terça-feira, 5 de março de 2013

O Sonho Celta - Mário Vargas Llosa



Sinopse

O Sonho do Celta baseia-se na vida do irlandês Roger Casement, cônsul britânico no Congo belga, em inícios do século XX, que durante duas décadas denunciou as atrocidades do regime de Leopoldo II. Este homem, amigo de Joseph Conrad (e que o guiou numa viagem pelo Rio Congo, revelando-lhe uma realidade mais tarde retratada no romance Coração das Trevas), teve uma vida extraordinária, plena de aventura. Acérrimo defensor dos direitos humanos ‹ como também o comprovam os relatórios que redigiu durante a estadia na Amazónia peruana - militou activamente, no fim da sua vida, o nacionalismo irlandês, acabando condenado à morte por traição e executado.

Sobre o escritor poderão consultar mais aqui:

Curiosamente li este livro por empréstimo da minha colega de sala do emprego, que ao saber dos meus objetivos de leitura para 2013 e sendo uma admiradora de escritores Sul-Americanos indicou-me este escritor Peruano e ainda bem que aceitei, pois estamos na presença de um excelente livro. 

Não que não tenha já livros de escritores de diferentes nacionalidades por ler (já fora da estante e tudo :D), como é o caso de J.M. Coetzee (Sul Africano), Italino Calvo (Cubano), Mia Couto (Mocambique) Gabriel Garcia Marques (Colombia) Paulo Coelho (Brasil), Chiristian Jacq (França), Júlia Navarro (Espanha), Vladimir Naovok (Russo), Salman Rushdie (India), Lars Gustafsson (Sueco) Laura Esquival (México), Tolkien (Inglês), Robin Hobb e Stephan Lawhead (Americanos), João Aguiar (Português), Juliet Mariller (Australiana), Bran Stoker (Irlandês), Joe Abrecombrie (Canadá), Haruki Murakami (Japão), entre outros e mesmo alguns que até já li, como da China, Alemanha, Chile e Angola.

Embora saiba que não vá conseguir atingir os objetivos a 100 %, vou tentar concretiza-lo ao máximo, pois está a ser uma excelente iniciativa ;)

Foi um livro que encaixou perfeitamente no que pretendo, pois acabo por ler géneros literários diferentes do habitual e sem duvida que valeu bem a pena conhecer. 

O livro em si é centrado no personagem Roger, que nos é apresentado desde a sua infância até ao final da sua vida estando dividido em 3 fases da vida do mesmo, Gongo, Amazónia (onde assistimos a enormes atrocidades praticadas pelos colonizadores Europeus, na exploração da Borracha, com casos de bradar aos céus ) e numa fase final tem mais a ver com a Irlanda, nacionalidade do personagem. A informação vai sendo fornecida de duas formas sendo uma mistura de presente, em que o personagem vive os últimos 3 meses em que está preso, devido a alta traição, misturado com capítulos que contam os seus tempos passados, onde relata os momentos vividos em cada região.

Sobre o personagem podemos dizer que (Casement) foi um dos grandes lutadores anti-colonialistas e defensor dos direitos humanos e das culturas indígenas do seu tempo e um sacrificado combatente pela emancipação da Irlanda. Lentamente, os seus compatriotas foram-se resignando a aceitar que um herói e um mártir não é um protótipo abstracto nem um modelo de perfeições, mas sim um ser humano, feito de contradições e de contrastes, fraquezas e grandezas.

Vale a pena saber mais sobre o mesmo:

Um grande livro que quanto a mim tem apenas uma aspeto negativo (embora também o tenha lido numa fase mais complicada), o ser um pouco descritivo e com falta de diálogos, mas que não retira todo o mérito ao escritor, quer pelo trabalho de pesquisa realizado quer pela qualidade da sua escrita :)

Livro 9 de 2013 - (Peru) - 9/10

15 comentários:

  1. Excelente comentário Fiacha, um livro bastante diferente do que tens ultimamente, não?
    Nunca li nada dele, se bem que tenho tido muitas recomendações para o fazer, um dia lerei certamente.
    Estou a ver que tens lido bastantes coisas para os teus objectivos de leitura, isso é bom, abre-nos os horizontes :)
    Bjs e Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Sem duvida, habitualmente lia mais fantasia / romance histórico e mesmo FC, mas desde que comecei este objetivo tenho lido coisas bem diferentes, embora este livro também tenha muito de romance histórico, pois o escritor teve que investigar sobre a vida do personagem central.

      Acho que fazes muito bem, adorei o livro, se fosse meu emprestava-te, mas não é meu, posso perguntar, mas sei que falta de livros para ler não tens :D

      Esse foi o grande objetivo :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Obrigada amigo, mas uma colega que me emprestará "O Paraíso na Outra Esquina" dele. Mas não será para agora :)
      bjs

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,
    gostei da tua opinião acerca do livro. Não o conhecia, nem o autor e no entanto pareceu-me bastante interessante. :D
    Achei o titulo maravilhoso e também, dependendo do autor, gosto de livros cheios de descrições :)
    Bjs e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Também foi a minha estreia com o autor e devo dizer que adorei.

      O titulo está mais que apropriado para o livro, alguém que tentou lutar pela independência da Irlanda ;)

      Bjs e boas leituras para ti também ;)

      Eliminar
  3. Olá,

    Já tinha ouvido falar deste autor e deste livro em particular, mas nunca lhe tinha dado a devida atenção. Mas depois de ler a tua fantástica opinião fiquei com a pulga atrás da orelha :P

    Obrigado pela sugestão!
    Continuação de óptimas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira,

      Sem duvida um livro muito interessante, vale bem a pena ;)

      Ora essa, para mim foi apenas uma agradável surpresa e que foi ao encontro dos meus objetivos de leitura para 2013, mas ainda bem que gostaste :)

      Bjs e igualmente :D

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    realmente esse livro parece ser interessante, é o tipo de livro q leria, e achei bacana como esse livro foi parar em suas mãos, pois acredito q muitas vezes, não somos nós q escolhemos o livro, mas sim, o livro q nos escolhe. Quantas vezes entramos em um livraria, decididos a comprar determinado livro, e outro livro no chama a atenção??? Acredito sim q há um força q nos liga ao q devemos fazer, ler, falar, sempre coisas edificantes e q nos fazem bem.

    Bom fico por aqui,

    Beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Sem duvida um livro interessante e foi curioso sim a minha colega, que ainda não o leu, ficou muito interessada em ler depois de lhe comentar o que achei ;)

      Sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras para ti também, manda um abraço meu a Finbar :D

      Eliminar
  5. Eu andei atrás de todos os meus amigos para me oferecerem este livro quando saiu! E consegui...:P Está na estante à espera que o leia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo,

      E escolheste bem, um trabalho de investigação e pesquisa ao nível da nossa querida Collen, muito bom sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  6. Olá!=D

    Olha, para ser sincera, quando este livro saiu e eu li o título, pensei que seria uma coisa muito diferente do que é.. O que me fez perder um bocadinho o interesse nele..

    Mas, para o meu desafio de romances históricos, tinha pensado nele!=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost ;)

      Vale bem a pena e sim funciona bem como Romance Histórico, embora seja mais um romance.

      Não darás por mal empregue a leitura deste livro isso é garantido :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá..:)

    uau parece bastante interessante Fiacha, por acaso também não conheço, mas vou ficar atenta para uma possível leitura.

    Parece ser bastante bom :D

    Boas leituras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      É um bom romance sem duvida, ficamos com uma ideia ainda melhor não só como a colonização de África a Américas foi feita bem como de uma determinada fase da luta da Irlanda pela sua independência, logo fica-se sempre a ganhar com a leitura deste livro ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar