domingo, 20 de janeiro de 2013

Robert Jordan - Roda do Tempo


Sinopse:

A Roda do Tempo gira, e as Eras vêm e passam, deixando memórias que se tornam lenda. A lenda se desvanece em mito, e até o mito estará há muito esquecido quando a mesma Era, que lhe deu origem, retornar.

Não há começos nem finais no volver da Roda, mas em um dos princípios possíveis, um vento se ergueu na terra dos Dois Rios. E, com ele, o prenúncio do fim de um Era. Alheio ao girar sem fim da Roda do Tempo, Rand al'Thor e seus companheiros do Campo de Emond são conduzidos pelo Traçado a uma espiral de eventos que os colocam em meio a lendas tornadas realidade: Crias das Sombras, figuras geradas pelo mal personificado; Aes Sedai,

mistura de sábias, feiticeiras e sacerdotisas, canalizadoras do Poder Uno; e o Dragão, reencarnação de um herói do passado, destinado a salvar o mundo e destruí-lo mais uma vez para isso.

O Olho do Mundo é o primeiro livro da série A Roda do Tempo, uma das mais aclamadas séries de fantasia de todos os tempos. Sucesso de público e crítica, com mais de 44 milhões de exemplares vendidos e quatro títulos atingindo o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times, a saga criada por Robert Jordan é a obra de literatura fantástica mais famosa desde O Senhor dos Anéis. Em A Roda do Tempo, o mundo e o próprio tempo encontram-se em risco. O que foi, o que será e o que é: tudo poderá sucumbir ante à Sombra.

Comentários:
"Jordan dominou o mundo que Tolkien começou a revelar" The New York Times

"Épico em todos os sentidos" THE TIMES

“Em raríssimas ocasiões, escritores muito talentosos conseguem criar mundos que transcendem a fantasia, mundos que se tornam realidades. Robert Jordan o faz.” MORGAN LLYWELYN – escritora irlandesa de literatura fantástica


Jordan e juntamente com George Martin o meu autor favorito neste género, embora e no momento atual possa dizer que até talvez Jordan tenha ligeira vantagem (falo em comparação aos 4 primeiros volumes, versões ), pois o 5 volume de Martin está bom, mas não conheço os livros seguintes do Jordan.

O que posso dizer é que de livro para livro se vão tornando cada vez melhores (Martin atinge o auge no 3).

É fácil para quem lê o primeiro livro ver também quem foi a principal influência de Jordan devido ás MUITAS semelhanças com O Senhor do Anéis, no entanto isto fica-se no primeiro livro e a partir daí a obra cresce a um nível atingível por poucos. Por mais estranho que possa parecer aquilo que não gosto em Tolkien na sua escrita é ser muito descritivo, algo que acontece muito em Jordan, mas que neste caso adoro, mas aqui deve ser mesmo um problema meu :D

Cruel é mesmo o que a Editora fez, após a publicação do 4º livro, A Sombra Alastra, deixou de publicar os restantes volumes, mesmo quando a saga atinge o auge, pois os livros vão melhorando de qualidade de livro para livro (como já referi), mas acredito que com a serie a virar serie televisiva ainda venham a repensar a continuação da saga, tenho fé ;)

24 comentários:

  1. Excelente comentário Fiacha.
    Um livro fantástico, num mundo fantástico :)
    Partilho a tua opinião final, pena que a editora tenha parado no 4ºvolume. Vamos aguardar que possam reconsiderar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Cruel sem duvida, logo deixar de publicar quando a saga está no auge e a prometer muito, mas vamos ter esperança ;)

      Eliminar
  2. Também já li este livro e gostei bastante...
    É sem dúvida um livro "obrigatório" para quem goste do género fantástico...
    Pois pode ser que com a viragem da Saga para série os restantes livros sejam publicados em Portugal...
    Se não há sempre os originais =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ana,

      Não sei se já tiveste oportunidade de ler os seguintes, mas por ai irias ver o tamanho da crueldade que nos fizeram.

      Sim há sempre essa hipótese, ou mesmo como já me sugeriram comprar em Espanha e ler nessa língua, mas pronto quero acreditar que como aconteceu recentemente no Brasil venham a anunciar a continuação da publicação do resto da serie ;)

      Eliminar
  3. Amigo Corvo, que artigo lindo. Amei. Eu adoro essa série e Robert Jordan conseguiu criar algo a mais na fantasia medieval. Um autor que deve ser lido com certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassy,

      E as tuas resenhas dos livros seguintes deixam-me sempre tão intrigado com os livros seguintes, ainda vamos montar um negócio de troca de livros Portugal / Brasil :D

      Quero tambem a serie Dark Tower do S. KIng, se prepara rsrsrrs

      Ainda bem que gostaste, fico contente e gosto de te ver por estes lados :)

      BJS

      Eliminar
  4. Meu tu estas cada vez melhor nos teus comentários!

    Não vou acrescentar muito mais ao teu texto porque já dizes quase tudo. Uma boa saga, ainda que talvez longa demais, e que inicialmente era para ter 12 volumes, mas que com a morte do seu autor e apenas com um volume por escrever passou o testemunho ao Brandon Sanderson e a saga passou a ter 15 volumes, e que está para conhecer o seu ultimo volume brevemente.
    Talvez a editora, senão a Bertrand outra, pegue na saga se a serie tiver sucesso e mesmo assim...
    Quanto aos originais cara Ana Bernardes nem todos sabemos, ou mesmo queremos, ler em inglês, embora para os que podem e querem seja uma (quase) uma inevitabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Dragão, não o Renascido mas o Negro :D

      É isso infelizmente o escritor já faleceu e penso ter deixado tudo mais ou menos bem planeado em como queria que a saga acaba-se, pelo menos é a ideia que tenho e pelo que percebo ficou muito bem entregue Brandon Sanderson, outro que poderia ser por cá publicado.

      Sei que por vezes o Jordan é muito descritivo, mas sinceramente até gosto, ou tenho gostado até ao momento e como referi os livros vão melhorando de qualidade de livro para livro. Por mim e tal como Martin, bem que podiam continuar a escrever mais sobre estes universos, não me importava nada, pelo menos a saga Roda do Tempo tem fim à vista, se Martin conseguir terminar a sua saga já me dava por muito satisfeito :D

      Tu que vais a vários eventos de leitura na Berthand de Coimbra, bem que podias sugerir este livro para ser o debatido e porque não, tentares saber alguma coisa :D

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá!

    Quero ler estes livros, cada vez estou mais curiosa. Muito bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rainha do Sol,

      Fazes muito bem, olha só para teres uma pequena ideia, se pegássemos nos 4 primeiros volumes, versão original, de Martin e Jordan, sou sincero não sei qual escolheria.

      Se poderes lê, penso não serem muito fáceis de encontrar, mas nada como tentares ;)

      Eliminar
  6. Olá Fiacha. Parabéns pelo texto!

    Li este livro há uns anos e é muito bom. Ao início foi difícil, pois não é fácil entrar neste mundo e é preciso saber toda a sua história passada para compreender o que está agora a acontecer. Gostei bastante mas na altura decidi parar porque a editora parou de lançar os livros, e também é verdade que serem tantos livros não ajuda.

    Espero mesmo que a editora volte a esta saga, pois estamos perante uma das grandes sagas de fantasia dos últimos anos... pelo menos é o que dizem os que leram! Espero que a série tenha sucesso para os livros voltarem.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Só te posso recomendar que leias os restantes, se ainda não o fizeste, vale bem a pena, é como referi é tão bom como Martin, embora por vezes Jordan seja algo descritivo.

      Se sair uma serie, acredito que venham a pegar novamente, ou mesmo uma nova Editora pegar, como a 1001 Mundos, que já publica coisas bem boas como o Joe Abrecombrie, Rofhuss ou mesmo o Peter V. Brett :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Belo comentário, sim senhor!=D

    Infelizmente ainda não li este livro e isto porque não estou para começar uma saga que não foi acabada de traduzir cá =S Já pensei e é uma hipótese a considerar, ler em inglês para acabar com o bichinho da curiosidade!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Obrigado :)

    Devias dar uma oportunidade, é um universo um pouco difícil de se entrar mas depois acaba por ser uma leitura extremamente viciante e duvido que não continues a ler a saga em Inglês.

    Se soubesse era o que eu faria, ainda por cima os livros ficam mais baratos e tudo ;)

    BJS

    ResponderEliminar
  9. Não conheço infelizmente, mas obrigado pela dica ;)

    Sempre boas escolhas Fiacha e mais uma vez, excelente comentário :)

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Obrigado, olha tenho cá na ideia que o teu Targarien ia adorar, se poderem comprar não deixem passar....O Problema mesmo é que só publicaram 4 volumes por cá, mas só por ler esses sinto-me satisfeito, não plenamente, mas satisfeito e dou o dinheiro por muito bem empregue ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Estou no liveo 11, que obviamente só tem em inglês, e posso afirmar que é A Roda do Tempo é o melhor livro que já li. A forma como a historia do R. Jordan se encaixa com o passar dos livros é impressionante, sem contar que a gente acaba desenvolvendo uma ligação com a historia e certos personagens. Acho que vai demorar pra sair os demais em portugues, aqui no Brasil só temos o 1 e 2 traduzido, o que me fez procurar os outros. Coloco Robert Jordan, pela profundidade da historia, juntamente com o Tolkien nesse mundo da literatura fantástica. E corvo, achei muito legal que tu fez um post sobre A Roda do Tempo!! O ruim é que por aqui não tenho muito com quem discutir sobre o livro. Abraços

    ResponderEliminar
  12. Olá André,

    Concordo plenamente contigo, Robert Jordan é sem duvida do melhor que há. Pelo que sei há boas novidades ai pelo Brasil, parece que sempre vão continuar a publicar a saga por ai, contrariamente ao que se passa por cá. Foi dos maiores KO que levei até hoje, pararem de publicar a saga ao 4 volume, cruel como deves imaginar.

    Por acaso no FB há um grupo de malta bem porreira que conheço e que é ai do Brasil que só falam sobe o Jordan, vou até pedir à amica Cassiana, aqui no blogue conhecida por dragonmountbooks, para que te indique locais onde podes falar sobre esta magnifica obra ;)

    PS: Já leste George Martin ? Muito bom também

    http://www.facebook.com/groups/317107944967630/

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André, acabei de reler o 11º livro, é ótimo. Já estou no meio do 12º, The Gathering Storm, e tive que me obrigar a largar para terminar outros livros rsrs

      Como o amigo Corvo disse temos aqui no Brasil uma galera louca pela série e eu tenho até um grupo, o Fiacha já colocou o link, e uma página no facebook caso vc se interesse em entrar e se o Fiacha me permitir deixo o link para vc: https://www.facebook.com/ARodaDoTempo?ref=hl

      E as resenhas dos livros estão lá no meu blog Dragonmountbooks. A resenha de The Knife of Dreams sai em breve. Abs, Cassy

      Eliminar
  13. Ora essa Cassiana dispõem, quem sabe se acabe por ganhar mais um bom elemento para o grupo, assim o espero ;)

    E obrigado pela ajuda :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Não acho pra comprar em nenhum site! Fiacha poderia me dizer onde encontro pra comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que os vejo volta e meia mas não posso ajudar pois sei que são muito dificeis de encontrar

      Ai tanto tempo a responder, Sorry :(

      Eliminar
  15. Olá Fiacha

    Excelente opinião.
    Tenho os 2 primeiros livros para ler. Ainda tenho esperança que esta saga volte a ser publicada em Portugal. Já que apostaram na Torre Negra, de Stephen King, também podem voltar apostar em Robert Jordan.
    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Pois é que o que manda e está lá em cima te ouça seria uma agradável surpresa, vamos manter a esperança ;)

      Abraço

      Eliminar