terça-feira, 21 de maio de 2013

A Invenção de um Conto de Fadas - Manuel Alves


Sinopse:


Seria bom que todas as histórias entre duas pessoas que se gostam terminassem em verdadeiros contos de fadas. A vida é outra coisa. 


Se querem uma história em linha recta, não leiam este romance. No inicio  é uma chama que arde lenta. No meio, fala de amor como apenas o amor sabe falar de si. No fim, umas coisas acabam e outras começam. É um fim um bocado mentiroso.

Opinião:


Mais um livro lido em leitura conjunta e que me deu imenso prazer, quem olha para a capa e para resumo não fica com ideia do que tem pela frente e aquilo que tem pela frente é algo mágico, comovente à sua maneira, pois a escrita e o que se conta é algo tão bem feito que não conseguimos ficar indiferentes ao talento do escritor.

Mágico, sim é, mas não pelo que possam pensar, aqui é nos apresentada a vida de pessoas perfeitamente normais, o seu dia a dia, a forma como pensam, lidam com os seus problemas e quando nos apercebemos, estamos como que a viver os seus próprios problemas, as suas alegrias, tristezas e por vezes até vontade de bater numa ou noutra situação algumas das personagens, mas sempre a torcer que as coisas lhes corram bem.

Mas é a forma como as situações são descritas que as tornam mágicas, acabamos sempre com um sorriso nos lábios, contentes com o desenvolvimento da história e depois temos uma personagem central, o Srº Agostinho, que é de uma ternura e de uma simpatia contagiante.

Claro que muitas das situações descritas já as pensámos, já nos questionamos, provavelmente até passamos por situações algo idênticas, mas a forma simples e direta como nos é contada acaba por ser muito bem conseguida.

Um livro que acaba por nos deixar plenamente satisfeitos, que nos faz lembrar que devemos levar a vida com um sorriso nos lábios seja em que situação for, que devemos aproveitar a vida, porque afinal a vida é mesmo para ser vivida e não deixarmos que os anos passem e no final digamos terei sido feliz ? Isso depende de nós próprios e muitas vezes de pequenas ações, dai dizer que este livro sim é mágico.

Tal como Urbania do Carlos Silva, li este livro em e-book, é gratuito (ou na altura foi e se alguém quiser é só dizer que o escritor não se importa que o leiam e divulgem :D) e é igualmente um livro com muita qualidade, não deixem passar ao lado esta pequena pérola, vão por mim ;)

Quero agradecer desde já ao Marco Lopes, aqui por estes lados também conhecido como o dragão negro :D) que fez um excelente trabalho de divulgação da obra do escritor, algo que obviamente quero conhecer melhor, pois pelo que percebi é um escritor muito versátil e que escreve em vários géneros literários. Ainda gostava de saber como é que o Marco descobriu este escritor com tanto livro que tem para ler, mas foi seguramente um excelente achado, parabens ;)

Obrigado ainda ao Manuel Alves, um escritor que tem um enorme potencial e que espero que continue a escrever e a maravilhar-nos com livros como este. Aqui está a prova que não é necessário muitas folhas para se escrever um bom livro. Obrigado também pela participação na leitura conjunta, uma mais valia sem duvida, e pelo que deu a perceber é mesmo uma pessoa 5 estrelas. Desejo-te as maiores felicidades e o apoio aqui do corvo, se necessário, cá estará para ajudar ;)

E claro a todos os que participaram na leitura conjunta, sabem quem são :)

Podem "arranjar" o livro aqui, não sei se ainda é gratuito:

https://www.smashwords.com/books/view/283934

17 comentários:

  1. Olá, Fiacha.

    Muchas gracias, pelas palavras bonitas e pela divulgação. :)
    O livro já não está gratuito (esteve durante mais de um mês), mas quem já o tiver pode emprestá-lo quem o quiser ler. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuel.

    Ora essa, só tenho pena de não resumir devidamente a qualidade do livro mas é sem duvida uma leitura muito agradável.

    Estou curioso por ler o teu novo trabalho, mas a devido tempo saberemos mais, se não estou em erro.

    Era essa a ideia que tinha, que não te importavas que o "empresta-se", até porque a malta depois acabará por divulgar nos seus blogues.

    Abraço e manda sempre e grande Joazinho que teve ali uma prenda de anos digna para recordar para a vida toda :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Fiacha
    Que mais posso dizer para além do que já foi dito no cantinho sobre este livro ?
    De facto foi uma leitura conjunta muito boa, e o Manuel foi peça-chave nos nossos comentários, uma vez que esteve sempre presente, "espicaçando-nos" e intervindo, levando a que fossem criados momentos de discussão muito bons.
    Um bom escritor,na minha opinião tem de saber cativar o seu publico e o Manuel fá-lo na perfeição, quer através da sua escrita agradável e bem humorada, quer através do relacionamento que estabelece com as pessoas.
    O teu comentário é muito bom e ilustra bem os sentimentos com que nos deparamos durante a leitura deste conto de fadas: o sorriso, a ternura, a raiva (vontade de bater em alguém), a emoção e muitos mais.
    Eu vou ler os outros livros do Manuel :)
    Bjs e boas leituras

    ( um senão neste livro: devia vir acompanhado com a receita de um chá! vou reclamar com a editora!! :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Por acaso estive agora a ler o teu comentário e penso que transmite de uma forma muito mais clara e objetiva (limpinha por tanto :D) a qualidade do livro e estou contigo foi uma leitura conjunta muito agradável.

      Estou contigo fiquei com curiosidade em ler mais trabalhos do escritor, até porque segundo percebi escreve e bem em outros géneros literários.

      É verdade, quantas vezes temos falado no chá nas nossas conversas e não é que acabamos por não saber a receita daquele chá milagroso ? Foi cruel sem duvida :D

      Bjs e a ver se vem uma próxima leitura, estão a ser uma agradável surpresa ;)

      Eliminar
  4. Gostei da tua opinião o Senhor Manuel Alves (respeitinho é bom e eu gosto :D ) escreve bem sim senhor mesmo noutros géneros literários portanto toca a ir ler senhor Fiacha!

    Respondendo à tua questão conhecei o Manuel quando ele caiu de para-quedas no Forum Bang e descaradamente anunciou borlas e eu não resisti. Mas mais a serio sinceramente não sei o que me chamou a atenção para o Manuel, mas depois de ler o primeiro trabalho dele quis mais e sorte a minha ele pouco tempo depois disponibilizou o seu trabalho de modo grátis e foi ler. Quanto ao tempo o facto de ser em e-book permitiu que eu lesse em momentos que normalmente não o faria (abençoado smartphone!!!)

    Um autor com a qualidade do Manuel merece ser divulgado e foi um prazer "massacrar-vos" para que o lesse, se este ano houvesse a feira do livro no Porto era homenzinho para imprimir este livro e entrega-lo em mão a editora Maria do Rosário Pedreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Sim a ver se leio mais uns contos e lá estás tu a complicar as coisas simples da vida, mas pronto o Senhor Manuel escreve bem sim senhor :D

      Ainda existe o Forum Bang ? Agora sim sabes que estou a brincar e passei lá muitos bons momentos, ainda gosto de espreitar e ver lá os post do Ubik, sempre inteligentes (a ver se estou com ele na feira do livro, se se proporcionar )

      E sim já me tinhas dito dessa tua descoberta maravilhosa do smartphone, a ver se faço o mesmo :D

      Penso que o Manuel não tem que ter qualquer receio em tentar que publiquem o seu livro e mesmo que seja negado, pode sempre vir uma critica construitiva ;)

      Abraço e obrigado por me dares a conhecer este livro :)

      Eliminar
  5. O Marco disse aqui uma boas verdades :P

    É verdade, o Manuel é um excelente escritor, não basta a história ser bonita, a escrita também é importante e a dele é apaixonante. Sem qualquer dúvida, merece que o seu trabalho seja divulgado e saboreado.

    Eu como já referi gostei muito, este conto foi o início de muitas leituras que hão-de trazer-me muitas alegrias, vale muito a pena conhecer o trabalho do Manuel.

    Desejo-lhe muitos sucessos pessoais e profissionais, de coração desejo mesmo.

    Para quem não leu, não há desculpas...:P lê-se muito bem :D

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Sem duvida e adorei o teu comentário no teu blogue, muito bom mesmo, parece que o livro te inspirou, tu tens talento para a escrita a ver se tens é mais disponibilidade para escreveres ;)

      Sem duvida um livro de leitura obrigatória e que vale bem a pena :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Obrigado amigo..eu gosto de escrever ainda que seja apenas isso, escrever. Mas falta-me mesmo tempo. Fico contente por voçês gostarem ^_^

      Boas leituras :D

      Eliminar
    3. Ois Carla,

      Só te estou a incentivar para que continues a escrever o teu livro :D...Por acaso a serie dragonlance tem uns elfos muito bem desenvolvidos ;)

      :D

      Eliminar
  6. Pronto, em vez de me pôr para aqui com mais palavras (por mais BANITAS que sejam :D), vou só juntar-vos num abracinho que diz tudo. :)

    (ah, A Caminhante, a recita do chá não é para se escrever, lembras-te?... mas não deixa de ser uma boa ideia para uma eventual edição em papel. ;) )

    ResponderEliminar
  7. Manuel,

    Mereces os elogios a serio.

    Quero saber a receita desse chá :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Hum...que tal uma sessão de chá enquanto Manuel conta-nos uma história?

    Imagino o Manuel com um chapéu de mágico a servir uma chávena de chá com o seu segredo de receita saborosa..:D

    abraçinho bom :P

    ResponderEliminar
  9. Hum não seria má ideia, ainda assim trocava por um bom tinto ou mesmo uma cervejinha, mas gosto de chá também, nada de complicar as coisas ehehehe

    Ui e estou a ver tu a passares para o papel os momentos de convívio seria engraçado sem duvida :D

    Abracinho e por mim combinado :D

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela parte que me toca nesse abracinho :) sabe sempre bem.
    É verdade a receita não pode ser escrita, só transmitida oralmente. Pode ser que no lançamento do teu livro, possas convidar-nos para uma chávena desse fantástico chá :)
    tudo bom para ti e muito sucesso

    ResponderEliminar
  11. Carla, não é raro dizerem-me que gostam de me ouvir falar (pelo menos, até se chatearem :D ). Era capaz de me safar a contar uma história para uma audiência. :D

    --

    Fiacha,não gosto de cerveja (sim, é possível não gostar :D ), mas aceito o tinto e o chá. :D

    --

    A Caminhante, se um dia houver um lançamento do livro, em papel, estais, desde já, todos convidados. :D

    ResponderEliminar
  12. Ois Manuel,

    Ui ontem na parodia na feira do livro foram várias as loirinhas a ir a baixo, fresquinhas que estavam :D

    Será um prazer e uma honra poder ler mais um trabalho teu, obrigado pela confiança ;)

    abraço

    ResponderEliminar