segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Regresso do Mago, livro 6 - O Corsário do Rei de Raymond E. Feist




Podem ler a Sinopse

É a primeira vez que faço um comentário a um livro deste escritor, já referi quando fiz o meu top 5 dos livros da coleção BANG Feist e a Jacqueline Carey bem mereciam estar no top Coleção BANG - Top 5, mas acabaram por ser excluídos.

Sendo este o 6º volume da saga O Mago, confesso que ao ler os dois primeiros livros da serie O Mago Aprendiz e Mago o Mestre (divididos na versão original), não compreendia o porque de ser dos melhores escritores / sagas neste género literário, não tínhamos nada de novo, uma luta entre o bem e o mal, uma boa escrita sim, boas personagens e um universo relativamente interessante.

Mas tudo vira quando lemos os dois volumes seguintes, Espinho de Prata, onde conhecemos um personagem interessante, o atualmente conhecido escudeiro James, e no 4º volume As Trevas de Sethanon, ai sim as coisas ganham outra dimensão e ficam muito mais interessantes. Mas esses livros terminaram um ciclo (ou uma trilogia digamos) e os volumes seguintes, dedicam-se mais aos Filhos de Krodor, nomeadamente no primeiro volume O Príncipe Herdeiro (centrado nos filhos gémeos de Arutha) e que nos dá a conhecer o exótico e muito interessante território Keshiano e neste volume acabamos por seguir as aventuras do seu filho mais novo Nicholas.

Penso que de forma resumida posso referir que estes livros não atingem a qualidade da trilogia anterior, mas são livros bem conseguidos e embora tenha adorado todo o jogo de interesses dos Keshianos no livro anterior, ainda assim penso que este foi ainda melhor desenvolvido, com a personagem principal a ser melhor explorada e tendo personagens secundárias muito bem desenvolvidas. Prevejo desde já que uma das personagens que aqui conhecemos deverá mais cedo ou mais tarde ser a personagem principal de pelo menos um livro, Calis, filho de Thomas e da Rainha dos elfos de Elvandar, foi excelente e claro penso que o filho de Martin do Arco (Marcus) terá ainda uma palavra a dizer.

Este livro não viveu tanto dos jogos de corte, como tanto gosto e que foram bem explorados nos livros anteriores, mas teve outros fatores de interesse, como quem esteve por trás de tudo isto a mexer os cordelinhos, a forma como Nicholas enfrentou e percebeu o que estava em jogo e na forma como se lança na demanda, entre outras coisas. Não queria estar aqui a lançar muitos spoilers, mas penso que estes livros ganham pela menor presença de fatores "fantásticos" e mágicos, digamos assim, tornando as personagens mais reais, ainda assim sempre que elementos "fantásticos" surgiam eram sempre uma mais valia. sem duvida. Gostei imenso de Nakor, até Pug o respeita.

Para quem goste de livros de fantasia e souber ser paciente ao ler os 2 primeiros volumes e seguir para os seguintes, encontra aqui um universo muito interessante e como já perceberam por mim recomendado.

Ainda tenho mais um livro do escritor por ler referente a esta saga e que segundo já percebi tem muito de jogos de corte, tanto ao meu gosto que é a Filha do Império, mas não será para já a sua leitura.

Seja como for este é um escritor que vende, felizmente,  pois já vamos no 7 volume sendo publicado com regularidade, ainda bem e seguramente terá aqui no corvo um leitor.

E com isto tudo já vamos em 20 livros lidos em 2013, não está mau :)

19 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Um escritor interessante sem dúvida.
    Eu li os 4 primeiros, e portanto o primeiro ciclo destas aventuras. Gostei de conhecer as personagens, sendo que a minha preferida é o Pug como deves calcular, pelas suas características.
    Irei ler certamente, mas não para agora.
    Bjs e boas leituras em tempo de férias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Penso que irás gostar dos livros seguintes, ainda assim compreendo que leias outras coisas de momento.

      Sem duvida um personagem interessante e claro uma das melhores, não aparece tanto mas quando aparece é bom :D

      Bjs e obrigado :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,

    Estes livros realmente parecem ser bons, interessei-me muito por eles, pena q não encontrei em e-book, vou ter mesmo q aguardar a SDE vir para o Brasil! Bolas Fiacha, eu também queria ler esses livros!!! :D Brincadeiras a parte, gostei muito de sua resenha, tanto, q quando eu tiver oportunidade irei lê-los.

    Abraços, boas leituras e aparece aqui, mesmo estando de férias! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      É fazes bem e a SDE costuma fazer até boas promoções, vale a pena leres, vais gostar ;)

      Bjs e obrigado :D

      Eliminar
  3. Eu só li O Aprendiz, O Mestre e O Espinho de Prata. Como tu também achei que apesar de bem escrito estava presente aquela sensação de "dejá vu", mas claro que a culpa não é do livro ou do autor.

    Embora não sejam um prioridade já vi estes Filhos de Krondor a um bom preço num pack, portanto quem sabe se em breve não os vou ler ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Marco,

    Sim não é nada de novo, mas acabamos por ir ficando presos à escrita do escritor e querer saber mais. Penso que devias ler o seguinte, pois é onde muita coisa acaba por fazer sentido, tudo foi preparado para ser concluído no 4º volume.

    E penso que acabarás por gostar dos livros seguintes, é interessante :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha!

    Aqui está uma história muito interessante. Tenho ali na estante os dois volumes para ler e já sei que devo gostar!
    Excelente comentário, como já me tenho vindo a habituar aqui no teu blog. Conciso, sem spoilers e desperta a curiosidade.
    Quando dizes que não estão mesma a altura dos anteriores, referes-te a toda a primeira saga? Digo isto porque encontrei uma grande evolução do Mago e Mestre para O Espinho de Prata e Trevas em Sethanon. Estes assemelham-se mais a quais destes?

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Tenho a certeza que irás adorar sim, quem leu até ao 4º volume já está familiarizado com o escritor e sabe que é bom e acredita que vai conseguir surpreender-te, pois as personagens "chave" do primeiro ciclo digamos assim, não terão tanto protagonismo e funcionam bem como livros únicos e independentes, o enredo fica devidamente encerrado :)

      Refiro-me ao 3 e 4 volume, da serie anterior, pois os dois primeiros não foram assim tão bons digamos e até como tinha comentado.

      São diferentes, pois cada um encerra a sua história, mas digamos que encontrarás uma boa aventura em cada um, um com jogos de corte e conheceres melhor a cidade de Khes e no segundo mais uma aventura maritima, mas ainda assim melhor e depois conheces uns personagens muito misteriosos, Calis e Nakor, muito bons e a fazer esquecer o nosso Jimmy :D

      Bjs e depois diz o que achaste ehehe

      Eliminar
    2. A fazer esquecer o Jimmy??? Nunca! :O

      Eliminar
  6. Ois Luís,

    Bem sei que este escritor merecia uma mensagem bem melhor, mas pronto não deixo de o recomendar e divulgar.

    Sem duvida, uma mais valia Nakor ;)

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Olá, amigo Corvo!!! Estou tendo o prazer de entrar nesse universo do Raymond E. Feist, através da leitura de O Mago, Magician no original , e estou adorando. Curiosamente, a edição que estou lendo em inglês é em formato único, ou seja, não apresenta divisão, acredito ser a versão britânica, pois foi mais cara do que normalmente costumo pagar nos livros em inglês. Bem, adorei o artigo, como sempre muito bem escrito e fiquei mais empolgada a ler Feist.

    ResponderEliminar
  8. Ois amiga Cassy :D

    Fazes muito bem em ler este escritor, muito aclamado pela critica e só no final da trilogia o irás perceber porque, pois os livros seguintes vão dar outra dimensão aos livros. Acredito que depois irás querer ler mais livros do escritor, em todo o caso vou seguindo os teus comentários aos livros ;)

    Obrigado pela visita, sempre bem vinda :D

    Bjs e cumprimentos ao Pug e ao Thomas :)

    ResponderEliminar
  9. Boa análise Fiacha (agora sim, com tempo para deixar aqui um comentário maior). Vamos ver se as vendas levam a editora a continuar a apostar neste autor. Bastava começarem a fazer uma série televisiva e era a loucura. Lê o próximo. Tenho a certeza que vais gostar (é também o mais político de todos do autor)!

    ResponderEliminar
  10. Olá Luís,

    Fico contente por teres gostado e sim penso que uma serie televisiva e as vendas disparavam sem duvida.

    Penso que este autor não está em perigo, vende bem, pelo menos pelos volumes publicados e ao ritmo a que está a ser feito, penso que está para breve mais um volume-

    Quanto à filha do Império, quero ler em breve sim, conto ler ainda este ano e se é mais politico é mesmo como gosto ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Eu necessito urgentemente de um Spoiler. Eu estou lendo o 1° Livro, já que fiquei sabendo deste livro a pouco tempo atrás. E como em todo bom livro de fantasia, adoro a ação e a aventura envolvida. Porém, eu fico indignado e muito chateado com o pouco romance que possuí ( Todo bom livro de fantasia tmb há romance... ). Mas digo chateado porque eu acreditei em um romance entre o Pug e a Princesa, contudo já reparei que isto não irá acontecer. Então há alguma oportunidade deste romance voltar, ou é algo perdido e do passado realmente?

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Não irás ter falta de romance ao longo dos livros do Feist, e Pug terá o seu sem duvida, mas não com quem pensas, mas ficarão amigos sem duvida ;)

    Nada como ires avançando no enredo e quando a ação começar a surgir, nem vais ter tempo para pensar em romance, tal a forma como ficamos envolvidos no enredo, mas vai haver romance descansa ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Pelo menos isso tira minha tensão, porém + 1 pergunta. Após o 2° Livro, Pug continua sendo o personagem principal? Eu tento procurar informações quanto a isto, mas não acho informações completas.

      Eliminar
    2. Ois,

      Irá crescer como personagem e terá sempre um papel importante no enredo, mas a saga vive de muitas outras personagens igualmente boas e nem sempre será PUG, que irá ser conhecido por outro nome mais tarde, o personagem principal :)

      Abraço

      Eliminar