sábado, 23 de março de 2013

Os Dragões do Assassino, Volume 5 da saga O Regresso do Assassino de Robin Hobb


Sinopse:

Os Dragões do Assassino termina uma das séries de fantasia mais épicas de sempre. Por uma vez, todos parecem estar unidos num único objetivo: chegar ao dragão Fogojelo, sepultado sob o glaciar de Aslevjal. Uns pretendem libertá-lo, outros querem matá-lo. O que será que vai acontecer? No meio está o Príncipe Respeitador, preso pela vontade de paz a um casamento que depende da morte do dragão, mas ligado pela Manha a quem quer devolver ao mundo aquela grande vida. O dragão de Vilamonte, poderá ter uma palavra a dizer? E o Bobo, que profetizara que morreria naquela ilha; morrerá? No centro do turbilhão, como sempre, encontra-se Fitz, sempre o fulcro, sempre o Catalisador, sempre o agente da mudança. Que surpresas, que reviravoltas no fluxo do tempo poderá ele ainda causar?

Bem que livro, ao fim destes 10 volumes a escritora consegui-me surpreender mais um vez com este volume, a todos os níveis fantástico. Duvido que este ano venha a ler um livro que me de tanto prazer como aconteceu com este, a fazer lembrar quando à uns anos atrás lia os livros da Juliet Marillier e ficava simplesmente maravilhado com o desfecho de cada saga / trilogia.

Como sabem a Robin Hobb é umas das minhas escritoras favoritas, já destaquei todas as qualidades que os seus livros apresentam nesta mensagem que coloquei aqui a dedicar a esta grande escritora:

http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/01/robin-hobb.html

Sem querer entrar em grandes pormenores sobre o livro até porque é mesmo o final de ambas as sagas e não quero fazer grandes spoliers (não quer dizer que não possa comentar mas avisando) o que distingue este livro dos outros é a forma como tudo acaba por ser devidamente revelado, as pontas soltas a serem devidamente atadas e não havendo nada que tenha ficado de fora.

À muito que acompanho esta saga sendo que o desfecho da primeira saga teve um sabor agridoce, se por um lado a Hobb foi cruel para o protagonista principal, algo que muito me agradou e adorei,  a forma como tudo foi encerrado  acabou por ser feito de uma forma muito rápida, ficando muita coisa para explicar. Mas aqui fica a minha grande dúvida, se a Robin Hobb já tinha pensado em como iria escrever esta nova trilogia (na sua versão original), então penso que tudo no final foi bem feito ede uma forma brilhante.

O que cheguei a temer por, ao fim do 4º volume, desta saga, ainda faltar muita coisa por explicar (lembraste o que expeculamos Maria Rita ? :D), mas a forma como a escritora começou a dar sentido a todos os acontecimentos ocorridos da primeira saga, como começou a dar informação sobre o passado de determinadas personagens e como começou a colocar as peças no devido lugar, acabou para mim por ser a mais valia deste livro. 

Quem me conhece sabe que é algo que temo numa das minhas sagas preferidas, As Crónicas do Gelo e do Fogo de George Martin, pois também aqui ainda há muita coisa por ser colocada no devido lugar,  penso que apenas uma ou outra pedra já está no devidamente posicionada no tabuleito, como é o caso de Bran Stark, que ainda assim tem muito que desenvolver, bem como algumas movimentações para que os Targarien voltem ao trono, mas fora isso, ai ai e o seu universo é muito mais complexo.
Mas A Robib Hobb provou-me que não é necessário muito para que as coisas sejam devidamente encerradas,  o enredo teve o seu ritmo sem ser muito rápido mas sempre com acontecimentos interessantes e muitas revelações finalmente a começar a ser desvendadas, tudo bem planeado como acabamos por verificar e claro personagens comoventes e uma escrita a todos os níveis soberba.

É por livros como estes que gosto de ler fantasia, agora espero conseguir ultrapassar este vazio deixando por este livro, tempo para dizer adeus a Torre do Cervo e a personagens inesquecíveis como Fitz, Breu, Castro, Moli, Kettricken e muitas outras e em especial ao Bobo, que personagem.

Sei que ainda existe uma outra trilogia, mas penso que não se passa mesmo em Torre do Cervo. Compreendo que a escritora não escreva mais sobre este universo, que como está é mágico, havia muito por onde explorar mas penso que fica bem como está.

Nisto tudo e sem retirar qualquer brilhantismo à saga, apenas gostava que a escritora nos mostra-se um Fitz mais para o que foi preparado ( e de forma brilhante), um Assassino, tinha imenso potencial, mas pronto fomos compensados com outras coisas, como crueldade, amizade, animais, magias bem desenvolvidas, intrigas politicas, momentos comoventes e muito mais

Sonhar não custa adorava que a Robin Hobb viesse a Portugal, algo que já esteve previsto e claro que a trilogia 
Liveship Traders Trilogy fosse por cá publicada :)

Livro 11 de 2013 - (EUA) 10/10

18 comentários:

  1. Falam tão bem desta escritora que estou muito curiosa por ler. Mas não encontro nada em E-Book.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Não tenho a menor duvida ias adorar, até me fez recordar aquela magia que só a Juliet conseguiu colocar nos seus livros, comovente e muito bem escrito, não percas a oportunidade, vai por mim ;)

      Saudações e BJS para o Canadá :D

      Eliminar
  2. Olá Fiacha!

    Fico feliz por teres gostado deste livro. Eu sabia que ias gostar! A Robin Hobb é fantástica, fez deste livro um final brilhante, muito comovente e muito belo.
    Não é segredo que me vieram as lágrimas aos olhos por várias vezes enquanto o estava a ler. Aqueles momentos entre o Fitz e o Bobo, entre Fitz e Castro, entre Fitz e Paciência e, claro está, entre ele e Moli! O meu sonho realizou-se nas últimas páginas do livro e foi mais perfeito do que eu estava à espera. Esperei quase dez livro por isto e valeu a pena! Oh se valeu!
    Acho que gosto mais destas duas sagas do que das Crónicas do Gelo e Fogo. Talvez por gostar tanto de uma personagem especifica. Eu agarrei-me bastante ao Fitz. Gostei e gosto mesmo dele, é uma especie de heroi que não o é, mas que é. Ele sofre imenso e vai vivendo e lutando e tentando e ganhando. E no final...! Ahhh! Nós acompanha-mos a vida dele desde os seis anos até aos 30 e tal. É muito tempo e é muita coisa. Vimo-lo ser assassinado pelo X e a magia e tudo isso. E vi-mo-lo salvar o Bobo lá do palácio. E muito mais. Foi muito bonito. Não estava à espera que o Bobo fosse assim. Isto não é spoiler! É apimentar a leitura das pessoas! Elas vão ficar a pensar no que é que aconteceu e vão querer ler =D

    A Mulher Pálida, o Homem Negro. Todo o mistério. E os dragões e o Talento... a relação entre ambos. As explicações. Tudo se encaixe. Fantástico. Foi por isso que ficaram coisas por dizer no final da primeira saga. Foi para agora serem solucionadas. Que maravilha! Só demonstra que a escritora é deveras um Mestre!

    Uma pessoa, disse-me, no site dos desenhos, algo sobre a escritora estar a escrever algo sobre eles. Mas eu voltei a perguntar mais e a pessoa disse-me que a info tinha sido tirada da net. Não sei se é verdade ou não, mas era muito fixe se fosse. Pelo menos deixa-nos sonhar. Espero mesmo que a editora continue a editar os livros de Robin Hobb, estes rendem bastante. Era tão bom, tão bom!!!

    E saber mais do Fitz... o final foi tão bonito. ^^
    Fiacha Fiacha, eu disse-te que era lindo! =D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria,

      Se alguem entendeu bem o meu comentário foste tu e se comentamos sobre o futuro do enredo, mas realmente não estava à espera de algo tão bem construído, podíamos pegar em tanta coisa e "esmiuçar"...

      Dama Paciência, neste livro não mostra o que a personagem é e foi grande, lembraste que foi uma das poucas que ajudou Fitz quando este estava nas masmorras devido ao castigo de Majestoso ? Na mulher de coragem que se tornou e no final ainda nos proporcionou aqueles momentos tão comoventes...lindo

      Urtiga, tanto que esta personagem tinha para dar ainda, sem ninguém perceber foi determinante para o enredo em vários aspetos até fez com que a promessa do dragão fosse cumprida :D...Os momentos com Fitz foram interessantes e claro comoventes, mostrou estar à altura ;)

      Castro, um homem sempre recto com um passado cruel, amou Dama Paciência e perdeu para o seu melhor amigo, Cavalaria e no fundo o destino pregou-lhe a partida que pregou. Que lindo o que lhe aconteceu Aslevjal, confesso foi dos momentos mais comoventes do livro, em especial as conversas com o filho e Fitz

      Veloz, filho de Casto, estamos conversados e claro tal como Cavalaria :D

      O Bobo, é necessário falar algo ? já o disse a melhor personagem da saga e não vem daqui, comovente e cruel...Amado :D

      Mulher pálida, alguém com maldade mas que soube mexer com isto tudo, sempre com os seus objetivos em traçados e até me convenceu como vilã, gostei imenso de ver o seu POV...adorei o Homem Negro :)

      Ainda tanta coisa boa para comentar, pronto Moli tudo se concretizou como desejavas, é justo depois de tanto sofrimento, foi bonito :)

      Em certas coisas acho a Hobb melhor que Martin, por exemplo a relação de um humano com animais, mas não só isso, são diferentes, Martin apresenta um universo muito mais complexo, mas parece-me que anda a patinar um pouco, mas a ver se não estou enganado e não venha a ser surpreendido como fui com a Hobb ;)

      Pessoalmente penso que a Hobb devia deixar as coisas como estão, não mexia mais, eu sei que ela tem talento e manha :D, suficiente para nos proporcionar mais momentos mágicos, há muito que podia ser desenvolvido, ela é sem duvida uma excelente contadora de histórias, mas pelo menos durante uns anos é mesmo melhor não mexer mais neste universo, ficou tão bem.

      Queres saber mais sobre Fogo gelo não é ? :D

      Eu sei e não tinha a menor duvida, mas realmente não estava à espera de algo tão bom ;)

      Penso que o Bobo ainda entra na outra trilogia Jamaliana, mas não tenho a certeza, quem leu adorou ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Fiacha!

      É verdade, tudo aqui dava para esmiuçar. Há tanto assunto... muito muito bom!

      A Dama Paciência é uma grande personagem. Muito honesta, uma grande senhora. Cheia de nobreza e com um romance muito interessante. É interessante fazer um paralelo entre ela e Moli.

      Gostei muito de Urtiga. Muito leal, muito boa rapariga. Sempre pronta a ajudar o Fitz e todo o reino! Sempre muito atinada.

      Castro, um belo encontro entre os dois.
      Veloz, sempre presente e com uma atitude nobre, também.

      Ui! O Bobo...o Bobo... acho que foi a parte mais triste do livro, tirando algumas outras. Quando o Fitz volta para o ir buscar ao Palácio de Gelo...

      Uma vilã à altura! Excelente! Gostei bastante da sua figura, da sua atitude. Coerente, não é má só por ser.

      A Moli e o Fitz! :´)

      Espero sinceramente que o Martin consiga terminar as Crónicas com um final "fechado". Coerente e onde tudo fique explicado. Acho que conseguirá, mas anda a dar muitas voltas e é lento.

      Por um lado, assim ficava terminado e bem terminado. O que poderiam explorar mais? A vida dele mais para a frente? Novas aventuras? O regresso do Bobo? :D

      Ahaha! Pois quero!
      Eu sabia que ias ser surpreendido. :)

      Sim, parece que aparece. Queria mesmo muito que a editora editasse os livros... pode ser que sim. :)

      Bjs

      Eliminar
    3. Ois Maria Rita,

      É verdade quase dava para fazer um paralelo entre a Dama Paciência / Cavalaria e Fitz e a Moli, embora pense que os primeiros viverão um grande amor e se alguém sempre sofreu e fez pelo bem de Fitz foi ela ;).

      Hum a Urtiga tinha dias, típico de uma jovem adolescente, mas daria ainda imenso para desenvolver, afinal tem uma capacidade de talento fora do vulgar, até conseguiu que Fogogelo cumpri-se a promessa :D

      Para mim Castro também dava uma trilogia e proporcionou dos melhores momentos de toda a saga, honra acima de tudo, um homem sempre assertivo ;)...tornou-se para mim das melhores personagens deste universo.

      O Bobo foi das melhores coisas que aconteceram e até ai a Hobb foi cruel com o destino que lhe reservou, este obviamente era outro que dava para se fazer mais trilogia, para mim chegava uma sobre o seu passado e claro uma sobre o seu atual objetivo de vida :D

      Sim afinal, havia aqui uma pedra a mexer com estes cordelinhos todos e que apenas iamos tendo informação quanto baste para nos deixar desconfiados e curiosos por saber mais, interessante sem duvida ;)

      Espero não ter ficado tudo demasiado cor de rosa, mas afinal e depois de tudo o que se passou, aceita-se ;)

      Pois, no final dos Reinos do Caos já tivemos um ligeiro aceleramento do enredo e a ver algumas movimentações, mas espero que não venha a acontecer tudo muito depressa, por exemplo Jon agora vem como Azor Ashoi e torna-se algo lendário....é preciso que seja bem feito, isto claro está se for ele :D

      Sim fui surpreendido e desejo muito receber essa noticia que a trilogia venha a ser publicada, mas tenho algum receio, nada como irmos divulgando os seus livros ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Tenho acompanhado o teu entusiasmo com esta saga que se mostrou tão completa e fantástica. Não conheço mesmo nada da escritora nem desta saga mas conhecerei assim que tiver tempo para me dedicar a tão elogiadas leituras.

    Fico muito curiosa com Robin Hobb, não sabendo minimamente o que esperar, fica a surpresa e um suspense saboroso que espero partilhar o gosto da leitura certamente ;)

    E agora que se segue nobre Corvo Fiacha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Espero não ter revelado demasiado de como tudo isto acaba, seja como for é mesmo uma das minhas escritoras favoritas a nivel de fantasia, não que seja isso o mais importante, mas acima de tudo pela qualidade, a sério fez-me lembrar os bons tempos de descoberta da Juliet e toda a sua magia, aqui pode não ser logo tão arrebatador, mas no final ficaras a suspirar por mais sem duvida.

      Recomendo-te e pela amizade que temos não o faria se não vale-se ;)

      Se os quiseres ler farei um esforrço para te fazer chegar às mãos afinal tens um blogue e seguramente também os divulgares,mas estes são daqueles livros que vale a pena serem nossos, tipo....Juliet :D

      É mágico, comovente, bem escrito, sabes que chega certo ? :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Ahhhh Fiacha,
    vc nem imagina como sou louca para ler esses livros, mas como vc sabe, aqui no Brasil, não tem nada publicado dessa autora, torço para alguma editora daqui os publique uma dia...nos mais é ficar na espera mesmo, mas se vc souber de algo, me fala, certo?

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      É mais fácil perceberes que vai se publicado ai que eu, mas segundo percebo a Editora (SDE) fez um acordo e muitos dos seus livros serão publicados por ai.

      Adoro Martin mas agora que cheguei ao final desta demanda não sei qual gosto mais , verdade mesmo, logo maior elogio não podia fazer :)

      Não deixes passar ao lado ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Fiacha

    Estou mesmo com vontade de pegar um dia nessa saga. Deve ser bem interessante e como tenho cá dois volumes, é fácil começar.
    mais uma vez um excelente comentário.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Olá Caminhante,

    Penso que já te tinha referido que devias gostar destas sagas, nunca vi um vinculo entre humano e animal tão bem desenvolvido, mas tem muito mais ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Olá Fiacha,

    Deixei-te um selo muito colorido no meu blog: http://acortedoslivros.blogspot.pt/2013/03/desafio-arco-iris-selo-com-as-cores-da.html
    Espero que gostes :)

    Beijinhos e óptimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira,

      Olha que bonito, gostei sim senhor, logo que tiver oportunidade faço o exercicio.

      Obrigado por te lembrares, beijinho e boas leituras ;)

      Eliminar
  8. Tenho mesmo de acabar de ler estes livros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Compreendo perfeitamente o teu problema, falta tampo para ler tudo o que desejavas, seja como for irá seguramente ser uma escritora que te irá marcar, fantasia bem escrita ;)

      Abraço e curioso por ver a tua analise aos seus livros ;)

      Eliminar
  9. Bem, Fiacha, tenho a dizer que, ao contrário de ti e da Maria, não fiquei assim TÃO contente com o final.
    Estava, verdadeiramente, a adorar esta segunda parte da saga, muito mais bem escrita que a primeira, sobretudo porque a introspeção de Fitz cresceu bastante em maturidade. A primeira parte, "A Saga do Assassino" rebatia sempre no mesmo, com parágrafos inteiros que não saíam do lugar, tornando muitas vezes a narrativa algo maçadora.
    Nesta segunda série, "O Regresso do Assassino" já não senti isso. Continua a haver introspeção, vemos sempre tudo do ponto de vista do mesmo tipo cismento e crominho. Na verdade, os problemas do Fitz são os mesmos de sempre, o que pode exasperar quem não gosta dele, mas desta vez a autora não parece perdida na sua própria escrita, como às vezes me parecia. Penso que ela, tal como o seu "herói" cresceu bastante.
    E esta saga teve um final a sério, em comparação com o desconsolo que foi o final da primeira. Claro que agora se percebe bem o porquê de tanto ter ficado por explicar, mas o próprio modo como acabou foi demasiado brusco. Aqui deu para saborear bem.

    Mas houve algo que me deixou, literalmente, a "bufar" de impaciência. Não gostei nada, mas mesmo nada, de duas escolhas da autora: o "estado" em que algumas das relações ficaram no fim, parecia uma novela mexicana, tipo "arranjinho"... E, sobretudo, detestei a cena envolvendo a coroa de galos. Nunca fui muito "maluca" pelo Bobo, e confesso que, a dada altura, estava a ficar farta dele. E a cena da coroa... Achei aquilo tão forçado e tão pouco credível.... Pode-se dizer que em fantasia tudo é possível, mas para mim, devia ter sempre determinados limites, e a Hobb ultrapassou-os. Não deixou de ser um episódio bem escrito, mas não me emocionou minimamente, como estava à espera, e quase me arruinou por completo o imenso prazer que a série me estava a trazer.

    Tudo o resto, adorei.
    A evolução das personagens é excelente, não só o GRANDE Fitz (sim, adoro-o!), mas todos os outros, mesmo os mais secundários - Breu, Castro, Paciência, Kettriken, Renda, meus favoritos até ao final.
    Adorei as pequenas subtilezas, os pequenos detalhes, sobretudo os que contribuíram para colorir ainda mais as personagens e as suas relações(ex:quando lá mais para o fim do livro, o Fitz recebe um certo mapa esboçado à pressa… achei lindo e genial!).
    É nisto que a Hobb é excelente, sempre muito humana, mas sem palavreado inútil e sem lamechices. Acho que, neste ponto, bem como nos meandros do Talento e da Manha, ela é mais talentosa e genuína que o Martin.

    É claro que tudo isto é discutível, mas uma coisa é certa, apesar dos defeitos que apontei, esta (as duas séries, os 10 livros no seu conjunto), é uma saga que vale absolutamente a pena.
    É uma história de relações complicadas mas que geram momentos lindíssimos e verdadeiramente emocionantes. Passa-se num universo algo limitado, uma magia (apenas) na sua aparência simples, mas tem um grande alcance épico sem perder o toque intimista.
    E as suas personagens são o seu maior trunfo: demoram a sair de dentro de nós e deixam saudades!

    ResponderEliminar
  10. Olá Paula,

    Sim consigo concordar com algumas das tuas criticas que apontas, mas não foi assim nada de especial afinal era de prever que tivéssemos aquele final, eu preferia que continua-se cruel mas pronto foi justo Moli rever Fitz.

    Sem duvida que vale bem a pena e em certas coisas também a considero melhor que Martin :)

    Agora era publicarem a outra saga, penso que se passa em Vilamonte mas duvido, pelo que percebi não vendeu assim tão bem como julgo, mas nada como continuarmos a divulgar os seus livros e ter esperança :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar