sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Velho que lia romances de amor de Luís Sepúlveda



Sinopse:

António José Bolivar Proeno vive em El Idilio, um lugar remoto numa região amazônica dos índios shoar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis. Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amo que, duas vezes ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses gringos e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram crias. Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolivar Proano há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luís Sepúlveda num "clássico" da literatura latino-americana.

O Escritor:

Luis Sepúlveda nasceu Ovalle, no Chile, em 1949. Reside actualmente em Gijón, na Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil. Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.



Opinião:

Ao lermos a sinopse do livro ficamos já com uma ideia do que o livro nos relata, mas não tudo pois há no livro há uma mensagem muito forte, pois o livro foi dedicado a Chico Mendes, morto numa emboscada por defender a floresta e os direitos das tribos amazônicas.

A grande floresta amazônica, onde sobrevivem especies raríssimas de fauna e flora é o verdadeiro protagonista do romance, cuja mensagem é nos transmitida pelos olhos de Bolivar, o velho ermita, que vive na floresta e lê romances de amor.

Um livro pequeno, comovente e que vale bem a pena ler, gostei muito de tudo, personagens, enredo e claro da escrita.

Livro 2 / 2013 - Chile (9/10)

6 comentários:

  1. um excelente livro de um autor que se preocupa bastante com os problemas do ambiente. A destruição da Amazónia, os problemas de poluição em grande escala são uma constante nos seus livros e a sua bandeira, é um verdadeiro ecologista.
    Gostei do teu comentário, simples mas que toca o essencial.
    Estás num excelente caminho, agora é sempre seguir em frente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois caminhante,

      Sim penso que mais fale ser simples nos comentários se necessário depois debater-se melhor o livro tudo certo, quanto ao livro é como dizes, gostei bastante pois alem de um romance bonito há a tal mensagem por trás nos seus livros.

      Gostava de ler pelo menos mais um livro, mesmo que seja um pouco repetitivo, são sempre histórias que se lê bem e nos dão prazer, embora nem sempre as coisas corram como desejávamos.

      lol, tens que me ajudar a percorrer o caminho ó raposa caminhante :D

      Eliminar
  2. Na minha estante existem , para além deste, mais dois livros de Sepúlveda: A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar e As rosas de Atacama. Se algum dia os quiseres ler é só dizeres amigo Corvo.
    Também já li Patagónia Express, o Mundo do fim do mundo e Nome de Toureiro. O que gostei mais foi sem qualquer dúvida O velho que lia romances de Amor.
    Existem muitos outros escritores fantásticos da América latina, deves lê-los também e vais ver que descobres um novo continente :)

    ResponderEliminar
  3. Ena só agora reparei nos erros dados no comentário anterior e ainda por cima não dá para editar *assobio*

    Sim agora não devo ler outro do escritor, pelo menos não este ano.

    Quanto e escritores da América Latina sem duvida, eu até gostava de ler a Isabel Allende mas é também chilena, mas vou ler outros dessa região seguramente, como O Gabriel Garcia Marques, Laura Esquivel, Italino Calvo, entre outros.

    Por acaso e ainda hoje me recomendaram a leitura do escritor brasileiro Érico Veríssimo, que penso até já nos terem recomendado a ambos num grupo do FB, mas não tenho ideia se está publicado por cá (penso até que chegaste a averiguar), mas é um nome que tenho que memorizar e ver se encontro.

    Pelo que vejo já leste bastante sobre este escritor, já sei a quem recorrer para ler mais um livro deste contador de histórias :D

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Estou a ver que estás a cumprir os teus objectivos de leitura para este ano... Muito bem...
    Deste escritor ainda só li um livro, "A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" e gostei, é uma história gira e bem escrita... Alias até tive que fazer um trabalho para a escola sobre o livro.
    Mas também para os meus objectivos planeio ler este ano mais um livro dele, e será o mesmo que tu leste. Depois posso deixar a minha opinião! =)
    Boas leituras...

    ResponderEliminar
  5. Olás,

    Sim era interessante ver o comentário de uma pessoa que tem os mesmos gostos que os meus e objetivos de leitura para 2013 já agora, penso que irás gostar seguramente do livro, alias é sempre bonito lermos algo sobre a selva amazónica e os povos que conhecem a floresta como mais ninguém, vais gostar acredita ;)

    Quanto aos objetivos penso que durantee os próximos 6 meses nem preciso de me preocupar, pois tenho ai muito livro de escritores de nacionalidade diferente para ler, mas se for à estante e vir com atenção ainda se descobre mais uns quantos :D

    PS: Conto que me emprestes a Juliet Marrilier, a criadora do corvo fiacha ;)

    ResponderEliminar