sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Gandhi vs. Churchill de Artur Heman


Sinopse:


O combate épico que destruiu um império e forjou a nossa época 

Nasceram em mundos diferentes: Winston Churchill numa das mais esplendorosas famílias aristocráticas da Grã-Bretanha; Mohandas Gandhi numa família religiosa da classe média, numa cidade de província na Índia. Arthur Herman revela-nos como as suas vidas e as suas carreiras se entrelaçaram, à medida que ia decorrendo o século XX. Ambos iriam liderar os seus países através de dolorosos esforços e de duas guerras mundiais – bloqueados numa feroz competição de vontades que iria decidir o destino de países, de continentes e por fim de um império. No decurso de uma longa carreira, Churchill fez o que achou necessário para garantir que a Índia permanecesse britânica. Mohandas Gandhi, em contrapartida, dedicou a vida à libertação da Índia, criando um tipo inteiramente novo de movimento político: a satyagraha, ou seja, a desobediência civil. 

As suas campanhas de não-violência, desafiando Churchill e os Britânicos, como a célebre Marcha do Sal, transformaram-se no projeto não só da independência da Índia, mas também do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e das lutas pela liberdade em todo o mundo. Agora mestre na arte de contar, Arthur Herman avança através de lendas e mitos sobre estas duas poderosas e carismáticas figuras, revelando as suas forças e as suas fraquezas.

O resultado é uma epopeia abrangente de domínio e de insurreição, de guerra e de intriga política, apoiada num elenco de figuras históricas fascinantes. É também uma brilhante parábola narrativa de dois homens cujos êxitos clamorosos foram sempre assombrados por fracassos pessoais e cujos momentos finais de triunfo foram ensombrados pela perda daquilo que lhes era mais querido.

Opinião:

Embora tenha lido livros muito bons ao longo do ano, parece que o melhor estava mesmo guardado para o final do ano e mais uma vez a Editora SDE me surpreende com outro Romance Histórico fantástico. Mas este livro é diferente, é escrito por um historiador, que nos impressiona com a qualidade apresentada num trabalho grandioso, vai ao detalhe a todos os níveis em que quando acabamos de ler ficamos com uma visão diferente e mais enriquecida de uma das épocas mais marcantes da história do nosso mundo. Dificilmente ficamos indiferentes quer à qualidade do livro quer ao próprio escritor. 

Como se percebe pela sinopse do livro iremos acompanhar o período do Império Britânico e conhecer duas personagens marcantes da história mundial, ambos defensores da liberdade e do livre arbítrio, mas de dois tipos completamente diferentes. Churchill valorizava a liberdade humana como produto de uma luta e a realização suprema do ser humano, era um homem com dons visionários. Por outro lado Ghandi valorizava a liberdade como realização suprema de Deus. Era obrigação do homem viver segundo esse critério e que sem ele a vida não tinha qualquer sentido. Um defensor da não violência, da paz. 

Por estranho que pareça, o livro acaba por não ter muitos diálogos o que torna a leitura menos fluída não tão viciante, embora tenha lido, a um excelente ritmo, as cerca de 730 páginas que compõem o livro. 

Se já era admirador de Gandhi, pois foram várias as vezes que vi o filme com o seu nome e me tenha emocionado pela sua grandeza, por outro lado Churchill não deixa de ser um homem que me surpreendeu pela positiva, um homem com uma vontade férrea e que teve um papel determinante na luta contra a Alemanha Nazi e os ideais fascistas. 

No fundo estamos na presença de uma investigação fantástica sobre a vida de dois homens extraordinários e que tiveram uma influência enorme nos dias que hoje vivemos. Embora seja um livro grande e caro, facto que deve ser dito, penso que é um livro que vale bem a pena o dinheiro investido e que acaba por ser uma excelente escolha para se oferecer como prenda de Natal, um livro com muita qualidade, que no final ficamos mais enriquecidos culturalmente. Logo mais que recomendado. 

Um dos melhores livros lidos este ano ;)


40 comentários:

  1. Boas Fiacha

    Gostei da sinopse e da tua opinião :D Mais um livro a ter em atenção.
    Também sou admirador do Gandhi, tenho até uma biografia dele :D
    Se me cruzar com este livro talvez o compre :)

    Boas Leituras

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark :)

      Sem duvida duas figuras marcantes da história mundial e foram grandes e geniais cada um à sua maneira, fazes uma excelente compra vai por mim ;)

      Abraço :D

      Eliminar
  2. Olá Fiacha!

    Este é um livro que talvez não vá ler, pois não me desperta muita curiosidade. No entanto fico muito contente por saber da sua existência, pois é sempre bom saber que há livros com estes assuntos!

    Gostei muito da tua opinião, está muito boa!

    E já agora, gosto imenso do novo visual! Gandalf forever!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Com este livro ficamos a saber um pouco mais sobre um determinado periodo da nossa história e conhecemos melhor dois grandes homens, já há poucos como eles, mais a mais com a partida do grande Mandela, se poderes lê nem que o arranjes numa biblioteca ;)^

      Obrigado e sem duvida viva o Gandalf :)

      Bjs e boas leituras e boas festas :D

      Eliminar
  3. Oi Fi,
    Esse livro parece ser mesmo bom, ainda mais que é um romance histórico, que é o meu caso. Parabéns pela opinião, fez-me interessar em ler tal livro, quem sabe ano que vem né? lol
    O q vc escreveu sobre o livro, é simples e bem desenvolvida, continue com seu ótimo trabalho!!! :D

    Abraços e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amanda,

      Quem sabe não venha a ser publicado em 2014 por esses lados, tomará e vale bem a pena, dos melhores romances históricos que li até hoje, grande trabalho de investigação, não se fica indiferente ;)

      Sim mais vale assim e não fazer grandes spoilers se bem que aqui a história seja já mais que conhecida :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  4. Que interessante! Colocarei na minha lista. Abraços, amigo Fiacha! E excelentes leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Toma nota sim, um grande trabalho, ficamos a conhecer mais ao pormenor dois grandes nomes que influenciaram o nosso mundo ;)

      Bjs e boas leituras e não tarda a ver se vem o Tigana :D

      Eliminar
  5. Olá Fiacha!
    Convenceste-me com a tua opinião. Vou ver se o encontro no AwesomeBooks um dia destes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Olha fazes muito bem, é um grande livro e com duas personagens magnificas, é um pouco caro (não foi dividido) mas vale bem o dinheiro ;)

      Bjs, boas festas com muita ponche e sonhos :D

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Fiquei muito curiosa com este livro.
    Duas personalidades, como referes, bem diferentes mas bem marcantes no mundo.
    Escusado será dizer qual delas a minha favorita ... mas tenho lido várias coisas sobre Churchill e confesso que deve ter sido um Homem fantástico e com uma mentalidade bastante "à frente" na sua época, daí ter tido um papel fundamental no desenvolvimento do mundo em que hoje vamos vivendo.
    Vou registar este livro na minha lista :) para um futuro.
    Neste momento ando mergulhada no mundo dos contos, como sabes :)
    beijinhos e boas leituras

    ah e parabéns pelo comentário, muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Foi sem duvida a personagem que mais me surpreendeu, pois o Gandhi, como referi já tinha visto o filme e até me emocionou, mas do Churchill, não tinha ideia da sua grandeza, um senhor sem duvida, um visionário ;)

      Se quiseres ler convém ser de em breve, acredito que quantos mais divulgarmos o livro melhor ;)

      Boas leituras por esses contos, curioso por saber a tua opinião mesmo não sendo muito adepto de contos :D

      Obrigado ;)

      Bjs, boas leituras e boas festas :D

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,

    Confesso que a sinopse não me agradou por aí além, mas com o teu comentário fiquei curiosa aqui com este livro. Talvez um dia lhe dê uma oportunidade!

    Ps.: Já mudei outra vez o fundo do blogue :P

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Só posso recomendar a leitura deste livro, é caro verdade mas vale bem o dinheiro, chegas ao fim contente com o que acabaste de ler e nem todos os livros nos deixam satisfeitos como este ;)

      Ai tenho que ir ver, seja como for agora já não vou mudar o fundo, estou satisfeito, apenas necessito de um pequeno retoque, pelo que vejo não sou o único a gostar do novo visual, obrigado por toda a ajuda :D

      Bjs e tudo de bom também :)

      Eliminar
  8. Para quem gosta de História, como é o meu caso, parece uma excelente leitura. Tenho uma biografia do Churchill e outra do Gandhi que saíram com o Expresso. A ver se as leio.. :P

    O teu blogue está muito verde! :D

    Beijinhos e boas leituras! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois lady :D

      Fazes muito bem dois homens extraordinários e que não se consegue ficar indiferente, se tens lê...seja como for penso que as biografias não devem dar uma visão tão completa de ambos como este livro dá, mas posso estar enganado, aqui tudo é muito bem explicado mesmo ;)

      lol e eu sendo benfiquista, até já se queixaram disso eheheh, mas o importante é que eu goste e claro se gostam também, melhor :D

      Igualmente, bjs :)

      Eliminar
  9. Olá amigo Fiacha,

    Confesso que este tipo de livro não é bem a minha "onda"... mas não deixa de ser interessante! A tua opinião desperta alguma curiosidade... se um dia me cruzar com ele a um bom preço talvez lhe deite a mão... ;)

    Obrigada pelas tuas opiniões sempre tão diversificadas :) É bom ver que gostas mesmo de tudo um pouco :)

    Ah... quanto ao Gandalf... linda imagem... mas nenhuma personagem bate o Gollum! (Ou será Smeagol? Gollum! Gollum!) :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga que bom a tua presença aqui no blog, sei que não anda fácil de tempo :)

      Olha no funal do livro ficamos mais enriquecidos culturalmente, é verdade que pouco há a comentar sobre o livro pois fala essencialmente do Império britânico na Índia e na prespetiva de dois grandes homens. Ainda assim vale a pena ler, acabamos por ficar com uma prespetiva bem diferentes de como as coisas se passaram e a grandeza da obra é digna de elogio sem duvida ;)

      Não tanto como desejava, mas pronto estou a ler os géneros que gosto não me posso queixar :D

      :D :D :D...Ai o Gandalf que não teve a coragem do Frodo e sim o Gollum é o Joker disto tudo, sem duvida uma mais valia, mas isso são contas de outro rosário (não quer dizer que não admire imenso o Gandalf, soube reconhecer as suas limitações :D )

      Beijinhos e tudo de bom, boas festas ;)

      Eliminar
  10. Olá Ficha.

    Adorei a tua opinião ao livro.
    Quando foi lançado pela SdE fiquei super curioso e esta na lista de compras, mas não para já. Por enquanto não me vou meter numa leitura dessas, talvez mais tarde. Tem ar de leitura pesada. Mas a historia parece ser interessante.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra :)

      Estás certo, mais a mais sei que tens tantas obras da SDE por ler, mas digo-te que este livro é um excelente investimento, embora não seja de leitura rápida é uma leitura que nos vai cativando e acabamos por querer saber mais sobre o que se irá seguir, vale bem a pena ;)

      Abraço e boas leituras e não tarda temos mais de Mara dos Acuma :D

      Eliminar
  11. Olá Fiacha!
    Parece um livro muito interessante e a avaliar pela tua opinião foi o livro que mais gostaste de ler este ano. Por isso acredito que realmente valha a pena.
    Mais um livro a acrescentar a minha infinita lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Em primeiro lugar fico muito contente que tenhas gostado tanto do livro Os Leões de Al Rassan do Guy Gavriel Kay, já lá vou comentar no Tiigana (grande comentário) ;)

      Este não é o melhor livro do ano ou é em certo sentido, mas falta-lhe aqui os diálogos para ser uma leitura mais acutilante digamos assim, ainda assim o mês de dezembro foi excelente com este livro e o do David Liss e sigo na onda do Romance Histórico para o Cornwell :D

      Será uma excelente aposta, ainda assim penso que irás gostar mais do Tigana, embora ainda não conheça a obra na totalidade ;)

      Posto isto resta-me agradecer a tua presença e desejar-te boas festas, acredito que nesta altura se sinta ainda mais a falta da família e do nosso Portugal, tudo de bom ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  12. Boas Fiacha;

    Parece sem dúvida um livro bastante interessante e fico impressionado com o facto de ser tão grande e a SdE não se ter aproveitado do facto para o dividir em dois. Se calhar porque como é um romance histórico, dividir em dois poderia afastar as pessoas, não sei :p de qualquer maneira parece um livro mesmo muito interessante e fico curioso por lê-lo uma vez que eu sou grande apreciador de romances históricos :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Olá Pedro :)

    Sem duvida que este livro livro te iria encher as medidas e como romance histórico é dos trabalhos mais completos que já li, sem duvida :)

    Abraço e boas festas ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Deve ser um livro muito interessante e pela tua opinião deve ser fantástico, aliás é bastante apelativo para mim porque engloba história e um pouco da atualidade tal como eu gosto :-)
    Beijos e Boas Leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga Joana :)

    Se gostas deste tipo de livro, então este é sem duvida uma excelente aposta, no final ficas com grande admiração quer pelo escritor quer pelo livro :)

    Bjs, boas festas e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Parece um livero muito interessante.
    Boas Leituras

    ResponderEliminar
  17. Olá Liliana,

    Sem duvida se gostas do genero este é um livro do melhor que há ;)

    Bjs, boas leituras e boas festas :D

    ResponderEliminar
  18. Olá ^_^
    Estes livros são sempre interessantes, não só para serem apenas lidos e saboreado o seu conhecimento, mas para guardarmos na nossa história a história de quem já escreveu um pouco do mundo e do seu futuro. Aprecio bastante este género de livros. Mais uma leitura bem escolhida Fiacha e bom comentário. Mais do que isto, obrigado pela partilha :) boas leituras

    ResponderEliminar
  19. Olá miga,

    Olha resumiste de uma forma bem simples o que este tipo de livros tem para oferecer, dai gostar tanto deste género literário :)

    Este livro só peca por ser mesmo um pouco caro, mas pior seria se fosse dividido, quanto a mim vale bem a pena ;)

    Bjs e obrigado por essas palavras sempre encorajadoras :)

    ResponderEliminar
  20. Olá. :)

    Confesso que não tinha acompanhado muitas opiniões sobre esta obra, mas fiquei curiosa, parece ser muito interessante, mais não seja por nos dar a conhecer melhor estas duas pessoas que foram essenciais para a história do nosso mundo. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga Rita :)

    O livro é recente, penso que saiu já em novembro, logo não deve ser ainda muito comentado e depois custa +-30€, logo é normal que não seja logo comentado.

    Alem de conheceres sem duvida estas duas excelente personagens conheces muito mais de como as coisas se passaram e não só na Índia, na África do Sul (Gandhi esteve lá a lutar contra o racismo, afinal os indianos eram igualmente de cor diferente do branco) como a luta contra o Japão / Alemanha Nazi, ficas com uma visão muito mais solida de como se passou e é mesmo baseado em factos, tem fotos e tudo ;)

    Bjs e boas festas e tudo de bom :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me disseste que o estavas a ler andei a ver se via opiniões e não encontrei quase nada, mas deve ser por ser recente e é realmente um pouco puxado o preço, mas contendo fotos percebo em parte o porquê de ser tão caro...

      Ok, convenceste-me, tenho mesmo de o ler, parece fantástico! :) Gostei especialmente de saber que vem acompanhado por fotos.

      Beijinhos e também espero que as tuas festas sejam repletas de coisas boas.

      Eliminar
    2. Ois,

      Ola que fazes mesmo muito bem e o livro merecia um comentário teu, que acredito ficava bem melhor que o meu ;)

      Fotos muito fixes só tenho a dizer :D

      Bjs

      Eliminar
  22. Viva Fiacha!

    Tens estado em força com o romance histórico! E eu que não consigo arranjar tempo para espremer O Rei do Inverno do Cornwell na lista de leituras.

    Abraço continua aí em força como sempre.

    ResponderEliminar
  23. Ois Rui viva ;)

    Sem duvida e já estou com o Cornwell e tal como tu na trilogia Os Senhores da Guerra :D

    Ena obrigado, boas festas e obrigado :)

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo Fiacha,

    Este livro parece ser um pouco curioso, pois ao lermos a sinopse dá a ideia de um livro bastante movimentado, cheio de aventuras e acções marcantes que marcaram a história de um país, por outro parece pela tua descrição, um pouco mais parado do que aquilo que se esperava, abarcando mais a vertente dos acontecimentos históricos de um ponto de vista descritivo.
    O que nos faz ficarmos um pouco curiosos com a nossa própria opinião acerca do mesmo, podendo levar a que seja lido por pessoas que de outra forma iriam passar ao lado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. Olá miga :)

    Tem tudo o que referes no inicio mas contado de uma forma diferente, o que te leva a querer saber mais é a grande qualidade do trabalho que estás a ler, detalhado, que vai ao pormenor e que te dá uma ideia quer do momento importante para o mundo que está a ser analisado, quer a grandeza das personagens. Não é uma leitura rápida digamos assim, pois faltam os diálogos que ajudam a que a leitura seja mais rápida, ainda assim isto sim é um grande livro (bem diferente de um livro de fantasia por exemplo ;) )

    Nisto nada como leres caso tenhas a oportunidade, pois este livro tem....qualidade ;)

    Bjs boas leituras e aproveito já para desejar boas festas :D

    ResponderEliminar
  26. Finalmente consigo vir aqui postar, e como diz o ditado mais vale tarde do que nunca, mas vamos ao comentário!

    Mais uma vez deixaste-me curioso, até porque, tal como tu, também eu sou admirador de ambos, embora tenha pela consciência que ambos eram humanos e portanto tinham as suas falhas. Mas e mais uma vez penso que será uma leitura interessante.

    ResponderEliminar
  27. Olá Marco,

    Sem duvida que as suas virtudes e muitas falhas são aqui bem retratadas, tenho a certeza que irás gostar do livro, tem muita qualidade ;)

    Abraço e boas festas ;)

    ResponderEliminar