terça-feira, 29 de outubro de 2013

O Espião Que Veio do Frio - John Le Garré




Sinopse :

O Espião que Saiu do Frio é um livro do género romance do escritor John Le Carré, publicado pela primeira vez em 1963 no Reino Unido. Em plena era da Guerra Fria, o espião britânico Alec Leamas é enviado à Alemanha Oriental para servir como agente duplo. Mas à medida que vão surgindo informações, o espião começa perceber que seus companheiros estão desconfiando de seu trabalho. Este livro foi adaptado ao cinema, num filme muito premiado de Martin Ritt, com Richard Burton e Claire Bloom nos principais papéis.

Finalmente li um livro deste escritor e só o fiz graças a ajuda de uma pessoa amiga que me indicou o livro na feira do livro de Lisboa. O meu exemplar é um livro de bolso publicado pela Editora Minerva e custou-me julgo 2 € e tinha lá tantos clássicos como por exemplo o Dracula do Stoker entre muitos outros.

Isto para dizer que por vezes podemos comprar bons livros a preços acessíveis, passamos por eles e muitas vezes nem reparamos, só não comprei mais porque julgo na altura já tinha uns 12 livros da Coleção Argonauta e claro já tinha ido à banca da SDE, mas garantidamente que para o próximo ano irei espreitar a banca desta Editora :)

Quanto ao livro em si correspondeu totalmente às minhas expetativas, sempre li que este escritor é considerado como um dos melhores a nível de livros de espionagem e mesmo sabendo que atualmente a mesma é feita de forma totalmente diferente, o livro foi escrito em 1963, logo no tempo da chamada guerra fria e está muito bem desenvolvido, com personagens cativantes, um enredo bem pensado e com uma escrita muito fluída o que ajuda a ler o livro rapidamente.

Sempre imaginei a coragem que tem que se ter para se ser espião, ter a vida em constante perigo, coloco aqui um excerto do livro:

"Um homem que representa um papel, não para os outros, mas sozinho, expõem-se a perigos psicológicos evidentes. Em si mesmo, o logro não é particularmente difícil; trata-se de uma questão de prática, de perícia profissional, de uma habilidade, em suma, que muitos de nós podemos adquirir. Mas enquanto um vigarista, um actor ou um batoteiro podem regressar da ribalta às fileiras dos seus admiradores, o agente secreto não goza dessa possibilidade. Para si, o embuste é, antes de mais, uma estratégia de auto-defesa. Tem de proteger-se do interior e do exterior e contra os impulsos mais naturais. Mesmo que ganhe uma fortuna, o seu papel pode impedi-lo de comprar nem que seja uma lâmina; mesmo que seja erudito, pode ver-se obrigado a tartamudear apenas banalidades; mesmo que seja um marido afetuoso, terá de ocultar a sua vida àqueles em quem, naturalmente devia confiar"

O livro está muito bem estruturado onde vamos sendo surpreendidos com diversos acontecimentos, tendo um final muito bem conseguido e claro um livro que levanta muitas questões morais, como por exemplo : Terá o espião sentimentos em relação a tudo o que tem que fazer para que no final a causa que defende saia vencedora ?

Um livro que de facto nos dá não só uma excelente historia, mas uma visão bem conseguida de como atua e pensa um espião e de uma intensidade psicológica muito forte, onde estamos sempre em suspense.

Soube bem mudar um pouco de livros, um prazer finalmente ler este escritor e garantidamente tentarei ler em breve o Espião Perfeito, livro que já estou à imenso tempo para ler e que tem estado à minha espera na estante :)

Grande livro, recomendo

49 comentários:

  1. Olá olá Fiacha :P

    Gostei muito do teu comentário e parabéns por mais uma excelente escolha de leitura. É um tema que me seduz, ainda que, não seja uma leitura minha habitual, como sabes prefiro mais o género de fantasia. Mas, também aprecio este género, e fica a curiosidade, tendo em conta tua opinião. E tens razão, adquire-se livros bastante em conta e livros muito bons ;)
    Boas leituras..beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga :)

      Sem duvida, eu nunca iria à banca daquela Editora se não me recomendassem, nada como se estar informado ;)

      Sim valeu bem a pena, até porque ficamos com uma imagem muito própria de um espião e é um livro repleto de ação, de mistério, de personagens misteriosas, adorei

      Se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Parece interessante realmente. Verei se o temos aqui no Brasil. E excelente dica sobre comprar ótimos livros a preços mais baixos. Aqui no Brasil temos que "garimpar" nos sebos e/ou aproveitar as promoções das livrarias virtuais, pois, infelizmente, as feiras e bienais daqui não fazem bons descontos para os leitores.

    ResponderEliminar
  3. Ois Cassi,

    Aqui na feira é muito dificil descobrir-mos estas pequenas pérolas, eu proprio só porque me informaram é que comecei a ir à banga que vende os livros da Argonauta, livros a 1 € por cá e graças a essa coleção já li tanta coisa boa, Jack Vance, Farmer, Zelazny, Ursula le Guin e muitos outros e mesmo clássicos é mesmo saber-se porque na verdade eles estão lá, mas é tanta confusão que por vezes passamos ao lado e nem reparamos :D

    Confere sim, é considerado um dos melhores dento do genero, gostei muito do livro :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Fiacha,

    A priori achei o livro interessante, é o tipo de livro que leria por curiosidade e provavelmente iria gostar muito. Bom comentário, pois instiga a curiosidade do leitor, parabéns.

    Abraços e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      O livro é muito bom sem a menor duvida, se poderes lê ;)

      Obrigado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,
    Eu adorei esse livro quando o li há uns anos.
    O teu comentário é excelente, ainda bem que gostaste.
    A feira do livro tem muito por onde procurar e muita oferta e chegamos mesmo a encontrar alguns tesouros lá.
    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Gostei bastante sim e a feira do livro é só abrirmos os olhos e temos ali tanta coisa boa a bom preço, impressionante como muitas vezes nem reparamos :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Já tinha olhado para este livro mas ainda só fiquei pelo olhar... ainda não peguei nada do escritor... mas com este comentário será, com certeza, mais um para a enorme lista de espera :P

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá :D

    Um excelente livro sem a menor duvida. Vais querer ler mais do mesmo escritor ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  8. olá Fiacha
    Espionagem e policiais são aqueles livros que vão ficando sempre para trás nas minhas opções. Sei bem que devemos variar, mas vou variando entre outras opções :P
    Já tinha ouvido comentários a este livro e com mais o teu (muito bom) confirma-se que é de facto um excelente escritor e um livro bem interessante.
    Vou registar, um dia que queira ler espionagem, pode ser bom começar por este.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Olá Caminhante,

    Como em tudo o que conta é estarmos na presença de um bom livro independentemente do género, claro está que temos géneros que preferimos mas o mais importante é lermos algo que nos dê prazer e claro tenha qualidade.

    Por acaso tenho imensa saudade dos policiais, mas tal como acontece contigo tem ficado para trás.

    Espionagem é algo diferente de um policial e sim penso que este é um bom livro para se começar a ler dentro do género, tem muita qualidade ;)

    Já sabes caso queiras diz ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha!

    Ainda bem que leste este livro e gostaste! Acho que deve ter sido o primeiro livro que te recomendei!
    Para mim é uma obra obrigatória e que até agora ainda não foi superada dentro do género. Já li vários livros do autor, que é para mim o grande nome da espionagem, mas este está no topo. Acredito que até possas gostar mais de outros, mas em qualidade dificilmente encontrarás melhor em espionagem. O final é arrebatador!

    Abraço e continua com este leitor!

    ResponderEliminar
  11. Olá Luís,

    Recordo-me que quando fiz uma mensagem com as várias aquisições que tinha feito na feira do livro de lisboa teres referido que este era o melhor livro que tinha comprado, algo assim, logo ficou sempre na calha para ler e sem duvida um livro muito bom. Acredito que já tenhas lido muitos livros dentro do género e sim o livro está muito bom.

    Mais um achado, a preço bem acessível, e estás à vontade para recomendar mais livros, se bem que verdade seja dita, não sei como o consegues mas cada vez que leio um comentário no teu blog, fico com vontade de ler os livros :)

    Abraço e assim o farei ;)

    ResponderEliminar
  12. Tenho (pelo menos) um livro dele aqui por casa, mas ainda não "apareceu" uma (boa) razão para lhe pegar. Entre o que tenho e quero ler não será agora que vou pegar nos livros do senhor Carré, mas ficou "registado" ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Compreendo que nem sempre nos lembramos do que temos por ler, nem sempre tenhamos vontade para pegar em certos géneros de livros, mas garantidamente tens aqui um dos grandes mestres dentro deste género, logo dá-lhe uma oportunidade, eu adorei e vou ler mais sem duvida ;)

      Abraço :)

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    parabéns por trazeres mais um "género" literário ao teu blogue.

    A literatura de espionagem tem quanto a mim a vantagem de retratar um determinado período da nossa História sob um ponto de vista que as "histórias" da nossa História teimam em ignorar.

    John Le Carré, para alem deste " O Espião que saiu do frio" continuou a produzir uma obra notável ( que continua! ) tornando-o num dos grandes escritores do séc. XX.
    E só não ganhou o prémio Nobel, porque nunca escreveu romances chatos!...

    Aproveitaria este espaço para recomendar, para quem quer conhecer melhor o género, ou mergulhar noutros períodos da História, três grandes romancistas com três obras imprescindíveis no "género":

    Graham Greene :"O Nosso Agente em Havana"
    Eric Ambler : " A Máscara de Dimitrios"
    Charles Mccarry : " O Dossier Myernick"

    Descubram-nos, pois para alem de histórias poderosas,divertidas, ou irónicas e sarcásticas, e muito bem contadas, terão retratos de diferentes épocas da nossa História de uma forma que poucos romances Históricos conseguem.

    Abraço
    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ubik,

      E a ti te tenho a agradecer por me dares a conhecer, não só a editora, a coleção e claro este livro em particular, foi sem duvida uma agradável surpresa e claro mais uma excelente recomendação tua ;)

      Agradeço as recomendações e penso ter um livro do Graham Greene por ler, mas não é esse, penso.

      A ver se numa próxima feira do livro os consigamos encontrar :D

      Abraço e manda sempre ;)

      Eliminar
  14. Amigo Fiacha fico fascinada com a tua diversidade de géneros literários. Não sou tão flexivel. Tenho as minhas preferências e dificilmente as mudo. Já tentei mas acabo por desistir. No entanto é bom ter-mos conhecimento destes escritores e livros. Por essa razão gosto de deitar o olho no teu blog. Apesar de não apreciar este tipo de leitura gosto de estar infornada. E tu fazes isso mt bem. Já me ajudaste imensas vezes nas minhas indecisões. Parabéns a sério estás cada vez melhor. E não tenho dúvidas a quem recorrer qd preciso de ajuda. Ah! Retomei as brumas de avalon, rsrs. Mt cinceramente até estou a gostar. Dps dou-te a minha opinião.

    ResponderEliminar
  15. Olá miga,

    Por acaso era um dos meus objetivos literários para este ano ler coisas diferentes, isto é um escritor de nacionalidade por cada livro, mas acabou por não se tornar possível, mas pronto. Mas tento e quando tenho um tempo disponível aproveito e este livro foi sem duvida uma agradável surpresa.

    Penso que estás a passar por uma fase, mais cedo ou mais tarde irás querer ler outro género de livros, mas verdade seja dita o importante é que tires prazer do livro que estás a ler, seja ele qual for :D

    Fico contente com o gostares de visitar o blog, eu proprio visito outros e por vezes descubro livros que me andavam a passar ao lado ;)

    Obrigado e vais ver que como te referi as Brumas de Avalon tem muito coisa interessante e no final irás ficar satisfeita por voltar a ler os livros, pelo menos assim o espero. Vai levar muitas voltas ;)

    Bjs e tudo de bom para esses lados :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentei ler outros géneros literários e não consegui entrar no livro. Enfim pide ser uma fase. Uma fase bem grande.
      Ora qt as brumas eu vi o filme portanto sei nais ou nenos como será se bem que modificaram muita coisa. Espero realmente envolver-ne na história.

      Eliminar
    2. Não tenho a menor duvida e quando somos atingidos por aquela preguiça que nem ler nos apetece rsrsrsrsrs

      Pois isso de ver primeiro do que ler é sempre bem pior, SEMPRE, tirando Senhor dos Anéis e Silencio dos Inocentes, onde prefiro os filmes.

      Mas isso passa ehehehe

      Eliminar
  16. Olá,

    Lembro-me de ver a capa deste livro por aí não há muito tempo, mas confesso que nunca me despertou a atenção, mas e agora vou-me repetir, com a tua descrição consegues espicaçar a minha curiosidade, talvez na próxima ida à biblioteca veja se existe por lá.

    ResponderEliminar
  17. Olá Angelina,

    Vou repetir-me um grande livro e comprado a um preço bem acessível ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  18. Olá Fiacha,

    Gostei do teu comentário, mas o livro não me inspira confiança. De vez em quando devemos sair da nossa zona de conforto e espreitar outros temas, mas este não tenciono ler. Não conheço o autor (só de nome), quem sabe se um dia não mudo de opinião ;)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  19. Olá Nádia,

    Nada como um bom livro, não deixes escapar este livro pois é muito bom, vai por mim ;)

    Bjs e igualmente :)

    ResponderEliminar
  20. Olá amigo corvo. :)

    Já ouvi falar muito bem deste escritor, mas nunca experimentei. Pela tua opinião percebo que gostastes muito e pareceu-me interessante, Pode ser que experimente um dia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga,

    É só dizeres e vale bem a pena sem duvida :)

    Bjs :D

    ResponderEliminar
  22. Tenho esse livro, também da Minerva, por ler há séculos na minha estante. Do autor já li "O Fiel Jardineiro" e é um dos meus livros preferidos. Vai subir uns bons lugares na minha imensa lista de livros por ler. :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá lady,

      Uma Editora que conto voltar a visitar na próxima feira do livro, são livros de bolso mas que se lê muito bem ;)

      Penso que tambem tenho esse para ler e comprado em alguma promoção, Fiel Jardineiro ;)

      Fazes bem este é sem duvida um grande livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá !

    Aqui está um livro pelo qual já andava a cuscar nas livrarias há algum tempo. Com a tua opinião ainda fico mais curiosa! =D
    Está muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  24. Olá,

    Foi o primeiro que li do escritor e só posso recomendar ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  25. Olá. Li o livro recentemente e sem dúvida que é um livro fabuloso.
    Gostava de saber o que os leitores acharam do final de Leamas?
    Morre ou não morre? Acreditem o final é escrito numa maneira que dá para os dois lados.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Anónimo (tenho que me dirigir assim :D

      Eu penso que ele apenas assiste a uma morte e que nos deixa KO, mas não fiquei com a ideia que tenha morrido.

      E o final está muito bem conseguido sem duvida e o livro surpreendeu-me imenso pela qualidade :)

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola. O meu nome é Bruno, só comentei como anónimo por ser mais expedito.
      Em relação ao livro devo salientar que embora a sua percepção seja essa, a realidade é contrária. O ultimo paragrafo é muito velado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá Fiacha!
    Deste autor só tenho Um Espião Perfeito que era da minha mãe. Está velhinho e o título chamou-me a atenção, mas a minha mãe não gostou e disse que era secante (como temos gostos semelhantes fiquei de pé atrás :/ )

    Já leste o Um Espião Perfeito? (Não vi o link da opinião, mas posso ter saltado xD )

    ResponderEliminar
  27. Olá Cata :)

    E gostaste ? Penso que tenho numa versão do jornal O Publico mas nunca li tal como o Fiel Jardineiro que consegui nas promoções da Revista Sábado (que saudades) mas bem que gostava de ler, mas isto e mesmo só tendo uma parceria retira-me a possibilidade de ler outras coisas, vamos ver se em 2014 consigo, mas não vai ser fácil.

    Um género que gosto imenso sem duvida :)

    Bjs boas leituras e obrigado pela visita, sempre bem vinda ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Ainda não o li (o que é uma vergonha, tendo em conta que mo deram há mais de um ano)
      Dos que ela me deu, queria ler primeiro os Gémeos Rivais. Ela leu antes de nascer e gostou tanto que ainda se lembra da história. Pela sinopse parece conspiracional *.*
      Para o Um Espião Perfeito ando à procura de opiniões para ganhar coragem xD

      Eliminar
  28. Ois,

    Ora essa não é vergonha nenhuma este livro só o li passado quase um ano e tenho tantos livros para ler, olha seguramente que os livro que tenho para ler do escritor já cá estão à mais de 2 anos, logo não fiques com esse problema, pelo contrario mostra que tens muito por onde escolher.

    Mas se poderes compra este, como podes verificar foi 2 ou 3 €, é só procurar nas feiras do livro, vai por mim ;)

    Nada como experimentares ainda vais ser tu a colocar-me a ler esse livro com a tua opinião ehehe

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na de Lisboa talvez, na do Funchal é para esquecer. Fiquei tão chateada este ano!

      Eliminar
    2. Na de Lisboa é garantido é só ires ao stand da editora que refiro no comentário e tens lá outros grandes clássicos, como o Drácula por exemplo bem em conta ;)

      Eliminar
    3. Quero ir à de Lisboa, mas tenho de tratar das passagens aéreas e estadia com bastante antecedência xD

      Eliminar
    4. Estás a viver na Madeira ? Hum sendo assim posso oferecer-te este, tens de arranjar maneira é de me dar a tua morada :D

      Eliminar
    5. Sou madeirense de gema xD
      És muito simpático, mas só aceito se for troca por troca (caso contrário fico acabrunhada >.<)

      Eliminar
  29. Muito bem :)

    Ora essa há livros que basta lermos uma vez e chega bem e não me custa nada oferecer um livro a uma pessoa, já ofereci tantos, a melhor maneira de o pagares é vires aqui comentando sempre que poderes, já fico agradecido (claro que comento no teu também ehehe)

    Se quiseres por mensagem por chat no FB é só procurares por fiacha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai não, tem de ser mesmo recíproco ou não me sinto bem. E não me custa nada mandar-te um livro, embora tenha de passar algum tempo a ver os que enquadram mais nos teus gostos :p

      Já te adicionei ;)

      Eliminar
    2. Pronto seja da maneira que te sintas melhor, a ver se escolhes ai um bom livro, pode ser dentro do genero ou mesmo policial :D

      Tenho que o ir procurar ;)

      Eliminar
    3. Lês em Inglês? Em inglês tenho um policial de uma autora que adoro que te posso dar ;)

      Eliminar
  30. Infelizmente não, mas não te preocupes com isso :D

    ResponderEliminar