quinta-feira, 30 de maio de 2013

Harry Potter e a Pedra Filosofal




Sinopse

Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é mal tratado até completar seus 11 anos. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário Harry é visitado por Hagrid (um ser gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts), o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. A verdade é toda revelada a Harry Potter, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo Voldemort e que a sua cicatriz era marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera. Esse primeiro livro apresenta o leitor aos principais personagens da série e cria uma aura de “simpatia” pelo personagem principal (Harry).


Harry em seu primeiro ano “escolar” na escola de bruxaria é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger (seus futuros melhores amigos). Harry é apresentado ao mundo dos bruxos e descobre que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.



Após várias aventuras, os garotos juntos descobrem que a pedra filosofal (segundo a lenda tem o poder da imortalidade) está guardada na escola de Bruxaria. Desconfiados que um professor da escola está tentando roubar a pedra, decidem eles mesmos guardarem a pedra. Ao chegarem ao local onde se escondia a pedra filosofal, Harry se reencontra com Voldemort, o qual tomou posse do corpo de outro professor. Porém Voldemort falha em sua missão e foge de Harry que passa a pedra filosofal para o diretor da escola destruir-la.

Bem não faz parte dos meus objetivos de leitura para este ano, até porque já tinha lido o Tolkien que também é britânico, mas acaba por contar por ser mais um livro que li em 2013. 

Tudo começa com os selos entre vários blogues, que acabou por me dar a conhecer duas pessoas bem simpáticas e que me convidaram para efetuar a leitura conjunta dos livros desta saga, sendo que tinhamos que ler dois capítulos por semana, logo algo fácil de se conseguir. 

Não é fácil quando a par desta leitura conjunta, ainda costumo participar em outras no grupo do Facebook acrescido com o livro que lemos no momento, mas fiz bem em participar a acabou por ser gratificante a leitura do livro, pois como todos sabem a leitura é muito viciante e como já tinha lido o livro (a saga toda :D ) acabou por ser muito engraçado ver o ponto de partida para uma saga que fez imenso sucesso.

Não vou obviamente estar aqui comentar o livro, todos o conhecem e sabem de cor e salteado, mas confesso que não me lembrava de quase nada e acabou por ser muito agradável a leitura do mesmo em especial os últimos capítulos, onde alguém anda a beber sangue de Unicórnio e claro a ponta final onde o nosso feiticeiro acaba por conseguir destruir a Pedra Filosofal.

Já aqui a escritora demonstrou todo o seu talento, mas nunca pensei que apenas com esta história viesse a ter tanto sucesso e teve-o e com todo o mérito.

Como é óbvio é seguir para os seguintes e é mesmo verdade muita coisa já não me lembro, logo muito fixe :D

E agora tenho que ir de imediato comentar os últimos 3 capitulos lol, mas mais ao pormenor :)

10 comentários:

  1. É um belo livro e bem escrito, talvez o mais "espectacular" tenha sido a capacidade da autora fazer "crescer" os livros juntamente com o seu publico alvo.

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Sem duvida que partindo deste livro nunca imaginei que a escritora viesse a escrever algo tão grandioso, mas que já mostrou sinais de qualidade isso mostrou e para mim o mais importante é que apesar de tanto sucesso, nunca se perdeu, isto é continuou a escrever e com imensa pressão, pelo que até por ai lhe dou todo o mérito e claro deixou marca e será sempre uma influência para muitos :)

      Igualmente :)

      Eliminar
  2. Li este livro quando saiu o primeiro filme, e na altura eu tinha a mesma idade que o Harry Potter, então durante uns aninhos cresci com ele :) Neste primeiro livro, o melhor para mim, são sem dúvida as batalhas finais. São tão engraçadas! E quando o li pela primeira vez, foi quando me apercebi também pela primeira vez que há coisas que os filmes não conseguem extrair dos livros... É bom, de vez em quando, voltar a livros assim. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Nádia,

    Olha vou ser muito sincero, só comecei a ler os livros quando faltava apenas um para tudo terminar e muito por culpa da enorme onda de histeria em volta de cada livro que saia. Como tinha uma colega de emprego (farta-se de ler livros meus lol) tinha a saga nada como tentar e acabei por ler tudo de seguida, uma leitura verdadeiramente viciante, sem duvida e bem imaginada.

    É verdade e só o faço por causa daquela troca de selos que se fez no inicio do ano, engraçado :D

    Está e ser agradável, a única coisa é que são apenas dois capítulos, que se lêem num tiro e ficamos a querer ler mais, mas de resto 5 * ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Um livro que sem dúvida marcou muitos leitores de uma determinada geração, uma vez que a escritora, como já foi referido nos comentários acima, conseguiu compatibilizar o crescimento das suas personagens com o crescimento dos seus leitores.
    Eu fui lendo os livros conforme iam saindo e surgiam aqui em casa, já há algum tempo.
    São bons de reler, pois a escrita é agradável.
    Pelo que percebo, vais ler a saga toda, certo?
    Bjs Boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Olá Caminhante,

    Sem duvida que sim, nunca me passou pela cabeça reler esta saga, pois há muitas outras que tinha mais interesse, mas não estou nada arrependido e sim enquanto tiver companhia +e com gosto que o vou fazer ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi oi!

    Eu estou a adorar!

    Também o comecei a ler quando tinha a idade do Harry e ao longo dos anos fui crescendo com ele..

    Não entendo como não te lembras de alguns pormenores, tendo lido o livro há relativamente pouco tempo!xD

    Agora, siga com o próximo, cierto?xD

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ghost,

      Não me lembro dos pormenores quando estava a ler este livro XD, não tenho a tua memoria lol, até porque já me passaram tantos universos depois do Potter que é normal que não me lembre.

      Claro que sim, seguindo para o próximo ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha!

    Há um tempo que não aparecia, mas aqui estou!
    Gosto muito de ver um post sobre o Harry no teu blog, faz-me lembrar que ainda não tenho nenhum no meu!

    O Harry Potter é sem dúvida a minha grande saga. É uma história que me acompanhou durante muito tempo, enquanto seguia os livros e os filmes à medida que saíam e vai continuar a acompanhar-me, porque vai ser sempre o Harry Potter. Todas as personagens, todos os acontecimentos. Estarão para sempre no meu coração.

    Os fãs dos livros mereciam um final melhor no último filme. É só o que tenho a dizer quanto às versões cinematográficas. Quanto aos livros, JK Rowling tem a mestria para construir uma história onde todo os pontos se unem no final de um modo muito inteligente. Muito bom mesmo.

    Belo post! Fico muito contente por andares a ler de novo =D Já os li duas vezes e Câmara dos Segredos três vezes.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria,

    E fizeste muito bem, sempre bem vinda :)

    Irei fazer mais, como referi estou a ler em leitura conjunta e apenas dois capitulos por semana, lê-se bem e sem duvida que se torna agradável, embora com muita vontade de continuar de imediato para os seguintes, mas é o combinado.

    Para mim tambem não deixou de ser marcante, mas nunca entrei naquela loucura de estar às tantas que as livrarias abrissem para ir comprar logo os livros lol, mas foi isso que me despertou o interesse, confesso e ainda bem :D

    Sem duvida que teve muito mérito com o que conseguiu, marcou uma geração e fez com que muitos jovens ganhassem o gosto pela leitura

    Bjs e caso queiras ainda vens a tempo de te juntares, estamos no inicio do volume dois :D

    ResponderEliminar