sábado, 1 de junho de 2013

O Retorno da Serpente de J. Anddef (Chiado)



Sinopse:


O terrorismo se estendeu por todo o mundo, não descartando qualquer possibilidade de atendimento de suas pretensões.

Principalmente depois do episódio terrorista de 11 de setembro de 2001, cenário algum pode declarar-se total e seguramente isento de atividades ligadas ao terrorismo internacional.

“O Retorno da Serpente” é uma obra dinâmica, veloz e muito bem articulada, que viaja por cenários de vários países (Brasil, EUA, Israel, Irã, Colômbia e na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai) e prende a atenção do leitor ao expor, em meio à narrativa ficcional, informações técnicas sobre o terrorismo e sua sistemática de atuação.

O delegado da Polícia Federal Cláudio Marcuse, a agente da inteligência Nora Salgueiro e o conceituado advogado Tércio Scliar formam a equipe que investiga o recrutamento, a formação de terroristas e suas ações no exterior e no Brasil. Eles descobrem a perigosa e letal articulação de uma célula terrorista, que poderá causar grande impacto com suas ousadas ações. Poderão eles evitar que os militantes extremistas e fundamentalistas obtenham sucesso?

Ao misturar ficção e realidade, o autor aproveita o ensejo para explicitar as vulnerabilidades da sociedade moderna que são exploradas pelo terrorismo internacional de maneira insidiosa e persistente, cujo objetivo é reunir os elementos necessários ao desenvolvimento de ações ousadas, funestas e causadoras de grandes prejuízos materiais e humanos (físicos e psíquicos), em seus alvos.


Opinião:


Um livro que mistura ficção com realidade e que, quanto a mim, é sem dúvida uma leitura interessante e agradável.

Não consigo concordar com algumas das ideias do escritor sobre o terrorismo, como por exemplo este ter associado, na fase da guerra fria, o socialismo e o comunismo a atos terroristas. Sobretudo depois de ver o que os EUA fizeram no Iraque (por exemplo), onde invadem e destroem aldeias com a morte de muitos inocentes e que afinal não descobriram armas nucleares (como se o interesse deles não fosse o petróleo). Considero até ser preocupante, pois penso que os EUA não têm o direito de invadir, a seu belo prazer, um pais. Lá está, há outras formas de condenar o Iraque com o que fez no Koweit. Nada tenho contra os EUA detentores de um papel importante a nível de desenvolvimento e contribuição, no que respeita aos direitos laborais, humanos, saúde etc, têm é uma politica externa que deixa muito a desejar, mas é somente a minha opinião.

Mas o centro do livro passa-se mais no médio oriente e penso que o escritor fez um trabalho de investigação muito completo. Ficamos a conhecer melhor de que forma são feitas as movimentações dos terroristas, como preparam ao pormenor todos os seus atos, como conseguem convencer sobre a adesão à sua causa, como se movimentam a nível financeiro e as várias ramificações. Neste aspeto o livro apenas peca por não nos mostrar um pouco melhor o porquê de os terroristas agirem assim.

São vários os motivos que levam a atos terroristas, desde ocupação de territórios, a reivindicação de regiões, fatores políticos, entre outros, e embora possam em várias situações ter razão, acabo por os condenar pela forma como lutam. Nesse capítulo, penso que Nelson Mandela e mesmo Gandhi são um exemplo de como se deve defender uma causa. Mas, pelo exemplo que dei em cima, a invasão dos EUA ao Iraque, acaba por desenvolver um sentimento de ódio que provoque este tipo de atentados, sendo que, na minha opinião, o papel dos EUA junto de Israel, não deixa de ser algo de condenável, mas enfim.

Mas de resto o livro explica bem todo o mecanismo, quer de funcionamento dos terroristas, quer, como no caso em particular, o que as forças brasileiras de combate fazem para os enfrentar, algo muito especifico e com um grau de dificuldade elevado.

Quanto à parte ficcional do livro, está muito interessante, bem escrito, sempre a mudarmos de personagem e local de ação, com um enredo bem elaborado, onde o mistério e o suspense são uma constante.
As personagens são interessantes e cativantes, mesmo os terroristas, até pela forma como se vão desenvolvendo, temos algumas surpresas bem conseguidas e com um personagem chave "o professor" que é um mistério constante.

Como é óbvio não quero fazer grandes spoilers, mas vale bem a pena ler este livro, um trabalho de investigação bem feito, uma escrita fluída e sem ritmos lentos um enredo bem desenvolvido e com personagens que nos deixam sempre em constante alerta para saber o que irão fazer a seguir.
E até está a um bom preço, como podem ver Aqui


E serve os meus objetivos literários, primeiro escritor brasileiro que li :).

18 comentários:

  1. É Fiacha,
    tal livro parece mesmo ser interessante, e de fato a mistura de ficção com realidade, é no mínimo interessate. Fico feliz por saber q autores brasileiros, estejam estejam fazendo algo de qualidade, e quando der, lerei esse livro. Parabéns pela resenha Fiacha, pois está muito bem escrita, passa seguraça e interesse ao leitor, conseguindo assim, divulgar o produto em questão. Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Ois Amanda,

    Ainda bem que gostaste e sim já li escritores brasileiros com qualidade e este escritor fez um bom trabalho sem duvida e tens sempre um ambiente de misterio.

    Embora os terroristas estejam sempre a encontrar novas formas de atuar e até poder estar um pouco desactualizado, Lula era o presidente, muita coisa é bem definida e fica-se com uma ideia de como funciona estas organizações, vale a pena sim ;)

    Bjs e bos leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo :)

    Os teus conhecimentos são cada vez maiores com a diversidade das tuas leituras ^_^

    Confesso que não é de todo o género de leitura que gosto, mas considero importante estes livros, porque contam ao mundo as razões de tantos acontecimentos, na sua maioria completamente desconhecidos da humanidade ou aqueles que nos chegam diariamente são desprovidos de verdade.

    Ainda hoje vivemos sobre uma corrente cada vez mais forte de interesses, de corrupção e de mentira. E mesmo desconhecendo toda a história por detrás de todo este círculo de interesses acerca do petróleo e armamento, não é difícil de entender as quantas injustiças foram praticadas para se assegurar alguma justiça ou segurança da humanidade, senão mesmo, pelo simples interesse de políticas.

    Considero de facto estes livros de grande importância.

    O teu comentário está muito bom e interessante, como sempre Fiacha.

    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Sim nisso os Média tem um papel importante e passam a "verdade" que mais convem, seja como for é um livro que vale a pena ler pelas duas vertentes, a que demonstra a realidade dos terroristas / quem os combate, como a parte ficcional, no fim até acabavas por gostar, sempre se fica a saber um pouco mais :)

      Obrigado amiga, ainda bem que gostaste, se o quiseres ler já sabes, tens é que publicar o comentário no teu blogue :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Oi oi!

    Bem, há que tempos.... Penso que é um óptimo tema para debater!

    Penso que nunca li nada assim sobre isso, mas parece-me um livro muito interessante e adorei ler a tua opinião!

    A mim faz-me alguma confusão ler livros em brasileiro, mas se tiver oportunidade vou querer ler este!=D

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  5. Olá Ghost,

    É verdade, faço ideia é trabalhar, namorar e pouco mais :D

    É sem duvida um livro interessante e onde se aprende algo, vale a pena ler ;)

    Não me fez grande confusão, por acaso, nota-se mas até se lê bem em brasileiro :)

    Bjs e volta sempre :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Fiacha. Parabéns pelo texto.
    Não conheço o livro nem o autor, mas vou dar uma vista de olhos. É um tema que gosto de ler, só que o tempo não dá para tudo! se a mistura entre ficção e realidade está boa como dizes e o trabalho de investigação também, então é um livro que vou ter debaixo de olho.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá Luis,

    Bem que rico elogio, obrigado :)

    Sempre gostava de ler a tua visão sobre o livro, mas compreendo-te o tempo não dá para tudo e nem sempre conseguimos ler tudo o que queríamos...se quiseres ler diz ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha
    Embora este género de livros (policial/espionagem) não seja muito do meu agrado, por vezes é bom ler algo para diversificar as ideias.
    Pelo teu comentário (que está muito bom, parabéns), parece-me que este é um bom exemplar do género.
    Tenho muita coisa para ler, mas quem sabe um dia...
    Nestes livros, há uma coisa que por vezes acontece e que me deixa um pouco irritada, não sei se é o caso deste ou não, mas que é o facto de o autor não se conseguir abstrair da sua opinião pessoal sobre os factos reais e desta forma subverter um pouco a história, ou seja que ela fique conotada com a tendência do autor.
    Eu percebo que quem escreve coloca sempre um cunho pessoal, e a história desenvolve-se tendo por base este facto. Mas quando são abordados temas da realidade, muitas vezes controversos ele, o autor, deve pensar que está a escrever para um grande público e que deverá ser isento o mais possível, na minha opinião.
    Há escritores em que isto acontece de uma forma muito acentuada, induzindo o leitor a partilhar das suas ideias e opiniões sobre o assunto. Sobretudo quando se escreve sobre conflitos mundiais, Médio Oriente versus EUA, islamismo, e mais uns tantos.

    Bjs e continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Sem duvida que foi uma leitura diferente e soube mesmo bem pois tenho voltado à fantasia com mais frequência que o que tinha previsto e ainda por cima enquadrou-se nos objetivos de ler um escritor de nacionalidade diferente, foi bom :)

      Penso que irás gostar, estes livros lêem-se muito bem, pois a escrita é fluida e a história é bem planeada e algo que acabas por dar mais atenção, pois é algo que acontece com frequência.

      Ainda bem que gostaste e já sabes caso queiras ler é só dizer, estás à vontade :)

      Sem duvida, é um pouco isso que tentei transmitir e talvez não de forma tão acertada, mas penso que os escritores se devem restringir aos fatos e apartir dai desenvolver o enredo, foi isso que senti, falta de isenção mas não de uma forma muito evidente, associou o socialismo e o comunismo ao terrorismo, quando os objetivos de ambos são por sociedades mais "sociais", ao qual se deve a luta de muita gente para que hoje se possa falar livremente, trabalhar 8 horas /dia, ter direito a férias, subsídios, baixas, de maternidade inclusivamente e muitos outras coisas...claro está que há sociedades capitalistas que tem preocupações idênticas, como referi os EUA tiveram um papel importante nestas lutas, mas associar socialismo e comunismo a terrorismo ? Não faz sentido, mesmo (tanta gente que foi presa e espancada e que perdeu a vida por estas lutas)...minha opinião óbvio.

      Quanto a questões de terrorismo, já dei a minha opinião, condeno :D

      Bjs

      Eliminar
  9. Olá olá :)

    Ora bem, não gosto muito deste género de livros, mas gostei imenso de ler a tua opinião acerca do mesmo. Tendo em conta que é um género em que nem tenho grandes referências, quando me apetecer ler algo assim, terei de certeza em conta a tua opinião!

    E, tal como disseram mais acima, é sempre importante alargarmos os horizontes e aprendermos através do que lemos. Mas também é importante saber distinguir o que é ficção do que não é, e não cair no erro de tomar determinado dado como certo porque está num livro; mas pelo pouco que conheço de ti não me parece que cometas esse erro :D

    Beijinhos e continuação de bons comentários :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Se não tens grandes referências (alem daquelas que diariamente se vê nos telejornais, infelizmente) penso que seria uma boa leitura, tenho a certeza que chegas ao final e pensas que ficaste a saber algo mais, embora os "média" bombardearam os noticiários, aquando da guerra do Iraque e outras :D

      Ainda bem que a minha opinião te despertou o interesse, vale a pena ;)

      Sim só fiz o comentário politico, digamos assim, porque achei fora de contexto, foi referidos outros casos de terrorismo, como em Espanha e na Irlanda que está devidamente correto :)

      Bjs e obrigado :D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,

    Mais uma review bastante interessante.

    Gosto bastante deste género de livros, o que gosto menos é o facto de o autor ser brasileiro. Não que tenha algo contra eles, pelo contrário, mas tive algumas experiências que não gostei ao ler certos livros, o que me deixou com uma certa aversão.

    No entanto, após ler a tua excelente review, fiquei com a sensação que a leitura deste livro vale a pena.

    ResponderEliminar
  11. Olá Marisa,

    Obrigado e sim é um livro bem interessante e que vale a pena ser lid :)

    Obrigado pela visita :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ora aí está algo que eu não tinha a paciência de ler. Não tem nada a haver com género literário que gosto. Terrorismo já nós assistimos todos os dias (nas noticias). Felizmente não presencio.
    Como já te apercebeste Fiacha eu sou uma pessoa bastante fechada no que diz respeito a leitura ou em abrir novos horizontes literários.
    Admiro isso em ti porque dispões a ler um pouco de tudo.E este tema até é muito interessante. Contudo não é a minha praia. Quem sabe um dia até me interesso.
    Gostei da tua opinião

    ResponderEliminar
  13. Olá Luísa,

    Sempre li imensa fantasia e romance histórico e não é facil de sair de onde nos sentimos confortáveis, mas garanto-te que vale a pena volta e meia lermos coisas diferentes.

    Até tinha como objetivo ler um escritor de nacionalidade diferente para que isso acontece-se e não o estando a cumprir na integra, está ser uma experiência muito agradável, embora este escritor tenha feito um trabalho de mostrar o real e colocando alguma ficção para que se torne mais cativante.

    Vale a pena, tens imenso mistério e dás por ti a querer saber mais e mais sobre como as coisas funcionam :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Mais um bom comentário caro Fiacha, e embora tenha ficado algo curioso neste momento "navego por outros mares", mas quem sabe um dia o vou "roubar" à tua estante ;)

    ResponderEliminar
  15. Olá Marco,

    As virtudes de um dragão, poder navegar por outros mares lol.

    Estás à vontade e penso até que irias gostar, é um tema sempre atual, os atos terroristas não são previsíveis, como é obvio, mas não deixa de estar bem escrito :)

    Abraço ;)

    ResponderEliminar