terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tigana - A Lâmina de Aço Volume I de Guy Gavriel Kay


Sinopse:

Com uma prosa sublime e personagens reais e convincentes, Tigana é admirável.

-The Montreal Gazette 

Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. 

Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa recuperar um nome banido: Tigana. 

Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.

Opinião:

Numa altura que a coleção BANG! faz dez anos (parabéns), é curioso ver finalmente este livro ser publicado, com a divulgação que o autor merece, apesar de acreditar que não deva ter sido barato. Mas como se comprova é sempre possível, e por isso leiam os artigos existentes na Revista BANG! nº15 e ai poderão constatar a qualidade do escritor / livro. Só passa ao lado deste grande livro quem não está atento.

Quanto mais livros leio deste autor, mais se confirma o porquê de estar no topo dos meus favoritos e mesmo que não o conhecesse, bastava-me ler este livro para ver que está acima da média de muito do que se publica actualmente no nosso país. 

Uma das coisas que mais gosto na obra de Guy Gavriel Kay é que os seus livros se baseiam em factos históricos, fruto de um resultado de muita investigação feita pelo autor, como por exemplo aconteceu no livro Os Leões de Al Rassan (ainda o meu preferido), onde a base do enredo se centra na ocupação Árabe na Península Ibérica.

Neste livro o universo é passado numa espécie de Veneza Renascentista, onde é acrescentado Politica, Religião e Magia. Temos ainda de um lado Vilões e do outro, claro, os nossos heróis, tudo isto parece cliché, mas o escritor tem muito mais para oferecer.

Outras das coisas que mais gosto no escritor são as personagens, quer as principais que são bem construídas, marcantes e complexas (quem não se recorda ainda de Rodrigo e Ammar) quer as secundárias que são bem aprofundadas e cativantes. A utilização de elementos fantásticos é bem feita, funcionando como uma mais valia.

Não querendo estar a revelar muito mais do que a sinopse já revela, a história é-nos apresentada pelos olhos de um jovem bardo, Davin D'Asoli, que ao presenciar um acontecimento, este muda a sua vida por completo. É das personagens mais cativantes do livro e que nos dá a conhecer o ponto de vista dos nossos amigos revolucionários. Por outro lado, vamos conhecendo o nosso vilão através de Dianora uma personagem que foi, em jovem, capturada pelos mercenários do Rei Brandim tornando-se sua amante, é igualmente uma grande personagem, cheia de segredos e que mostra que as mulheres terão um papel bastante relevante neste universo.

Neste primeiro livro o ritmo não foi tão elevado, o que considero normal, pois o universo foi-nos apresentado, dando-nos a conhecer as personagens que são devidamente aprofundadas. Mas não quer isto dizer que não tenha já grandes momentos, tem sim senhor e estou super curioso por continuar a ler, até porque acredito que passando esta fase de descrição (nunca aborrecida, pelo contrário) o enredo vai levar uma grande volta e grandes acontecimentos.

Mais do que recomendado, de leitura obrigatória. 

52 comentários:

  1. Mais uma bom livro que ainda não irei ler para já, pois este livro é só metade (foi divido). O "ritmo não foi tão elevado" provavelmente vem dai ;)

    Mais uma boa opinião e uma futura leitura.

    ResponderEliminar
  2. Bem, de facto a sinopse do livro deixa-nos curiosos por saber mais :) Obrigada pela partilha, Fiacha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hipátia, bem vinda :)

      Um escritor a não perder, vale bem a pena

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Ois Marco,

    Sem duvida um livro (Versão Original) a ser lido. Pena a divisão dos livros, pode ser necessário para a Editora, mas para nós leitores não vejo utilidade nenhuma, interrompe a leitura e para a carteira não é muito saudável :D

    E a capa embora seja bem conseguida é muito repetida, mas o escritor merece que vença, é através de livros destes que a coleção BANG vai no bom caminho, qualidade ;)

    PS: A ver se é desta que termino o Brasil do Ian McDonald :D

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Mas o que faço contigo hás-de me dizer, pois cada vez que venho cá a minha whislist cresce a olhos vistos, já para não acrescentar que estou a ficar com falta de espaço.
    Mas pelo que já tinha lido na net, este livro vem reforçar tudo aquilo que a colecção Bang representa e já nos habitou livros cheios de mistério, magia, enredos de deixar uma pessoa a roer as unhas até ler o próximo, enfim uma tentação.
    Quanto ao livro ser um pouco descritivo, já que é o primeiro de uma série é normal, estamos a ser "apresentados" ao universo onde se vai desenrolar toda a narrativa, o que me leva a sonhar com os livros de Júlio Verne (eu sei que já disse isto algures, mas não resisti), que eu devorava, embora muita gente os ache entediantes pela descrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      Este é mesmo a primeira parte de um livro que na sua versão original é único, mas acredita que a parte descritiva só vem tornar as personagens mais complexas, conhecermos melhor o enredo, logo nunca se torna demasiado descritivo. Agora o enredo é que não avança muito digamos assim, mas acredito, até porque conheço bem o estilo do escritor, que no volume seguinte haverá mais ação e aconteciementos :D

      E este é mesmo um dos meus escritores favoritos da coleção BANG que até conheço relativamente bem :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. É um livro que me suscita interesse...
    Mas sendo divisão, vou deixar sair o volume seguinte.
    (Odeio "meios-livros")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nidia,

      Compreendo perfeitamente e este é mesmo daqueles que te recomendo sem reservas, o que tens lido recomendado da minha parte raramente tem falhado ;)

      Ao bom estilo do Lynch e Carey ;)

      Bjs e depois diz o que achaste :D

      Eliminar
  6. Olá,

    Não coloco em causa que para a editora seja mais viavel dividir o livro, mas não quer dizer que eu concorde com as divisões.

    Não sei qual será o número de páginas do segundo volume, mas este prmeiro meio livro é pequenino. Tão pequeno que me questiono se não seria melhor para todos terem publicado num único livro. Eu recuso-me a comprar "meios livros" e muito menos quando sei que vão enivitavelmente publicar um pack (dois livros pelo preço de um). E mesmo nessa altura, uma edição em inglês (hardcover) será sempre muito mais apelativa e barata.

    Abraço,

    Rui
    PS. Detesto esta capa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, bem vindo :)

      Já somos dois e até tinha colocado essas questões no comentário mas não quis estar a ser repetitivo.

      O que eu referi isso na saga Kushiel, que na verdade é uma trilogia na versão original e que julgo não teve muito sucesso por ter sido mal divulgado e acima de tudo ter sido dividido pois o enredo é complexo e quem lê o 1º volume não percebe bem o que a escritora está a preparar para encerrar o 1º ciclo, isto é o final do primeiro volume da V. Original.

      E sinceramente este livro daria mais ou menos o tamanho dos Leões de Al Rassan, logo não se justifica a divisão no meu entender, pois são cerca de 300 páginas, a parte final é um capitulo do volume dois.

      Mas são opções Editoriais que temos que respeitar, embora possamos estar em desacordo com a Editora, seja como for mais vale assim e termos a possibilidade de ler estes grandes escritores ;)

      Sim deverá surgir pack promocionais ou o 1º volume ser oferecido na compra de um outro.

      A capa é bem bonita, ai desacordo contigo, penso é que é algo já muito visto, mas está excelente, mesmo no interior que tem o mapa da região :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    vc já sabia que eu estava interessada em ler esse livro, e agora lendo sua opinião, quero MUITO ler esse livro, estou muito curiosa sobre ele, pena que aqui no Brasil, só sera lançado em janeiro de 2014, mas paciência estou aguardando. E vou repetir o q disse em outro comentário, a cada novo livro e opinião, sua escrita melhora, parabéns.

    Abraços e boas leituras!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Falta pouco o importante é que a Fantasia ai no Brasil está a surgir em força e a SDE vai ser uma mais valia garantido. É graças a esta Editora que conheço muita coisa boa mesmo e parece que está no bom caminho.

      Já sabes que venho recomendando este escritor à imenso tempo e podes ter a certeza que é o melhor nome que vi até ao momento surgir ai no Brasil, a não perder ;)

      Depois diz o que achaste :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Bom comentário!
    E confirma-se uma boa obra, portanto.
    Já o comprei mas só o vou ler quando sair a segunda parte (não me falta o que ler, falta-me é tempo... :))
    Também não concordo com a divisão do livro, umas das coisas boas que o anterior de Kay tinha, o "Os Leões de Al-Rassan" era que, apesar de ser grande, não estava dividido. E não acho que tenha sido pouco vendido por ser um livro grosso, mas por não ter sido divulgado o suficiente.
    Mas enfim, discussões à parte, é sem dúvida uma grande aposta da editora, e fico contente de terem tomado a opção de lançar o "Tigana". Espero gostar, pois apesar de me ter desiludido imenso com "A Tapeçaria de Fionnavar", amei o "Leões"! E sim, Ammar e Rodrigo são inesquecíveis! :)

    Paula Pinto
    (Winter is coming....lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga :)

      ai quem me dera que o Candeias tivesse já trabalho de urgência com o Winter is Caming, mas duvido :D

      Bem sei que conheces bem o escritor, logo apostaste bem e sim sei que tens muita coisa boa por ler, logo quando tiveres ambos lês....sempre te admirei nisso como consegues aguentar não ler um livro enquanto não o tens na versão completa...e o que sofri com o Martin, A Hobb a Carey,...mas eu sou assim ehehehe

      Penso que os Leões de Al Rassan tornar-se mais notados, devido em especial à qualidade do livro, dai que os leitores atrave de blogues, foruns, etc, espalharam bem o quanto o livro é bom :)

      Até gostei da tapecaria, mas é mais juvenil e não tem a mesma qualidade destes ;)

      Bjs e depois comenta :D

      Eliminar
  9. Olá......gostei do teu comentário :D
    Sei que tens adorado esta leitura e bem se vê que tens razão para isso. Fiquei com vontade de conhecer este livro, sem dúvida..melhor estou bastante curiosa com o trabalho deste escritor :D
    Excelente escolha mais uma vez..Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :)

      Só te posso dizer, no meu entender é do melhor que a coleção BANG tem para oferecer, com respeito por todos os outros géneros/escritores que são publicados pela coleção, não percas a serio ;)

      Bjs e a ver se um certo marcador não terá direito a mensagem no blog ;)

      Eliminar
    2. ah ah :) ficou bem giro e já vai a caminho :P

      beijinhos :)

      Eliminar
  10. Parece um bom livro. Tive este livro na lista de compras só que acabei por trocar pelo Windhaven pir ter saído há mais tempo. Porém comprei os Leões de Al-rassan do mesmo escritor. Espero poder comprar este assim que possa. Pode ser que me voltem a oferecer os portes gratis :).
    Fiacha tu estás sempre a uns passos a frente no que toca a leitura. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Sei que tens os problemas dos portes, que chegam a ser mais caros que os próprios livros, mas admiro-te pela tua força de vontade por queres ter a tua biblioteca, vais conseguir ;)

      Quanto aos livros tens feito boas compras e este escritor é fantástico, ainda te vou ver a agradecer a recomendação ;)

      Ora essa nada disso, há ai tanta coisa boa a ser publicada, apenas partilho as minhas leituras, depois se seguem ou não as recomendações nada posso fazer, mas acredita dá-me um gosto especial ver as pessoas comentarem que gostaram de livros como os Leões de Al Rassan e mesmo as pessoas vibrarem ainda hoje com os primeiros livros da Juliet Marillier :D

      Bjs e tudo de bom :)

      Eliminar
  11. Bem, ainda estou lendo o livro, como vc já sabe estou lendo o original em inglês. Estou adorando o livro, realmente o Guy é um excelente escritor. No mais, a tua opinião está ótima como sempre. Espero muuuuiiiito, mas muuuiiiito mesmo, que a editora daqui tenha atrasado o lançamento para publicar o livro completo. Sim, estou revoltada com a editora SdE, acho o "ó" essas divisões despropositadas (quero dizer, quando não é algo que já venha da versão original). Aliás, fiz um pedido para a Revista Bang fazer uma matéria do porquê dessas divisões.

    Bjos e excelentes leituras, amigo Corvo (e desculpe a revolta haha!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, só mais uma coisinha: o primeiro volume foi intitulado "A Lâmina de Aço" ou "A Lâmina na Alma"? Fiquei na dúvida agora :P

      Eliminar
    2. Ois amiga Cassi,

      Ainda bem que estas a gostar, por aqui ficamos no capitulo 10 e ainda não deu bem para ver o que ai está para vir, mas vai ser coisa boa.

      Como referi até ao momento prefiro o Leões de Al Rassan, mas esse li completo logo ainda não posso comparar muiito, mas acredito que este esteja ao mesmo nível.

      Quanto ao desabafo, tranquila, está a dar a tua opinião e mais acredito que a Editora não vá responder pois já várias vezes deu explicações sobre o mesmo, mas ainda assim é graças à SDE que muita coisa é publicada por cá como o Goege Martin e mesmo o nosso amigo Lynch :D

      Bjs, boas leituras e curioso por saber a tua opinião final :)

      Eliminar
  12. Boas Fiacha

    Gostei da sinopse parece um lbom livro.. E ao ler a tua opinião suscitou-me ainda mais o interesse em conhecer este autor.
    Boas Leituras
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Luís,

      Vale bem a pena, não percas a oportunidade que é um grande escritor ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha

    Gostei da sinopse e fiquei muito curioso com a tua opinião, da vontade de ler o livro logo.
    Tanto falas-te deste autor, que o livro já esta a caminho de casa. Mas vai ficar na estante por uns tempos, pois vou deixar sair o 2 volume, que não vai demorar muito. Talvez leia primeiro o Os Leões de Al-Rassan.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Bem mais não posso dizer, só dizer que fazes muito bem, experimenta Os Leões de Al Rassan e depois segues para estes ;)

      Depois diz se gostaste :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá Fiacha
    Por tua recomendação li Os Leões de Al-Hassan e, como sabes, em boa hora o fiz pois gostei bastante.
    Uma boa sugestão como muitas outras :)
    Agora surge o este livro, que pelo teu comentário é muito bom, embora tenhas preferido os Leões. Parece-me bem interessante e provavelmente ainda é cedo para ver a total qualidade deste livro, pois como já foi aqui dito é um disparate dividi-lo
    excelente comentário amigo :)
    bjs e boas leituras

    (não resisto a dizer que foi atribulado escrever este pequeno comentário, pois no ínicio do mesmo Portugal estava a ganhar á Suécia, pelo meio ficou a perder e agora já está a ganhar :D :D eh eh espero que assim continue por mais 10minutos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante :D

      Sem duvida que é um excelente livro (Leões) e sim não são comparáveis, vamos ver o que nos reserva o 2º volume para ver qual dois dois gosto mais :)

      Ai o jogo da nossa seleção foi mesmo eletrizante, bolas....mas valeu :D

      Bjs e não deixes de ler mais um livro deste escritor ;)

      Eliminar
  15. Olá Fiacha!

    é com grande gosto que leio esta tua opinião. O teu gosto pelos livros deste autor é grande e eu também quer ler os seus livros! Já não é de agora que digo que vou ler, mas ainda não li nada do autor... com vergonha minha!
    Não sei se começarei por aqui, depende. A tua opinião fez-me ter a certeza do desejo de ler este livro.
    Um dia destes estou a escrever a opinião sobre o Tigana =D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria Rita,

    Fazes muito bem e vais bem a tempo, quem saída não encontres em alguma promoção, mas tenho a certeza que vais adorar ;)

    E quando comentares, lá estarei tambem :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  17. Acho que posso classificar este livro enquanto fantasia histórica. Esse facto agrada-me, já que gosto do Renascentismo. Espero vir a lê-lo num futuro próximo.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Olá Lady,

    Muito bem classificado e não percas a oportunidade de conhecer os universos criados pelo escritor e claro as suas personagens magnificas ;)

    Bjs e boas leituras e as melhoras à tua gatinha :D

    ResponderEliminar
  19. Olá Fiacha,

    Este já nado há espera há muito tempo. Ainda bem que a SdE decidiu lançar o livro. Vou tentar lê-lo nos próximos tempos pois tenho mesmo muita curiosidade no trabalho do autor. Parabéns pela análise. Quando o ler digo-te o que achei.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luís,

      Fico contente que o vás ler, nada como divulgar este grande escritor :)

      Depois vou ver o teu comentário sem duvida ;)

      Abraço

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Olá,

      Bem só tens a ganhar em descobrir este escritor, é sem duvida dos meus preferidos ;)

      Bjs

      Eliminar
  21. "Neste livro o universo é passado numa espécie de Veneza Renascentista, onde é acrescentado Politica, Religião e Magia." QUERO. LER. :)

    Gostei muito do teu comentário Fiacha. Como sabes, ainda não conheci este autor, mas as tuas palavras acerca dele são sempre tão positivas que quem sabe, para o ano, posso conseguir ler alguma coisinha. Esperemos bem que sim.
    Bom comentário!

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Este escritor recomendo mesmo sem reservas, será uma excelente aposta ;)

      Bjs e bom fim de semana ;)

      Eliminar
  22. Olá amigo Fiacha!

    Fiquei bastante curiosa para ler este livro! Nunca li nada do escritor mas este livro tem andado na "boca do mundo" :) A ver se o coloco na lista de Natal (que já vai muuuuuuito longa!) :P

    Beijinhos e obrigada por despertares a curiosidade ao pessoal que ainda não leu :P

    ResponderEliminar
  23. Olá miga,

    Sem duvida uma boa prenda, a ver se sai alguma promoção no site da Editora, nada como ir vendo :D

    Beijinhos e boas compras ;)

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo corvo. :)

    Antes de mais parabéns pelo novo look do blogue! Gosto muito, está bastante agradável. :) Quanto ao "Tigana" tenho algumas expectativas quanto a ele, visto ter gostado bastante do seu anterior volume e vejo que ficaste rendido, pelo que fiquei ainda com bastante vontade de experimentar.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  25. Olá miga :D

    Obrigado, sinceramente nem sabia que havia tantas possibilidades de mudar o visual mas com uma ajudinha lá consegui mudar, falta mesmo arranjar maneira de colocar as novidades dos outros blogues mais visiveis, alias havias de me ajudar na questão da Wook, mas isso fica para outro dia :D

    este volume é o primeiro, penso que queiras dizer que gostaste de ler os Leões de Al Rassan :)....este é diferente mas ambos são bem escritos, vamos ver como acaba para poder dizer qual gosto mais, não tarda o 2º volume está ai (fevereiro)

    Beijinhos e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol. Acredito, no princípio também não percebi nada sobre essas funcionalidades. :P Posso ajudar, é questão de falarmos pelo Facebook e eu explico-te. :)

      Sim, exactamente. Depois de ter colocado o comentário percebi que me tinha explicado mal, o que queria dizer é que tinha gostado do livro que tinha sido editado anteriormente pela Saída de Emergência... Já não falta tudo para sair o segundo, mas espero que seja tão bom quanto este.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá,

      Tenho a certeza que será muito melhor, ou então vou ficar desapontado, mas tudo está preparado para isso ;)

      Bjs e obrigado pela disponibilidade :)

      Eliminar
  26. Olá Fiacha!
    Agora poderei dizer com toda a certeza que este Tigana será um bom livro. Ainda não o li mas, está na minha lista de prioridades.
    A avaliar pelo " Os Leões de Al-Rassan" que acabei de ler. Foi uma sugestão tua e obrigada pela divulgação que fizeste porque foi para mim dos melhores livros que já li. Embora tenha um ou outro aspecto negativo mas isso é um gosto pessoal que em nada tira o valor do livro. Não gostei dos nomes que o escritor atribuiu as personagens. Nomes muçulmanos, tão idênticos que me perdi algumas vezes. Já não sabia quem era quem. No entanto estive a fazer uma pequena pesquisa e qual foi o meu espanto que eram realmente nomes que se usavam na época. Outro aspecto que não gostei foi o facto de os diálogos não estarem separados e divididos por travessão. Eu sou daquelas pessoas que quando tem que ler muita narrativa sem diálogos se aborrece um pouco. E neste caso parecia sempre narrativa os diálogos estão completamente envolvidos na narrativa. lol como vez tudo gostos pessoais sem importância.

    Agora falar de coisas boas sim porque o livro é extraordinário com personagens magnificas. Nunca um livro me surpreendeu tanto neste aspecto. Todas as personagens cada uma no seu contexto têm um papel fundamental umas por boas razões e outras por espalharem o terror. Os três personagens principais Jehane, Ammar e Rodrigo são completamente diferentes e muito marcantes. Uma doutora cheia de sorte por ter estes dois homens sempre prontos para a proteger. Se tivesse que eleger um personagem que mais gostasse seria difícil. Mas o Sr Ishak foi deveras impressionante. E não vou referir porque por respeito a quem ainda não leu. Até o pequeno Ziri tem um papel fundamental. Porém uma das minhas personagens favoritas é Miranda...que mulher magnifica. Não fiquei surpreendida por Rodrigo não se incomodar de lhe deixar a regência do rancho porque ela é uma mulher de armas, valente e corajosa. Adorei a emboscada. Fez-me rir a valer.

    Tu bem que dizias Fiacha que haveria lágrima no canto do olho. Pois a mim houve por várias vezes. E nos momentos finais chorei até soluçar. No momento fiquei desolada mas passou...e foi sem duvida um excelente final. O escritor foi soberbo a desenvolver o epilogo. Pregou-me cá um susto e tu sabes do que falo.

    Na minha pesquisa feita verifiquei aspectos que o escritor realmente usou da reconquista da Península Ibérica. Quanto ao rei Sancho e seus três filhos. Houve realmente um que conquistou e recuperou os outros reinos tal como Ramiro.

    Para finalizar, tenho que voltar a dizer Os Leões de Al-Rassan é sem dúvida alguma uma agradável leitura pelo menos a mim proporcionou-me momentos de grande prazer literário. Fez-me rir, chorar e até gelar o sangue. Por essa razão tenho intenção que continuar a ler as obras do escritor. Espero que publiquem bastantes em Portugal. E que não dividam os livros, detesto isso.

    E obrigada a ti amigo Fiacha porque foste o responsável pelos agradáveis momentos de literatura que eu vivi com este livro. Porque me o recomendáste.
    E fico feliz por existirem escritores capazes de nos escreverem tão preciosos livros.

    Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      É por comentários como este que me sinto feliz por ter este blog e agora compreendes porque tanto tento divulgar este extraordinário escritor, disseste tudo, tirando a parte do carnaval, ehehehe

      E a morte existente foi dura heim ;)

      Obrigado por este excelente comentário, MESMO :)

      Bjs e investe em Tigana sim vale bem a pena ;)

      Eliminar
  27. Pois esqueci-me do Carnaval...
    Adorei! E não é que havia alguém mascarado de lince hehe...não posso falar muito porque vou esticar-me. Aquele rei Almalik II tinha que ir estragar o momento daqueles dois. A Miranda que me perdoe mas eu gostava que a Jehane tivesse subido no dia de Carnaval ao encontro de Rodrigo acho que mereciam pelo menos um momento. Ups...

    ResponderEliminar
  28. Pois esqueci-me do Carnaval...
    Adorei! E não é que havia alguém mascarado de lince hehe...não posso falar muito porque vou esticar-me. Aquele rei Almalik II tinha que ir estragar o momento daqueles dois. A Miranda que me perdoe mas eu gostava que a Jehane tivesse subido no dia de Carnaval ao encontro de Rodrigo acho que mereciam pelo menos um momento. Ups...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol, sem duvida um carnaval muito diferente do que estamos habituados a ver ehehe.

      Penso que o final ficou muito bem como ficou cruel mas muito bem conseguido ;)

      Agora é leres o Tigana que este escritor não engana :D

      Bjs

      Eliminar
  29. Oi Fiacha,

    por enquanto pretendo ler o Tigana em e-book, se a leitura realmente me interessar compro o livro físico, ainda não estou totalmente convencida sobre esse livro para comprar, mas enfim, sua opinião sobre a obra em questão é muito boa, que está fazendo com que eu repense em comprar o referido livro.
    É isso!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
  30. Ois amanda,

    Este é daqueles escritores que dá gosto ter nas nossas estantes, mas pronto se consegues e gostas de ler em e-book, força nisso, o importante é ler e divulgar ;)

    Bjs

    ResponderEliminar