segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Rei do Inverno, volume I da Trilogia dos Senhores da Guerra de Bernard Cornwell



Sinopse:

Bernard Cornwell é um milagre literário. 

Uther, Rei Supremo da Bretanha, morreu, deixando o seu filho Mordred como único herdeiro. Artur, o seu tio, um leal e dotado senhor de guerra, governa como regente numa nação que mergulhou no caos - ameaças surgem dentro das fronteiras dos reinos britânicos, enquanto exércitos saxões preparam-se para invadir o território. Na luta para unificar a ilha e deter o inimigo que avança contra os seus portões, Artur envolve-se com a bela Guinevere num romance destinado a fracassar. Poderá a magia do velho mundo de Merlim ser suficiente para virar a maré da guerra a seu favor? O primeiro livro da Triologia dos Senhores da Guerra de Bernard Cornwell lança uma nova luz sobre a lenda arturiana, combinando mito com rigor histórico e as proezas brutais nos campos de batalha.

Opinião:

Hoje não tenho a menor dúvida, em afirmar que a Editora Saída de Emergência publica grandes Romances Históricos e que, na minha opinião, não são devidamente divulgados pela Editora, mesmo sendo um género em que esta aposta bastante.

Podia falar de imensos casos, mas indico a série Asteca onde nos é contada a ascensão e queda desse grandioso Império, As aventuras de Flashman, um cobarde com mais sorte que alguém possa imaginar e Os Leões de Al Rassan, onde o cenário se situa durante o período da invasão Árabe à Península Ibérica, como alguns dos exemplos de grandes obras publicadas pela Editora, neste género literário.

Quanto à leitura desta trilogia, dos Senhores da Guerra, era algo que desejava há imenso tempo, pois embora já tenha lido imensos livros do escritor, (sendo a Saga Saxônica a que mais gostei até ao momento), sempre vi referências a que era esta a sua obra-prima.

Este livro deixou-me completamente rendido, funcionando até muito bem como stand-alone, pois o livro encerra um ciclo em que ficamos plenamente satisfeitos. Mas ainda bem que há mais e se mantiver o nível aqui apresentado, junto-me àqueles que referem que estamos perante a melhor obra do escritor.

Estava um pouco relutante em ler esta trilogia, pois como podem ver centra-se na Idade da Trevas, um período onde existe muito pouca informação, mas sobre o qual muito já se escreveu. Já li, por exemplo, as Brumas de Avalon da MZB, A Tapeçaria de Fionavar do Gavriel Kay (embora que apresente um Artur mais para o Fantástico e não tanto como Romance Histórico) e este ano tinha acabado de ler o brilhante Ciclo Pendragon de Stephen Lawhead, que é, quanto a mim, a saga mais completa sobre Artur.

Por outro lado como já tinha lido vários livros de Benard Cornwell, conhecia um pouco o seu método de escrever, o que torna a leitura mais atraente, uma vez que ele nos apresenta um bom estudo do período/época sobre o qual está a escrever, personagens cativantes e as descrições de combates muito boas.

Mas acabei por ser surpreendido à medida que ia avançando com a leitura do livro, pois as personagens chave deste período, Merlim, Artur e Morgana, são-nos apresentadas de uma forma bem diferente de todas as outras já tão descritas por tantos escritores. E se pensam que será Artur a personagem mais cativante (até o pode ser), mas podem ter seguramente a certeza que irão ser surpreendidos pela positiva, uma vez que a história é-nos contada por Derfel, um Saxão que se torna aliado de Artur, e que, para mim, constitui uma personagem muito bem desenvolvida.

Para quem goste do período medieval, tem aqui as eternas lutas dos Bretões contra a invasão dos Saxões, lealdades, mortes cruéis, diferenças de ideologias, onde o Cristianismo se opõe ao conhecimento antigo (druidas), personagens muito bem desenvolvidas, intrigas politica, questões de honra, traições, tudo ingredientes para considerar que esta trilogia tem tudo para se tornar numa das minhas preferidas de Romance Histórico.

Mais que recomendado.

50 comentários:

  1. Eu adoro essa trilogia. Vc vai adorar os outros livros, amigo Corvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Já sabia que tenhas lido essa trilogia e gostado imenso.

      Ainda bem, é sinal que vai manter o nível, espero que Derfel se mantenha como o narrador, grande personagem, alias o escritor consegue que gostemos / odiemos personagens com uma facilidade impressionante :)

      A ver se leio ainda este ano :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
    2. O bacana será outro personagem, que geralmente é odiado nos contos de Artur. O que o Cornwell fará vc sentir por essa pessoa vai te surpreender.

      Eliminar
    3. Ois,

      Que bom, já estou super curioso por ler a continuação :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Oi Fi,
    parabéns pela resenha, estou adorando o livro apesar de estar no inicinho ainda. Já gosto muito de Derfel e Morgana é sem dúvida um personagem forte e marcante.
    Continue com seu ótimo trabalho, suas resenhas estão cada vez melhores! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Fazes muito bem em ler o livro, pode não ter m grande inicio, mas por vezes acaba por nos ajudar a "enquadrar" com o enredo e ver bem as movimentações que estão a ser feitas. Noto que o escritor sabe bem o que quer e prepara as coisas de uma forma muito bem conseguida :)

      Espero que gostes tanto como eu e segue em frente que vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha! =)

    Aqui está um livro que quero deste que saiu e mesmo antes! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas assim que tiver vou fazê-lo.
    Há muito tempo que as histórias sobre o Rei Artur e todo o seu ambiente são algo que me fascina. Magia na Idade Média, uma lenda que não se sabe muito bem se foi verdade ou não... factos misteriosos... só bons ingredientes.

    Gostei muito de ler a tua opinião; está muito bem. Bernard Cornwell consegue sempre fazer um excelente trabalho, tal como referes. É isso que também me conquista para a leitura desta obra.
    Espero continuar a ler os teus comentários sobre estes livros! Quando pensas os próximos?

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Sei que estás a ler Talesin, 1º volume do Ciclo Pendragon, logo se leres a saga de seguida dificilmente irás ler estes livros logo de seguida.

      Não que não se consiga, mas não te recomendo a leitura de seguida, a não ser que leias um de cada saga, mas às tantas ficas baralhada lol.

      O que posso dizer é que Cornwell demonstra neste livro um excelente trabalho, isso é indiscutível, um dia da-lhe oportunidade e verás que é dinheiro bem empregue ;)

      Gostava de ler este ano, vamos ver se tenho essa oportunidade :D

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  4. Olá

    Tinha conhecimento desta trilogia a algum tempo, mas sempre foi ficando para trás.
    Mas depois desta critica, fiquei convencido.
    Um trilogia para comprar.

    [Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finisterra,

      Grande investimento só te digo, não é por acaso que o escritor é dos nomes mais consagrados a nível de Romance Histórico e esta trilogia tem tudo para ser o seu melhor trabalho que li ;)

      Bom investimento

      Abraço e boas leituras ;)

      Eliminar
  5. Oi migo!

    Ainda não tive oportunidade de ler este escritor... mas pelo teu comentário fiquei curiosa! Fica desde já na minha (enorme!) lista de espera ;)

    Obrigada pelos teus comentários! (Apesar de que a carteira não acha tão bonito... é um comentário melhor que o outro e, com isso, lá temos nós que comprar os livros ;) )!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá miga,

    Se nunca leste nada do escritor, então a minha sugestão é ires diretamente para esta trilogia. Os livros andam caros e os tempos não ajudam é verdade, mas quem sabe não encontres um pack promocional, na compra de 2 oferecerem um desta saga e assim ficares com a trilogia completa.

    Vale bem a pena, até me esqueci de referir o Terror como outro grande exemplo de Romance Histórico que a SDE publica, mas este escritor não engana, é mesmo bom vai por mim ;)

    Bjs e as minhas desculpas por atormentar a tua carteira :D

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Eu tenho esta trilogia ainda em livros da Planeta, que já são muito difíceis de encontrar, mas por incrível que possa parecer ainda não os li embora já tenho ouvido maravilhas acerca deles.
    Tens uma boa pontaria pareces sempre escolher livros, bons!

    Boas leituras e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Por acaso agora recordas-me uma história engraçada, na altura da feira do livro de lisboa fui à banca da Planeta e estes livros estavam em promoção e comprei, mas o homem deve ter-se enganado e colocou a trilogia Relequiem, penso ser este o nome, sobre a importância dos arqueiros na guerra dos 100 anos e só quando cheguei a casa é que reparei no engano. Ainda assim gostei imenso dessa trilogia, embora esta seja superior, pelo menos tudo me leva a crer :)

      Por acaso é verdade, por exemplo o Terror do Dan Simmons foi uma total surpresa e um livro (versão original) que adorei ler.

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  8. Ai ai, que não se pode ler muitos comentários destes! :)
    Aqui está um autor de grande nome que sempre sentir curiosidade em ler.
    É pena ser uma trilogia, pois além da óbvia falta de disponibilidade financeira, já estou muito farta de séries, sejam elas de que estilo ou autor forem... :(
    Mas com um comentário destes... bem, quando voltar às séries, esta trilogia passará para a lista das prioridades! Ai ai ai..... :)

    Jokas

    ResponderEliminar
  9. Olá Paula,

    Realmente pode ser uma trilogia, mas seguramente será dinheiro bem empregue, pelo menos este primeiro volume que funciona bem como livro único. Mas claro depois dos acontecimentos ocorridos quererás ler os seguintes, pelo menos eu fiquei com imensa vontade :)

    Tenta aproveitar alguma promoção, mas cedo ou mais tarde vão aparecer :)

    Jokas :D

    ResponderEliminar
  10. Boas Fiacha :D

    Fiquei curioso com este livro, por acaso vais coloca-lo em algum passatempo?lol

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Acredita que é mesmo bom e bem que gostava lol, já estás habituado aos passatempos no blog lol, está a sair o resultado do último a ver se tens sorte ;)

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Eu já li esta série há uns anos atrás e digo sem qualquer dúvida que foram os melhores livros que li do autor. Se gostaste do primeiro, irás ver como vais gostar dos outros.
    É mais uma história do Rei Artur, mas também mais uma versão diferente.
    Vale a pena conhecer esta versão e tu comentaste muito bem :)
    Parabéns
    (haja um livro que não me deixas curiosa, eh eh, a bolsa não chega para tudo :D )

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Sem duvida, para mim deve ser o fim de ler sobre Artur, mas realmente tem tudo para ser o melhor trabalho do escritor, assim continue :)

      Este não te dá problema, já leste, mas algum que necessites é só dizer :)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  12. olá,

    Eu já li esse autor e adorei.

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
  13. Ois Liliana,

    Sim já li imensos livros do escritor, pois gosto de Romance Histórico, mas este livro para mim é o melhor, assim continue ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha,

    Sempre tive curiosidade de ler este escritor mas nunca tive oportunidade. Desconhecia esta Trilogia, e pareceu-me muito, muito interessante... com tudo ao meu gosto! :) Obrigada pelo teu comentário, mencionas pontos importantes que irão certamente fazer a diferença na altura de escolher que livro ler a seguir. Muito bem :)

    Beijinhos e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga Nádia,

    Hum pode ser que se resolva o experimentares este escritor (ainda falta muito até ao natal lol), seja como for é um dos mais consagrados escritores de Romance Histórico e esta é por muitos considerada a sua melhor obra, logo uma boa aposta ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  16. Adicionado à minha infinita wishlist. xD

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Olá lady ;)

    Se tiveres oportunidade aproveita ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  18. Ora aqui está um livro que quero muito ler :D excelente escolha Fiacha e excelente comentário.
    Ainda não li nada deste escritor, mas o tema além de ser-me atrativo, pelo que já li de opiniões, é um livro de qualidade.
    Boas leituras ^_^ beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá miga,

    Tem qualidade e tem continuação e pelo que referem com igual qualidade, logo serio candidato a ser o melhor que li sobre o Rei Artur e a Idade das Trevas.

    Este escritor não engana ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  20. Tenho de confessar que este tipo de livro nunca me atraiu muito, apesar de já ter lido algumas obras deste género. Bem sei que como o caro Fiacha prova estou a passar ao lado de um grande obra, mas não se consegue ler tudo. Quem sabe se numa qualquer oportunidade até nem leia e adore. Fica mais uma livro debaixo de olho com esta opinião.

    ResponderEliminar
  21. Olá Marco,

    O proprio terror não é um romance histórico ? Há grandes obras neste genero literário e acredito que esta seja mais um exemplo disso,

    Quem sabe quando for ai não te leve os livros, afinal tens um blog e fazes bons comentários, ainda melhores que os meus, logo até seria uma boa forma de promover a trilogia :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  22. Fiacha eu quero muito ler Bernard Cornwell e tenho uma trilogia que ainda não li. Não é esta. Não sei porque mas este livro não me disperta interesse. Talvez porque pr mim os nomes das personagens estejam um pouco saturados. Muito se escreve sobre Artur, Morgana eetc.No entanto fica a sugestão e nós que seguimos o teu blog agradecemos.

    ResponderEliminar
  23. Ois,

    Confirmo, há muita coisa escrita sobre o Rei Artur e a Idade das Trevas, ainda assim recomendo a leitura destes livros, estão muito bons, falo claro do 1º volume.

    Deve haver poucos trabalhos tão bem escritos como o Cornwell o fez ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo corvo. :)

    Confesso que tinha curiosidade de ler alguma coisa deste escritor e gostei muita da forma como descreveste este em concreto. Penso que tentarei iniciar-me com o escritor com este volume. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá amiga Rita,

    Quando quiseres ler algum livro deste escritor, estás à vontade, tu muito melhor que eu, consegues transmitir tudo o que um livro tem para oferecer ;)

    E penso que se te iniciares com este fazes muito bem ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  26. Já tenho esta trilogia há anos, editada pela Planeta Editora. Foram os primeiros livros que li do Cornwell e nunca mais li nada dele que a suplantasse, e não foi por falta de tentar; assim de repente, ocorre-me o Stonehenge: beh.

    ResponderEliminar
  27. Olá barroca,

    Ainda não li esta trilogia toda, conto ler o 2º volume já de seguida, mas a saga Saxónica está bem boa, melhor que o Stonehenge sem duvida ;)

    Um grande escritor sem duvida e se gostaste desta trilogia, acredito que gostes Ciclo Pendragon de Stephen Lawhead :)

    Bjs e boas leituras !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li esse, embora o Graal, ai o graal... :D

      Eliminar
    2. lol,

      E qual das obras gostaste mais ? Senhores da Guerra ?

      Muito bem gostas de romance histórico e ler sobre Artur :D

      Eliminar
    3. Sim, estas Crónicas são, para mim, o ponto alto das obras do BC. Um amigo meu adora a colecção sobre o Sharpe, mas essa saga ainda não li (um dia destes...) por isso não posso botar faladura.

      Há uns anos, devorava romances históricos como se não houvesse um amanhã e, claro, as lendas arturianas não podiam faltar: aconselho-te, nesse tema, 'As Brumas de Avalon' de Zimmer Bradley e a trilogia da Rosalind Miles.

      Eliminar
  28. Por acaso falava sobre o Ciclo Pendragon, visto tratarem o mesmo tema, como ainda não li a trilogia toda considero Pendragon o melhor trabalho que li até hoje sobre o Rei Artur.

    Como referi no comentário já li MZB e na altura adorei e como já li outras sagas sobre Artur, vou ficar por esta trilogia, mas quem sabe, essa trilogia que referes não valha a pena...está traduzido na nossa língua ?

    ResponderEliminar
  29. É uma versão feminina, mas isso tb não tirou qualidade à da MZB.

    http://www.planetaeditora.pt/conteudos/product_info.php?products_id=202

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  30. Sim para mim o importante é mesmo o conteúdo, como disse adorei a MZB e já li mais livros dela inclusivamente :)

    Já agora só para te dizer que a Serie Sharpe que tambem não li, nada tem a ver com a saga Saxonica, li os 4 primeiros volumes e ainda é o melhor que li do escritor e já li vários ;)

    Mas deve ser um escritor que vou apostar mais :)

    Conheces o David Liss (mais recente post aqui do blog) muito bom, embora num genero diferente, mais tipo Flashman :D

    ResponderEliminar
  31. Do David Liss ainda não li, nem tenho, nada. ^^

    ResponderEliminar
  32. Recomendo e até esteve em promoção a 5€ cada ;)

    Já estou a ler o Inimigo de deus, Volume II :D

    ResponderEliminar
  33. É mais um para a wishlist :p Gosto muito da Idade Média, não pelos factos históricos mas sim pelo ambiente mais dark. Sou louca por ambientes escuros e cenas macabras e conspirações. O clima pesado e cheio de intriga e suspense... *.*

    (Isto ficou um pouco desconexo. Eu disse que estava com a cabeça em água, mas gostei mesmo da opinião e se não comentasse agora ia esquecer-me :p)

    ResponderEliminar
  34. lol,

    Ainda bem que gostaste e sim compreendo o que queres dizer é uma época bem interessante.

    Penso que irás gostar destes livros sem duvida :)

    As melhoras :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Acho que com um pouco de bom sono a cabeça volta ao lugar :p

      Eliminar
  35. Olá Fiacha.

    Já estive para comprar esta trilogia, adorei as capas e os títulos, mas depois afastei-me deles porque romances históricos não eram bem a minha "onda". E para me fazer afastar ainda mais, era o facto de ser sobre uma época em que já se escreveu de tudo.

    Mas depois de ler a tua opinião excelente opinião fiquei super curioso, por este livro e pelos que mencionas-te no texto.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
  36. Ois Finisterra,

    Compra que tenho a certeza que vais adorar e o 2 volume ainda está melhor, vais ficar com uma ideia do Romance Histórico de outra maneira...na verdade o George Martin tambem tem um ambiente "medieval" ;)

    Obrigado, fico contente que gostes de cá comentar e olha que sigo as tuas recomendações também, pois tens bom gosto ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar