terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Companhia do Diabo de Davis Liss


Sinopse:

O Grande Romance Histórico está de volta. 

1722, Londres. Benjamin Weaver, judeu português, espadachim destemido, antigo pugilista e mestre do disfarce, vê-se aprisionado num jogo mortífero contra uma das figuras mais enigmáticas do seu tempo: Jerome Cobb. Chantageado a roubar documentos com segredos valiosos da poderosa Companhia Britânica das Índia Orientais, cedo Benjamin se apercebe que esse roubo é apenas o primeiro passo numa audaciosa conspiração. Para salvar os seus amigos das garras de Cobb, Benjamin terá de infiltrar a Companhia, manipular vários dos seus mais influentes membros e desvendar uma trama secreta que envolve rivais, espiões estrangeiros e oficiais do governo. Com milhões de libras e a segurança da nação em jogo, Benjamin enfrentará conspirações secretas, inimigos formidáveis e aliados inesperados. Numa pesquisa história escrupulosa de David Liss, A Companhia do Diabo retrata o nascimento das corporações modernas, numa narrativa de grande suspense.


Opinião:

Que grande livro! 

É um sério candidato a melhor livro do ano em conjunto com o Terror de Dan Simons, o encerrar da Saga Kushiel da Jacqueline Carey ou o culminar da segunda saga do Regresso do Assassino da Robin Hobb, sabendo que estou a falar de livros bastante diferentes entre si. Sei que começo a ser repetitivo, mas a SDE publica Romances Históricos de grande qualidade, estou farto de o referir e David Liss, é mais um exemplo. Só me pergunto porque é que ainda não tinha lido o escritor pois tenho o livro que antecede este A Grande Conspiração para ler à imenso tempo. Penso mesmo que a Editora devia divulgar um pouco melhor o que publica de Romance Histórico pois muitos até me devem passar ao lado, nem que lhes dedicassem uma página na Revista BANG!.

Embora tenha um extraordinário trabalho de investigação, onde nos é relatado a importância do comércio entre a Inglaterra e a Índia e todos os detalhes políticos e sociais de Inglaterra na época, não é isso por si só que torna o livro muito bom. Penso que a mais valia do livro é mesmo a inteligência do escritor em montar o seu enredo, repleto de humor negro, de intrigas, teias e conspirações, que nos deixam completamente perplexos com o que estamos a ler, apresentando paralelamente personagens bem construídas, inteligentes e que nos cativam de imediato.

É verdade que devia ter começado pelos livros anteriores, mas ainda assim penso que não seja necessário, pois o escritor vai-nos transmitindo detalhes do passado do personagem principal e acabamos por nos enquadrar bem em tudo aquilo que se está a passar. Engraçado que fiquei com a sensação de ser eu mesmo que estava a passar pelas situações em que Benjamim se ia metendo, pois este é o narrador da história e fala com o leitor, acabando por fazer com que tenhamos uma grande empatia com o mesmo. E vamos vivendo cada acontecimento de tal forma, que acabamos constantemente a pensar quem está por trás da trama e quais os seus objetivos. Só posso dizer que tudo está muito bem preparado e acabamos por ter um final verdadeiramente surpreendente, onde tudo acaba por ser finalmente revelado.

Sem dúvida um livro que vale a pena ser lido, com uma escrita muito boa, fluída, repleta de intriga, mistério, traições, situações de nos deixar completamente espantados com o que estamos a ler, com um humor negro a lembrar as aventuras de Flashman de George MacDonald Fraser.

Caso para dizer "Um tremendo romance histórico, ponteado com humor fino e contundente. "

43 comentários:

  1. Olá Fiacha,

    Obrigada por mais uma excelente crítica. E ainda bem que foi uma boa leitura, pois é sempre chato quando perdemos o nosso tempo com um livro que não nos diz nada.

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lady,

      Só posso concordar com o teu comentário, já me tem acontecido imensas vezes, mas este é mesmo bom, não engana ;)

      Bjs e boas leitura ^^ *

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha!

    Estive com esse livro na mão! LOL Mas como nunca tinha lido nenhuma crítica do dito acabei por não o trazer para casa :P

    Ainda bem que valeu a pena :) Estou com a lady hélène :) Quando perdemos tempo com livros que não nos dizem nada é do pior :)

    A ver se da próxima vez que estiver com o livro nas mãos o trago comigo para me fazer companhia em casa :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Por acaso até me esqueci de referir, só o li porque comprei para uma pessoa amiga (Angelina Violante) e que se disponibilizou para que eu o lê-se e em boa hora o fiz.

      Estão dois lviros dele na promoção da Revista Sábado a 5€, ainda deves encontrar nos quiosques, vale mesmo a pena, não fica atrás de Flashman ;)

      Fazes muito bem mesmo ;)

      Beijinhos e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,

    Ainda bem que gostaste, e me deixaste ainda mais curiosa com o livro.
    Se o livro é assim tão bom como dizes que até te imaginas na pele do protagonista então ui nem quero pensar, é porque é mesmo bom.
    É daqueles livros que nos deixa só a pensar o que vai acontecer a seguir.

    E muito obrigada pelo incómodo que te dei, sei que sou uma chata.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      Já tive oportunidade de te dizer que fizeste excelentes compras, não só com este escritor, como com as aventuras de Flashman e mesmo o Sonho Febril, nada me dá mais prazer de ver pessoas lerem livros que gostei, acredita :)

      Quanto ao livro em si, tenho a certeza que não consegui transmitir da melhor maneira a qualidade do livro, muitas vezes até fico frustado, mas pronto ser o melhor livro do ano penso dar uma boa ideia que é um livro acima da média, eu adorei, tanta intriga, volte-face, mistério...mais parece que estamos num universo de aranhas e vemos a construirem uma teia que nos vai levar à morte lol

      Espero que te agrade tanto como a mim e depois vejo o teu comentário aos livros, estou mesmo curioso.

      E OBRIGADO pela possibilidade de ler este excelente livro ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Boas Fiacha

    Mais uma boa opinião sobre um livro que parece bastante interessante. .
    Outro autor que (eventualmente) vou descobrir graças a ti :D

    Boa semana e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José Aka amigo Stark :D

      Não deixes escapar este grande livro, é mais uma prova que a SDE publica grandes Romances Históricos, quanto mais leio mais vou sendo surpreendido...e esteve a 5€ se bateres os quiosques dai talvez ainda encontres...quero ler tudo do escritor, garantido ;)

      Abraço e que o FCP assim continue eheheh

      Eliminar
  5. Já te esqueceste do que aconteceu no ano passado? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Claro que não alias à duas épocas atrás, ganharam na luz com um golo irregular do Maicon (2-3) lance de livro em que o fiscal de linha não dá fora de jogo porque não quer, apenas isso, na época passsada e mais uma vez no jogo do titulo (já nem fao do Paços ter deixado habituais titulares no banco) aos 35 minutos num lance que o James Rodrigues devia levar amarelo, conseguem marcar uma falta onde não existe, cartão vermelho para o jogador do Paços, penalty quando era fora da área e tudo o que se seguiu (treinador e jogador para o FCP, jogos da Champions no dragão, etc), logo sim lembro-me ganharam não só com mérito, mas isso um dia acaba, pois o Pinto já não tem saude para gerir o clube como até aqui e depois veremos...até porque o SLB vende bem, logo está a entrar muito dinheiro, logo a crescer cada vez mais, nunca pensei ver o SLB segurar jogadores com propostas superiores a 20 M ;)

      Tudo isto para te dizer lê mas é o livro ehehehe

      Eliminar
    2. LOL you´re so funny..
      Para te ser sincero só me lembro dos campeonatos em geral e não de jogos em particular. Não tenho paciencia para decorar esses pormenores todos seja de que equipa for... O que verdadeiramente interessa é ver no fim do campeonato quem está no cimo da tabela lol

      Boas leituras e bons jogos lol

      Eliminar
    3. lol,

      Pois nem te lembras que ainda este fim de semana apedrejaram a camioneta do FCP só porque perderam um jogo, claro vale tudo, mas o problema é mesmo esse é que o Pinto da Costa ão anda bem de saúde :P

      Bem recomenda ai uns Romances Históricos que mais te tenham marcado :)

      Obrigado a ver se se mantém a atual tendência :D

      Eliminar
    4. Sabes que eu sou mais virado para os "Thrillers" se quiseres posso indicar-te alguns nomes muitos dos quais provavelmente já os conheces também :D

      Eliminar
    5. Gosto de escritores como: José Rodrigues dos Santos, Dan Brown, Douglas Preston & Lincoln Child , Sam Bourne , Steve Berry, entre outros :D

      Eliminar
    6. Ok,

      Conheço os 3 primeiros e o resto fica registado ;)

      Eliminar
  6. Humm...não me cativa. No entanto é sempre bom ter conhecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luísa,

      Hum acho que fazes mal, mas pronto um dia ainda vais gostar de ler Romance Histórico, género do qual recorro para sair facilmente da Fantasia ;)

      No fundo e por exemplo os livros da Juliet tem o seu que de Histórico :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  7. Prendeste-me com essa do humor negro, mas a menção ao Flashman de George MacDonald Fraser já não sei, esse livro não me prendeu assim tanto, mas até pode ter sido do momento da leitura. De qualquer maneira fico com a referencia e quem sabe se até não o compro e leio ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Em certa medida faz-me lembrar o Flashman sem duvida, livro e personagem que considero hilariante ;)

      Penso que acabará por ser um bom investimento :)

      Curioso que estou a ler agora "Gandhi vs Churchill de Arthur Herman" e personagens que entram neste livro, são mencionadas no livro. Ou me engano muito ou será um trabalho muito bom mesmo ;)

      Abraço e lê que vale bem a pena

      Eliminar
  8. Olá!
    Obrigada pela apreciação crítica porque eu não conhecia este livro nem o escritor.
    Parece ser um livro bastante interessante e também engloba história como eu sempre gostei. :-)
    Beijos

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,

    E encontrou-se a bom preço, pois a SDE e a revista Sábado lançaram uma campanha de Romances Históricos que cada livro custava 5€, ainda divulguei aqui no blog :)

    Vale a pena sim, mas o que estou a ler atualmente deve ser dos melhores trabalhos que li sobre a Índia e não só e ainda estou no inicio ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha
    Um bom comentário sobre mais um romance histórico :)
    Percebi que é um livro cheio de acção, intrigas e escrito de uma forma bastante envolvente.
    Neste momento a minha lista é bem grande de livros que aguardam impacientes que lhes pegue, mas quem sabe mais tarde... :P
    Confesso que estou bastante curiosa para ver o próximo comentário sobre o Gandhi versus Churchil
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Caminhante,

    Sem duvida um livro excelente e acredita conto dedicar-me mais ao Romance Histórico publicado pela SDE, cada vez mais surpreendido...só tenho pena de não conseguir transmitir tudo o que o livro tem para oferecer ;)

    Quanto ao Gandhi versus Churchil, bem é outra loiça e ou me engano muito ou ainda melhor que este, com menos ironia mas mais qualidade, estou mesmo a adorar, embora esteja no inicio....acho que vou ficar a conhecer dos grandes homens e acima de tudo a Índia de uma ponta a outra...e já sou admirador do Gandhi muito antes de ler este livro :D

    Já sabes se quiseres ler o Gandhi versus Churchil, é só dizeres, quanto a este não é meu, mas tenho outro que é a conspiração de Papel, que vou ler em 2014, passe por onde passar ;)

    Bjs e boas leituras e a ver se temos novidades no teu blog :D

    ResponderEliminar
  12. Como é que me disseste uma vez? Então começas a ler uma história a partir do segundo volume? :P

    Parece interessante ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá,

    É verdade, mas foi mesmo por ter lido o resumo e ter ficado cativado e claro uma questão de aproveitar a oportunidade :)

    É um excelente livro sem duvida, vale a pena ler ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Bem..grande comentário..parabéns Fiacha :)
    Não conheço a leitura, mas parece--me bastante interessante, e uma vez que, elogias sobretudo a escrita e a construção de um bom enredo, fiquei bastante curiosa. Tens razão em dizer que a SDE devia promover mais os seus livros, pois que, muitos deles de facto não conhecemos e não se pode esconder tesouros destes :)
    Vou indagar um pouco mais sobre o escritor e vou arriscar a leitura...:)
    Boa continuação...beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá miga,

    Obrigado miga, sem duvida um grande romance histórico, mas agora que vou avançando no que estou a ler, começo a ver que Gandhi versus Churchil é muito mais histórico que este, sem comparação e é mais outro exemplo de excelentes romances históricos publicados pela SDE.

    Vale bem a pena e o personagem passa com cada situação que nem lembra o diabo, mas no fim tudo bate certo e teremos grandes revelações, adorei ;)

    Bjs e até breve, assim o espero, quem sabe em Obidos eheheh

    ResponderEliminar
  16. Oi Fiacha,

    Dou-te parabéns pelo excelente comentário q fez sobre o livro supracitado, realmente parece ser um livro de envolvente e de muita qualidade. Mas no momento, em relação aos livros da SDE, estou focada em Tigana, q como vc sabe,só será publicado aqui no Brasil em Janeiro de 2014. Enfim parabéns pelo comentário e pelo novo visual do seu blog, esta muito bonito!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Amanda,

      Espero que a SDE faça ai sucesso e publique tambem Romances Históricosm cada vez estou mais surpreendido com o que publicam e este é mais um excelente exemplo :)

      Fazes bem em apostar no Tigana, estou super courioso por ver a reação da malta dai e em ler a 2ª parte ;)

      Obrigado por acaso até foste tu que com as alterações no teu me fez querer alterar o visual do blog, ainda bem que gostaste, tenho que fazer ainda uns pequenos ajustes mas está giro ehehe

      Bjs e obrigado pela visita :)

      Eliminar
  17. Olá Isabelle,

    Já fiz o mesmo no teu, a ver se temos lançamentos em comum nos dois lados do atlântico, através da SDE :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Boas!
    Mais uma boa aposta, parece-me. Este desta vez escapou-me, na promoção da Sábado, fica para uma próxima oportunidade.
    Pelo que nos contas, este livro pertence a uma série, certo? Sabes como se chama a série, e quantos livros serão, ao todo?
    Ando sempre a dizer que não quero mais séries, e tal... e quando dou por mim, lá estou eu a fazer contas de cabeça...lol

    Cumprimentos nortenhos, e agora é mesmo certo,
    Winter is coming! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Stark :)

      Não sei se faz parte de uma serie, mas que tem livros anteriores isso é garantido, penso que são a Conspiração de Papel, a Grande Conspiração e este livro (há um outro mas não sei se pertence), mas seja como for este livro lê-se muito bem individualmente, embora se perceba que vamos tendo conhecimento de situações que benjamim já passou :)

      E pelo que já li o Flashman, que este tem algumas situações idênticas, não te esteja a agradar por ai alem, pena mesmo, gostei bastante, seja como for também não foi muito caro :)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  19. Sim, é verdade, também foi por isso arrisquei no Flash, o investimento, por dois livros, não era muito grande. E não o acho mau, apenas não consigo sentir por ele empatia suficiente para o livro me empolgar. Mas lê-se bem. :)

    Em relação ao Liss, quando tiver tudo lido, é uma hipótese a considerar.

    Entretanto, esqueci-me de dizer no post anterior, mas ADORO o novo look do blog! :)

    Jokas

    ResponderEliminar
  20. Ois,

    Acredito que venhas a gostar, são ambos bons :)

    Obrigado e Jokas :D

    ResponderEliminar
  21. Confesso que não conhecia este livro, mas fiquei verdadeiramente curiosa, parece-me ser muito interessante. :) Cada vez mais a minha lista de desejos cresce só de vir ao teu blogue. Isto assim não pode ser! :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. lol,

    Já sabes que da minha parte e se me for possível a tua carteira não sofre danos, mas sei que tal como eu tens imensos por ler, mas sempre ao teu dispor ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  23. Olá Fiacha. Arranjei uns minutos para passar por aqui e li esta opinião. Fiquei totalmente convencido a lê-lo para o ano!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  24. Ois Luís,

    Sempre bem vindo como sabes e fazes bem, um livro que vale bem a pena ler :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  25. Olá Fiacha

    Mais uma excelente opinião. Não conheço muitos romances históricos, mas este autor deixou-me curioso. Talvez adquira algum livro dele para o ano.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
  26. Olá Finisterra,

    Pena não teres aproveitado a promoção da Revista Sábado, com Romances Históricos a 5€, mas se poderes investe que vale o dinheiro, vai por mim ;)

    Abraço e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  27. Este corvo vai ser a minha ruína... :D
    Deixou-me com "a pulga atrás da orelha" e lá fui investigar a saga do David Liss e acabei de descobrir a sequência (embora seja verdade que se possam ler separados).
    Acabo de levantar na minha livraria habitual "O Grande Conspirador" (2º da trilogia), que saiu com a revista Sábado, e de encomendar pela net o "A Companhia do Diabo", (3º da trilogia), porque já não o tinham na livraria e dá para encomendar números atrasados.
    Depois só falta o "A Conspiração de Papel" (1º livro da trilogia), que não saiu na coleção da Sábado e no site da editora está ao preço normal. :(
    Como para os próximos meses tenho muito que ler, vou esperando por uma eventual promoção, e depois ve-se. Mas quero ler tudo seguido.
    Há mais coisas escritas com este protagonista, penso que contos, mas esta é a saga principal de Benjamin Weaver. :)

    Jokas nortenhas

    ResponderEliminar
  28. Olá miga Stark, espero que esteja tudo bem por esses lados :D

    Penso que fizeste muito bem em aproveitar esta promoção, vale bem a pena e tem muita qualidade e foi graças à promoção e à simpatia da Angelina que pude ler este livro e garnato que irei ler os restantes livros do escritor que estão publicados por cá ;)

    E fazes bem, quem sabe não apareça mais alguma promoção com os seus livros, depois diz o que achaste ;)

    Jokas de Óbidos :D

    ResponderEliminar