quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cada homem é uma raça - Mia Couto



Sinopse:
Inquirido sobre a sua raça, respondeu:
— A minha raça sou eu, João Passarinheiro.
Convidado a explicar-se, acrescentou:
— Minha raça sou eu mesmo. A pessoa é uma humanidade individual. Cada homem é uma raça, senhor polícia.

(Extracto das declarações do vendedor de pássaros)

Embora os meus objetivos literários para este ano estejam completamente furados, não deixo de tentar seguir mal tenha oportunidade, sendo assim escolhi um livro do escritor Moçambicano, Mia Couto e em boa ora o fiz, pois revelou-se um livro muito interessante e que acabei por gostar imenso, embora seja um livro de contos, algo que não sou grande apreciador.

Ainda assim e sendo contos Africanos acaba por ser completamente diferente do habitual, pois cada história, revela-nos pormenores de África, o seu povo, as suas lendas, crenças, mitologias. Outras vezes historias, que pela simplicidade acabam por se tornar mágicas tal a forma como nos são apresentadas.

Confesso que não foi muito fácil entrar no livro até porque a escrita é algo estranha, mais parecendo que  o escritor está a falar, mas acabamos por nos habituar e terminamos completamente cativados.

O livro que tenho é da Caminho, a capa é completamente diferente e uma coisa é certa, seguramente vou querer ler mais livros do escritor, pois talento não lhe falta e embora seja contado em forma de contos e histórias de pessoas, não deixa de ter mensagens de critica à sociedade muito interessantes.

O que realmente estranho é nunca ter lido nada do escritor até ao momento, foi necessário fazerem-me este desafio literário para finalmente o ler, o mesmo se aplicando a muitos outros escritores...só posso agradecer à amiga Caminhante e respectiva Rapozinha, pena mesmo não continuar a ler livros de um escritor de nacionalidade diferente, mas se der vou continuar a fazê lo pois tem sido, ainda assim um desafio muito cratificante :).

Livro de 16 de 2013 - Moçambique - (8/10)

8 comentários:

  1. Mia Couto prima mesmo pela sua simplicidade, pela ligação profunda que tem a África. Ele consegue transmitir nos seus livros a vida, os cheiros, a paisagem de um país fantástico. Para quem por lá passou, como eu, é um novo encontro :)
    Ainda bem que gostaste e há muitos mais autores por descobrir.
    O próximo desafio que te faço é Selma Langerlöf (Suécia) para quando tiveres tempo e disponibilidade. (posso emprestar :) )
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Caminhante,

    Acabaste de resumir muito bem o que o escritor nos transmite sem duvida.

    Sim e tenho imensos ainda por ler de nacionalidade diferente, embora comece já a pensar em objetivos para 2014, livros de FC e nomeadamente de FC, mas até lá e sempre que conseguir ainda quero ler mais uns quantos :D

    Essa escritora já deu para perceber que é de muita qualidade, vou ler este ano sim, a ver se combinamos algo, aliás tenho vários para devolver à rapozinha :D

    espero que estejas a gostar de Ammar e Rodrigo :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que estou. E da Jehane também :)
      O ano ainda nem chegou a meio, tens muito tempo para ler quer os das parcerias quer mais alguns do objectivo que estipulaste. Mesmo que sejam poucos, chegarás ao final e vais ver que leste coisas bem diferentes e "conheceste meio mundo"
      O que precisares da minha parte, já sabes :)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Ois Caminhante,

      Sim a nossa médica é uma grande mulher...o seu coração cairá para onde ? :D

      Sim ainda tenho muito por ler este ano e tentarei ler mais algumas coisas, sem duvida e estará sempre presente nas minhas leituras ler escritores de nacionalidades diferentes, até para fugir à fantasia ;)

      Eu sei a agradeço, da minha parte é igual já sabes :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
    3. para o Ammar eu acho :) é o que reúne condições para uma mulher como ela...
      o Rodrigo tem a sua bela esposa que dá bem conta do recado, pelo que já se viu :D :D
      Obrigado :)

      Eliminar
    4. Olá,

      Ai o que o destino tem destinado para essa tripla :D

      Logo me dizes :D

      Bjs

      Eliminar
  3. Nunca li nada deste autor, mas tenho alguns livros dele aqui por casa. Quem leu foi a minha esposa e gostou. Quem sabe se um dia não pego num livro dele?

    Quanto ao teu desafio é um boa maneira de nos "obrigarmos" a conhecer novos autores e géneros e ter agradáveis surpresas, como foi o teu caso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Bem pegar num livro dele até é fácil e nem necessitas de recorrer aos que tens em casa, agora dar-lhe oportunidade e ler á que já pode ser mais difícil, pois acredito que tenhas muita coisa por ler, ainda assim recomendo-te pois é uma escrita bem diferente do habitual, muito própria ;)

      Sem duvida um desafio muito interessante e que entre outros me permitiu ler o Mia Couto.

      A ver se para o ano faço uma de FC, vamos ver até lá ainda muita volta isto dá.

      Abraço e força ao Paços de Ferreira :D

      Eliminar