sexta-feira, 26 de abril de 2013

Urbania de Carlos Silva



Um e-book que tive o prazer de ler em leitura conjunta, com a participação do escritor, ao qual só tenho a agradecer e que acabou por ser uma experiência muito interessante.

O livro aponta para uma escrita em contos, pois em cada capitulo acabamos por ter personagens diferentes uma das outras, mas com o decorrer da leitura acabamos por perceber que estão todos interligados.

Confesso que estranhei um pouco o inicio dado a complexidade do enredo, afinal Urbania, é uma cidade movida a mudança, em que cada dia uma parte de si era consumida e outra criada, em paralelo com as restantes cidades que são estáticas, onde as suas pessoas vivem no seu dia a dia e pouco dadas a mudanças. 

Mas com o decorrer dos capítulos e a melhor percepção do enredo acabamos por perceber melhor os objetivos do livro, o que o escritor está a tecer e claro tornando-se mais cativante á medida que vamos avançando.

Para vos deixar um pouco curiosos sobre o enredo, e não posso comentar muito pois o livro é pequeno e não quero revelar acontecimentos chave, deixo-vos aqui um excerto com a presença de lobos, mas não como os estamos habituados a ver :


"Senhor presidente, nós não somos um grupo com uma agenda, somos uma força da natureza. Os Lobos sempre existiram em simbiose com a sociedade, herdando-lhe a condição humana pelo sangue e educação, porém somos também a encarnação de algo superior a nós. Chame-lhe um espírito, uma força, uma energia, uma sensibilidade…Eu não sei o que é e não creio que ninguém saiba ao certo. Em tempos fomos chamados de xamãs, de santos, de demónios, de sábios e loucos, quando a nossa única particularidade é trazer a mudança e conhecer a alma do mundo em que vivemos que chamamos de Senhora."


Sendo um livro de cerca de 130 páginas penso que ficou muito bem escrito, onde o escritor mostra que tem imenso potencial (será que este livro foi submetido a alguma Editora pergunto-me), apresenta um universo diferente do que estamos habituados a ler e com um final bem conseguido mas que deixa claramente a pedir por mais, só lendo percebem o que quero dizer. Havia ali tanto por explorar, povo das Brumas, Cipriano e o que representa, como irá ficar Urbania depois dos acontecimentos ocorridos, e por ai fora.

Confesso que quis pagar o e-book , mas não sei se foi por organizar a leitura conjunta o que é certo é que me foi pedido, que depois de o ler, apenas o comentasse de uma forma honesta e só posso dizer que fiquei positivamente agradado com o que li e a suspirar por mais.

Esta é a prova que se pode escrever algo igualmente muito bom sem carregar o leitor com muita informação, o que vai contra a aminha habitual posição de não gostar muito de contos ou digamos, ser adepto de sagas enormes. Pode-se, pois, escrever uma boa história claramente num livro pequeno.

A única falha a apontar ao livro, o Carlos já sabe e tentei fazer com que deixassem de existir, nada de importante, nada que belisque a originalidade do livro a criatividade do escritor, um erro aqui, outro ali, mas nada demais .

Aproveito para informar que quem estiver interessado poderá adquirir esta pequena pérola por menos de um euro, sim leram bem e com edição ilustrada e tudo.

Aproveito ainda para divulgar o blogue do escritor, até este é bem diferente dos demais que vimos por ai e tem imensa qualidade apesar de não ser muito comentado, espreitem que vale bem a pena.




7 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Desta vez não comentarei ainda, pelas razões óbvias e que tu conheces. Voltarei em breve a este comentário :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Caminhante,

    Sim compreendo e se já tinhas gostado da primeira fase, prepara-te que o que ai vem é ainda melhor e bem preparado, realmente fiquei surpreendido pela qualidade apresentada, mas quer aqui quer no grupo podemos comentar melhor e tenho a certeza que vais ficar com a sensação, quero mais :D

    Mas por vezes dá que pensar, não ficará melhor tal como está ? Bem fechado a deixar-nos a pensar mais sobre o universo de Urbania, bem depois comentamos melhor :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Fiacha,

    Não li esse livro, nem tão pouco participei da leitura conjunta, mas pelo q vc escreveu, parece de fato ser um livro interessante, q confesso, q gostaria de ler, mas, acho q por enquanto é impossível, então desejo ao autor sucesso em suas obras, e parabéns a vc Fiacha não só pela sua resenha, mas principalmente por estar a ajudar um amigo, qualidade sua, q admiro muito!!!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Por acaso devias ler pois é muito barato e o escritor é mesmo muito acessível e claro como já percebeste estás a perder uma boa leitura ;)

      Nada como promovermos o que é bom e neste caso uma pessoa que conheço, não pessoalmente, mas isso resolve-se no próximo Forum Fantástico lol, mas pelo que tenho acompanhado no FB.

      Bjs e boas leituras para ti tambem :D

      Eliminar
  4. E bem também já dei a minha opinião em relação a este livro, e vai (mais ou menos) encontro da tua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Sim já li e vai ao encontro da minha opinião, um escritor que criou um universo diferente do que estamos habituados, de uma forma inteligente, criativa e que tem imenso potencial.

      Não era fácil entrar logo no enredo, dado a sua complexidade e ficou claramente a saber a pouco, seja como for e mesmo com alguns erros que acredito esteja resolvida a questão, vale claramente ser divulgado e cada cêntimo despendido ;)

      Gostei sem duvida ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Eia! Obrigado por todos estes comentários :) Fico feliz que tenham gostado da história e estou a fazer todos os possíveis para que o que apontaram de menos bom seja corrigido.

    O urbania é uma história que por vezes pode ser um bocado complexa, confesso, mas tem a satisfação de obrigar o leitor a sair da zona de segurança e fazê-lo explorar terrenos mais pantanosos.

    ResponderEliminar