quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dragões de Uma Noite de Inverno, de Margaret Weis & Tracy Hickman


Sinopse:

Os nossos heróis venceram uma batalha, mas não venceram a guerra pelo destino de Krynn. Os servos de Takhisis, a rainha dos Dragões, estão de volta e os povos de todas as nações precisam de lutar para salvar os seus lares e manter a própria liberdade. Mas há muito que as raças estão divididas pelo ódio e preconceito. Guerreiros elfos e cavaleiros humanos lutam entre si e a guerra parece estar perdida antes de começar. 

Forçados a separarem-se pelos acontecimentos, passará ainda algum tempo antes que os nossos heróis se reencontrem. Perseguidos por estranhos sonhos e profecias sinistras, o grupo parte em busca das misteriosas e lendárias orbe e lança do dragão.
Conseguirão, juntos, fazer frente às trevas? E será possível para um cavaleiro caído em desgraça, enfrentar, à pálida luz do inverno, as forças de Takhisis?

Opinião:

Se o primeiro volume já me tinha deixado surpreendido, este consegue ser ainda superior, pois além de ser um livro repleto de aventuras, mistérios, com personagens cada vez mais consistentes, a complexidade do enredo vai aumentando exponencialmente.

Mas para mim, a mais valia destes livros é a forma como estão escritos, tornando a leitura altamente viciante, não sei se terá um universo com a complexidade dos livros de Tolkien, mas potencial não lhe falta. A nível de escrita, bate o Tolkien sem a menor dúvida, pois tirando o Hobbit, os seus livros apresentam uma escrita algo maçuda, tornando a leitura um pouco chata, ao contrário da apresentada nestes livros.

Já referi que não é algo inovador no mundo da fantasia, temos desde elfos, a anões, magos, dragões, humanos e outras raças já nossas conhecidas, mas não vejo isso como um aspeto negativo pelo contrário, é uma serie que agradará seguramente a quem goste de fantasia e está muito bem desenvolvido, ficamos sempre ansiosos por saber mais do que está na página seguinte.

Quanto ao livro e como referi conseguiu ser superior ao primeiro volume, isto porque por um lado as personagens acabaram por ser mais aprofundadas e com o decorrer do livro vamo-las conhecendo melhor, sabendo o que pensam, como veem o "mundo", onde vivem e a sua perspetiva do mesmo.

Por outro lado é-nos fornecida muita informação sobre de que forma a guerra afetou as raças, sobre os deuses deste universo, a magia antiga e que estamos sempre ansiosos por saber mais e informação de como cada povo reage ao atual estado de guerra, com o regresso dos dragões, algo que se julgava impensável.

Não querendo estar a desvendar muito do enredo, posso dizer que as intrigas, os mistérios, os artefactos, as profecias são uma constante e temos bons vilões, pelo menos fiquei surpreendido com um deles. Surgem momentos à "George Martin", isto é, crueldade, posso referir que houve uma morte que me deixou completamente KO, mas penso que poderá ser importante para o futuro da trilogia.

Quanto aos personagens, gosto cada vez mais delas mas sem duvida que mantenho como a minha preferida Raistlin Majere, um mistério, inteligente, transpira a traição, indispensável ao grupo e ambicioso, mas penso que será determinante para o final da trilogia e então agora que um poderoso artefacto lhe veio parar às mãos.

Mas há muitas outras que são um verdadeiro mistério, Fizban, Silvara e um personagem que é um verdadeiro mistério e que julgo ser a chave, na perspetiva dos vilões, para que possam dominar Krynn, entre outros.

Cada vez mais a subir na minha opinião, vindo a destacar-se e colocar-se num patamar elevado como sendo uma das minhas sagas de fantasia favoritas. Como gosto dos livros, boas personagens, uma escrita cativante e um universo complexo mas de fácil perceção, agora é ver como este ciclo se encerra, mas acredito que as coisas estejam a ser devidamente preparadas para termos um final de trilogia bem conseguido.

Ansioso por ler mais.

20 comentários:

  1. Adorei o primeiro volume e agora estou ansiosa para ler o segundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Liliana.

      Bem então vais ficar agradavelmente surpreendida com este 2 volume, boas surpresas vais ter pela frente e chegado ao final vais ficar a suspirar por mais e prepara-te, vais ter um valente KO, mas depois vês :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Aqui está mais uma daquelas leituras imperdíveis e ainda nem consegui ler o primeiro livro... :(

    Mais uma aquisição acrescentar na lista de compras e pelo menos o 1º é muito desejado, este 2º já fica para posteriormente ler.

    Gostei muito da tua opinião e não duvido da qualidade dos livros, ainda mais, identifico-me com o universo das histórias.

    Obrigado pela partilha, excelente escolha.

    Em breve na minha estante :P

    Boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Pois ainda era para te recomendar que podiam oferecer o 1º volume na compra do segundo volume, mas parece que já não vai suceder. Podes sempre tentar esperar pela publicação de toda a trilogia e um dia aproveitar alguma promoção tipo na compra de 2 leve um grátis :D. Podes pedir emprestado, obter em PDF, ou ir à biblioteca a ver se os encontras, mas vale a pena te-los na nossa estante e sim tem um enredo que te iria cativar, alias e só mesmo para veres o lider do grupo é filho de um humano e de uma elfa que foi violada por este, logo é chamado de meio elfo e foi criado por....bem tem elfos e como sempre são importantes no enredo.

      Sim penso ser o tipo de livros que irás gostar, nada de escrita complicada e densa, um ritmo sempre forte, mistério, vai por mim ;)

      Se isso acontecer vou querer saber a tua opinião, se quero ;)

      Obrigado e igualmente :)

      Eliminar
  3. Olá!

    Comentei o teu post sobre o primeiro livro e venho comentar este também!
    Aqui está uma saga que me parece muito boa e estou bastante curiosa. E o preço até não está muito alto, o que seduz.
    O teu comentário está muito bom e completo e desperta mesmo a curiosidade! Parabéns =) vê-se mesmo que gostaste do livro! =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Antes demais parabéns e contes muitos :D

      Gostei sim senhor, isso nota-se assim tanto ? Por acaso ontem até nem estava com muita vontade de comentar, mas é altamente viciante, tenho a certeza que irás gostar, mas tal como referi, quem sabe se não vale a penas esperar uma oportunidade que possa surgir, mas é de ter em casa, na minha opinião ;)

      PS: Ai estou ansioso por ver o teu comentário ao livro que estás a ler, esse Lamora mete-se em cada uma ehehehe...só espero que esteja ao nível do primeiro e pelo que já li, esta :D

      Bjs e aparece sempre ;)

      Eliminar
  4. Curioso tenho estes livros na minha lista. E até tenho em e-Book. Não há muito tempo comecei a ler o primeiro volume. Mas não passei da 3 ou da 4 pág. Não por não gostar mas porque comecei a assistir a serie Game of Thrones. Gostei tanto q deixei estes para ler as crónicas de gelo e fogo. Estou bastante curiosa Fiacha falas tão bem desta trilogia. Retomarei a leitura assim q puder. E certamente te darei uma opinião mais apurada. Tenho q salientar que os títulos dos livros são apelativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Visto que estás ai para esse lados a ver se dás comprimentos meus ao Guy Gavriel Kay e mesmo ao Joe Abrecombrie, ambos canadianos e excelentes escritores :D

      Pois já percebi que estás mesmo viciada no George Martin, como te compreendo e não é fácil sair-se para outros escritores depois de se ler Martin, mas estes livros são uma excelente opção, fantasia, com ritmo forte e que acabamos por ficar viciados, nada como avançares um pouco no E-Book, ainda virás a esta ligação comentar os livros ;)

      Por acaso a capa, embora sejam algo semelhantes às do Martin, no meu entender, não estão ao nível, merecia algo melhor, parece demasiado infantil, mas pronto é somente a minha opinião ;)

      Bjs e a ver se me dizes como acaba a saga das Pedras Mágicas, espero que gostes :)

      Eliminar
    2. Estou ansiosa por receber os meus novos livros. Incluem as cronicas de gelo e fogo e o ultimo da saga das pedras mágicas. Assim que terminar todos estes certamente vou ler esta trilogia.

      Eliminar
    3. Tens muita coisa boa pela frente sem duvida e nada como ler em português o Martin :D

      Vais gostar destes, depois comenta, mesmo os da Sandra ;)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    Como sabes também já li o primeiro livro desta saga e falei sobre ele no blog, mas ainda não li este. A tua opinião deixou-me com mais vontade de ler visto que falas de uma maior complexidade. O Raistlin no primeiro livro pareceu-me a personagem mais interessante e visto que dizes que está ainda melhor, estou ainda mais curioso. Quando o tiver lido digo-te o que achei, mas se continuar com o ritmo do primeiro e a narrativa simples, parece-me que tem tudo para ser viciante.

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís,

    Como referi o 2 livro está ainda melhor e sim quanto melhor conhecemos o universo e as personagens vamos ficando cada vez mais viciados.

    Por acaso até me recordo como estes livros te poderão cativar, não digo que seja tão profundo, mas tem em certa medida algumas semelhanças com o universo do Feist, que sei que admiras imenso, lê lá o 2º volume assim que poderes e depois comentamos melhor, pois sei que consegues transmitir muito melhor que eu a qualidade que os livros têm.

    Tenho quase a certeza que irás gostar, até pelo que referi atrás, mas acaba lá primeiro a 2ª saga da Robin Hobb, que quanto a mim está mesmo excelente, pois é importante continuar a divulgar os seus livros.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Oi Fiacha,

    Sabe q sou louca para ler esses livros, mas está me faltando tempo, mas assim q der irei ler todos! Concordo com a Luisa Bernardino, no momento as crônicas dos Gelo e doa Fogo, merecem mais minha atenção, e quando eu ler algum, tb virei aqui para comentar!

    bjs e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Boas leituras não te faltam e fazes muito bem ter esta saga debaixo de olho, acredito que vás gostar imenso ;)

      Força nisso comenta Matin, o melhor livro é o que tens pela frente, prepara-te para emoções fortes :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Um bom comentário, parabéns :) consegues criar o entusiasmo pela saga através das tuas palavras.
    Certamente que pensarei em lê-los, mas não será tão cedo. Tenho alguns já na fila de espera, mortinhos para que eu os comece a ler :P
    Ficará para mais tarde.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Olá Caminhante,

    Ainda bem que gostaste do comentário e nem sei bem como não reclamaste devido ao comentário sobre o Tolkien eheheh.

    Ai como te compreendo, nem sei bem para onde me virar, mas para já ando de volta de um livro de um escritor brasileiro (até vai ao encontro dos objetivos) sobre o terrorismo e o livro A Oeste do Éden do Harry Harrison vai ficando para trás :(

    Penso que irás gostar destes livros, mas é pura fantasia :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Amigo Fiacha compreendo o porque deste livros atraírem tantos, muita acção e uma escrita fluída sem muitas "complicações linguísticas", damos connosco a devorar as paginas e a querer mais,embora isso não chegue para tornar um livro bom, mas este não sendo uma obra-prima é sem duvida capaz de entreter e "chamar" novos públicos o que já não coisa pouca.

    ResponderEliminar
  11. Ois amigo Negro (dragão claro) :D

    Ora nem mais e olha que está bem desenvolvida e tem um enredo que pode ainda desenvolver muito, a mim está a agradar-me imenso ;)

    abraço :)

    ResponderEliminar
  12. Depois temos de ter uma conversinha sobre aquilo do Tolkien, já que a Caminhante não disse nada, cá estou eu a reclamar :P

    Se bem me lembro, no primeiro volume eu estava com muitas dúvidas, o teu comentário puxou-me um bocadinho para o lado favorável e ler agora esta tua opinião relativa ao segundo volume, já estou a 100% de vontade para conhecer esta trilogia :) Infelizmente não será assim tão cedo ainda, mas certamente mais dia menos dias irei ler.

    Não posso deixar de concordar contigo em relação às capas... Mas pronto :)

    Beijinhos e bom comentário!

    ResponderEliminar
  13. Olá Nádia :D

    Ai compreendo, venero Tolkien e sem duvida é o grande mestre da literatura fantástica, ainda assim....tem uma escrita algo chata :D

    As qualidades do livro estão explicadas, se gostas de fantasia vale bem a pena, não sei como vai ser encerrado este ciclo, pelo que percebo há mais livros, mas que é uma leitura agradável e com enorme potencial, sem duvida, investe se estiveres na onda de fantasia ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar