terça-feira, 19 de março de 2013

A Morte de um Apicultor - Lars Gustafsson



Sinopse

“Foi professor na escola oficial de Väster Vala: chama-se Lars Lennart Westin. Deram-lhe a reforma antecipada quando fecharam a escola primária de Ennora, na margem norte do lago. Sustenta-se fazendo de tudo um pouco, mas principalmente vendendo o mel das suas colmeias, que esporadicamente dão uma produção abundante. Desde que se divorciou vive numa quintarola em Näset, que fica a par das aldeias de Vretarna e Bodarna, mas na margem oriental do lago, claro. Tem uma hortazinha, um terreno com batata e um cão. Às vezes recebe a visita de familiares. Tem telefone, televisão e uma assinatura do jornal de Västmanland. Depois do divórcio não teve contactos femininos dignos desse nome (...).
O que vamos ler são apontamentos dele. Apontamentos deixados por ele, pois nesta Primavera de 1975, precisamente por alturas do degelo, ele descobre que antes do Outono terá desaparecido.”


A obra-prima de um dos maiores escritores suecos contemporâneos, agora revelado ao leitor português.


Fui para a Suécia e dei-me mal com a escolha deste livro, estava à espera de ler uma história comovente e não foi nada disso que se passou.

Não deixa de ser um livro interessante, até porque nos apresenta muitas reflexões sobre a vida, como  a dor nos altera a forma de ser e de pensar sobre a vida, informação sobre determinada época da Suécia, muita reflexão sobre o passado do personagem mas faltou ali algo que nos prenda, que nos cative com o que o narrador nos está a transmitir, enfim foi o livro que menos me cativou até ao momento.

Mas vai ao encontro dos meus objetivos literários, não deixo de pensar que a Suécia tem ainda muito por se conhecer a nível de escritores, adorei a trilogia Milennium e quem sabe não venha a ler a escritora Selma Lagerlöf, que segundo a recomendação da amiga caminhante vale bem a pena.

Esperava bem mais :(

Livro 11 de 2013 (Suécia) - 7/10

6 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Sem lermos alguns autores e livros não sabemos se são bons ou maus e acontece que de vez em quando apanhamos aqueles que nos decepcionam. Este autor não conheço.
    Quanto á Selma Lagerlöf eu, como sabes, gosto bastante, mas não te quero criar uma expectativa muito alta, pois não é uma escrita muito, como dizer... muito de aventura ou suspense.
    Mas vale a pena ler :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Caminhante,

    Plenamente de acordo e foi mais ter as expetativas demasiado altas, mas ainda assim valeu a pena, não foi foi tão cativante.

    Sim o melhor é não elevar demasiado as expetativas, em todo a caso não deve ser para breve, mas obrigado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá!=D

    Pois....... Ora bem, queres um apontamento positivo para te animar??

    O nome Ennora é liiiiindo!=p

    Só por isso já valeu a pena leres o livro! E dá o nome de uma personagem fantástico, não achas?=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  4. Olá Ghost,

    Sem duvida lol, cheira a nome elfico :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alo!=)

      Mesmo!=D

      E se juntares um L, ao inicio, Lennore, ainda melhor!xD

      Eliminar
  5. lol,

    Não tarda chegas a um dos personagens que mais me cativam, que é Lamora, devias ler, tenho a certeza que irias adorar :D

    As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch :P

    Bjs

    ResponderEliminar