quarta-feira, 10 de abril de 2013

Acácia - Outras Terras de Davis Anthony Durham (SDE)



David Anthony Durham reinventou a narrativa épica do nosso tempo, num livro que irá certamente marcar a sua descoberta por um público mais vasto 


Sinopse: 
Um rei assassinado pelo seu mais antigo inimigo.
Um império dominado por um povo austero e intolerante. 
Quatro príncipes exilados determinados a cumprir um destino. 
Recuperar o trono de Acácia poderá ter consequências devastadoras. 
A luta apocalíptica contra os Mein terminou. Uma vitoriosa Corinn Akaran reina no Império Acaciano do Mundo Conhecido. Apoiada no seu conhecimento de artes mágicas do livro A Canção de Elenet, ela reina com mão de ferro. E reconstruir um império desgastado pela guerra não é fácil. Das misteriosas Outras Terras, chegam à corte notícias inquietantes, e Corinn envia o seu irmão, Dariel, como emissário pelos mares tempestuosos das Encostas Cinzentas. 

Ao chegar àquele distante continente, este antigo pirata é apanhado numa rede de velhas rivalidades, ressentimentos, intrigas e uma crescente deslealdade. A sua chegada provoca um tal tumulto que o Mundo Conhecido é de novo ameaçado pela possibilidade de invasão — algo que tornaria os anteriores perigos numa brincadeira de crianças. Sem aparentes obstáculos, um novo ciclo de acontecimentos que irá arruinar e remodelar o mundo está prestes a começar…


Após a leitura dos livros anteriores fiquei com a sensação que esta saga tem muito potencial e penso que este livro acaba por tirar as duvidas. Criatividade não falta ao escritor, embora verdade seja dita, não apresenta um universo nunca antes visto, algo totalmente diferente, mas nos dias de hoje isso é quase impossível. Ainda assim melhorou e muito com esta metade do 2º volume na sua versão original.

Se nos livros iniciais é-nos transmitida a história do universo, com as suas culturas, raças, religiões, feito de uma forma gradual. Neste livro o ritmo de ação aumenta e assiste-se a um enorme crescimento das personagens centrais dos enredos, que acabam por se tornar pessoas completamente diferentes daquilo que nos foi inicialmente apresentado. Surge ainda a introdução de novas personagens, novos locais onde se desenvolvem os acontecimentos, bem como aquilo que mais distingue os livros do escritor, a quantidade de intrigas, jogos de política, a fazer lembrar claramente a Guerra de Tronos, com tanto mistério e intriga por desvendar. A narrativa é-nos transmitida, maioritariamente, pelos pontos de vista dados pelas 3 personagens, chave do enredo: Corrin Akaran, a rainha fria, Dariel seu irmão e ainda Mena a mais nova dos Akaran. Temos ainda a perspectiva de outros personagens: Kelis, com um enredo muito interessante e ainda Barad, um homem inteligente e que luta por ideias deixados pelo príncipe Aliver Akaran e que nos mostra a revolta do povo pela forma como é explorado. 

No fundo, mesmo vendo aqui algumas características de George Martin, é com o universo de Duna de Frank Herbert que mais encontro semelhanças, pois na base disto tudo temos um Império onde o seu monarca é alvo de assassinato, onde o povo de Acacia é dependente de uma droga que os torna escravos do Império e claro o futuro do enredo passará pelos jovens herdeiros. 

Não queria estar a comentar muitos mais pormenores, mas temos personagens muito interessantes, adoro as personagens da Liga e a sua visão, os pormenores "fantásticos" que o escritor introduziu no enredo e que são sem duvida uma mais valia ainda muito por desenvolver, pelo menos assim o espero.

Fiquei positivamente surpreendido com este livro, com uma escrita viciante, com um enredo cada vez mais complexo e bons volte-faces e claro com um crescimento das personagens principais. Claro está que seria interessante estar a comentar esta saga após a conclusão do segundo volume na versão original, pois pode encerrar um ciclo e ser um livro de transição para os livros finais, ainda assim é uma saga que tem a minha recomendação para quem goste de livros de fantasia, sem dúvida.


A apontar algo negativo, para que a divisão destes livros ainda me pergunto, estou com o George Martin:

"É um talento sério e habilidoso. Mal posso esperar para ler outro livro dele


18 comentários:

  1. É uma saga que pretendo seguir, e até já tenho o 1.º livro, mas ainda não consegui pegar nele, até porque quero ver se compro o 2.º (visto serem só um no original), e com opiniões como a tua tenho mesmo que "encontrar" tempo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Marco,

    Fazes bem em tentar encontrar tempo para ler esta saga, vais ver que no final irás sentir que merece ser divulgada, pelo menos até ao momento e acredito que ainda nem atingiu toda a plenitude, as coisas estão a ser preparadas para grandes acontecimentos, não que não tenha havido coisas já surpreendentes.

    Um cheirinho de Guerra de Tronos com mistura de Duna, mas elementos fantásticos poderão ainda tornar isto ainda mais interessante, está a ser bem introduzidos ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É uma saga que tenho curiosidade de ler, mas despertaste ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. Olá Liliana,

    Fazes bem, vale bem a pena e olha que até se encontra bons pack promocionais desta saga é só procurar ;)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  5. Ois!=D

    Bem, só de ler a sinopse fiquei de pulga atrás da orelha.. E se dizes que de facto vale a pena, talvez seja algo em que apostar!

    Gostei bastante do que li!=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ghost ;)

      Atenção que estás a ler a sinopse do 3 volume por cá publicado, mas tenho a certeza que irias adorar esta saga.....E tem algo que a Carolina gosta muito....uma Saphira ;)

      Ainda bem se poderes dá-lhe oportunidade que não te vais arrepender e até há boas promoções destes livros ;)

      Bjs e obrigado :)

      Eliminar
    2. Olá Fiacha, Olá Ghost!!
      Gostei muito de ler a sinopse e a tua opinião, principalmente porque a palavra império lembrou-me do rei Galbatorix e sabendo que tem uma Saphira... :D Mas ando com tanta falta de tempo... :S Mas nas férias, depois da Juliete Murilier, devo apostar nele :D
      Obrigada por te teres lembrado de mim,
      Boas leituras**

      Eliminar
    3. Olá Carolina,

      Ai este império é bem mais cativante do que o governado pelo Rei Galbatorix, sei que foi uma saga que te marcou imenso, mas este universo para mim está melhor construído e sim lembrei.me de ti devido a uma boa surpresa que aparece neste livro e de uma forma que nos comove, vais gostar seguro ;)

      Fazes bem e olha que a Juliet bem ainda é melhor e mais cativante, pensas bem e ler ambos :)

      Bjs e boas leituras e logo que houver novidades das Cast eu aviso :D

      Eliminar
  6. Este livro é daqueles que sempre me chamou a atenção mas... não o suficiente. Nunca o coloquei na lista de prioridades e apesar de ter gostado imenso da tua opinião (até porque revelaste um pormenor bem interessante, do povo controlado por uma droga, e isso fez-me ficar um bocadinho mais curiosa), continua a não figurar na lista dos mais importantes. Aguardo então os teus comentários aos restantes livros da saga :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Nádia,

    Mesmo com tanta falta de tempo ainda conseguiste aparecer por aqui, obrigado ;)

    Olha tem e sobre essa materia acredita que ainda há muito por se saber mais, pois o escritor mais uma vez surpreende com a possibilidade de algo totalmente diferente mas com a mesma ou maior eficácia...mesmo bem pensado.

    Claro comentarei, penso que te poderá estar a passar ao lado uma boa saga, ainda não é arrebatadora, não inova mas o universo está bem construído e em crescendo...mais não posso revelar, mas pelo comentário anterior dá para perceber....e mesmo no último capitulo....Mena Akaran mais parece Danny Targarien *assobio*

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  8. Fiacha,
    é uma tortura ler a resenha de livros q vc quer MUITO ler, mas infelizmente não tem acesso. E sua resenha me deu aind mais vontade de ler esses livros. O jeito mesmo é espera a SDE vir logo para o Brasil! :P

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
  9. Ois Amanda,

    Fiquei a saber que está para ser publicado por ai no Brasil bons escritores de Fantasia, como o Guy Gavriel Kay e mesmo o Joe Abrecombie e quando a SDE ai chegar, acho que vai ser uma mais valia para voçes sim.

    Tenho notado que a fantasia está a marcar pontos nesse lado, vai estando atenta ;)

    Estou a gostar do evoluir desta saga, muito potencial, alias é já uma mais valia, assim se mantenha.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha
    Gostei bastante do teu comentário. Tenho os livros cá em casa e confesso que ainda não peguei neles, e provavelmente não vai ser tão cedo. Mas confesso que ainda fiquei mais curiosa com esta tua opinião.
    Porque é que há tanto livro no mundo que queremos ler !!! :D
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Caminhante,

    Quando a trilogia estiver publicada lês tudo de seguida.

    Mas é sempre bom quem tem blogues ler e divulgar, pois vale bem a pena ;)

    Ai como te compreendo realmente um mês nas Caraibas só com a Corva e livros vinha mesmo a calhar ::D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  12. Olá ^_^

    Este é um daqueles livros que penso e repenso se devo comprar, pela minha grande curiosidade em esperar dele algo de diferente e de muito bom...mas tendo em conta, ora que, leio que é bom, ora leio que é mau, deixa sempre suspensa esta compra...

    Para satisfazer esta minha curiosidade, em tempo livre vou arriscar ler a saga...vou ter em conta a tua opinião, está excelente...:D e pronto...vai mesmo ter de ser...sem ler não saberei certo?

    Obrigado...

    Boas leituras..:D

    ResponderEliminar
  13. Olá :D

    Compreendo as tas duvidas, mas tenho quase a certeza que quando chegares a este volume estás rendida, boas surpresas aconteceram.

    Sem duvida e muitas vezes se não for por sugestão de amigos são universos que nos passam ao lado, não deixes que aconteça ;)

    Bjs e obrigado pela visita :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha,

    Bom opinião! Eu li os primeiros dois e qualquer dia atiro-me a este (tenho de fazer uma revisão aos anteriores porque já não me lembro de tudo).
    Vendo agora, acho que a saga tem mesmo muito potencial pois toca em pontos interessantes e que devem ser desenvolvidos. Acho que falta a capacidade de nos agarrar a algumas personagens, o que é sempre importante para ficarmos viciados.

    Quando ler este digo-te o que achei.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  15. Olá Luís,

    Olha não faças a tal revisão que não vale a pena, é feito um resumo dos acontecimentos ocorridos nos livros anteriores ;)

    Sim penso que vais sentir isso mesmo, melhora e as coisas ficam mesmo no "ponto", o que vais sentir é a quebra do que está a ser desenvolvido, mas pronto o livro acaba num POV muito interessante e prometedor.

    Fico a aguardar a tua opinião, penso que irás transmitir não só a qualidade do livro bem como da saga muito melhor que eu, sem duvida :)

    Abraço

    ResponderEliminar