quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Eis o Homem de Michael Moorcock


Sinopse:

Quando a ficção-científica é de excelente qualidade, chamam-lhe literatura. Este é um desses casos...

Karl Glogauer é um homem dos nossos tempos. Quando o destino lhe oferece a possibilidade de viajar no tempo, ele não tem dúvidas quanto ao lugar e à época que quer visitar: a Terra Santa no tempo de Jesus. Mas o que poderia ser uma viajem turística à morte do Messias e ao nascimento da maior religião do mundo revela-se uma desilusão: Maria é a libertina da aldeia, José um velho amargo e Jesus Cristo apenas um deficiente mental. Devotado ao ideal de um Jesus real e histórico, Karl acredita que tem de fazer alguma coisa. Reunindo seguidores, repetindo parábolas que consegue recordar e usando truques psicológicos para simular milagres, Karl toma o lugar do Messias. Mas fará sentido um Messias que, no final, não morra na cruz?

Opinião:

Um livro que me foi oferecido pelo amigo Marco Lopes, tal como Brasil de Ian McDonald, escritor que vem ao Fórum Fantástico deste ano, e que se lê muito rápido, pois não tem mais de 100 páginas. 

Já tinha lido as aventuras de Elric, o príncipe albino dependente de ervas e do qual gostei bastante. No entanto, este livro apresenta um enredo totalmente diferente, embora em ambos os casos o escritor mostre a sua vertente mais progressista, com ideias de esquerda.

Penso que o resumo do livro não podia estar mais completo, gostei e claro não poderei comentar os acontecimentos (finais) do livro para não efetuar nenhum spoiler, mas de facto o personagem principal fez um esforço tremendo para que a história se concretize tal como a conhecemos. 

Além da forma bem pensada e erudita, divertida, irónica e mesmo sarcástica em relação à religião, como o escritor nos apresenta o enredo do livro, penso que é uma leitura que mesmo alguém religioso iria achar engraçado pois não é ofensiva nem chocante, na minha opinião. 

Um livro que embora seja contado de uma forma divertida e descontraída não deixa de levantar questões interessantes, estando a religião em antagonismo com a ciência e que nos faz pensar sem dúvida, se devemos ser crentes ou se temos a necessidade de ter algo concreto em que possamos acreditar. 

Do que mais prazer me deu, foi mesmo ler as notas do autor e conhece-lo um pouco melhor. Já tinha lido um prefácio feito pelo Neil Gaiman em relação ao escritor, no início da saga de Elric, mas aqui o escritor dá-se a conhecer, desde a sua infância às influências que teve, à sua visão ideológica e que no fundo até trespassa para o livro. 

Embora prefira as aventuras de Elric, que segundo parece aguarda melhores tempos para vir a ser publicado, se alguma vez o vier a ser, é um livro de leitura rápida e que está muito bem escrito, sendo o seu enredo bem original.

24 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Não conheço nem este livro, nem o Elric. Portanto mais um escritor que me dás a conhecer. As vantagens fantásticas que o teu blogue nos oferece. Sempre bons livros e excelentes apostas que temos para descobrir. (assim o bolso nos permita)
    Gostei bastante do teu comentário. E pelo que percebi lê-se muito rápido, pois para além de ser pequeno, é bastante interessante.
    Vou registar :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Fazes bem é um grande autor e muito reconhecido. As aventuras de Elric são muito boas, pena só terem sido publicados 3 volumes ainda assim vale bem a pena.

      e este livro é de leitura rápida sim senhor e interessante :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  2. Também conhecia o Moorcock (de nome, pois ainda não li nada dele) pela saga do Elric, que aliás espero ler em breve. Bom saber que o autor mantém o nível em outra obra de sua autoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      A nossa amiga Kitty gosta imenso das aventuras de Elric e eu tambem :D

      Vale bem a pena apostar neste escritor, vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Hi amigo Fiacha para mim este é do tipo de livro que não pego nem por nada. Não conheço o autor nem o livro. Não gosto de livros que envolvem a religião. O único que li e nem deve ter nada a haver com este foi o Código Da Vinci. Jurei que nunca mais. Não sou uma pessoa devota da religião. Mas detesto qd escrevem algo sobre a mesma, por vezes ou a maior parte das vezes escrevem td ao contrario ou distorcem aquilo que está na Bíblia. Não é que eu acredite em td mas não gosto de ler sobre este tema. Se quiser ler pego na Bíblia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Luisa,

    Lê as aventuras de Elric, acredito que irás adorar, vai por mim ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimenta, é um dos nomes mais consagrados da Fantasia e Elric é mesmo um grande persoangem, tal como o universo onde vive ;)

      :)

      Eliminar
  5. Olá amigo Fiacha :)

    Obrigada por trazeres mais um comentário que nos faz ficar com a "pulga atrás da orelha" :P e obrigada por ires aumentando a nossa lista de livros a comprar :P

    Eu já ouvi falar bastante deste escritor mas nunca peguei em nada dele... por nenhuma razão em particular, apenas porque tenho ainda a minha lista de livros em espera... mas sem dúvida que me despertaste a curiosidade :)

    Por acaso gosto de ler livros onde haja um debate sobre religião... eu tenho a minha ideia mas gosto de ler coisas que me desafiem e que me façam ir procurar respostas (pronto... é da minha formação querer responder às perguntas todas :P)... talvez lhe pegue um dia destes ;)

    Obrigada pelo teu comentário!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga de vastos talentos manuais :D

      Ora esse é com todo o gosto e é sem duvida um escritor muito consagrado, dentro do género literário.

      Eu gosto desde que bem utilizado, por acaso estou a ler um livro sobre o Vaticano e a gostar :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  6. Oi Fiacha,
    concordo com a Luisa, não conheço o autor, e o tipo de livro não me atrai, mas enfim, sua opinião é bem fundamentada, o que torna o livro interessante para quem gosta desse tipo de leitura.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amanda,

      Então respondo igual ao da Luisa, lê as aventuras de Elric e seguramente irás gostar ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  7. Olá Fiacha

    Quando andava a pesquisar este autor, vi que em PT também tinham lançado este livro, mas como vi o rotulo "ficção-científica" fugi dele (tenho de realmente ler o DUNA para ver se me vicio neste género).

    Mas gostei da critica convenceu-me. Mais uma para a lista de compras :D

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Finisterra,

      Sim o Duna é quanto a mim o melhor livro da coleção BANG e fez-me ler FC e descobrir universos fantásticos, estou farto de o referir no blog :)

      Quanto a este escritor recomendo quer este livro, que é bem agradável, mas como tenho referido prefiro as aventuras de Elric, bem mais ao meu estilo e escrito à imenso tempo...mas este livro tem qualidade atenção :)

      Abraço ;)

      Eliminar
  8. olá Fiacha,
    Não conhecia esse livro mas fiquei com curiosidade de o ler.
    Bjs e boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Fazes bem que é sem duvida um grande escritor, mas lá esta tal como outros tem que aguardar melhores dias, que o erotismo passe depressa :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  9. Olá amigo Fiacha,

    Eu arranjei este livro numa compra em segunda mão, mas confesso que ainda não o li pois, tem sempre outros que passam à frente.
    Mas assim que li a sinopse fez-me lembrar o livro que li faz alguns anos "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago, pois o que lá se relata não é nada daquilo a que estamos acostumados.
    Confesso é que não sabia de o livro ter tão poucas páginas, pois assim que me chegou às mãos fiquei pasmada, mesmo de boca aberta por causa de ter tão poucas páginas, pensava que fosse uma coisa mais extensa talvez influenciada pela sinopse, mas pela tua opinião fiquei ainda mais curiosa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá Angelina,

    Ai nem me fales no Saramago, tenho acesso a quase todos os livros dele mas nunca li, pelo que percebo não é uma escrita fácil, mas não é razão para ainda não ter lido, logo não te posso ajudar nesse sentido :)

    Lê que é uma leitura bem agradável e bem escrito ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  11. Olá Fiacha!

    Está vendido. Quero muito ler o livro! :) Acho que nunca estive assim tão curiosa com um livro de FC (a minha memória não é muito boa, mas mesmo assim acho que nunca fiquei tão intrigada!). Não conheço nem autor nem nenhuma obra, mas conseguiste despontar aqui um bichinho bem grande!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Nádia,

    lol, fazes bem é uma boa aposta, embora como referi prefiro as aventuras de Elric.

    Mas fico contente por ficares com vontade de ler o livro :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  13. Confesso que este livro nunca me tinha chamado à atenção, mas achei interessante a forma como dizes ser abordada a religião. Parece ser daquele género de livros mais introspectivos que nos fazem pensar sobre esse tema...

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      Sim tambem não ia lá por mim, foi mesmo o Marco Lopes e segundo julgo devido a comentários com o João Barreiros que fez com que ele Marco me oferece-se o livro.

      Caso queiras ler diz ;)

      Bjs

      Eliminar
  14. Em primeiro ainda bem que gostas-te do livro. Se te o ofereci foi porque achei que ias gostar, mas também para te mostrar as outras facetas que a Ficção Científica tem e que vão muito além do que Duna mostra. E não, não teve nada a ver com comentários do João Barreiros.

    Em segundo os meus parabéns por mais um bom comentário, mas achei que a "comparação" com a outra criação do autor, Elric, foi (na minha humilde opinião) algo desnecessária pois estamos a falar de géneros diferentes.

    Por ultimo espero que toda a malta que por aqui mostrou interesse neste livro o leiam porque tenho a certeza que não se iram arrepender pois é um livro que apesar de pequeno em tamanho é GIGANTE em qualidade e está bem barato.

    ResponderEliminar
  15. Olá Marco,

    Gostei sim senhor e nunca o associava a FC, mas até faz todo o sentido, li o livro sem estar a pensar nisso :)

    Eu sei bem que a FC não se limita a Duna, no meu caso Duna foi quem me abriu portas para começar a ler mais ;)

    A ideia não era compara-los mas sim destacar que o escritor tem uma saga que gosto muito, mais por ai e que repito, a mim me agradou mais que este livro, não tirando mérito a este obviamente :)

    Concordo ;)

    Abraço e boas leituras :D

    ResponderEliminar