quarta-feira, 9 de outubro de 2013

À Boleia Pela Galáxia - Douglas Adams




Sinopse:
O Guia da Galáxia para quem anda à Boleia - 1º vol.

À Boleia Pela Galáxia:Segundos antes da Terra ser destruída para dar lugar a uma auto-estrada inter-galáctica, o jovem Arthur Dent é salvo pelo seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de actor desempregado. Juntos, viajam pelo espaço na companhia do presidente da galáxia (ex-hippie, com 2 cabeças e 3 braços), Marvin (robot paranóico com depressão aguda), e Veet Voojagig (antigo estudante obcecado com todas as canetas que comprou ao longo dos anos). Onde estão essas canetas? Porque nascemos? Porque morremos? Porque passamos tanto tempo entre as duas coisas a usar relógios digitais? Se quer obter estas respostas, estique o polegar e apanhe uma boleia pela galáxia. O Restaurante no Fim do Universo:"A primeira tentação para o leitor mais desprevenido que se cruze com "O Restaurante no Fim do Universo", julgando tratar-se de um apetitoso livro de culinária pejado de receitas do outro mundo, será entrar em pânico [...] Eu compreendo: é provável que nunca antes ou depois deste livro, o caro leitor se tenha cruzado com tal torrente de ideias, conceitos, lições de vida e piadas, concentrada em tão poucas páginas. Um começo, para evitar grandes ataques de stress, será ler o primeiro volume desta trilogia em cinco livros: "À Boleia Pela Galáxia". Mas mesmo assim, não ficará livre de uma valente overdose de ideias brilhantes, quando exposto a "O Restaurante no Fim do Universo", o livro que o seu autor, Douglas Adams, considerava o mais conseguido de toda a saga. A média de estrondosas ideias por página é, em qualquer livro de Adams, avassaladora... mas este bate todos os recordes." Excerto da Introdução, por Nuno Markl

Opinião:

Depois de ler tantos comentários positivos ao livro deste escritor, tive a  sorte de o ter adquirido na feira do livro na banca da Editora SDE, por um preço bastante apelativo (alias ao que está atualmente), decidi-me ler e em boa hora o fiz.

Um livro que retrata bem o espirito do início da colecção Bang, uma excelente aposta por parte da Editora, pois esta saga é aclamada lá fora, sendo eleita como uma das melhores sagas de Fantasia. É com muita pena minha, que vejo apenas dois livros publicados em Portugal e duvido que venham a ser publicados mais. Fico com a sensação de que os leitores ao lerem palavras ou expressões como : robot, galáxia, outros mundos, entre outras, colocam logo de parte este tipo de livros, muitas vezes sem sequer fazerem ideia do seu valor e das boas histórias que surgem neste género literário.

Mas pronto, é sabido e mais do que debatido que a FC (fico com a ideia de ser mais FC do que de fantasia) não vende, a nova geração de leitores prefere palavras como Erotismo, Vampiros, etc e está muito bem, cada um lê o que gosta, mas tento sempre fazer ver que há bons livros de FC e Fantasia e este é seguramente mais um excelente exemplo.

Um livro divertido, com uma escrita que se lê de uma forma fluída, com personagens que embora não sejam muito aprofundadas não deixam ainda assim de nos cativar.

Momentos caricatos, que por vezes nos deixam completamente baralhados e nos fazem ler uma segunda vez o que realmente o escritor está a escrever, este é seguramente um livro que modo geral agradará a todos e atenção é um livro escrito com muita inteligência, pois não deixa de ser uma critica a muita coisa que se passa pelo nosso planeta.

São muitas as coisas que podia referir, a importância de andar sempre com uma toalha, a importância do número 42 (meu deus nunca lá chegaria), quem esteve por trás da origem do planeta Terra, enfim são tantas as situações hilariantes que só posso dizer aproveitem o excelente preço, e comprem que ficam muito bem servidos.

"Adams satiriza capitalismo, governo, grandes corporações, religião organizada, militarismo...Simplesmente delicioso" - Library Journal

Mais que recomendado, de leitura obrigatória ;)

33 comentários:

  1. Oi Fi,
    Gostei muito de sua opinião sobre esse livro, apesar de não ser muito fã de FC, prefiro fantasia, mas enfim, acho sua opinião é sempre válida, e quem sabe um dia leia algo como esse livro. Agora a SDE está no Brasil, quem sabe...bjs e sucesso sempre, vc merece!!! Obs: Este seu cantinho está cada vez melhor, parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      A FC tem muita coisa boa, vai por mim Amanda e este livro é acima de tudo um livro divertido, com situações hilariantes, se poderes experimenta :)

      Olha que me deixas envergonhado lol, obrigado pelo apoio constante, muito importante ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Paulo.

    Gostei da tua opinião...
    Inicialmente tinha grande vontade de ler este livro, mas dps de começar a ver o filme perdi essa vontade. Ele anda "perdido" pelas prateleira à espera que alguém pegue nele. Mas não acredito que seja tão cedo, pois com tantos outros bons livros para ler! Mas não digo que um dia não o vá ler.
    Novamente boa opinião...
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. O filme é muito muito mau. Escrevi há uns tempos um texto sobre essa adaptação, acreditando que muitas pessoas odiaram o filme e depois fugiram do livro. Deixo-te aqui o link para o caso de quereres ler.

      http://www.magazine-hd.com/apps/wp/do-livro-a-tela-a-boleia-pela-galaxia/

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá a ambos,

      Folgo em ver que os seguidores não se limitam a falar sobre a minha opinião, estejam à vontade para partilharem as vossas opiniões :)

      Ana,

      Dá-lhe uma oportunidade, vais acha-lo pequeno e dá muito bem para teres uma leitura descontraida :)

      Luís,

      Obrigado pela partilha da tua opinião, dispõem ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. Boas Caro Fiacha

    Gostei da tua opinião, até me despertou a curiosidade para ler FC :) Tenho um ou outro livro de FC mas estão na minha estante de livros por ler... Talvez pegue num deles :)

    Boas Leituras
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Stark :D

      Só te posso recomendar que o faças, vais ver que a FC tem muito de bom ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    Não podia deixar de comentar a tua opinião a um dos meus livros favoritos. para mim é obrigatório e claramente o melhor dentro do género. Tal como tu, também gostava de ver os livros após o 2º publicados, principalmente porque o final do 2º livro é impressionante.

    Deixo-te aqui a minha opinião a este livro. Pode ser que juntos consigamos convencer muitos a lerem e a editora volte a apostar na saga =)

    http://www.lerycriticar.blogspot.pt/2011/12/boleia-pela-galaxia.html

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Confesso que ao ler os teus sempre excelentes comentários foram um forte incentivo a comprar os livros, mal tive a oportunidade comprei ;)

      Fico desde já curioso por saber que o livro seguinte tem um bom final, a ver se o encontro e o leio, são livros que se lê num tiro :D

      Obrigado pela partilha do teu comentário, garantidamente a valorizar e a mostrar as qualidades do livro muito melhor que eu :)

      E sim quem sabe, até pode estar temporariamente suspenso de ser publicado ;)

      Abraço e boas leituras!

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Este livro anda cá por casa, como sabes, mas não lhe peguei ainda.
    Gostei da tua opinião e fiquei com a ideia de que é um livro divertido, com bastante humor, confirmas?
    FC sabes que é um dos meus géneros favoritos e tenho lido algumas coisas este ano muito boas, e tenho outras para ler.
    quem sabe procuro nas estantes cá da casa por este :)
    bjs
    boas leituras, o que se segue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Caminhante,

      Confirmo, confesso que adorava ver o teu comentário ao livro, acredito que conseguirias transmitir a qualidade do livro melhor que eu, dá-lhe oportunidade e terás momentos bem divertidos ;)

      Fico contente por andares a ler FC e sim pelo que tenho acompanhado tens gostado imenso....Ainda andas com o Gene Wolfe certo ? :D

      Para já e mais uma recomendação do anónimo do Ubik, O Espião que veio do frio de John Le Carré...ajudou um comentário do Luís Pinto a dizer que era um grande livro...espionagem :)

      Bjs e boas leirturas

      Eliminar
    2. espionagem não me convence de todo :)
      Sim, continuo com o Wolfe, tenho lido pouco, por falta de tempo, mas continuo a gostar, sim.
      E prometido, vou pegar nesse livro :D

      Eliminar
    3. Ois,

      Por acaso é algo que gosto imenso, sempre envolto em mistério e já dei um bom avanço e até estou a gostar bastante, vamos ver no que vai dar ;)

      Força nisso que essa saga tem que ser lida mais que uma vez :D

      Boa, vais ler rápido e penso que até vem numa altura boa para ti, leiutra leve e divertida ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Vou parar de entrar aqui. Sério! Cada vez que leio as tuas opiniões minha lista de livros aumenta. Vou ficar mais pobre do que já sou assim rsrs (mentira, vou entrar sempre. Aliás, entro sempre, mesmo quando não deixo os meus comentários. Não é mentira, porém, o fato de que vou acabar pobre com as dicas daqui rsrs). Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      Sempre bem vinda amiga Cassi e quantas vezes não me acontece ficar com imensa vontade de ler tantos livros que recomendas :D

      E por falar nisso um amigo que acompanha provavelmente via o teu blog arranjou-me em e-book o livro Elantris do Brandon-Sanderson, que legal, fiquei super contente :D

      Bjs e volta sempre ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,

    Como já te disse várias vezes, FC é algo ainda muito desconhecido para mim. Sinceramente, a sinopse/excerto não me seduziu em nada e, apesar de ter gostado da tua opinião, penso que não será livro que me vá passar pelas mãos.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Ainda tens um universo enorme a nível de FC por descobrir, uma dia quem sabe apostes e venhas a gostar.

      Este livro é muito divertido, mas escrito de uma forma muito inteligente, recomendo é só o que te posso dizer :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!

    Olha, por acaso até tenho este livro na prateleira e ainda não me deu para ir lá dar uma leitura... por acaso sou culpada de ser uma das pessoas que não vai muito "à bola" com FC... não que prefira vampiros ou algo assim... (apesar de quem me conhecer saber que sou mais fantasia) mas confesso que fiquei curiosa e vou lá busca-lo um dia destes :)

    Obrigada pela tua crítica :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Olha vai ser uma boa aposta só te digo e lês num tiro tal a forma fluida e divertida como nos é contado. Depois quero ver o teu comentário ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha. :)

    Também já tive o prazer de ler este livro e, embora tenha iniciado um pouco a medo a leitura, a verdade é que gostei, não só por ser muito original, um mundo muito rico e embrenhante, mas essencialmente pela forma como o autor conseguiu tornar a obra tão real, contendo uma vertente política, social e até religiosa, retractadas com um toque cómico, que nos consegue arrancar sorrisos fáceis. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Rita,

    Olha um excelente resumo de tudo o que o livro tem para oferecer e como vez valeu a pena :)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  11. Adorei o filme e quero ler este livro.... Está na minha lista...

    ResponderEliminar
  12. Olá Liliana,

    Bem segundo dizem o filme está pior que o livro, logo tenho cá na ideia que vais adorar o livro :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Um excelente livro, pena, mais uma vez que esta trilogia em cinco partes tenha ficado para trás (mais uma saga que ficou "esquecida"), mas que este quer o segundo livro valem bem a pena.

    Pena também é continuar a ver a FC ostracizada apenas porque é FC. A essas pessoas só posso dizer leiam primeiro e depois então podem criticar à vontade, mas com justa causa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      É pea, nada como a divulgar e quem sabe não volte a ser aposta da Editora, mas concordo contigo liga-se a FC e deixam de lado, é pena.

      Transmiti essa mensagem no comentário :(

      Abraço

      Eliminar
  14. Olá Fiacha!

    excelente comentário. Aqui está um livro que eu gostava de ler. Tem um enredo bastante interessante. Nunca vi o filme, mas gostava muito de ver... é com o Bilbo xD

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria :)

    Não percas tempo está com bom preço e como vês toda a gente gosta :)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Agora deste-me uma novidade nem sequer sabia que este livro existia, nem que fazia parte de uma trilogia.
    Confesso que já li muito mais ficção científica do que agora, mas pode ser uma fase e que depois volte a ler mais ficção cientifica.

    Beijocas e continua com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Penso ser 5 livros e não 3.

    Eu estou a ler outro de FC e do George Martin e estou impressionado com a qualidade dele ;)

    Bjs e obrigado ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá olá...:D gostei muito do teu comentário. Apesar de (ainda) não ter lido muito de FC, acredito que estamos perante uma boa leitura, assim se percebe pelos anteriores comentários. O meu Targaryen deve gostar, sendo a FC o seu tipo de leitura, vou espalhar a notícia :P
    Boas leituras ^_^

    ResponderEliminar
  19. Olá miga,

    Sem duvida e posso garantir-te que o teu Targarien irá gostar deste, mas recomendo-lhe o próximo livro que irei comentar no blog, FC de George Martin, bem estou deslumbrado ;)

    Vais sempre a tempo de ler FC tem universos e histórias fantásticas :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Fiacha eu sou uma das pessoas que se leio robot e galáxia nem sequer olho mais. No entanto não quer dizer que não seja bom. Mas definitivamente é tema que não gosto nem me me despertar curiosidade. Na primeira impressão que tive qd abri esta página e sem ler nada foi não gosto da capa. A tua opinião é bastante boa. Ainda assim, não suficiente pr me despertar curiosidade. Ah já agora, tb não gosto de livros de vampiros e coisas assim.

    ResponderEliminar
  21. Olá,

    Há livros sobre vampiros muito bons e tento mostrar que dentro da FC há universos muito bons, mas compreendo essa tua aversão a robot e assim :D

    Olha o próximo livro que comentar é de FC e garantidamente um que te agradaria imenso, comovente mesmo ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar