quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Robin Hobb


A série de fantasia mais popular de Robin Hobb é A SAGA DO ASSASSINO. A ideia para a trilogia surgiu num pedaço de papel que conservava numa gaveta, dizia simplesmente "E se a magia fosse viciante?" e "E se a magia fosse destrutiva ou degenerativa?". Constituída por três volumes, o enredo segue as aventuras de um assassino treinado de nome Fitz. A trilogia iniciou-se com APRENDIZ DE ASSASSINO, publicado em 1995, seguido por ROYAL ASSASSIN em 1996 e ASSASSIN'S QUEST em 1997. A SAGA DO ASSASSINO catapultou Robin Hobb para a fama e sucesso.

Pouco depois de completar a primeira trilogia, escreveu a trilogia THE LIVESHIP TRADERS, com uma relação necessária aos primeiros livros. A trilogia é uma história náutica que começa com SHIP OF MAGIC, publicado em 1998, THE MAD SHIP (1999) e SHIP OF DESTINY no ano 2000.

Dois anos depois da publicação de THE SHIP OF DESTIINY, a nova trilogia da Hobb THE TAWNY MAN continuou a história de Fitz e começa quinze anos depois dos eventos de ASSASSIN'S QUEST. Os três livros são FOOL'S ERRAND (2002), GOLDEN FOOL (2003) e FOOL'S FATE (2003).

Embora ainda me falte ler a ponta final do saga o Regresso do Assassino, que segundo sei termina de uma forma excelente, posso desde já afirmar que esta é sem duvida uma das minhas escritoras favoritas.

E para quem gosta de animais, não vai deixar de adorar este livro. Nunca tinha visto tão bem captada a ligação entre uma pessoa e um animal e esta é uma característica que acaba por se tornar um dos alicerces fundamentais da saga.

Fica provado que não é necessário um universo demasiado complexo para se escrever uma boa história, totalmente recomendo pelo corvo ;)

"No mercado populado da fantasia, os livros de Robin Hobb são diamantes num mar de zircões."
"Toda a fantasia devia ser assim."
-George R. R. Martin

25 comentários:

  1. Para quem goste tanto de ler, há sempre muito para falar dos autores favoritos e dos livros que mais gostamos.
    Estou a ver que estás bem lançado. O teu blog é um incentivo à descoberta de novos livros e novos autores :)
    Nunca li nada de Robin Hobb. Um dia será, certamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga caminhante,

      Sim penso que poderia introduzir muitos outros escritores de fantasia, como o Scott Lynch ou o Guy Gavriel Kay ou mesmo o Tolkien, só para citar alguns, mas penso que a nível de fantasia está partilhado os meus gostos, não devo partilhar muitos mais, quanto muito mais um ou outro nome, mas de Romance Histórico ;)

      Fico contente que ajude pessoas que tenham mais ou menos o mesmo gosto que eu a descobrir novos universos e que acima de tudo depois venham a ser recompensados, esta escritora para mim é mesmo muita boa e não engana.

      Bom mesmo era a SDE publicar a sua trilogia THE LIVESHIP TRADERS, já em 2013 e porque não ela vir a Portugal, isso sim era uma enorme alegria.

      Penso que já tens os primeiros livros da 1ª saga certo ? Em todo o caso é só dizeres e combina-se ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Eu não tenho, mas penso que existem cá em casa, não vai ser necessário recorrer à tua estante :) obrigado
      Fica prometido hei-de lê-los e depois te direi o que acho.
      Bjs

      Eliminar
    3. Muito bem, para quem gosta de interligações de humanos e animais penso que irá ser um leitura muito agradável, amiga caminhante.

      Fico à espera e muito curioso em ler a tua reação, não deixes passar ao lado esta excelente obra ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Concordo plenamente contigo Fiacha: odiei a amei os personagens com muita intensidade! Lembro de algumas noites que que dizia "só mais uma pagina" e quando dava por mim, o tempo tinha voado!
    Robin Hobb sabe transportar-nos para uma boa aventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Nidia, seja bem aparecida :D

      Não tenho ideia do que já leste da Hobb, mas penso que leste apenas a primeira saga estou certo ? Aquilo que te posso dizer é que a seguinte, O Regresso do Assassino, ainda está melhor que a anterior e estou super curioso por saber como tudo vai acabar, mas lá está fica-se com um sabor agridoce, depois tudo acaba :(

      E é uma escrita muito especial, tal como a nossa Jacqueline Carey, cativante e que quando damos por ela já tudo está a acabar.

      E o nosso amigo Bobo, Dom Dourado, Prfeta Branco, Âmbar, eu sei lá uma maravilha de personagem, das mais marcantes que li até hoje ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá!!!
    Yeaah! Grande post!
    Muito bem, Robin Hobb é uma das minhas escritoras favoritas. De facto, penso que conseguiu construir a minha personagem favorita: o Fitz. Não é segredo nenhum, eu gosto imenso do Fitz. Logo desde o primeiro livro, desde o momento em que abri o livro 1 no Continente e fui cuscar o livro, a sua história. Maravilha. Fiquei apaixonada.
    Criou uma história bonita, credível, interessante, forte, fantástica, rica, emocionante e que nos emociona.

    Fantástica escritora!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Por acaso ao escrever esta mensagem lembrei-me imenso da nossa troca de teorias e comentários aos seus livros, tive pena de não ler este último volume ao mesmo tempo que tu mas não deu. Acho que era mais do que justo fazer aqui um post a esta escritora, mágico simplesmente.

      Quanto a melhor personagem, são várias as que comovem e até boas por as conseguirmos odiar, adorei o papel de majestoso, mas para mim a personagem chave disto tudo é mesmo o Bobo, nem sei como o descrever mas foi a que mais gostei e nem sei como tudo vai acabar, ai ai

      Sem duvida, venha a próxima trilogia compro na hora :D

      Bjs

      Eliminar
  4. *Vénia profunda*

    A Robin vai ser sempre daquelas autoras que vou guardar no coração. Por ter escrito livros fantásticos e por ter criado uma personagem chamada Fitz...

    Concordo com tudo, tudinho que disseste =)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida, era tão bom ela vir a Portugal e autografar os nossos livrinhos, tem aspeto de ser muito acessível, ainda se conseguia uma foto com ela e tudo eheheh

      Sim Fitz é especial, grande personagem, mas não é a única ;)

      BJS

      Eliminar
  5. Sou louca para ler um livro dela, mas infelizmente aqui no Brasil, tal autora não chegou, quem sabe um dia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Penso que a Fantasia está a chegar em força ai ao Brasil, mais cedo ou mais tarde terás essa alegria, penso até existir uma parceria da SDE com uma Editora Brasileira, quem sabe não venha a ser mais fácil.

      Olha deixa só dizer, tomará que o Martin, consegui-se ser tão cativante na relação de uma personagem com um animal, alias desconfio até que Martin tenha vindo buscar um pouco de Hobb, com a cena dos Stark com os seus lobos, mas de uma forma algo diferente ;)

      É muito cativante vai por mim, tens aqui um universo fantástico por descobrir ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá...
    Gostei do teu post... Sem spoilers para quem ainda não leu a saga (como eu =P )...
    Do que já li desta autora, que foi apenas o primeiro volume do Aprendiz de Assassino, gostei muito, e já neste primeiro livro tenho os meus favoritos e aquelas que não gosto mesmo nada...
    A escrita dela é bastante boa! Tenho o resto da colecção para ler e tenho muita vontade de a ler, mas falta é tempo para ler tantas sagas boas que ai existe... Um facto que gostei muito no livro que li dela é aquele pedaço de informação que ela dá no inicio de cada capitulo, ajuda-nos a entender algumas coisas importantes na história... Ah achei bastante divertido os nomes que ela deu às personagens. É algo novo pelo menos para mim!

    Fiacha continua no bom trabalho! =) Fico curiosa em relação a que escritores irás tu comentar em seguida! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá aninhas :D

      Bem se gostaste do primeiro volume então prepara-te que pelo menos os dois seguintes é tipo uma Gloria dos Traidores do Martin, muito bons mesmo e definitivamente te vão prender à saga ;)

      Por acaso também gostei do nome de certas personagens, no fundo tem a ver um pouco com as suas personalidades, foi algo bem conseguido sem duvida ;)

      Sim esses momentos introdutórios, são muito interessantes e por vezes até ajudam ao enredo e perceber como eram nos tempos antigos, quais as tradições, lendas existentes em várias regiões dos seis ducados

      Ai que bom que gostei do que estou a escrever, nunca pensei me meter nisto e sabes o quanto foste importante para que avança-se para este projeto, só tenho a agradecer o vosso apoio sem duvida ;)

      PS: Tens mesmo que tentar encaixar a Hobb nos teus objetivos de leitura de 2013, por acaso esta escritora vai fazer com que leia mais que um escritor da mesma nacionalidade, mas tinha que acabar a saga, tal como o ciclo Pendragon *assobio*

      Bjs

      Eliminar
  7. Ora mais uma excelente escritora pelo ouço dizer :) e pelo que leio só posso dizer que me deixa bastante curiosa...:P

    Confesso que já tive para comprar o aprendiz de assassino mas não calhou...tenho de começar a aumentar a minha biblioteca e seguir os teus bons conselhos :)

    Obrigado pelo excelente texto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Pisco,

      Começo mesmo pela tua ultima afirmação, obrigado pelo apoio que me deste para criar este espaço ;)

      Olha, penso que podes ler pelo que aqui se tem comentado e não tenho problemas que venham discordar da minha opinião pois nem todos podemos gostar do mesmo, que a Hobb é uma excelente aposta. Penso que agora até deves conseguir encontrar pack ou promoções que tornam os seus livros mais baratos, é uma boa aposta.

      Mas até se pode arranjar uma maneira de os leres, nem que seja emprestado, é uma questão de se combinar, mas estes são daqueles que vale a pena reler e acima de tudo fazerem parte da nossa estante :)

      Bjs

      Eliminar
  8. Não posso deixar de concordar contigo... os personagens são o ponto mais forte da Robin Hobb, goste-se ou odeie-se dos mesmos, não é possível ficar-lhes indiferentes. ;)

    Ainda não cheguei à segunda trilogia, tenho andado à espera que acabassem de a publicar antes de me lançar a ela... um destes dias... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,

      Sem duvida, todas elas marcantes à sua maneira :)

      Só te posso dizer que quanto a mim ainda está melhor que a anterior, começa com um previsível rescaldo dos acontecimentos ocorridos no final da saga anterior, pois acabou um pouco rápido demais, mas o que te cativou na primeira saga, encontra-se tudo nesta segunda, penso até que com uma escrita mais amadurecida e tem pormenores e enredos, muito bons e claro os dilemas do nosso Fitz não deixarão de o atormentar :D

      Bjs

      Eliminar
  9. A Robin Hobb é realmente uma grande escritora, adorei a saga "O Aprendiz de Assassino", e já tenho os primeiros livros da segunda saga, mas estou como a P7, espero que acabem a saga para começar a ler. Boa sugestão amigo Fiacha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Dragão Negro, sendo assim podes começar a ler a obra, que como já referi ainda está melhor que a anterior, pois estão todos os livros publicados, eu é que ainda não sei como tudo termina, pasme-se, mas em breve vou descobrir.

      Ao menos que leias este ano e depois quero saber a tua opinião ;)

      Abraço

      Eliminar
  10. No ano passado tive o prazer de ler o meu primeiro livro desta escritora: “Aprendiz de Assassino” e fiquei viciada! :D Logo que acabei fui a correr comprar o segundo! E esta semana deve chegar aqui a casa o terceiro da Saga do Assassino :P

    Adoro a estória, a forma como a autora escreve, as personagens, o universo criado, mas principalmente a ligação com os animais, que para mim é o ponto forte desta série. Eu que adoro animais fiquei logo rendida *.*

    Adorava que a Robin Hobb viesse fazer-nos uma visitinha a Portugal para uma sessão de autógrafos! Não custa nada sonhar não é? xD

    ResponderEliminar
  11. Olá Mónica,

    Antes demais bem vinda, espero que venhas a gostar de comentar neste espaço, já vi que gostas da Hobb tal como do Martin, muito bem ;)

    Bem apenas te posso dizer que te invejo, ainda tens tanto de bom pela frente, tenho a certeza que deves adorar Majestoso e se adoras animais, ainda vais saber muito mais sobre essa magia, a manha ;)

    Quanto a mim o melhor é mesmo a saga seguinte, embora tenha adorado a primeira saga, mas na seguinte penso que a Robin Hobb, está mais "madura", mas vai comentando o que vais lendo, alias eu irei acompanhar no teu blogue ;)

    Era tão bom, já esteve previsto sabes, mas acabou por não se proporcionar, seja como for é algo que ainda vou ter o prazer de assistir e seguramente terá uma mensagem própria dedicada a esse evento :D

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá amigo corvo. :)

    Robin Hobb é também uma das minhas escritoras preferidas, mesmo ainda só tendo lido a primeira saga dela. Adoro a história que se pretende a contar, adoro as personagens Fitz e Bobo e tem uma escrita completamente mágica. Como a Patrícia referiu, é daquelas autoras que tem um espaço especial guardado na minha memória e na minha biblioteca e que um dia terei de reler, pois é realmente fantástica.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Bem amiga Rita se apenas com a primeira saga já é uma das tuas escritoras preferidas, então prepara-te pois quanto a mim o melhor está para vir ainda, mais não te posso dizer, apenas que o nosso amigo assassino terá bastantes dilemas, se terá ;)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  13. Fiacha, o seu blog está muito agradável aos olhos e à mente. Mostrado de uma forma bem simples e clara, além de revelar quem é o mestre Martin. Um assassino, um amigo, um pai e principalmente uma criança de dez anos. Mostrando toda a perspectiva dos livros pelos olhos da Arya. A heroina, uma verdadeira guerreira. E estamos aqui, a espera do sexto volume para mais surpresas e mortes, já que o inverno está chegando.
    Valar Morghulis.
    *.*

    ResponderEliminar