesmo :)

    Espero ler já no primeiro mês do ano o final da trilogia, está mesmo cativante e acredito que vais gostar caso um dia apostes ;)

    Um passarinho disse-me que tens o Forte do escritor por ler e já ai irás ver como o escritor é bom...espero que gostes claro :D

    Já leste algum dele ?

    Bjs, boas leituras e boas festas já agora ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa :D É trilogia certo? Assim já sei o que achas de toda a trilogia antes de comprar (e depois decido se vou para ebook, paperback ou hardback se houver)

      Tenho sim ^^ Também o vou ler em Janeiro, depois troco ideias contigo :p

      Eliminar
    2. Ois,

      Confirmo é uma trilogia embora cada livro encerre um ciclo, mas faz sentido ler tudo...ai a tendência para trilogias e sagas xd, mas está é mesmo muito boa, se nunca leste nada sobre o Rei Artur, esta trilogia basta ;)

      Muito bem, cá estarei para ler a tua opinião ao livro :D

      Eliminar
    3. Eu li um livro, mas era muito fantasioso e não me lembro se o Rei Artur chegou mesmo a entrar, se era mais centrado na Távora Redonda (é assim que se diz?)
      Anyway, em termos de História não valia de nada (e isto dito por mim que sou ignorante em muita coisa da História)

      Eliminar
    4. Sim é mais ou menos isso da Tavola :D e não consigo identificar o que leste, mas até pode ser algum das Bruma de Avalon da MZB

      O que mais gostei até ao momento foi mesmo o Ciclo Pendragon do Sthefen Lawead, muito bom mesmo, mas ainda me falta terminar esta trilogia :)

      Eliminar
    5. Não xD Era da Sherrilyn Kenyon. Acho que ela se baseou na sua tese de mestrado para escrever aquele livro (não me lembro do título :x)

      Eliminar
    6. Nunca li nada dela, nem sabia que tinha uma história sobre Artur, vejo que não deve estar ao nível :)

      Mas penso ser uma escritora que tem muitos admiradores ;)

      Eliminar
    7. Eu gosto da autora, mas em termos históricos ela deixa a desejar :x

      Eliminar
    8. Tens mesmo que ler este escritor, é bom no que escreve ;)

      Não pode ser boa a tudo, penso que escreve mais sobre livros eróticos isto penso eu :D

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Aqui está um autor que sinto muita curiosidade em conhecer e, sem dúvida, que quero começar por esta saga:)
    Um Feliz Natal e um óptimo 2014
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,

    O livro cativou-me tanto que nem tenho acompanhado o que se passa na blogosfera, mas espero colocar-me mais em dia sem duvida :)

    Esta trilogia é muito boa, recomendo para mim o melhor que li dele e já li umas coisitas :)

    Obrigado e igualmente, boas festas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá!!!

    O Lancelot é mau? oh, isso é novidade!
    Bem, gostei muito da tua opinião, está muito bem, como sempre!
    Aqui está um livro que eu quero muito ler. Já o tenho na wishlist há algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de adquirir. Pois bem, talvez já não falte muito!

    Ando a ler "Merlim" de Stephen Lawhead. É giro, quando for ler os do Cornwell, fazer uma comparação entre as histórias das personagens em ambos os autores. Já encontrei duas personagens neste que estou a ler que também estavam no "O Último Reino", do Cornwell. Acho sempre interessante quando isso acontece.

    Muito bem! =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Sem duvida que o livro que estás a ler é muito bom e irás obviamente encontrar imensas personagens repetidas. Aqui Lancelot faz o papel de anjinho mas não te iludas é uma grande personagem, mas tens mais "boas peças" ao longo de ambos os livros eheheh

      Até ao momento o Ciclo Pendragon ainda é a minha saga preferida sobre o que li sobre Artur, mas esta está muito boa, melhorou neste 2º volume embora tenha gostado do primeiro :)

      Depois diz o que achaste :)

      Bjs, boas leituras e boas festas :D

      Eliminar
  10. Olá,
    Os livros acerca das lendas arturianas são sempre interessantes e Bernard é um dos mais interessante.
    Abraço boas festas e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Liliana,

    Sim mas no meu caso esta irá ser a última que leio pois já li muita coisa mesmo e às tantas baralha e é mais do mesmo, embora seja interessante ver como cada um monta a sua visão :)

    Mas concordo contigo as do Cornwell é do melhor que tenho lido, assim se mantenha no livro final :)

    Obrigado e igualmente :D

    ResponderEliminar
  12. Parece que tens tido leituras surpreendentemente boas nos últimos tempos. Fico contente por ti!

    Espero que encontres muitos livros no sapatinho. Boas Festas! :D *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sem duvida e ainda por cima num género que gosto imenso, Romance Histórico, um final de ano muito bom ;)

      Preferia outras coisas, mas se forem livros não me importo muito ehehe

      Bjs, boas leituras, sorte nos passatempos e boas festas :D

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    Que faço contigo?
    Tenho livros emprestados para ler, e trocas combinadas também, e tu andas a aguçar-me o apetite com estes livros embora, eu já os tenha à um ror de anos e ainda não lhe tenha pegado, shame on me.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Ois Angelina :)

    Lol compreendo estou a ler atualmente David Liss espero que assim me perdoes :D

    Lê que vale bem a pena, quando acabares o 1º volume não mais vais parar, tenho a certeza e ajudas a divulgar ;)

    Bjs, boas leituras e claro boas festas :)

    ResponderEliminar
  15. Olá olá...:D
    Ora aqui está um leitura muito desejada..adorei a escolha e o comentário Fiacha.
    Há muito tempo que desejo ler algo deste escritor e mais curiosa fiquei :)
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  16. Ois miga :)

    Sem duvida um escritor que é muito bom em especial no Romance Histórico e acredito que esta trilogia irias gostar muito, passada na época medieval e com personagens bem construídas e complexas, logo recomendo mesmo sem a menor duvida, mas pronto sei que não está fácil para se comprar livros, mais a mais logo uma trilogia :)

    Bjs e boas festas :D

    ResponderEliminar
  17. Fiacha esclarece-me uma coisa. Esta trilogia é muito ao jeito masculino, não é!?
    A mim parece-me. Algo me diz que vai ser um pouco aborrecida para mim. E já investi dinheiro nela. Porém tenho esperança de não ficar desiludida.
    :) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Em certa parte sim, mas tens aqui mulheres muito interessantes de grande valor e que serão determinantes para o decurso da história e tal como por exemplo Ammar e Rodrigo del Monte também aqui encontramos personagens complexas, interessantes e com histórias de traição sim, mas também de amizade, vais gostar, pois Cornwell é bom ;)

      Bjs e boas festas, alguma duvida dispõem ;)

      Eliminar
    2. Assim já me deixas mais descansada. Já estava a imaginar que iria ser aborrecida a trilogia.

      Eliminar
    3. lol mas de onde vem essa ideia ? Pelo contrario e vais ter uma bela história de amor que vai mexer contigo ;)

      Não percas tempo e lê esta trilogia, vai por mim ;)

      Bjs

      Eliminar
  18. Olá Fiacha

    Mais uma excelente opinião.

    Tenho mesmo de arranjar tempo para ler esta trilogia. Fiquei super curioso desde anterior opinião. Mais uma TRILOGIA que vai para a lista de futuras compras. :)
    Fiquei curioso sobre as restantes obras do escritor, tenho de pesquisar melhor as obras dele.

    Continua com estes excelentes textos. Convencem cada vez mais a malta. ;)

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
  19. Olá Finisterra,

    Uma trilogia mesmo ao teu género, vais ficar com uma ideia bem diferente de Romance Histórico isso é seguro, este é um nome que deves fixar e nada melhor que começar por esta trilogia, vai por mim ;)

    Obrigado pelas palavras, só me dão confiança para continuar :)

    Abraço e boas festas ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá amigo Fiacha!

    Bolas... mais um que ainda não conheço o autor e que tu acabaste de aguçar a curiosidade... outra vez!!

    Quer dizer... conheço o autor! Só ainda não li nada dele... mas a minha irmã tem alguns livros dele, por isso, tecnicamente, já partilhei a casa com os livros dele :P Mas na altura não me chamou a atenção :)

    Ai meu deus... tantos livros para ler e tão pouco tempo... talvez numa próxima vida? :P Nah!! Nesta mesmo :)

    Beijinhos migo! E obrigada por mais um comentário fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Só vais ficar a ganhar ao leres esta trilogia se a tua irmã tem aproveita, alias os livros dele são muito equilibrados experimenta ;)

      lol ainda tens muitos anos pela frente, lê no próximo ano :D

      Bjs e eu é que agradeço as tuas palavras, bem como as tuas visitas, tudo de bom ;)

      Eliminar
  21. Fiacha,

    Esta saga, bem como o seu escritor, sempre me suscitaram interesse e curiosidade, e com os teus comentários fico ainda mais ansiosa por ler. Espero conseguir fazê-lo em 2014!
    Isto é que é fechar um ano em grande. Sim senhora :)
    Bom comentário!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :)

      Sem duvida que tive sorte (ao longo do ano todo diga-se) mas o final do ano está a ser muito bom mesmo.

      Fazes muito bem em colocar estes livros como objetivo de leitura para 2014, bem bom verás ;)

      Bjs e boas leituras e já agora boas festas :D

      Eliminar
  22. Ora viva,

    Já andava atrás desta trilogia algum tempo como tenho vindo dizer, saber que tens estado a gostar só ajuda despertar mais ainda a curiosidade. Vai para o último volume para saber se a trilogia tem final bom :)

    Abraço e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rui viva ;)

      Sem duvida que conto ler no inicio do ano o 3 volume e vais gostar, como sabes Cornwell é qualidade, garantido ;) Força nisso :)

      Abraço e boas festas

      Eliminar
  23. Olá Fiacha
    Estou a ver que estás mesmo a gostar desta saga! :)
    Para mim são os melhores livros de Cornwell, já li outros dele e não gostei tanto como esses, inclusivamente o Stonehenge que não gostei de todo.
    Não considero que seja a melhor saga arturiana, gostei mais do Stephen Lawhead,
    há muitas versões, com diferentes desfechos. Em tempos li muitos livros sobre Artur, neste momento tenho apenas os três volumes de "A morte de Artur" escrito por Sir Thomas Malory, escritos no século XVII e penso que é considerado uma das primeiras versões sobre o tema.
    bj e boas leiuras

    ResponderEliminar
  24. Olá miga,

    Sim está a confirmar-se como sendo dos melhores do escritor, gosto tambem da saga Saxonica, mas penso que esta trilogia esta melhor, mas vamos ver como acaba :)

    Sim essa saga do Lawhead está muito boa mesma, é até ao momento o melhor que li sobre Artur e também já li várias interpretações sobre Artur, tenho gostado dom que tenho lido, embora seja algo que não se conheça muito bem de como possa ter acontecido :)

    Fica registado que tens essa versão, quem sabe um dia não te peça emprestada :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  25. Olá Fiacha. :)

    Nunca experimentei nada deste escritor, mas estou bastante interessada nesta trilogia, que pelo que percebo estás a gostar muito. Espero ter possibilidade de ler o primeiro volume no próximo ano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ois Rita,

    E que excelente aposta fazes, vou adorar seguir os teus comentários aos livros, mesmo :D

    Penso que irás ler livros onde Artur é o protagonista, nomeadamente As Brumas de Avalon, este escritor está a um nível acima, mas depois logo vejo as tuas reações ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  27. Bernard Cornwell é um excelente autor.
    Já li as trilogias "A Demanda da Relíquia" e "Crónicas do Senhor da Guerra" (onde se insere este livro) e sem dúvida que são excelentes.
    Li esta trilogia nestes 2 últimos meses e foram várias horas muito bem passadas.
    Há (muitos) anos já li os 3 primeiros livro do ciclo de Pendragon do Stephen R. Lawhead mas como gostei tanto do que li, decidi que ia ter que fazer a colecção. Demorou alguns anos, mas finalmente tenho a colecção completa (tal como As Cruzadas Celtas) e conto (re)ler em 2014.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  28. Olá Tita,

    Não podia estar mais de acordo contigo, Cornwell é bom :)

    Gostei da demanda de relíquia, mas as cronicas dos senhores da guerra consegue ser melhor e ainda não acabei, o que está ao nível é mesmo a Saga Saxonica, mas apenas li até ao 4 volume, são diferentes contudo ;)

    O Ciclo Pendragon continua a ser o melhor trabalho sobre a Idade das Trevas que li até hoje, vamos ver como acaba esta trilogia :D


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à Saga Saxónica à partida não tenciono ler pois são bastantes volumes e já tenho tantos livros por ler antes de pensar em iniciar-me nessa enorme saga =P
      Sim, a Demanda da Relíquia e as Crónicas do Senhor da Guerra são diferentes mas gostei de ambas (pronto, confesso, gostei um bocadinho mais da trilogia de Artur ;) )

      Já passaram uns 15 anos (ou mais) desde que li os primeiros livros do Ciclo Pendragon e quero mesmo voltar a ler =D

      Fico à espera da tua reacção a respeito do final desta trilogia ;)

      Bjs

      Eliminar
  29. Ois Tita,

    Compreendo que os tempos não estejam para se investir em novas sagas (o meu grande objetivo para 2014 é gastar o menos possível em livros e serão mesmo o culminar de algumas sagas que me farão gastar dinheiro, como por exemplo o 3 livro da trilogia do Joe Abrecombie que sai por cá já em março), mas a saga Saxónica vale a pena e depois tens uns que a SDE anda a publicar que me parecem bons, apenas li o Forte e está a um bom nível ;)

    Sim penso que a introdução de alguns aspetos de fantasia, dão uma mais valia a esta trilogia, a Demanda da Reliquia é mais realista, mas encontramos em ambas tudo o que distingue o escritor de outros ;)

    Uma excelente aposta, eu li em 2013 e adorei o Ciclo Pendragon :)

    Sinceramente não sei quando vou ler, mas garantidamente que terá prioridade mal o tenha, para já começo o ano com fantasia e A Guerra diurna do Peter V. Breet, mas que devo interromper, vamos ver ;)

    Bjs e desejo-te um bom ano com saúde e se possível repleto de boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  30. Se te disser que comprei o 1º Volume desta trilogia em 2000 (ainda a edição da velhinha planeta) e que ainda não a li (talvez tenhas dificuldades em acreditar) parece mentira! mas o livro está na estante há 13 anos. (bom, bom, vou limpando o pós) LOL
    Gostei desta tua opinião, penso que talvez seja este ano que o livro vê a luz do dia.
    Um abraço Fiacha, boas leituras.

    ResponderEliminar
  31. Ois Nuno,

    Eis ando um pouco desatualizado do teu blog, mas vou já mudar isso e a ver se acompanho as tuas leituras de 2014 :)

    Por acaso comprei a trilogia a Demanda da Reliquia porque o homem da banca na feira do livro se enganou, pois era esta que lhe pedi e a bom preço, mas já li à mais tempo.

    Se gostas de Romances Históricos, então esta trilogia é muito boa, embora seja sobre uma altura em que nada se sabia (Idade das Trevas) mas que já se escreveu imenso. Penso que fazes muito bem em ler esta trilogia, Cornwell não engana ;)

    Abraço, obrigado pela visita, sempre bem vindo ;) e boas leituras

    ResponderEliminar
  32. E sabes porque sempre tive receio de a ler? Logo desde o início???
    Muito por culpa de "As Brumas de Avalon" de MZB. Li as brumas há mais de 15 anos e nunca as esqueci, parece que todos os livros, sobre Artur Pendragon, depois delas, são livros menores, veremos se é desta, que me rendo a Bernard Cornwell. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que as Brumas me marcaram e ajudou a que tenha hábitos de leitura, mas as Cronicas dos Senhores da Guerra é superior, alais sobre a Idade das trevas o melhor que li até agora é mesmo o Ciclo Pendragon do Stephen R. Lawhead, mas ficas muito bem servido com esta trilogia ;)

      Garanto-te Cornwell é melhor que a MZB ;)

      Abraço

      Eliminar
  33. ora bem, após muita pesquisa e depois de ter sido desencaminhada por alguém que cá sei, decidi atacar este autor com todas as armas :)
    assim que terminar os dois que tenho entre mãos, vou agarrar o Forte que consegui adquirir com uma revista qualquer
    Se gostar do género de escrita vou ter uma conversinha com o site da Saída de emergência para eles virem cá para casa.

    ResponderEliminar
  34. Olá Maria João,

    Fazes muito bem, depois quero ler os teus comentários ehehe

    Bjs

    ResponderEliminar