quinta-feira, 14 de março de 2013

Dragões de um Crepúsculo de Outono - Volume I trilogia Dragonlance - Hickman & Heiss



Uma história de grande imaginação, inovadora e de leitura compulsiva vinda dos autores de fantasia mais populares desde J. R. R. Tolkien.

Sinopse:

Prepare-se para conhecer o clássico da fantasia Dragonlance que influenciou gerações de leitores com um novo mundo cheio de paixão e aventura.


Anos após terem optado por seguir caminhos diferentes, um grupo de companheiros reencontra-se na sua terra natal apenas para descobrir que o mundo de Krynn mudou. Rumores de guerra e sombras dominam as conversas de estalagem e monstros e criaturas míticas que só existiam em lendas voltaram a ser avistados. E nenhum companheiro se atreve a confidenciar os segredos que oculta no coração e que descobriu em viagens cheias de perigo. 



Até ao dia em que um encontro ocasional com uma bela mulher, que detém em seu poder um bastão de cristal, arrasta os companheiros para o caos e muda as suas vidas para sempre. Ninguém esperava que se revelassem heróis. Muito menos eles. Mas conseguirão arranjar a força, honra e coragem para enfrentar os Deuses da Luz e Trevas no momento em que a Guerra da Lança está prestes a começar?

Mais uma agradável descoberta no universo da fantasia, não é algo que possamos dizer original, verdade seja dita, mas para quem goste do género literário tem muita coisa interessante nesta saga, a começar pelo enredo que quando damos por ele, estamos envoltos num universo complexo e bem desenvolvido.

Para se perceber melhor nada como olhar para uma aranha a construir pacientemente a sua teia, o que de inicio parece ser algo frágil, vai, ao longo da narrativa, sendo construída e tornando-se fio após fio algo mais complexa e viciante. Quando o leitor dá por si está completamente preso ao enredo e sem esperar encontra-se emerso numa teia fantástica, que nos apresenta tudo o que de bom a fantasia tem, como magia, intriga, mistério, oculto, muita aventura e claro personagens cativantes.

Ao olharmos para o nome da serie, Dragonlance, percebe-se que os dragões serão parte importante no enredo. Tudo começa com uma oferta para criação de aventuras RPG, onde foi sugerido (aos escritores) que esses dragões tivessem o seu universo, onde pudessem viver, que tivessem heróis para os combater e deuses para servirem e foi assim que se criou Krynn. Este universo é habitado por vários povos, desde anões, elfos, duendes, humanos, kenders entre muitos outros seres mitológicos, que acabamos por ir conhecendo um pouco melhor os seus hábitos costumes à medida que o livro vai avançando.

Um grupo de vários amigos juntam-se, estando entre eles: um meio elfo de nome Tanis que será o líder do grupo, Sturm, um humano pertencente a uma ordem de cavaleiros muito honrada (Solamnia), Flint, um anão, Caramon, um homem forte mas pouco inteligente, pelo seu irmão gémeo, um mago (Raistlin) e quanto a mim a minha personagem preferida até ao momento, Tassleoff um Kander, personagem com enorme potencial e sempre pronto para a aventura, pode estar talhado para pensar nas coisas pequenas, mas elas são sem duvida determinantes para as coisas grandes (nada como manter a esperança, isso acima de tudo) e ao grupo juntam-se ainda dois bárbaros Lua Dourada e Vento Forte. Estes são os personagens chave do enredo e é através deles que acabamos por assistir ao regresso dos dragões, que servem uma deusa (Rainha das Trevas), algo por muito tempo impensável e que acaba por se tornar realidade.

Não querendo estar a revelar muitos pormenores, apenas quero dizer que já li muita coisa sobre dragões, mas apenas com este livro fiquei encantado. E sim. os elfos aqui também estão bem desenvolvidos, gostei.

Ao nível de personagens, penso que são todas elas cativantes, cada uma à sua maneira. Logo de início quem começa a tecer esta teia é um velho, que se percebe ser um conhecedor das personagens, fazendo com que partam juntos para esta aventura. Logo ali toda a leitura nos deixa ansiosos por saber mais sobre estas, mas à medida que as vamos conhecendo melhor, através do seu passado, da sua história, da sua maneira de pensar, acabamos por ficar cativados por cada uma, ficando com a sensação que mais cedo ou mais tarde chegará a hora de cada um ser importante para o desenvolvimento da história.

Só mesmo para vos deixar um pequeno cheirinho sobre a minha personagem preferida, o mago Raistlin, personagem complexa, misteriosa, enigmática, fria e que só com a sua descrição física nos deixa completamente ansiosos por saber mais. Ele é o grande mistério do grupo e que acredito ainda venha a ter um papel muito importante no futuro da trilogia:

"Sequestrado nas trevas da Torre da Alta Magia, em Palanthas, cercado por criaturas do mal, Raistlin tece um plano para conquistar as trevas.

Crysania, uma linda e devotada Clériga de Paladine, tenta usar a sua fé para tirar Raistlin do caminho das Trevas. Porem, lentamente, Raistlin arrasta -a  para dentro de uma armadilha.

Sempre atento ao plano de Raistlin, Caramon viaja no tempo para a condenada cidade de Istar na época do Cataclismo. Lá, junto do sempre-presente kender Tasslehoff, Caramon fará de tudo para salvar a alma de seu irmão gêmeo Raistlin."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dragonlance#Tempo_dos_G.C3.AAmeos

Mas há muitas outras personagens bastante interessantes, em especial a Rainha das Trevas, sobre a qual pouco ou nada sabemos, mas que acabamos por ver como sabe mexer bem os cordelinhos.

Quanto à escrita, nada mais simples e cativante, com um ritmo forte, agradável e sempre com um toque de magia - quem não gosta de unicórnios, homens lagartos (ainda vão dar muito que falar), magos, elfos, criaturas malignas mas bem desenvolvidas - sempre com o cuidado de nos ir transmitindo informações sobre o passado do universo, bem como das próprias personagens.

Apenas a apontar que os personagens "chave" se safam sempre, mas não deixa de haver passar por momentos cruéis e de enorme dificuldade.

Reunindo tudo isto posso afirmar que estamos na presença de um início de mais uma excelente trilogia, cativante e que deixa antever que ainda tem muito potencial para desenvolver.

Muito prometedor

40 comentários:

  1. Acabaste por me despertar ainda mais a curiosidade. Boa critica.

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana,

    Ainda bem, penso que será uma trilogia que irá fazer um enorme sucesso e dar um bom contributo à Coleção ;)

    Obrigado, boas leituras

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Oláaaaaaaaaaaaa.......

    Gosto muito do género desta leitura tendo em conta o que descreves na tua crítica deve ser brilhante...e por isso quero muito conhecer esta trilogia... :D possivelmente uma das melhores apostas de leitura Corvo Fiacha?

    Obrigado, mais um excelente comentário :D

    ResponderEliminar
  4. Olá :D,

    Sim penso que irás gostar, tem elfos e muito bem desenvolvidos e o ritmo é muito forte.

    Eu gostei, curioso alguns comentários que li associarem a quem goste de Paolini e Salvatore, por acaso até gostei dos 1º volumes dessas sagas, mas penso que esta saga é superior.

    É para um publico mais para o juvenil, no fundo, mas o Harry Potter também o é a está muito bom ;)

    Como sabes estou a ler menos fantasia este ano e por acaso até conheci um dragão muito fixe, do Hobbit, mas estes são melhores ;).

    Prefiro George Martin, Scott Lynch (foi anunciado o 3 volume para 10 de outubro :D ), Hobb, Guy Gavriel Kay, mas foi um excelente arranque de saga e promete muito :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha
    Um excelente comentário que me deixa bastante curiosa face a este livro.
    A relação Dragão / humanos sempre me interessou, deve ser por causa da "manha" que atinge alguns comuns mortais como eu :D :D
    Mas parece-me que, pelas tuas palavras, que , sem estarmos perante um livro espectacular, estamos perante uma saga interessante e que aconselhas. Pois bem, de momento tenho um monte deles á espera, mas certamente que num tempo próximo, irei ter curiosidade em lê-lo.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Olá Caminhante,

    lol a manha aqui não se aplica, seja como for a relação Dragão / humano aqui ainda não foi devidamente bem explorada, mas tem muito potencial isso sem duvida, não que estes não sirvam um humano, mas nunca por ser sua vontade, mas sim da deusa que servem. Mas são seres muito inteligentes e bem descritos. Eu diria que os dragões de George Martin são tão bons como estes, mas vamos ver o que isto ainda vai dar ;)

    Ai sem duvida que recomendo, não sei porque mas faz-me imenso lembrar mais saga do Potter, mas aqui com algo de mais obscuro, mais negro, vamos a ver se irá ser como refiro, mas palpita-me que sim.

    Ai como te compreendo e até já estou arrependido de ter ido para a Suécia (livro que estou a ler atualmente) então não é que tenho ainda o último da 2ª saga da Robin Hobb por ler ? Sempre quero ver se é a Manha se é o Talento que vence :D

    E algo que ajuda a que se invista nesta saga, é o seu custo, pouco mais de 10 €, comparado com muito do que ai se publica está mais do que aceitável e ou me engano muito ou vai ser alvo de pack promocionais, mas esta saga vai vencer por si, tenho a certeza ;)

    Obrigado e igualmente :)

    ResponderEliminar
  7. Li este livro (e já agora esta saga numa edição da Bertrand) já lá vão uns dez anos portanto já tenho algumas falhas, mas o Raistlin é um personagem que não se esquece...
    É uma saga que não acrescenta nada de novo ao género, mas quem gosta deste tipo de saga não vai sair defraudado.

    Quem leu "As Cronicas de Allaryia" do Filipe Faria vai encontrar algumas "parecenças"...

    ResponderEliminar
  8. Olá Marco,

    Sem duvida que é para mim a melhor persoangem, nem quis estar a ler muito sobre o mesmo para não apanhar spoiler, mas já deu para perceber que é ambicioso o que pretende, logo acredito que ainda venha a ser o centro ou desta saga ou da seguinte, vamos ver ;)

    Sim o Tas é chapado sem duvida e o Filipe Faria tinha ali tanto potencial, foi bom mas podia ter sido muito melhor (nem sei como acabou), mas pelo menos aqui não temos aquelas descrições de combates de imensas folhas :D

    Abraço e boas leituras dragão negro, afinal és um dos mais poderosos dragões da saga lol

    ResponderEliminar
  9. Parece ser muito interessante esta trilogia. Está na minha lista de leitura e certamente serão os primeiros livros que vou ler quando adquirir o Kobo. Gostei das capas :). Eu gosto bastante de fantasia mas espero encontrar figuras femininas e claro uma paixoneta. lol ( gosto de uma grande paixão e que acabe bem). Quando ler posso dizer mais alguma coisa. E passo a dar minha opinião.

    ResponderEliminar
  10. Olá Luisa,

    Sem duvida que é um excelente inicio de saga e acima de tudo tem muito potencial.

    Quanto ás capas por acaso gostei serem algo idênticas às de George Martin, mas os personagens é que não não se adaptam bem a cada um, podia ter ficado um pouco melhor...ai sim parece algo infantil :D

    Hum quanto a paixonetas, há qualquer coisita sim, mas as aventuras são tantas que mal dá para respirar, mas promete :P

    Bjs e boas leituras e boa sorte com o Kobo :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Fiacha,

    Concordo com a Luisa Bernardino, estou tb muito interessada em ler essa trilogia, e quando ei ler, eu dou minha opinião sobre esses livros, q parecem mesmo serem fantásticos. Se eu gostar do q ler, penso em comprar os livros, pois de fato as capas são maravilhosas, como a Luisa, bem salientou em seu comentário. :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      É sem duvida uma leitura muito interessante e que acaba por nos viciar e desejar saber sempre mais e mais, tenho a certeza que irás gostar ;)

      Não sei se já foi publicado ai no Brasil mas não deixes escapar e nem foi muito caro nem nada ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá Fiacha,

    Gostei da tua opinião e irei ler este livro nas próximas semanas. Para já, és a 3ª ou 4ª pessoa que me aconselha esta saga e por isso tenho cada vez mais vontade. Depois digo-te o que achei. Se ficar agarrado, lá terei de ler a trilogia toda!

    Já agora, estou a oferecer dois exemplares deste livro no meu blog! passa por lá e participa! Boa sorte!

    http://www.lerycriticar.blogspot.pt/2013/03/passatempo-dragoes-de-um-crepusculo-de.html

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Sim recomendo e estou curioso para ler a tua opinião, tens uma capacidade de analise muito interessante e acredito que consigas transmitir a qualidade do livro muito melhor que eu. Tenho cá na ideia que irás ficar agarrado, sei que adoras o Feist por exemplo, há ali algo desse universo ;)

      Só não participo para não tirar a vez a outros mas acho que é uma excelente iniciativa e que todos devem tentar a sua sorte :D

      Abraço!

      Eliminar
  13. Olá, amigo Corvo. Atendendo ao seu pedido, estou aqui comentando. Como sempre o artigo foi muto bem escrito, como eu disse, eu já tenho a trilogia completa em ebook. Acredito que aqui no Brasil ela já foi lançada há algum tempo, mas hoje somente é possível encontrá-la em sebos.

    Eu não iria ler esse primeiro livro tão cedo, mas o teu artigo me deixou bem curiosa e talvez eu leia a trilogia após eu completar a trilogia de Artur do Bernard Cornwell ou as duas leituras conjuntas do Clube do Livro.

    No mais, sucesso :D

    ResponderEliminar
  14. Ois Cassy,

    É sempre agradável apareceres por aqui e ainda bem que ficaste com vontade de ler a trilogia...Por cá tambem já foi publicada à imenso tempo, mas foi reeditada e ainda bem, pois não é por acaso que é uma das mais famosas sagas de fantasia, não é por acaso, embora penso que acima de tudo tem muito potencial pela frente.

    Se as coisas tornarem-se mais obscuras, como penso que vão ficar até do Harry Potter é melhor, mas logo vejo a tua opoinião ;)

    O que são Sebos ? rsrsrsrs locais que vendem livros antigos e mais baratos ? Por cá chamamos Alfarrabistas rsrssr

    Bjs e boas leituras !

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Não estava à espera de ficar curiosa com este livro, mas depois de ler a tua review até fiquei! Vê lá. lol
    Pois bem, parece-me que vale a pena e está a um preço acessível.
    Achas que vou gostar? :D

    Bjs!

    ResponderEliminar
  16. Olá Rainha do Sol,

    Seguramente, como referi não é Hobb, Martin, ou mesmo Scott Lynch, mas tem um potencial enorme para lá chegar ;)

    É garantido vais adorar, eu que até estava a "fugir" um pouco de ler fantasia, mas não há hipótese é a minha praia, não que vá desistir dos meus objetivos ;)

    Bjs e boas leituras e obrigado pela visita, as minhas desculpas à tua carteira lol

    ResponderEliminar
  17. Olá!=DD

    Bem, antes de mais.... Os personagens são todos homens porquê??? >.<

    Parece um livro muito interessante, muito ao estilo do nosso Filipe Faria, só que este tem dragões (o que é uma mais-valia, porque eu quero ter um desde pequenina....xD)!

    Mas fiquei intrigada e interessada em saber mais.. Até porque não conhecia nem o livro nem os autores...=)

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  18. Olá Ghost,

    Por acaso tens ai uma personagem no grupo feminina que vai ser determinante para o enredo e que pertence a um povo bem interessante que é a Lua Dourada ;)

    Vais conhecer uma jovem Elfa muito interessante, Tanis ama uma irmã dos Gemeos, ao grupo mais tarde irá juntar-se outra jovem, que vive na estalagem, a mais poderosa personagem e que anda a mexer os cordelinhos disto tudo é mulher, logo mulheres com potencial não faltam :D

    Sim tem alguma semelhança, mas aqui não tens alguns erros do Filipe Faria, não tens palavras caras :P, as descrições de combates não demoram muito ou pelo menos não acontecem de uma forma descritiva, mas coisas boas que o Filipe tem aqui tambem tens.

    Gostei muito do universo criado pelo Filipe, tem falhas, até já apresentei algumas, acho que o dominio da lâmina devia ter sido dominado mais cedo, se é que chegou a acontecer, adorei tudo o que se passou na cidadela da lamina, mas depois daquilo tudo ainda não dominarem, foi mau, mas tirando isso até é interessante, Babaki, os Sirulianos, Culpa, tem coisas bem fixes ;)

    Aqui tens dragões e não só, alias o povo que os acompanha bem que podiam ter um vilão interessante, mas isso pode ainda vir a ser desenvolvido, tens magia bem interessante, como já referi, para quem goste de fantasia vai gostar :)

    Beijinhos e boas leituras! **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=D

      Pois, as descrições do Faria dão cabo de mim... Mas fora isso adorei!

      Se são assim tão parecidos tenho que experimentar este.. Quando acabar os dele..=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Ois Ghost,

      Ainda não acabaste do Filipe Faria ? Eu apenas não li o último, no fundo saber como tudo acaba :D

      Fazes bem, acredita que estes são bem melhores, como já te referi e tem um potencial enorme ;)

      Bjs

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,
    Inevitavelmente tenho sempre de me lembrar do Paolini, dou por mim a comparar todos os livros de fantasia com dragões, com ele. :D Como sabes, adoro o Paolini e prometo que quando tiver tempo alargo os meus horizontes e experimento outros autores do género! Até lá aguardo que ele se lembre de publicar mais livros.

    Gostei muito da tua opinião acerca do livro e até já me deparei com ele na Fnac e já o andei a folhear. Vamos ver!

    Boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Mas pelo que tenho visto até tens lido coisas diferentes de fantasia, como o romance histórico :D

      Mas fazes bem, quando te decidires a ler outros escritores de fantasia, tens ai no blogue, na etiqueta dos meus escritores favoritos, muita coisa boa a nível de fantasia ;).

      Se gostas de histórias com dragões acho que vais gostar de uma saga chamada Terramar da Ursula le Guin, são livros da coleção Argonauta e consegues por exemplo os primeiros volumes a 1 €, basta ires às feiras do livro ;)....Tens uma escritora Espanhola, Laura Gallego Garcia, que escreveu uma trilogia (penso que por cá foram divididos) que se chama Memórias de Indhun, ADOREI e penso que irias gostar, O Hobbit do Tolkien (o mestre) que tem um dragão muito giro e claro o meu escritor de fantasia preferido George Martin tem lá uns dragões muito, mas mesmo muito especiais ;)

      Mas há ai muita outra coisa, como a Anne McCaffrey, ainda tenho a trilogia por ler :D onde os dragões tem um papel importante.

      Quanto a estes livrros acho que são mesmo como gostas, tenho a certeza ;)

      Bjs e arrisca que vais ficar contente com o investimento :)



      Eliminar
    2. Ola Fiacha,
      obrigada pelas sugestões :D é sempre bom alargar os nossos conhecimentos literários. :D
      tens um selo no meu blog para ti.
      Bjs e boas leituras**

      Eliminar
    3. Olá Carolina.

      Ora essa nada como irmos ajudando uns aos outros, muitos livros passavam.me ao lado se não fosse a sugestão de amigos :)

      Que bom obrigado, não me posso esquecer que foi desta forma que começamos a conviver, eu não fiz um post pois é algo identico ao que se fez, mas retribuo :D

      Logo que der vou lá responder as perguntas ;)

      Bjs e aproveito para te desejar uma boa semana e com boas leituras se possivel :)

      Eliminar
  20. Olá Fiacha,

    tb estou lendo este livro e estou gostando muito, tal livro está sendo uma surpresa muito agradável para mim, obrigada pela indicação! :D
    Mudando de assunto gostaria de lhe oferecer um selo q criei, vou postá-lo aqui, mas como vc saber, tem regras a cumprir, certo?
    http://1.bp.blogspot.com/-JA7Tq1NPgsI/UUUFbcS66LI/AAAAAAAAAf8/a2MD6gHXeI4/s1600/download+(45).jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Não perdeste tempo isso é que é, espero que venhas a gostar tanto quanto eu ;)

      Um selo ? Obrigado como já recebi vários idênticos (as regras são as mesmas) vou lá responder no teu blog.

      Valeu :)



      Eliminar
  21. Olá!=D

    Também te atribuí o selo!=p

    Fico a aguardar as respostas!!xD

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost,

      Obrigado, já respondi, realmente é um selo muito bonito e adorei as tuas respostas ehehe

      Bjs **

      Eliminar
  22. Olá Fiacha!

    Este livro ao início suscitou-me imensas dúvidas, a começar na capa e com a sinopse pelo meio. Não me convencia, ponto. Não via na história nada demais e, tendo em conta que já tenho uma lista de trilogias e sagas enorme para ler, este não me pareceu que valesse a pena ser incluído.
    Mas depois de ler a tua opinião, fiquei reticente, talvez lhe vá dar uma oportunidade. A tua opinião e visão da história é bem mais interessante do que a sinopse! :) E essa personagem do Mago, que ainda não conheço, já me cativa... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia ;)

      Pois a capa é como já referi idêntica aos livros do George Martin, mas depois os desenhos são algo para o infantil. Compreendo perfeitamente que não te queiras meter em mais sagas, já são tantas as que seguimos que temos alguma renitência em investir em mais alguma, seja como for nada como tentar esperar por alguma promoção, tipo na compra de 2 leve um 3 grátis ou algo assim. Estes livros até nem são muito caros por estranho que pareça, ou não pelo menos é uma boa forma de ajudar a que os portugueses leiam mais :D

      Ainda bem que gostaste e fica com o livro debaixo de olho, quanto ao enredo e ao personagem em questão tem um potencial enorme, tenho cá na ideia que poderá no futuro ser objeto de uma nova trilogia centrada no personagem, adorava. Só espero que se torne mais obscuro e negro do que já é ;)

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  23. Não sei não... Continuo pouco convencida em relação a este Dragonlace! Não porque não acredito em Fiacha mas, é mais uma saga e consequentemente mais dinheirito. Vou pedir para o meu aniversário pode ser que tenha sorte!:)

    ResponderEliminar
  24. Olá Jojo,

    lol compreendo perfeitamente, mas como referi à Nádia nada como saber esperar um pouco, é mesmo o tipo de trilogia que está a pedir promoções, nada como ser paciente e esperar um pouco.

    Verdade seja dita até nem está muito caro, mas com tanta coisa que sei que tens para ler, nada como esperar, quem sabe apareça uma boa oportunidade.

    Que tem muito potencial tem e não é por acaso que é uma tão aclamada trilogia de fantasia, se mantiver o nível apresentado, está lá ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  25. Olá Paulo. :)

    Possivelmente serei das poucas pessoas que nunca tinha tido contacto com esta saga, nem sabia da sua existência. Confesso que não me chamou à atenção inicialmente e ainda não estou inteiramente convencida de a ler. Gostei de ler a tua opinião, percebo que gostaste bastante, mas já iniciei tantas sagas e tenho tantas que infelizmente não consigo ler à velocidade que gostaria, que acho que adiarei a leitura deste volume...

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  26. Olá Rita,

    É verdade, bem que gostava de ter mais tempo para ler tudo o que desejava e claro poder comprar tudo o que desejava.

    Seja como for sei que falta de livros não tens e isso é o mais importante. Já sabes que caso queiras ler este livro está à disposição ;)

    Bjs e obrigado pela visita :)

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente isto parece-me mais um livro super ultra mega híper cliché de fantasia. Só os nomes (Krynn, Raistlin, Caramon, etc.) são super cliché e a história em si também. Lutas entre as trevas e a luz já foram feitas e refeitas em dezenas de livros incluindo a minha bem amada saga do Harry Potter. Elfos e anões e humanos e dragões igualmente. Incontáveis livros sobre estas raças. Creio que a fantasia precisa de uma lufada de ar que nos faça deixar para trás o mundo de Tolkien que é fantástico mas que todos tentam imitar, adicionando aqui e ali uns pormenores (como os Kanders neste livro). Tolkien é fantástico mas deixemo-lo no seu canto da fantasia e exploremos o resto da sala. Vou ler este livro, não tenham dúvida, e provavelmente até vou gostar porque pode ser uma leitura que me entretenha, mas temos de admitir que não traz nada de novo.

    Abraços Fiacha e desculpa se não ando a comentar nos teus posts mas tenho as aulas e assim mas agora estou de férias e pronto a comentar em todos os teus posts. Boas leituras! :D

    ResponderEliminar
  28. Olá Pedro,

    Sem duvida, mas repara que estes livros já saíram à imenso tempo, quem sabe não possam ter sido eles também fonte de inspiração para muitos escritores, algo que até foi aqui referido :D

    Mas lê por ti e vais ver que até vais gostar, chegas ao final deste volume e quem sabe até penses que o Potter bem podia ser um pouco aqui como o nosso amigo Mago ;)

    Ora essa, estás à vontade para comentar quando quiseres, eu próprio também muitas vezes não tenho possibilidade de comentar em todos os lados que queira

    Abraço e aproveita bem as férias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi publicado há muito tempo (2000) mas compreendo que nessa altura não havia tanta fantasia no mercado e por isso os padrões não eram tão altos como hoje. Vou ler este livro, claro, e vou gostar (como já referi), mas não deixo de achar que é um pouco cliché.

      Abraços :)

      Eliminar
    2. Ois Pedro,

      Falas em Portugal certo ? Porque a versão original deste livro é de 1984, um pouquinho mais antigo. Mas atenção que logo no inicio do meu comentário eu referi isso mesmo :D

      Fazes bem Pedro, tenho a certeza que vais adorar, com esses clichés todos e verás que ainda assim pode sair algo de bom ;)

      PS: E estou eu agora a despedir-me de FitzCavalaria, Breu, Castro, Molly, Bobo e outras maravilhosas personagens e não é que agora a Hobb está a desenvolver sobre dragões de uma forma soberba ? Está a ser um inicio de ano muito bom a nível dos mesmos, depois do de Tolkien (Hobbit, apareceu pouco mas tinha muito potencial) dos aqui desenvolvidos neste livro é tempo da Hobb me deixar completamente KO

      Abraço XD

      Eliminar