sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Canção de Kali de Dan Simmons




Sinopse:

Um manuscrito com poderes inimagináveis. Uma seita de assassinos disposta a tudo para o possuir 

Robert Luczak, jornalista e editor, é enviado a Calcutá para recuperar um manuscrito de uma raridade incalculável. O seu autor é um obscuro poeta indiano que morreu há quase dez anos. O manuscrito, no entanto, é mais recente, e estranhos rumores dizem que o autor ressuscitou para escrever essa obra.Aconselhado por um amigo a não aceitar a missão, Robert ignora o aviso e até leva a mulher e a filha recém-nascida. Uma decisão que o irá atormentar para o resto da vida. Calcutá é um lugar selvagem, agressivo, imundo e infinitamente estranho. Logo que chega Robert é arrastado para as entranhas da cidade e descobre que não é o único a perseguir o valioso manuscrito. O Culto de Kali - uma temível seita que conspira para invocar a Deusa da Morte e libertá-la sobre a Terra - está disposto a tudo para o encontrar: sangue, morte e até sacrifícios humanos.A Canção de Kali é a história de um homem disposto a ir ao próprio Inferno e a arriscar muito mais do que a vida. E você... está pronto para ouvir esta canção?

Opinião:

Sem dúvida um bom livro, onde a sinopse, praticamente resume e bem tudo o que este tem para oferecer. 

É impressionante a escrita do Simmons, o realismo e a forma como nos consegue transmitir a vida da cidade de Calcutá, chegando ao ponto de nos fazer sentir incomodados com algumas descrições pela sua violência e crueldade. Ficamos com a sensação de sentir os cheiros e a viver o próprio ambiente de uma forma bastante real. 

O enredo está bem pensado, acredito que se baseie em alguma viagem que o próprio escritor tenha feito à Índia e que a tenha transposto para o livro, onde, além de nos transmitir a imagem que tem da mesma, acrescenta, com arte, algumas questões morais, que aos olhos de um ocidental são verdadeiramente chocantes. 

O livro acaba por ter vários pontos interessantes, mas há um momento que marca o virar do enredo, para algo ainda mais atraente, que é o encontro com o poeta Das e a partir dai a narrativa torna-se bastante mais cativante. É óbvio que há outros momentos importantes, como o encontro de Robert Luczak e Chatterjee, onde existe um diálogo muito interessante, que nos faz refletir sobre as diferentes culturas em jogo no enredo. 

Ainda assim devo confessar que foi um livro que não me marcou tanto como O Terror, uma vez que este foi o que me levou a ler mais livros do escritor. 

O final foi, quanto a mim, algo estranho e não vi respostas a algumas questões que esperava serem respondidas, mas acima de tudo não senti empatia com as personagens. 

Não quer com isto dizer que não seja um bom livro, é, complexo e bem descrito, que vale bem a pena ser lido, mas que não me cativou tanto. 

Ainda assim quero ler mais livros do escritor, sem a menor dúvida.

33 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Parece-me um livro interessante, muito centrado na cidade de Calcutá e claro nesse manuscrito maldito.
    fiquei com vontade de o ler, apesar de não ter lido ainda nada do autor.
    Um comentário muito bom :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Sem duvida um livro interessante, alias penso que se o leres irás adorar, tenho esse pressentimento, mas como referi o Terror é mais livro...ou estava com as expetativas um pouco elevadas.

      Seja como for um bom livro, seguro ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,

    Parece ser um livro interessante se bem que não faça muito o meu estilo.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Não sei se não serias surpreendida e sim é um bom livro,se tiveres oportunidade lê ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá olá...:)
    Não conheço este escritor, mas pelo que li sobre o mesmo, tem muitas obras publicadas de uma variedade de histórias e diferentes do habitual, e de qualidade.
    Não faço ideia do que esperar das suas obras, mas fica a recomendação. Gostei do comentário Fiacha..:D

    Boas leituras... ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Penso que devias começar pelo Terror, mas este livro tem qualidade isso é inegável e a forma como é descrita a ação tem momentos que na verdade quase nos mete "nojo"...mas não quer dizer que seja mau lol

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Olá, amigo Corvo! Tem autores que gostam mesmo de deixar essa impressão na gente. Eu me interessei pelo outro livro deste autor que você resenhou e A Canção de Kali, apesar dos deslizes apontados por você, parece-me bem interessante também.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Não sei quem tem direitos de autor ai no Brasil, mas se for a SDE acredito que um dia será aposta deles ai para vocês, seguro ;)

      Nossa a forma como é descrita alguns acontecimentos me faz lembrar o livro O Perfume, tal a forma como sentimos as coisas e tem lá coisas meio duras para o nosso estômago :D

      É um bom livro, se poderes lê o Terror que tem acima de tudo personagens muito cativantes, mas este é um bom livro também ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Nossa, adorei O Perfume acho que vou gostar desse. O Terror já está na minha lista e vou ler com certeza.

      Eliminar
    3. Ois,

      Quando referi esse livro é que é descrito de tal forma que parece que até sentimos o cheiro, é uma das grandes qualidades do escritor ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá amigo corvo. :)

    Adquiri este livro há um ano ou dois devido a várias opiniões positivas sobre o mesmo e por mo terem sugerido algumas vezes. Inexplicavelmente ainda não lhe peguei, outras leituras se foram sobrepondo, mas pelo que descreves parece ter uma escrita bastante trabalhada e gráfica. Fiquei um pouco reticente com o que referes de as personagens não nos marcarem, mas ainda assim gostei da forma como o descreveste. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Rita,

    Olha por vezes não consigo transmitir a essência dos livros e admiro quem o faça em apenas 2 minutos se tanto, claro que vou citar o próprio tradutor do livro e alguem que sabe muito a nível literário, apos ler o meu comentário no FB

    "Quanto à Canção de Kali a escolha é vossa. Optar pela violência e vingança ou recusá-la. O mal é real. O mal é a entropia. E se Calcutá é o proverbial black hole, Simmons, quando escreveu este livro, ainda nada sabia dos conflitos entre a Sérvia e a Croácia, Mogadixo, a queda das Torres, Irão e a cruzada fundamentalista contra o Ocidente. A Canção de Kali, é um livro essencialmente político sobre a banalidade do Mal. E como esse mal pode ser sedutor. Por isso toca-nos mais fundo do que o TERROR." - João Barreiros no catinho do corvo fiacha do FB

    Por isso não penses que o importante aqui sejam as personagens mas sim a questão referida pelo tradutor, ao quel estou completamente de acordo.

    Ainda assim preferi o Terror pois tem personagens verdadeiramente marcantes e isso para mim faz muita diferença :)

    Bjs e boas leituras, e acredita gostava de ver o teu comentário ao livro, mesmo ;)

    ResponderEliminar
  7. Oi Fiacha,
    seu comentário foi muito bom, não conhecia esse autor, e é um tipo de leitura que me agrada, vou procurar aqui no Brasil, se for da SDE fica mais fácil!! :D E não posso deixar de comentar q a cada comentário vc melhora sua escrita.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Já tinha deixado um comentário ao livro O Terror que achei dos melhores da coleção BANG da SDE.

      Acredito que se a Editora tiver os direitos de autor o irá mais cedo ou mais tarde apostar nele ai no Brasil e vale bem a pena.

      Posso até estar a melhorar, mas sinceramente acho que não consegui transmitir devidamente o bom que este livro tem, é a verdade :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  8. Amigo Fiacha este é o tipo de livro que não ne desperta curiosidade nenhuma. Não gosto deste tipo de livro. Nem deste tipo de assunto. Parece coisa de filmes. No entanto a tua opinião é muito esclarecedora e bem formada eu é que não gosto do tema. Ainda bem que nem todos gostamos do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      Penso serem fases, penso que vamos com o tempo evoluindo com os nossos gostos e apreciando outros generos aos quais estamos mais confortáveis a ler.

      Este livro é sem duvida um bom livro, mas claro se não te desperta interesse é normal, não podemos gostar de tudo ;D

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
    2. "parece coisa de filmes"! Como assim? Achas que algum filme se atreveria a dizer o que este livro diz? Principalmente agora, que vivemos na ditadura do silêncio, inspirada pelo politicamente correcto? Nos USA nunca seria feito um filme com tal tema, nunca. Na Europa talvez. Ou no Japão. Talvez os alemães, com a experiência do Horror, conseguissem qualquer coisa. De qualquer modo recomendo-te o filme "O círculo da mentira" do Schlondorff. Ou os "Funny Games". Ou na américa latina, "O que dizem os teus olhos".

      Eliminar
  9. Obrigada pelo teu comentário amigo Fiacha!

    Agora ainda estou mais curiosa em relação ao livro!! Vou ficar à espera da resposta do teu passatempo e depois, se não tiver tido sorte, fica para a lista de presentes de Natal ;)

    Obrigada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Sem duvida um bom livro, sei que acabaste de ler recentemente O Terror e que adoraste :)

      Este escritor é bom sem duvida.

      Ainda não foi desta, mas nada como ir tentando :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá,

    Acho que vou deixar de passar por cá,lol, estou a brincar mas de cada vez que leio as tuas opiniões não é que fico com vontade de ler o livro em questão, e não é que tenha falta do que ler, o problema tronar-se mais a falta de tempo para ler.
    Com as tuas opiniões consegues transmitir uma empatia que pelo menos a mim me leva a imaginar, quase que fantasiar com o que li na sinopse e a tua descrição, o como será o enredo.
    Já algum tempo que ando de olho neste livro, mas até hoje ainda não o consegui ler, pode ser que num futuro próximo.

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Compreendo perfeitamente, acontece-me o mesmo em muitos blog que comento, mas infelizmente não podemos comprar todos os que gostávamos.

    É um bom livro sem duvida, por vezes está a 5€, vale a pena investir ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Fiacha.

    Tal como tu, também gostei bastante do Terror deste autor e quero voltar a ler algo sobre ele. Gostava que a SdE lançasse a saga Hyperion, mas enquanto não o faz, qualquer dia tenho de ler este livro. Por agora está na lista. Gostei da tua opinião e fiquei curioso, mesmo quando dizes que algumas respostas ficaram por aparecer, se dizes que o livro tem qualidade, vou dar-lhe uma hipótese.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Luís,

    Tenho a certeza que irás gostar, um livro profundo, complexo, tal como gostas :)

    Eu próprio vou querer ler mais livros do escritor e espero que a Editora invista nessa saga :)

    Abraço e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha,

    Apesar de ter gostado do teu comentário, o livro em si não me diz muito... ao contrário de O Terror, que quero muito ler :)

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Ois Nádia,

    Se leres o Terror, seguramente irás querer ler este, este escritor é bom e escreve bem, não há hipótese, mas fazes bem a meu ver ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu bem te disse que ias gostar! É realmente um livro algo visceral, nesse ponto acho que descreves-te muito bem. Quanto a não marcar tanto como "O Terror" são livros diferentes e portanto as comparações serão sempre subjectivas, eu gostei igualmente dos dois.

    Que venham mais livros do Dan Simmons.

    ResponderEliminar
  17. Olá Marco,

    Sem duvida que não são comparáveis, mas como tinha lido recentemente o Terror e adorado, acabei por referir que gostei mais deste (Terror).

    Agora estou contigo estamos na presença de um excelente escritor e claro assim que tiver oportunidade vou ler mais livros dele ;)

    Abraço e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá Fiacha,

    aqui está um livro que não me parece despertar muita curiosidade. No entanto acredito que deva ser bastante bom! Aliás, não tinha curiosidade antes ler a tua opinião. Acho que é por causa do título, que não me convenceu quando o vi na net e nas livrarias.
    Excelente opinião! =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  19. Olá Maria :)

    O livro é bom agora penso que tal como eu o Terror é mais acessível e interessante, logo irias preferir esse. A questão é que depois de ler o Terror ias querer ler este e ficavas bem servida em ambos os casos ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  20. Maria Queenfire, quem ignora a Canção de Kali, quem deixa correr o marfim, quem encolhe os ombros e vira as costas, quem tapa as orelhas e os olhos perante o Horror que se aproxima com passinhos de lã, acaba por vir a cantá-la. Simmons previu que o século XXI seria o século dela, o século da violência e do prazer nas destruição. Este é o século dos fundamentalismos que crecem como memes. Quem pratica praxes canta a Canção de Kali. Quem cruza os braços permite que o mal se estenda. Há livros que, por muito que custe lê-los, não devem ser ignorados. A Canção é um livro doloroso que anteviu a realidade do mundo que ora vivemos. Eu sei que o livro não tem pedrinhas mágicas, nem dragões, nem princesas guerreiras. É um livro, na sua essencia, que demonstra como é fácil, sedutor, entusiasmante, sermos atraídos pelo Mal no seu estado puro. Aqui Simmons não falou do nazismo, isso aparece antes no Carrion Confort, mas existem coisas ainda piores do que o nazismo: a indiferença, a falta de empatia, a obsessão pela vingança.

    ResponderEliminar
  21. Luisa Bernardino, Maria Queenfire, contem ao Tio Barreiros aquilo que realmente vos interessa ler. Porque, comparável com a mensagem que aparece no subtexto do livro, Simmons lembra como é fácil deixarmo-nos cair. Basta não fazer nada. Basta ignorar o dofrimento dos outros. No caso do livro, o comportamento do herói que tanto perturbou o nosso amigo Fiacha, foi a recusa dele a ""vingar-se" de quem lhe matou a filha. Porque vingar-se, neste contexto, seria precisamente o que a Kali queria.

    ResponderEliminar
  22. Somos todos capazes de praticar o mal? Claro que somos. É facílimo. Á mínima provocação estala o verniz. Recomendo-vos um dos últimos filmes do Polanski, Carnage, onde se vê isto acontecer passo a passo. Dois casais politicamente corre tos, ao encontrarem-se para tentarem perceber porque é que os filhos se espancaram no Liceu, acabam por fazer uns aos outros coisas piores, muito piores. Bom, ok, não gostam de livros passados na India, não gostam de poemas que laudam o racismo e a violência com a pergunta se é justo uma sociedade democrática publicá-los, não gostam de ver como pessoas boas podem ficar más num abrir e fechar de olhos, não gostam de livros contemporaneos sobre questões éticas. Preferem a fantasia. Ok, tudo bem, no problema. Mesmo assim recomendo-vos um livrinho que decerto inspirou Simmons e que aposto ninguém aqui leu. É um livrinho escrito por um ganhador fo Nóbel da literatura. Um dos marcos absolutos do horror. Uma prova que as criancinhas conseguem cometer o inominável. Um livro que mete a pastelice pequeno burguesa dos Jogos da Fome num chinelo. Estou a referir-me, claro, ao Deus das Moscas do William Golding. Quando o lerem, perceberão todo o sentido destas minhas palavras. Vá lá Fiacha, meninas, o livro existe em tradução portuguesa. Não há razão slguma para o ignorarem.

    ResponderEliminar
  23. E já agora, uma última adenda. A Canção de Kali, recebeu os prémios, Hugo, Bran Stocker e World Fantasy Award. Um livro que ganhou três prémios no género NÃO vos interessa? Como assim? Quando ignoram os autores premiados, pensem no seguinte: o Feist, a Bishop, o Terry Brooks, o Jordan, ganharam algum?

    ResponderEliminar