terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rui Ramos - O Contador de Histórias


Nem só de livros se contam histórias e desta vez venho falar-vos de uma forma diferente de as contar, isto é, em forma de “contador de histórias”.

Podia falar do amigo Rui ao elogiar o seu talento para o desenho, para a escrita e até partilhar convosco desenhos que me foram oferecidos pelo próprio, mas gostava de partilhar convosco outro talento que ele tem, o de contador de histórias.

“Era uma vez um rapaz do norte que decidiu partilhar as suas histórias com as pessoas de uma forma diferente, através do diálogo e, claro, de alguns brinquedos como acessório e daí começar a dar vida aos personagens que habitam os universos que ele cria do nada! ”

Tudo pode ter começado como um hobby, mas nos dias de hoje ter-se a coragem para arriscarmos a fazer desta vida (contador de histórias) o nosso ganha-pão é de louvar. 

Pela luta de se trabalhar em algo que se gosta, por partilhar conhecimento com os outros, pela coragem de se iniciar num emprego que acredito não seja financiado e, como qualquer um de nós, o Rui também vive do que ganha (é a ideia que tenho  :D) e por estar sempre disponível para colocar um sorriso na cara dos outros, merece que partilhe aqui a sua história.

Desejo que esta aventura lhe esteja a dar prazer e que consiga vencer!

BOA SORTE COMPANHEIRO

24 comentários:

  1. Só posso assinar por baixo o que dizes e reforçar os desejos de boa sorte nesta nova etapa da vida do Rui.

    ResponderEliminar
  2. Ois Marco,

    Penso que tiveste oportunidade de conhecer pessoalmente o Rui numa ida ao Porto, estou certo ? Ate´tiveste direito a livro de BD autografado se não estou em erro :P

    Seja como for sei que tiveste bons momentos de convívio com o Rui, pelo menos no forum BANG, só por ai dá para ver a pessoa que é, sempre pronta para um bom bate papo e uma mais valia onde quer que participe e para que fique registado, sempre pronto a ajudar, mas fico por aqui.

    Agora ao vermos alguém que conhecemos enredar por esta vida, é digno de uma *venia* por tudo o que referi ;)

    Por acaso também terás o teu momento aqui no blog *assobio*

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    É um ato de grande coragem e de grande jubilo! Acreditar nas Artes. Que dê tudo muito bem! É um grande e belo projeto! Parabéns :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sem duvida coragem a ao fim ao cabo fazer aquilo que mais gostamos, merece que tudo corra bem ;)

      Bjs

      Eliminar
  4. Não foi no Porto, mas em Aveiro, me tenho pena de não ter dado para nos termos encontrado em Coimbra, ocasionalmente tenho boas conversas com ele, e claro agora é Doutor.

    ResponderEliminar
  5. Hum por acaso tinha na ideia que tinhas ido a um encontro do Forum BANG no Porto.

    Olha tens boas possibilidades de assistir a um espectáculo destes ao vivo, a ver se consegues ir, penso que recentemente esteve em Aveiro.

    Depois bebam uma cervejinha por mim, eu pago *palavra de não escuteiro* :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta homenagem, sem dúvida merecido.

    Ainda não tive a feliz oportunidade de assistir a uma sessão, o que muito me entristece, mas assim que, a oportunidade surja irei com muita vontade e carinho, porque do que conheço do Rui é uma pessoa simplesmente fantástica. E a curiosidade é muito grande.

    Quando a esta forma diferente de contar histórias, acho-a brilhante, mais próxima do público, traz a magia dos livros e aproxima as pessoas das suas próprias emoções e do próprio mundo.

    Parabéns Rui pelo projeto, parabéns Fiacha por dedicares um espacinho do teu blog para tão merecidos artistas.

    ResponderEliminar
  7. Olá miga,

    Se tiveres oportunidade não deixes de assistir, pois irás tambem conhecer uma pessoa 5 estrelas como referes e aproveitas e encomendas-lhe um livro da sua BD ele assina e faz um desenho catita e tudo.

    Aqui só para nós, acho que ficavas KO com um livrinho preto que o Rui tem, se visses os desenhos que lá estão .....

    Obrigado Carla ainda bem que gostaste, merece ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bem depois de tantos elogios merecidos, que mais posso dizer?
    Que espero que este projecto se desenvolva tanto que ganhe asas para voar por todo o lado, muito sucesso e que tudo corra muito bem a este nosso amigo.
    Para ser contador de histórias penso que é necessário ter um dom muito próprio, cativar o outro, prender-lhe a atenção e fazê-lo entrar na história. Parece-me que o Rui o faz e muito bem, basta ver o ar com que ele vive aquilo que faz :)
    Fiacha, uma excelente partilha, como todos as outras, uma homenagem justa e um abraço de amigo :)

    ResponderEliminar
  9. Caminhante,

    É mesmo e se pensarmos que ainda por cima muitas vezes estas a trabalhar com um publico mais juvenil, não deve ser nada fácil conseguir com que fiquem com atenção, sem duvida que é necessário ter um certo jeito ;)

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  10. O meu coração é muito pequenino para aguentar tamanha curiosidade...:P obrigado Fiacha....fica o registo...tenho de andar atenta aos locais onde haverá sessões d"O baú do contador de histórias"..:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla
    Deixa-me informar-te, que alguém me disse que o baú vai viajar por Lisboa no mês de Março :)
    Está atenta porque ele deve publicitar, sempre é mais perto.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Uma pessoa talentosa e de grande coragem. A maior sorte para o Rui!

    ResponderEliminar
  13. Olá pessoal!

    Vi ontem esta publicidade do caro Fiacha ao meu humilde projecto de contador de histórias, mas não tive tempo de responder por estar atrasado para o comboio que me levaria a Vagos (perto de Aveiro) para actuam em mais um espectáculo de teatro para a infância no Museu do Brincar.

    E agora que tenho um tempinho para voltar aqui, deparo-me com tanto elogio!!! Obrigado pessoal, fico bastante feliz com tanto apoio. Merecem todos um grande abraço.

    Achei engraçado terem dito que eu conto histórias de "forma diferente".

    Se pensarem bem, antes de haver escrita, já se contavam histórias, oralmente. Contar histórias de forma oral, é a coisa mais natural do mundo. É aquilo que fazemos todos os dias quando partilhamos com outros experiências de vida, explicamos ao patrão porque chegamos atrasados, contamos à namorada como a vida antes dela era oca e sem sentido e ela trouxe novo brilho e significado... ;) Enfim, todos nós somos contadores de histórias.

    Por isso, na verdade, contar histórias de forma escrita é que é contar de forma diferente. Na minha opinião, de forma artificial ;)

    Antes de mergulhar no mundo da narração oral, as histórias que criava tinham sempre um destino escrito ou desenhado (uma vez que sou um apaixonado por banda desenhada, tendo a visualizar as histórias aos quadrados).

    Mas depois de ter feito um curso de narração oral (e mais umas tantas oficinas de um ou dois dias) percebi que tinha um talento natural para a oralidade e acima de tudo, percebi que é muito mais imediato e espontâneo contar perante um público.

    Sei na hora, se o conto foi bem ou mal recebido porque estou a ver e a sentir a receptividade do público. Não preciso de ir ler nos fóruns ou revistas de opinião, aquilo pensam da minha obra.

    E ainda, gosto da participação do público, da interacção que se cria, do sentimento de partilha e comunidade que se forma durante uma sessão. É algo que o livro por muito bem escrito que esteja, não consegue fazer.

    Quando escrevo um texto ou faço uma BD, tenho que esperar dias, semanas, meses para receber feedback e criar um sentimento parecido, mas nunca igual, ao de narrar um conto. É demasiado impessoal, não existe contacto visual com o receptor, não existe laço humano.

    Além de que para escrever ou desenhar, levo sempre muito mais tempo do que o necessário para ser lido. Ou seja, demoro um ano para fazer uma BD que é lida em 15 a 30 min, por exemplo. É um pouco frustrante.

    Assim, ao narrar, estou a construir uma história ao mesmo tempo na minha mente e na do público. É, no fudo, um trabalho de equipa. E isso, agrada-me bastante.














    ResponderEliminar
  14. Quanto à vida de contador de histórias.

    Há três anos que sou narrador oral, mas só em Janeiro, após ter terminado a minha tese de doutoramento em Geologia, passei a dedicar-me a tempo inteiro à milenar arte de contar histórias.

    Do ponto de vista, monetário não é fácil e bastante incerto. Depende da afluência do público, visto que as instituições não têm dinheiro para contratar um profissional. Obriga-nos a inventar formas alternativas e aceitáveis de receber algum pelo trabalho realizado.

    É uma vida de saltimbanco que nos obriga a andar de porta em porta, de terra em terra.

    Mas isso agrada-me, confesso. Tenho pavor a rotinas.

    Nos locais onde já sou presença assídua procuro inovar sempre nas sessões, nunca repetir histórias, nem livros, nem fórmulas. Uma sessão nunca é igual no mesmo sítio, é a minha máxima.

    Isso obriga-me a ser inventivo e criativo, fazer muita pesquisa, investir em livros novos, acessórios (corro tudo que é internet, feira de antiguidades, artesanato, medieval, vale tudo) e a criá-los também. Mas isso também me agrada bastante, evita a estagnação e a rotina.

    No sábado passado, por exemplo, deitei-me às 7h da manhã depois de ter estado a noite toda a construir um labirinto que usaria às 11h da manhã, nesse mesmo dia, em Aveiro na sessão de contos. Dormi apenas uma hora antes da sessão. O facto de ter criado algo novo para uma sessão deu-me novo alento e abriu-me os horizontes para outros voos, outras possibilidades, novos caminhos a explorar. Este processo criativo, modifica a mente, fá-la sentir-se viva e radiante.

    Ainda estou muito no início para vos dizer se é vida profissional para levar para a frente, para já está ser uma grande aventura, felizmente com mais altos que baixos. Até hoje tenho actuado, entre o Douro e o Vouga, mas uma formação em Lisboa, abriu a possibilidade de actuar na Capital.

    Assim, é com prazer que anuncio a minha tour por Lisboa em Março.

    Entretanto farei o cartaz com as datas e locais.

    Apareçam, são mais que bem-vindos.

    Até lá, um abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos elogios e pela divulgação. Fiacha és um grande amigo, não me esquecerei disto. :)

    Rui Ramos - O Báu do Contador

    ResponderEliminar
  15. Excelente resposta Rui, a partilha da tua vivência enquanto contador de histórias é muito bonita e entusiasmante.

    Boa sorte para toda a tua vida, que conseguias sempre realizar os teus sonhos e que tenhas sucesso com o teu projeto, que de facto, é fantástico.

    ;)

    ResponderEliminar
  16. Ois Rui,

    Faço minhas as palavras da Carla e quanto ao ser justo ou não o elogio, basta ver pelos diversos comentários que tiveste, logo está à vista ;)

    Citando o Thanatos:

    "Num país em que muitos falam que hão-de fazer, ele não fala. Mete as mãos na massa e *faz*. Como disse merece todo o meu respeito e esta é uma bonita homenagem. "

    Agora não te habitues como o amigo Passos e o Gaspar eheheh

    Abraço e espero poder ir a um dos teus espetaculos, será com todo o gosto ;)


    ResponderEliminar
  17. Bela homenagem...
    E foi muito bonito da tua parte Fiacha! =)
    Não conheço o trabalho do Rui como contador, mas dos desenhos que vi, tenho a dizer que gostei muito! São muito bons!
    Boa sorte Rui...

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana,

    Só vens confirmar o quanto justo foi esta pequena homenagem, até eu fiquei surpreendido com o reconhecimento que as pessoas têm do seu trabalho ;)

    Acho que não deve faltar muito para ires assistir a um espectáculo dele, se a oportunidade surgir :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Bonita homenagem Fiacha.
    Já vi alguns desenhos do Rui e gostei bastante! Como contador e para os outros projectos que tenha desejo muita sorte e sucesso, é sem duvida uma ideia muito original e acredito que o publico não sempre seja facil :).
    Boa sorte Rui.

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Por acaso não quis aqui destacar essa faceta do Rui, mas é verdade sim o Rui tem muito talento para o desenho, recordo-me que os dois desenhos que me fez foram sempre no Forum Fantástico e num curto espaço de tempo e quando damos por ela UAU que imagem...e tem um livro preto muito interessante.

    Mas sei que tambe tens jeito para o desenho, alias até me fizeste um, será aqui divulgado :D

    Bjs e boas leituras, não te percas por Westeros :D

    ResponderEliminar
  21. Um dia gostava de ser contadora de histórias! :D
    aliás, na minha profissão já o sou e isso é algo que me deixa muito feliz. Dou muito valor a esta arte :D
    Boas leituras**

    ResponderEliminar
  22. Olá Carolina,

    O Sonho comanda a vida, não desistas ;)

    bjs

    ResponderEliminar