quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tolkien - O Verdadeiro mestre



Bem não me custa admitir que o verdadeiro mestre de fantasia seja considerado Tolkien, George Martin que me desculpe, mas este sim foi o escritor que criou algo genial. Nem seria correto colocar Martin, Robert Jordan e mesmo Robin Hobb nos escritores favoritos e não incluir Tolkien.


Há quem o chame “o pai da fantasia” ou simplesmente um grande escritor do género. Para mim, é sobretudo um mestre na imaginação fantástica, um coleccionador de novos e soberbos mundos, onde a magia e vida comum se misturam como ventos no mesmo jardim. 

Uma fonte de inspiração inesgotável e o autor de uma grande e positiva mudança no mundo da escrita e do género fantástico.

Mundos maravilhosamente delineados, personagens de grande estimulo e história, completas na composição de honrosos povos de línguas totalmente criadas num sentido de pura beleza. 

Tolkien é simplesmente uma fantástica personagem que o mundo vulgar dos homens teve a oportunidade de conhecer.
Entre o maravilhoso mundo dos elfos ao heróico mundo dos homens, toda a vida é respeitada nas personagens que frágeis lutam bravamente em prol da sua dignidade e pela paz do mundo.

Contra aos mãos horrendos dos seres maléficos, os ensinamentos mais importantes a retirar são a coragem, a bravura, a amizade e a esperança. O leitores vivem com as personagens de uma forma entusiasta e sonhadora.

Conhecem ? :D
Fim da conversa de chat

19 comentários:

  1. O meu escritor favorito. Toda a sua grande obra é maravilhosa e tens razão, é uma inspiração muito agradável e inesgotável.

    Para mim, tendo em conta a altura em que foi escrito, é a melhor de todas as obras do género fantástico, não desfazendo outras igualmente boas da época.

    Mas, sem dúvida Tolkien transcendeu anos e anos de escrita criando um mundo, não apenas uma história, mas um mundo completo de vivências, histórias, cenários e ensinamentos.

    Simplesmente maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sem duvida, confesso que não conheço devidamente o universo do Tolkien, apenas li a trilogia do senhor dos anéis e mesmo achando que tem uma escrita algo descritiva, dá para ver que é um escritor fantástico e criou algo verdadeiramente único.

      Mas quero já este ano ler Hobbit (uma escrita mais soft, julgo) e quem sabe me faça ler os restantes livros publicados ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Sem dúvida, para mim, o pai da fantasia.
    Foi com ele há muitos anos atrás que entrei neste universo fantástico.
    Li todos os seus livros, sendo que os meus favoritos são A irmandade do anel, e o Silmarillion
    o primeiro pela saga toda, mas escolho este porque é o inicio da aventura, do caminho, a própria formação da irmandade, o Shire, enfim tudo :)
    o segundo pelo fantástico universo que é criado.
    Um bom comentário Fiacha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante,

      Sem duvida que Tolkien veio a ser uma mais valia para a fantasia, isso é inegável e o seu trabalho é a todos os níveis fantástico.

      Quando li não tinha a experiência atual de leitura, mas quem gosta de ler tem sempre um problema, é muito difícil conseguirmos reler os livros que gostamos, pois são muitos os livros que temos por ler. Conto este ano ler Tolkien e quem sabe ser um ano de reler novamente este escritor, vamos ver, mas conto sem a menor duvida reler no mínimo a trilogia do senhor dos anéis.

      Mas gostava de ler as outras obras do escritor, até para perceber melhor a grandeza da sua obra, penso ainda ir a tempo ;)

      Obrigado, os vossos comentários, são sem duvida um balão de oxigénio para mim ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Fiacha!

    Sim, Tolkien tinha de estar aqui :)
    Tolkien é Tolkien. Penso que, em Fantasia (para mim), ele é o mestre, o único que "inventou" o género, que lhe deu fama, que o puxou para cima. Depois de ser Tolkien, todos os outros livros de Fantasia são algo que vai lá beber. Claro, nem todos, mas a Fantasia mais clássica, onde os seres que a formam vão de elfos a dragões, anões e outros seres, é de relembrar Tolkien.
    Sendo fã de Fantasia, Tolkien é um dos meus escritores favoritos. Sou fã do Senhor dos Anéis. A amizade, coragem, bravura e esperança, como dizes, são a grande força que faz mover a história e as personagens que lutam por algo melhor, pela Liberdade e pela Vida. Tolkien é mais do que Fantasia. É único!
    Gosto imenso da sua escrita, por mais descritiva que seja. Aliás, é algo muito bom: Tolkien consegue misturar a descrição por vezes muito longa, com grandes momentos de ação, onde tudo é possível "ver", parecendo que se está lá. Nem sempre é fácil estas duas diferenças se coadunarem. Tolkien consegue!

    Li primeiro a trilogia, depois os Filhos de Hurin, seguido do Silmarillion, depois o Hobbit, as Histórias Inacabadas e por fim As Aventuras de Tom Bombadil.
    De todos a trilogia e o Silmarillion foram os melhores, para mim. O Silmarillion é maravilhoso, algo de outro mundo. Está uma história muito bem construída, uma autentica lenda. Parece literatura medieval. A história de Arda é muito bonita, forte. Depois de o ler fiquei ainda mais fã de O Senhor dos Anéis!

    Excelente post :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá rainha do sol :D

      Sei reconhecer o valor de Tolkien, não me custa :D

      É muito "discutível" se foi ele que inventou o género, anões já existiam, elfos idem, dragões idem e por ai fora, agora que foi alguém que muito contribui-o para o elevar a qualidade do género, ser fonte de inspiração para muita escritor e porque não ser mesmo considerado o mestre tudo certo.

      Pessoalmente penso que quem fez com que desse o "bum" por cá e acredito que a nível mundial, tenha sido o Peter Jackson com os filmes, esse sim colocou muita gente a ler Tolkien. Digamos que se antes dos filmes de Jackson havia 100 leitores posteriormente os números rondam os 1000, sei que é relativo mas é a ideia que tenho, E claro depois com isso todo este género veio a beneficiar com isso, atualmente publica-se muito mais fantasia por cá e acredito que Tolkien tenha ajudado muito :D

      É como referi, quero conhecer a sua obra na sua totalidade, para lhe dar o devido valor ;)

      Obrigado ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Corvo :D

      Verdade, e fazes tu muito bem :)

      Sim, parte tudo da mitologia. Ele também se baseou muito na mitologia para construir a Terra Média. É mais força de expressão. É como dizes, foi ele que deu mais visibilidade ao género. Que o expandiu.

      Sim, os filmes ajudaram a rodos! Eu não conhecia o Senhor dos Anéis antes dos filmes. Vi primeiro os filmes só depois, anos depois é que li os livros. Então eu li os livros em 2008. Praticamente oito anos depois da Irmandade do Anel em cinema!
      É isso, deu "estatuto" ao género. Totalmente :)

      E fazes tu muito bem e é o que tens a fazer. Personagens maravilhosas, "histórias" lindas, lendas autenticas!

      Ora essa :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Sou uma grande fã deste autor. Adorava os livros, mas desde que li uma reportagem sobre a vida dele fiquei rendida. Tolkien é obrigatório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Bolas e que reportagem é essa ? Bem que gostava de saber e claro conhecer :D

      Penso ser obrigatório ler-se Tolkien nos dias de hoje sem duvida ;)

      Consegues eleger a tua personagem preferida ? É difícil não é :D....adoro a Arwen eheheh, mas são tantas tão boas que é difícil escolhermos a nossa preferida. Até nisso o Tolkien foi genial.

      Bjs e volta sempre ;)

      Eliminar
  5. Oi :)
    Ainda não li nada deste autor, no entanto só oiço coisas boas a seu respeito. Um dia pegarei nos seus livros.
    boas leituras**

    ResponderEliminar
  6. Olá Carolina.

    Olha no fundo até tens sorte, tens um mundo magnifico por descobrir, é uma excelente aposta da tua parte ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Fiacha. :)

    Tal como a Carolina, ainda não tive oportunidade de experimentar o mundo de Tolkien, somente tenho conhecimento das adaptações cinematográficas. Contudo, a curiosidade é muita, pois oiço sempre opiniões fantásticas a respeito destas obras. Já tenho em minha posse o primeiro volume, ainda só não o comecei a ler porque sei que é um mundo bastante complexo, que requer toda a nossa atenção, mas quando tiver mais tempo e cabeça para uma obra desta envergadura, irei lê-lo. :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Mal deste mundo se não tivesses, com tanto tempo que ainda tens pela frente, de ler este escritor, não é por acaso que é considerado o mestre ;).

      Como já falamos diversas vezes a sua escrita a mim torna-se cansativa um pouco, mas tenho a certeza que seja mais um problema meu, alias quero reler a trilogia e até outros livros seus, para conhecer na plenitude o universo criado por Tolkien.

      Já sabes que se necessitares é só pedir ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Oi, bom...acho q passei boa parte da minha vida sendo injusta com Tolkien, pois tive contato com seus livros ainda na adolescência, e comecei lendo justamente O Hobbit, na qual na época, achei chatíssimo, prolixo, enfim, não gostei, mas (graças a Deus), a vida passa, as coisas mudam e as pessoas amadurecem, e meu gosto literário ao meu ver, foi ficando mais apurado, pois hj, não só gosto e admiro Tolkien, como pretendo ler algumas de suas obras esse ano, a começar, por Hobbit, q na verdade, já comecei, e não tem nada de chato, como era a minha opinião sobre o livro há anos atrás. :D Enfim, de fato, Tolkien é o top da fantasia, e merece todas as honras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Antes demais muito contente que aqui apareças até amigos do Brasil vêm aqui comentar :D

      Estou plenamente de acordo contigo, a mim tambem me aconteceu isso um pouco, mas vamos ver agora com a leitura do Hobbit quem sabe não me venha a dar para ler a sua obra, afinal entretanto já li mais uns livrinhos e talvez tenha outra "bagagem" para apreciar devidamente a sua obra.

      Seja como for é um escritor que pretendo reler e estou contigo merece, até por tudo o que contribui-o para a fantasia, todas as honras ;)

      Beijinhos e boas leituras ;)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Olá Nuno,

      Sinceramente nem te sei responder muito bem, mas para te iniciares no escritor, começa pelo Hobbit e depois segues para a trilogia do Senhor dos Aneis ;)

      Abraço

      Eliminar
  10. Amigo Fiacha ainda não tenho uma ideia muito formada a respeito do Tolkien porque só recentemente comecei a ler O Hobbit. Mas já tenho a trilogia do sr dos Anéis prontinha para ler. Já vi os filmes e gostei bastante normalmente quem lê os livros não gosta de ver os filmes mas eu acho que os filmes até estão bem feitos. O Hobbit por exemplo eu vi primeiro o filme e agora estou a ler e acho que o que estou a ler foi precisamente o que vi. Por vezes qd realizam os filmes só fazem asneira e certos factos não correspondem. Contudo acho que este Sr era um génio

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga,

    Olha que a escrita do Tolkien é bem diferente no Senhor dos Aneis do que no Hobbit, por acaso também estou a ler o Hobbit (leitura conjunta :D ) e nota-se que é mais soft, vamos ver se vais gostar lol

    Mas é um escritor que deves ler, muito deu e tem dado ao genero literário e é sem duvida o mestre, não me custa reconhecer ;)

    Bjs e depois diz o que achaste :D

    ResponderEliminar