quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Objetivos de leitura para 2013

Objetivos de leitura para 2013

Seguindo uma sugestão feita por pessoas amigas que tenho no FB, aceitei como objetivo de leitura para 2013, ler livros de escritores de nacionalidades diferentes.

 Obviamente este objetivo permite-me ler livros de gêneros diferentes, uma vez que as minhas leituras estavam muito centradas no gênero fantástico e digo que está a ser uma experiencia muito enriquecedora, pois já li escritores como o Pepetela (Angolano), Sepulveda (Chileno) e Hermann Hasse (Alemão) que de outra forma não leria tão depressa.

São várias os livros que já tenho em mente, obvio que haverá exceções, como escritores portugueses e americanos, pois como sabem sigo algumas series, como não ler a Robin Hobb (melhor serie de fantasia em 2012 e Stephen Lawhead (Melhor Romance Histórico de 2012) ambos americanos e que ainda tenho livros de sagas para terminar ?

Não pretendo ler muitos livros, 2 por mês já era bom, a idade não perdoa :D, vou lendo aleatoriamente e espero que seja uma experiência enriquecedora ;)

Boas leituras para todos e caso queiram partilhem os vossos

PS: isto ficava engraçado com uma foto de alguns livros que já tenho para ler, mas não sei como se faz

16 comentários:

  1. Olá amigo Corvo
    Há escritores fantásticos que por vezes deixamos passar ao lado sem darmos por eles, só mesmo quando nos empenhamos a procura-los podemos alargar o nosso horizonte para muito mais longe.
    O objectivo muito bom esse a que te propuseste, coincidentemente parecido com um meu :D
    O que precisares, já sabes a minha estante está à tua disposição.
    Força com o blogue e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga caminhante,

      Sem duvida que sim, por vezes há livros que nos passam ao lado se não fossem recomendados por outras pessoa, sem duvida.

      Eu sempre tive consciência que devia alargar horizontes e largar a fantasia, mas nem sempre é facil largar um genero que gostamos muito, lá me refugiava no romance histórico e na FC, por norma, mas este ano tem mesmo que ser.

      Até ao momento, estou a adorar ler coisas diferentes do que tenho lido nos últimos anos, sei que vamos ler os mesmos escritores em alguns casos e já sabes que a minha estante está igualmente á tua disposição, mas é uma questão de irmos gerindo.

      Curioso que estamos com objectivos idênticos e a ler os mesmos escritores, acabei de ler Hermann Hasse e atualmente estamos a ler o Bram Stoker em leitura conjunta :D

      Não que tenha já as coisas planeadas, mas conto ler escritores como J.M. Coetzee (Sul Africano), Italino Calvo (Cubano), Mia Couto (Mocambique) Gabriel Garcia Marques (Colombia) Paulo Coelho (Brasil), Chiristian Jacq (França), Julia Navarro (Espanha), Vladimir Naovok (Russo), Salman Rushdie (India), Lars Gustafsson (sueco) Laura Esquival (México) o Peruano igual ao teu *assobio*, Tolkien (Inglês), Robin Hobb e o Stephan Lhawead (Americanos), João Aguiar (português), Juliet Marriler (Australiana ? ) isto mais ou menos para já e claro fora os trocos, logo caso necessites de algum destes países dispõem

      O mesmo para o teu blogue, nasceram quase no mesmo dia, ai não temos juizo nenhum então agora como o pais está é que avançamos com estes bebes :D

      Boas leituras, já sabes que vou acompanhando as tuas leituras pois estou muito curioso por acompanhar :D

      Neste momento ando pela china :D

      Eliminar
  2. Não te esqueças de experimentar o Haruki Murakami para a categoria Japão :)

    ResponderEliminar
  3. Olás :D,

    Sim, isso já está garantido pela nossa amiga Caminhante, também ela é uma admiradora desse escritor Japonês, por acaso apenas li O Spunik meu Amor e gostei :)

    E tens objectivos para este ano ou vais lendo o que te der na telha lol

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do teu objectivo e como bem sabes também tenho uns bastante semelhantes...
    E já vi que vais bem encaminhado.. O mesmo já não se pode dizer de mim =P lol
    Desejo-te boa sorte para o objectivo e vai partilhando!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,

    Sabes bem que tudo isto não seria realidade se não fosse a tua sugestão e alem disso alguns dos escritores que vou ler deve-se à tua amizade, digamos assim, sabes que a minha estante está à tua disposição e espero que consigas concretizar os teus objetivos para 2013.

    Acredito que ganhes coragem para te lançares num projeto destes (blogue, ou estás a ler pouco no inicio deste ano ? :P) e podes já considerar-me como teu seguidor :D...seja como for obrigado e claro o que ler este ano partilho, nem que seja só a capa e a sinopse :D

    BJS

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Acho interessantíssimo esta tua iniciativa. Além de divulgares boa literatura, que nem sempre anda tão visível, estás a alargar os teus horizontes literários, o que também é importante.

    Espero que consigas =D é um excelente desafio!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,

    Sim está a ser um desafio bastante interessante sem duvida, só tenho pena que não leia tanta fantasia, mas esse é mesmo um dos desafios, mas não quer dizer que se sair ai livros de sagas que já acompanho não vá ler e claro não tarda vou ler o tão desejado Dragões do Assassino...a minha colega diz que o Fitz anda triste, mau mau....e claro se sair outros como o Joe Abrecombrie não falha :D

    Vamos ver para já está interessante e ando a ler Dracula do Stoker (Irlandês)bem interessante por sinal ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      mas lês outros géneros. É uma forma de aumentares o número de género literário. É algo que tento fazer, mas não é fácil. Gosto muito da Fantasia.
      Agora vamos ter de esperar pelo Martin (aargh!) e pelos novos da Hobb. Qualquer dia vou perguntar à Editora =P
      Yes! Ainda bem =D fico à espera de comentar!
      Anda e não é pouco, coitadinho!

      Estás a gostar?

      Bjs

      Eliminar
    2. Ois Maria,

      Sim sei bem o que é difícil mudarmos de gêneros literários, mas vale a pena.

      Sim mas isso já é normal, o que vale é que ele vai publicando ai uns POV, penso que recentemente saiu mais um de Dorne ;)

      Já sabes que terás o meu apoio, venham mais livros da Robin Hobb, leitura mais que obrigatória :D

      Dracula ? Um livro extraordinário, quanto mais leio mais me está a cativar e a manter este nível será o melhor livro que li até hoje sobre vampiros ;)

      BJS

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo corvo,

      Também me parece uma boa iniciativa. Acho bastante interessante a ideia, até porque como referes te permite sair da tua área de conforto e visitar outros géneros, que se calhar não lerias de outro modo. :)

      Quanto ao Haruki, também tenho um livro dele por ler. Já li opiniões muito boas sobre as suas obras, contudo ainda não tive oportunidade de experimentar. Quem sabe se não o faço este ano...

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Olá amiga Miah (só para os amigos :D)

      É tem vários objetivos, penso que o ano passado até sai mais desse gênero com uns romances muito bom que me emprestaste, caso contrário tinha sido uma desgraça.

      Fazes bem, penso que irás gostar de ler o Haruki, vou tentar ler outro este ano :D

      Bjs e boas leituras também e a ver se avanças ai em duas sagas do Martin e da Robin Hobb, bem que gostava de ver a tua reação :D

      Eliminar
  9. Muito interessante esse seu projeto de leitura para esse ano Fiacha, eu vou reorganizar o meu, só tenho um crítica a fazer, há autores melhores no Brasil q Paulo Coelho e ao meu ver devem ser mais conhecidos, te indico Luis Fernando Veríssimo (filho de Érico Veríssimo), pois é uma autor muito divertido, a obra dele q li e gostei muito foi "Gula - Clube dos Anjos", trata-se do pecado capital GULA, q ele narra de maneira inesquecível, outro q te indico, é "O Alienista" de Machado de Assis, é fantástico, bom fico por aqui, deixando minhas indicações, e parabeniza-do-o mais uma vez pelo blog, e por sua meta de leitura! Abraços!

    ResponderEliminar
  10. Olá Amanda,

    Sim temos comentado imenso sobre livros de fantasia, mas este ano quero ler muito menos nesse genero, algo que vou tentar e até ao momento está a ser um experiência muito agradável :)

    Não me digas que vais fazer algo semelhante, quando referes que vais reorganizar o teu lol, era engraçado, caso querias partilha :D

    Sim, penso que noutro local já tinhamos comentado isso mesmo e fiquei muito interessado em ler o Érico Verissimo, mas gostei muito da tua critica, construtiva.

    Curiosamente o livro que penso ler do Paulo Coelho foi um que dizes que até gostaste, Verônica decide morrer :D, tenho ainda um do Jô Soares, que mesmo que não seja muito bom acredito que seja divertido, olha que já li um dele e gostei :D

    Mas fica registada a tua sugestão, o Brasil deve ter imensos escritores talentosos.

    Obrigado, para já até está a correr muito bem, boas leituras para ti também Amanda ;)

    BJS

    ResponderEliminar