sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Planalto e a Estepe de Pepetela



Sinopse:

Do encontro entre um estudante angolano e uma jovem mongol, nos anos 60, em Moscovo, nasce uma amor proibido. Baseada em factos verídicos, ficionados pelo autor, esta história põe em evidência a vacuidade de discursos ideológicos e palavras de ordem, que se revelam sem relação com a prática. Politica internacional, guerra, solidariedade e amor, numa rota que liga um ponto perdido de África e outro da Ásia, passando pela Europa e até por Cuba. Uma viagem no tempo e no espaço, o de uma geração cansada de guerra num mundo cada vez mais pequeno.

Maravilhoso e comovente, este é um romance sobre o triunfo do amor, contra as vontades e todas as fronteiras.

O escritor:

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, (Benguela, 29 de Outubro de 1941) é um escritor angolano.

A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante a longa guerra, Pepetela, angolano de ascendência portuguesa, lutou juntamente com MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) para libertação da sua terra natal. O seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante aquela guerra. Yaka segue a vida de uma família colonial na cidade de Benguela ao longo de um século, e A Geração da Utopia mostra a desilusão existente em Angola depois da independência. A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. A sua obra nos anos 2000 critica a situação angolana, textos que contam com um estilo satírico incluem a série de romances policiais denominada Jaime Bunda. As suas obras recentes também incluem: Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto em Luanda.

Opinião:

Já tinha tido a oportunidade de ler o livro Mayombe há uns anos atrás e nem sabia que era deste escritor e foi uma livro que na altura me marcou bastante.

Quanto a este livro penso que a sinopse resume muito bem tudo o que o livro é, até acabamos por perceber  que terá um final feliz, uma vez que é referido que será um triunfo do amor, mas será mesmo assim como é descrito ?
Claro que o livro não se resume a isso, acabamos por conhecer um pouco os hábitos e formas de pensar de vários povos, como funcionava este tipo de universidades no tempo onde o Comunismo era lei.

Gostei dos personagens (em especial do protagonista que é por quem acabamos por ir acompanhando a história), a escrita é fluida e marcadamente de um escritor Africano, o que ajuda a que o livro se leia num ápice e claro como devem verificar o enredo é interessante.

Um livro que se lê muito bem e acaba por ter um final comovente

Livro 1 / 2013 - Angola (8/10)

2 comentários:

  1. A primeira opinião de um livro num blog é sempre digna de ser registada com um louvor... :)
    Gostei e fiquei curiosa com o livro. Nunca li nada de Pepetela embora tenha em casa A Parábola do Cágado Velho, já há algum tempo.
    Acho que me despertaste a curiosidade para o ler.
    Continua amigo e eu virei cá comentar sempre que possa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ois amiga,

    É sem duvida um escritor que gostava de ler mais livros, gosto do tipo de escrita dos escritores africanos ;) e penso valer bem a pena.

    Já sabes que o tens à disposição caso queiras e será sempre um prazer ter tão ilustre caminhante a comentar aqui neste cantinho.

    Manda sempre e bjs

    ResponderEliminar