sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os Diários Secretos do Vaticano - John Thavis



Sinopse:

O revelador bestseller do New York Times examina o reino do Papa Bento, o processo do conclave papal e a história de uma das mais antigas e misteriosas instituições do mundo. 



Durante mais de vinte e cinco anos, John Thavis desempenhou um dos postos jornalísticos mais fascinantes do mundo: relatar os labores internos do Vaticano.


O seu contacto diário com o poder, a política e as personalidades na sede do Catolicismo Romano deu-lhe uma perspetiva de bastidores única sobre uma instituição que é de longe menos monolítica e unificada do que parece à primeira vista. Thavis mostra a Cidade do Vaticano como um lugar onde os cardeais da Cúria travam guerras particulares, os escândalos ameaçam minar a autoridade papal, e a reverência pelo passado é continuadamente invalidada pelas considerações práticas da vida moderna. 


Thavis leva os leitores de uma torre sineira no alto da Basílica de São Pedro até às profundezas da politiquice que rodeia a eleição de um novo papa e os sempre crescentes escândalos de abuso sexual em todo o mundo. Perspicaz, escrito com agudeza e humor, Os Diários do Vaticano é um livro atrativo não apenas para os Católicos, mas também para quaisquer leitores que se interessem pela diplomacia e pelo papel da religião num mundo cada vez mais secularizado.

Opinião:

Como podem verificar não estamos na presença de um romance, mas sim de um livro que nos relata a prespetiva de um jornalista que acompanhou os bastidores do Vaticano durante cerca de trinta anos, apanhando o declínio do Papa João Paulo II e passando pela nomeação de reinado do Papa Bento XVI. 

Muitos de nós, crentes ou não, acompanhamos noticias, quase semanalmente, sobre o Vaticano, quer às deslocações do Papa a vários locais, quer aos escândalos, posições que são tomadas pelo Vaticano, entre muitas outras. Sem dúvida que estamos na presença de uma instituição poderosa e que nos desperta curiosidade. 

Mas a imagem que temos da mesma, aquilo que vemos nas televisões, será mesmo suficiente para a conhecermos por dentro, bem como ao seu modo de funcionamento? 

Muita coisa é sabida, mas penso que é do conhecimento geral que existe muito secretismo envolto no Vaticano e são muitas as coisas que se passam lá dentro que nos são explicadas através deste livro e que, quanto a mim, está muito bem escrito, rigoroso e fruto de um trabalho de investigação muito bom. 

É verdade que hoje os meios de informação são muito maiores mas ainda assim nota-se um bom trabalho de pesquisa, nomeadamente no caso do reinado do papa Pio XII, que muitos tentaram que fosse beatificado, mas dada a polémica de, ter ajudado os Judeus de forma silenciosa ou nada ter feito, acabou por nunca sê-lo. 

É verdade que o Vaticano necessita dos Média, que os trata bem, dando-lhes certos privilégios, como por exemplo viajar no avião do Papa cada vez que este se desloca a algum lado, mas será que os jornalistas tem acesso e possibilidade de passar cá para fora o que querem ou serão eles um instrumento utilizado pelo Vaticano? E o contrário, isto é, se é feita uma comunicação pelo Vaticano sobre vários temas, o que vem nas notícias é tal como foi dito? Haverá algo mais interessante ou mesmo uma gafe, por exemplo, que poderia ser dito, mas que não é? 

Gostei do livro, gostei de conhecer a "personalidade" de vários elementos da Igreja, como por exemplo o padre Foster e acima de tudo chegamos ao final do livro com a sensação de termos ficado com uma visão do Vaticano diferente da que temos.

Podem ler um excerto do livro aqui

36 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Ui os corredores do Vaticano, devem ser uma coisa cheia de segredos e mistérios que desvendados, continuam por desvendar para o grande público.
    Este livro é como que um documentário, certo? pelo menos fiquei com esta dúvida pelo que li.
    é sempre bom este tipo de livros pois acabam por de certa forma esclarecer-nos sobre um conjunto de situações que normalmente não são divulgadas.
    Muito bom comentário, gostei bastante. Continua :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      um documentário mas na prespetiva de um jornalista, logo baseado em factos reais e os nomes mencionados são mesmo verdadeiros.

      Se gostas do tema, então é sem duvida um livro excelente e que deves ler, como referi gostei bastente.

      E o último capitulo a descrever tal como Bento XVI é na realidade está muito bom ;)

      Bjs, boas leituras e claro obrigado pelo apoio ;)

      Eliminar
  2. Olá Fi,
    Eu já tinha interesse em ler esse livro, e com a sua resenha, a curiosidade só aumentou, pois segredos sobre o Vaticano sempre me interessaram, e acho q esse livro deve relatar várias hipocrisias da Igreja Católica, enfim, parece ser um livro muito interessante, já vou colocar na minha lista de livros para comprar. :D

    Abraços e mais boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amanda,

      Sim há muita coisa estranha que se passa no vaticano e por vezes o cardeais assumem declarações que o papa nem sabe e depois tem que dar a cara, não invejo não :D

      Mas como documentário está excelente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. O Vaticano é realmente um ambiente a que os romancistas não deixam de recorrer. Já perdi a noção aos livros lançados nos últimos anos que se passam por lá. À primeira vista pensei que este livro fosse mais um romance, mas sendo um «documentário» parece-me ainda mais interessante. Deve ser um dos casos em que a realidade supera a ficção.

    ResponderEliminar
  4. Olá lady,

    Por acaso li o anjos e Demonios do Dan Brown e até gostei, pois demonstrou um pouco de como funciona o Vaticano, os guardas suiços e por ai fora, mas este livro é MUITo mais completo enquanto documentário, leva-te a refletir sobre muitas questões e ficas a saber algo mais sobre uma entidade que não é obviamente perfeita, poder faz mal ao homem já se sabe, mas que tem coisas positivas tambem.

    Gostei ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha!

    Se bem que não é o meu género de livro, parece-me bastante interessante! O facto de ter elementos verídicos é bastante bom. E claro, um excelente comentário, crítico e bem estruturado.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Há bons livros sobre o Vaticano, como o Anjos e Demónios do Dan B. mas sim este é mais baseado em factos veridicos, gostei :)

      Obrigado e bjs

      Eliminar
  6. Boas Fiacha

    Quando envolte o envolve o Vaticano fico sempre interessado :) E já agora recomendo o Luís Miguel Rocha que escreve sempre sobre o Vaticano.
    Bom fim de semana
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José não Mourinho mas Luís (grande jogador do SLB) :D

      Sem duvida, para mim chega, a não ser que seja mais um super livro :)

      Olha se recomendas então é porque deve ser bom, fica registado ;)

      Abraço e bom fim de semana para ti também ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha.

    FINALMENTE UMA OPINIÃO SOBRE ESTE LIVRO :D

    Desde que vi este livro no site da wook (sim, porque hoje em dia é o único site que pensa fazer promoção aos livros com 1 mês de antecedência, visto que as editoras só fazem isso a ultima da hora), que fiquei de olho nele.
    E porquê é que fiquei de olho nele? Bem, ADORO todo o secretismo que existe a volta da Cidade do Vaticano. Li a sinopse e gostei, mas pensei, "é mais um livro sobre o Vaticano". Mas depois de ler a tua critica, fiquei com "agua na boca", convenceu-me a compra-lo. Adorei o facto de ser um "documentário literário".

    Tenho do ler o mais breve possível.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finisterra,

      Então este livro seguramente te vai agradar, até editei o post e coloquei a possibilidade de lerem o excerto, que começa com um comentário do próprio escritor ;)

      Quanto à questão da wook, não sabia disso mas pronto é uma forma de venderem mais, acredito. A SDE faz boas promoções tambem, penso que sabes isso ;)

      Abraço e boas leitura, um livro que te irá agradar seguramente :)

      Eliminar
  8. Hummm, interessante. Vou colocar na lista.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi.

      É mesmo, no final ficamos a conhecer um pouco melhor essa entidade tão poderoso que é o Vaticano e até vem a comentar algo sobre um Padre / Bispo / Cardeal ai do Brasil que se tornou popular por se dar bem com o Lula e que acabou por ser incomodo para o Vaticano, muito progressista :D

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  9. Oh Fiacha! Eu nem gosto de ler nada sobre religião mas este livro parece interessante. Para quem é cusca como eu em saber o que se passa e acontece sobre determinados assuntos tinha imensa curiosidade em saber mais sobre o Vaticano e os segredos que envolvem a minha religião. E devem ser muitos. Obrigada pela sugestão. Não fica na minha lista de prioridades mas quem sabe para um dia adquirir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa :D

      um livro interessante e que acaba por ser uma leitura bem interessante, sei que não é bem o teu genero, mas nada como experimentar :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  10. Olá amigo...:D
    Já tínhamos trocado umas impressões relativamente a este livro, e reitero que não é o meu género de leitura que mais aprecio, contudo é um tema que gosto de debater e, claro gera sempre muitas opiniões e afins... :D Não deixa de ser uma leitura interessante.
    Parabéns pelo comentário..:)
    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :)

      Sim, acredito que ao leres acabes, no final, por achar um livro muito interessante, pois levanta muitas questões interessantes.


      Obrigado e boas leituras ;)

      Eliminar
  11. Olá amigo,

    Este livro é sobre um tema muito controverso, e que pelo que nos é dado conhecer dava pano para mangas.
    Fiquei curiosa, gostava de o ler, pois acho que tudo no Vaticano é feito com secretismo a mais.
    E por vezes ouvem-se coisas escabrosas e ficamos sem saber se será verdade ou não. Mas uma coisa é certa passa-se lá muita coisa que desconhecemos, e acho que aquilo tem dinheiro a mais é já não tem muito a ver com a Igreja de Cristo pobre e que por vezes praticam, mais a Igreja que os homens criaram.
    Embora não seja um romance acho que este livro vai ter imenso sucesso.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sem duvida que é um livro interessante e tem muitos temas desses desenvolvidos no livro, acho que vais gostar ;)

      Também tem aspetos positivos verdade seja dita, mas lá está poder a mais transforma o Homem ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  12. Olá!
    Parece ser um livro super fantástico com as conspirações e segredos sobre o Vaticano que agora estão muito na moda.
    Deve ser um livro interessante e eu já andava de olho nele desde o momento que soube da sua edição.
    Não vai faltar à minha lista :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Sem duvida e não só segredos, há muitos aspetos que vemos nos média e que aqui são mais bem desenvolvidos, um livro que vais gostar, seguramente ;)

      Bjs e boa sorte com o teu novo blog :D

      Eliminar
  13. Olá,
    Esse livro parece muito bom. fiquei com curiosidade quando o vi pela primeira vez mas agora decidi que tenho mesmo de o ler.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Olá Liliana,

    Fazes muito bem, se gostas do genero tem muita coisa boa para se ler ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Fiacha,

    Gostei do teu comentário, mas mesmo assim nunca leria este livro. É um tema que me desperta curiosidade, mas há aí tanta coisa envolvida que, sinceramente, prefiro nem dedicar muito tempo com este tipo de assuntos. Mas é um bom comentário, como já nos tens habituado :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Olá Nádia,

    tem questões bem interessantes e quer queiramos quer não a Igreja tem um papel importante e não deixa de ter aspetos positivos, mas claro onde há poder....

    Mas compreendo e obrigado ;)


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  17. Olá amigo Fiacha!

    Obrigada pela tua opinião sobre este livro :) Ainda não li mas de certeza que seria algo que eu gostaria :) Gosto de ler coisas sobre religião e igreja (apesar de não ser religiosa ou crente)... a ver se vai para a lista de Natal (ai ai... mais um...).

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Um livro interessante, penso que agrada a crentes e não crentes :D

    Fazes bem, pode aparecer alguma promoção ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  19. Olá Fiacha,

    sempre gostei bastante destes temas que envolvem a Igreja. O que não sabia é que este livro não é um romance mas uma visão de um jornalista. Gostei da tua opinião e fiquei com vontade de o ler, principalmente graças a essa perspectiva diferente do que é normal parecer nas livrarias. Está na minha lista, que também vai aumentando sempre que venho aqui!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Olá Luís,

    Sem duvida um livro interessante e que não tem momentos mortos digamos assim, mesmo não sendo romance.

    Ena, ainda bem, acontece-me o mesmo quando vou ao teu :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Olá Fiacha. :)

    Penso que já te confessei que sou agnóstica e como tal não creio nem descreio em Deus, penso que o mesmo surge devido à necessidade dos indivíduos, como forma de ultrapassarem as provações da vida, contudo a Igreja Católica, o Vaticano é algo que me suscita interesse, pelos seus segredos, pela forma como parecem controlar tudo desde o início... Enfim, é uma entidade muito interessante, pelo que tenho muita curiosidade de experimentar este livro, ainda para mais depois de ver que o apreciaste. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    Sem duvida, não sei se controlam assim tanto tudo, muitas vezes o elementos do Vaticano tomam "posição" sem conhecimento do proprio papa, que depois se vê obrigado a desmentir ou a afirmar que aquela é uma posição individual e não de todo o Vaticano, acho que vais gostar sim e tem muitos temas que são muito bem desenvolvidos ;)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  23. Em qual site consigo comprar esse livro??? Moro no Brasil.

    ResponderEliminar
  24. Olá Frederico,

    Nao sei se o livro está publicado nesses lados, mas é melhor ver, pois pelo que sei fica mais caro os portes de envio do que o livro propriamente dito.

    A Editora é a Saída de Emergência que vai apostar forte em 2104 ai no Brasil, é estar atento :)

    Abraço e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  25. Obrigado, realmente ainda não foi publicado para cá, estou na expectativa de encontrar algum site que disponibilize este livro. Não consegui comprar pelo site da "Saida de Emergencia", enviei um email para eles, estou aguardando resposta. Mesmo assim, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Ok, alguma ajuda que necessites dispõem espero que consigas comprar.

    Tenho a certeza que vão responder ;)

    Abraço

    ResponderEliminar