sábado, 11 de maio de 2013

Diálogos com o Último Guardião do Tesouro dos Templários em Valcros de França de Luís Rivera Gonçalves (Chiado Editora)



O escritor:
Luís Alberto Rivera Gonçalves nasceu em Almada a 10 de Maio de 1954 entre quintas e azinhagas duma simples vila. Estudou nos Pupilos do Exército, onde completou o Curso Geral de Indústria em conflito com o ambiente militar daquele estabelecimento de ensino liceal e militar do tempo do Império e do Estado Novo. Começou a sua vida profissional desempenhando várias profissões básicas do funcionamento da sociedade. Viajou para França e Bélgica duas vezes em 1975 aos 21 anos de idade e em 1985 aos 31 anos em busca de vida melhor e mais fácil.

Desde jovem teve gosto na escrita como forma de expressão e comunicação e escrevia acerca de suas conjecturas sociais político-religiosas do passado, do presente e do futuro da humanidade. Em 2011 publicou o seu primeiro livro pela Chiado Editora, uma obra arrojada acerca dos verdadeiros templários medievais chamada Diálogos com o último guardião do tesouro dos templários. Actualmente escreve suas aventuras imaginadas em romance e de epopeia fantástica, noutra obra chamada Lusitando ou o Canto da Leusitanea, da qual epopeia apresenta aqui a primeira parte chamada Uma viagem sem regresso.

Sinopse:
Este é o livro que faltava para explicar o que nunca foi explicado acerca dos templários, por falta de informação credível ou por falta de coragem política, porque interessou sempre aos poderes políticos e religiosos que governaram a Europa e o mundo desde a Idade Média, que os templários se mantivessem dentro de uma aura e de um mundo de mistério de misticismo, esoterismo, ocultismo, rituais hereges e idólatras e de tramas conspiratórias contra a Monarquia e contra o Vaticano, para que as plebes súbditas europeias nunca soubessem ao longo dos séculos em que se baseava a acção política secreta dos mestres e dos cavaleiros do Templo. Acção política secreta que era a verdadeira e real razão de existência da ordem do Templo nos últimos 100 anos de existência da ordem, durante todo o século XIII.
Aqui é explicado o interesse e o gosto que os mestres do Templo tinham pelos subterrâneos, pelas criptas e pelas salas secretas de acesso restrito, às quais nem os monges e freires do Templo tinham acesso. Explica-se também como a ordem enriqueceu depressa até se tornar numa das Instituições mais poderosas financeiramente da Europa medieval. É descrito o choque brutal e dramático que a ordem teve contra a Coroa francesa e contra o Vaticano no princípio do século XIV e que acabou da forma trágica que relata a História.
Mas não se tenta lançar uma nova luz sobre um assunto já muito falado e discutido de todos os ângulos de visão dos vários quadrantes políticos, sociais e filosofais. Tentou-se apenas levantar as sombras e as trevas da escuridão com que os poderes políticos e religiosos que governaram a Europa desde a Idade Média cobriram os templários ao longo de sete séculos, por causa da excomunhão medieval com que os templários foram condenados.
Espero ter conseguido o meu intento ao repor a verdade e a realidade histórica no seu devido lugar, pois o último guardião do tesouro do Templo ensinou-me a nunca deixar a falsidade sobrepor-se à verdade.

Já tinha lido vários Romances Históricos, livros onde aprendemos sempre algo e conhecer trabalhos de investigação verdadeiramente soberbos como é o caso de Gary Jinnings que para escrever a serie Asteca, viveu durante 12 anos no México, ou a saga 1º Homem de Roma onde a minha escritora favorita (Colleen McCullough) retrata a história da Roma Antiga fruto de um excepcional trabalho de pesquisa, todo o ambiente histórico, quer se trate da forma de organização política, económica ou social, ou de simples estratégias de poder.

Embora tenha sido um pouco difícil ler este livro, muito por culpa de se tratar mais de um estudo, onde falta ação, mais diálogos, por forma a tornar leitura mais fluida, e apesar de nos ser fornecer muita informação técnica, a sua leitura não deixa de nos mostrar um trabalho verdadeiramente notável de investigação, onde, acabamos por ficar admiradores do escritor tal o nível de conhecimentos que nos apresenta. 

Penso que o resumo do livro diz tudo acerca do que tem para oferecer. Acabei por ficar impressionado com os templários, com vontade de conhecer vários locais, pois este estudo aqui apresentado, remete-nos para imensos locais como a cidade de Tomar por ter sido muito importante para os templários, entre outros locais, embora a cidade francesa de Valcros seja o centro do enredo.

Há uma personagem que acaba por ser uma mais valia para o enredo e que ajuda imenso a que a primeira fase do livro seja lida com muito mais fluidez, que é Marcola, o último guardião do tesouro da cidade de Valcros e que proporciona diálogos muito interessantes.

Para quem goste de saber mais sobre os templários, este livro é brilhante, pois contem muita informação sobre os mesmos em vários aspetos, quer na sua forma de estar na vida, quer a sua filosofia de vida muito interessante e tão característica, onde nada era feito ao acaso. 

Claro que ao falarmos de algo muito antigo há muita coisa que pode ser apenas especulação, aliás especulação sobre os templários há imensa e ainda hoje existem ordens que se julgam os fieis descendentes dos mesmos. No entanto, penso que o escritor alem de um trabalho bem feito de investigação, fez ele também muitas deduções de uma forma lógica e apresentou imensos trabalhos frutos do seu estudo e análise, e no fundo, explicou muito da forma de vida que os templários seguiam.

Excelente trabalho arqueológico, histórico, filosófico entre outros, é no fundo o grande objetivo do livro, apresentando um trabalho credível sobre os Templários.

Como sei que a minha amiga Caminhante vai adorar este livro, vou oferecer-lhe pois como tem também um blogue e faz comentários muito bons é uma forma de ajudar a divulgar esta boa obra.

21 comentários:

  1. Sempre tive muita curiosidade acerca do que era um templário, até porque, crescemos a ouvir a sua história..aliás uma parte do que se conhece da sua história, talvez a parte mais romântica do passado.

    De certa forma, ainda hoje penso nos templários com um sorriso de uma curiosidade que revela um certo mistério ou misticismo que sabemos existir, apesar de não o conhecermos.

    Gostei bastante do teu comentário e da escolha desta leitura.

    Os templários fazem tão parte da nossa história quanto as passagens do vento, e ele omite tantas das suas generosas jornadas e atrocidades delas consequentes. Espero conhecer mais da sua história sim :)

    Obrigado e boas leituras...:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Sem duvida que têm uma história muito interessante e acima de tudo sofreram imenso com o Vaticano e a Coroa Francesa, ainda assim foram muito cultos e souberam guardar bem os seus segredos.

      Pelo que li do teu comentário tenho a certeza que irias adorar este livro, a ver se a Caminhante ainda te o empresta, pois como tens blogue até era uma forma de o divulgarmos.

      Uma coisa é certa, fiquei a saber mais e claro a gostar ainda mais dos templários a acima de tudo a admirar o trabalho realizado pelo escritor.

      Espero que continue a pesquisar mais sobre outros aspetos como deixou sugerido no final do livro ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  2. Gosto dessa temática, mas não tenho muita paciência para estudos lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Olha neste caso e embora possa dificultar um pouco o ritmo da leitura é um estudo que chegas ao final e ficas a admirar o trabalho realizado pelo escritor isso é garantido.

      Olha que vale bem a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Ois Fiacha,

    Gostei muito da sua resenha, mas concordo com a Liliana Novais, eu tb adoro o tema, templários, mas não em forma de estudos e sim romance. Mas mesmo assim, o livro parece ser bem interessante para conhecer mais profundamente sobre os templários, um ordem q sempre tive curiosidade em conhecer mais, concordando aqui com A Caminhante!! :D Quem sabe eu perca essa minha resistência com livros de estudos, e tb leia essa obra, é algo a se pensar!

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Ois Amanda,

    Olha o que respondi à Liliana aplica-se a ti e ainda por cima penso que tens parceria com a Chiado Editora, nada como divulgar o livro pelo Brasil, e acredita vai-te surpreender.

    A 1ª fase do livro tem muitos diálogos (bem interessantes por sinal) e a parte final demonstra um excelente trabalho realizado pelo escritor com desenhos de ângulos e tudo bem documentado ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha,

    Já li vários livros sobre este tema, sendo que quase todos foram estudos e não romances de ação ou mistério, porque sobre estes temas prefiro algo mais objetivo e educacional do que romances que acabem por explicar pouco (claro que estes demoram mais a ler). Este nunca li mas deixaste-me curioso. Vou ver se o encontro baratinho e vamos lá ver como correm as coisas hoje à noite. Não vai ser fácil.

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís,

    Ai podes então contar com um grande livro, um trabalho a todos os níveis bem realizado e é muita coisa explicada mesmo ;)

    Quanto ao que se poderá passar logo à noite, estou tranquilo acima de tudo porque o trabalho está feito, realizar 4 jogos e 3 poderem dar títulos só mostra que estamos no bom caminho.

    Se tiver que dar os parabéns aos adversários, seja, só espero é que seja mesmo a outra equipa a ganhar e não com ajudas :D

    Abraço e boas leituras ;)

    PS: Gostei de ler o teu comentário sobre o novo livro do George Martin, fiquei com vontade de o ler :)

    ResponderEliminar
  7. Parece muito interessante, embora a minha preferência vá mais para romance do que estudo ou informação. Contudo, acho que deve ser um bom livro para dar uma vista de olhos. É um assunto que gosto bastante e não sei absolutamente nada.
    Obrigada Fiacha pela divulgação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Sem duvida que os templários deixaram um grande trabalho feito no seu tempo, nada como experimentares.

      Sim o livro apresenta esse problema, não ser romance, mas não é por isso que não estamos na presença de um excelente estudo :)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Antes de mais, muito obrigado pela oferta :D
    De facto, já li várias coisas sobre os templários, porque como já tive oportunidade de te referir, é um tema que me agrada bastante.
    Este livro não conheço, nem li nenhum escrito por um português. Não sei o que ele aborda., mas Portugal foi muito importante para esta ordem, nomeadamente foi o local de refugio para muitos dos que conseguiram fugir ao final da ordem em França. Cá criaram a Ordem de Cristo em Tomar.
    Vou gostar muito de o ler e comentarei, ajudando-te a divulgar.
    Não me incomoda ler estudos,desde que sejam bem feitos e é sempre bom para aprendermos o que está por detrás de tantas histórias que por vezes lemos e gostamos. Podermos saber o que é verdade eo que é fantasia é importante, no meu ponto de vista, claro.
    Bjs e boas leituras e mais uma vez obrigado :)
    Claro que empresto Carla :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante,

      Sabia que irias gostar e garanto-te que irás adorar este livro então pois está muito completo e ficamos a admirar o trabalho realizado pelo escritor, isso é garantido e tem uma primeira fase que se lê muito bem, repleta de diálogos muito interessante.

      Feira do livro é teu ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha!

    O livro parece realmente muito interessante! Sempre foi um mistério para mim esta Ordem, e gostava de saber mais sobre ela, quem sabe em breve não me dedico a este livro! Também não sou muito dada a estudos, mas por vezes sabe bem ler algo mais sério e informativo. Boa escolha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Nádia,

    Recomendo e como tens parceria com a Editora, é seguramente uma boa aposta e chegas ao final e realmente fica-se a saber mais sobre esta misteriosa Ordem, sem duvida ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  11. Apesar da tua boa opinião vou passar este livro, em primeiro porque os livros da Chiado são (quase) impossíveis de encontrar, pelo menos por aqui, e depois tenho tanto livro para ler que se começo a acrescentar ainda mais... mas fica registado e quem sabe...

    Continua com o bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      É um livro que vale bem a pena e caso queiras podes comprar diretamente à Editora, ainda assim compreendo o teu problema, deves ter mais de 200 livros por ler (se calhar mais) e outros que gostarias de reler e não tens tempo.

      Necessitas mais tempo para ler do que mais livros para ler :D

      Mas recomendo ;)

      Abraço

      Eliminar
  12. Quantos livros tenho para ler aqui por casa não sei, esse número que apontas é tão bom quanto qualquer outro, mas lá que gostaria de reler muitos mais esses é verdade ;)

    ResponderEliminar
  13. O tema do livro é bastante interessante,em parte porque também faz parte da história de Portugal.

    Apesar de ser um estudo, a leitura parece ser agradável. Sem dúvida mais um para adicionar à "never ending" lista dos "para ler".

    A review do amigo Fiacha também favorece o livro. Está muito bem redigida.

    Continua assim. /wink

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa,

      Bem vinda ao cantinho :)

      É sem duvida um livro interessante e que vale a pena ler, se tiveres oportunidade, ficamos mais informados sem duvida.

      Obrigado e aparece :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  14. Olá Fiacha...
    Gostei da tua opinião.
    É um livro que parece ser muito interessante! Acho que sei a quem terei de pedir emprestado! =)
    É que também gosto do tema, os templários! =P eheh
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana,

    Parece que o livro vai mesmo parar ao sitio certo, ainda bem :D^

    Sem duvida um livro interessante :)

    Bjs e boas leituras e até breve ehehehe

    ResponderEliminar