terça-feira, 22 de janeiro de 2013

George Martin - O Mestre



Este é o meu escritor favorito a para de Robert Jordan quanto à literatura fantástica diz respeito e sim Tolkien que me desculpe, entre outros admito.

Bem já abri tanto post, já fiz tantas poll (para tanta coisa até mesmo para confrontar com a melhor personagem com as de Tolkien...e ganhou o Tyrion ao Gandalf :D ), já fiz tantas especulações, já comentei tanta profecia, já promovi a abertura de um grupo no FB para que num outro não apanhassem spoilers, já comentei em tanto blog, foruns, já promovi encontros de malta que gostam do escritor e em tantos outras coisas que me desculpem mas apenas deixo estes comentários sobre o escritor: 

"George R. R. Martin apresenta um mundo vibrante e real, personagens soberbamente construídas, enredos complexos mas coerentes, descrições de cortar a respiração e uma prosa muito acima daquilo a que o género nos habituou." - Amazon.com

"Martin tem a capacidade de nos arrebatar de uma forma que os outros autores de fantasia não conseguem, talvez porque também não tenham a sua capacidade para desenvolver personagens. Seja nas sangrentas cenas de batalhas ou nos retratos íntimos dos laços familiares, A Guerra dos Tronos possui uma força crua e emocional que não nos deixa indiferentes. Martin também dispensa todos os clichés tolkianos, como elfos, espadas mágicas e dark lords, focando-se antes em pessoas reais e apenas sugerindo o sobrenatural. Acredite: A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel." -SF Reviews.net

"A Guerra dos Tronos é a obra-prima da fantasia moderna e reúne o que de melhor o género tem para oferecer: magia, mistério, intriga, romance e aventura." -Locus

PS: Thanatos mesmo alterando algumas coisas do teu post que foi removido, foi o melhor que encontrei em tudo o que li sobre o escritor, justiça te seja feita.

46 comentários:

  1. Pois é Fiacha, vou recomeçar a ler o terceiro livro da Guerra dos tronos, aqui no Brasil, chamado de A Tormenta de Espadas, na qual já ouvi comentários, q é o melhor da série, não sei ainda. Bom...o q falar sobre a obra de Martin, no mínimo espetacular, gosto muito da complexidade dos personagens, e o meu favorito é o Tyrion Lannister (espero sinceramente q Martin, não o mate), ao meu ver, tal personagem (talvez pela vida sofrida q tem), possui uma personalidade única, ele não é apenas inteligente, é esperto, cômico, cínico, irônico, defende-se muito bem, das mazelas do ser humano, não se envergonha de ser como é, aliás, como ele é, é q deu-lhe forças para encarar o mundo como é, sem ilusões, encarando cada situação com naturalidade e realismo. Gostei muito quando no primeiro livro ele deu bons conselhos para Jon Snow, outro personagem q gosto muito, mas não é tão sagaz como Tyrion. Enfim, ADORO a obra de Martin, sei q vou ter ainda muitas surpresas (agradáveis e desagradáveis), pois Martin não perdoa, o q ele tiver q fazer para sua obra ficar melhor ainda ele fará, mesmo tento q matar seus personagens favoritos. Enfim, fico por aqui,na expectativa de poder mais para frente escrever outro comentário sobre Martin em seu blog, pois esse autor merece todas as honras!!!

    ResponderEliminar
  2. Ois Amanda,

    Pois é, prepara-te que grandes acontecimentos estão a caminho, quase me dá vontade de dizer que esse é o melhor livro de fantasia que li até hoje, mas é sempre complicado afirmar isto. Não percas tempo, até para não perderes "o fio à meada", pois Martin está sempre a deixar pistas que nos levam a muitas teorias e muitas vezes nem damos por elas :D

    Gosto imenso de várias personagens e que por vezes variam de livro para livro, mas penso que Tyrion à sua maneira consegue ser a que mais me cativa também e vai passar por tanta coisa ainda. Embora as peças comecem a ficar devidamente colocadas no tabuleiro e haver pouca margem para manobra, a haver surpresas (que vão existir) Tyrion é um verdadeiro Joker no meio disto tudo e quem sabe se não nos vai ainda proporcionar mais uns valentes KO, mas para já ainda tens muita coisa boa pela frente...mas...um conselho de um corvo tolo, não ganhes simpatia por qualquer personagem, mesmo Tyrion, sujeitaste a levar uma surpresa *assobio*

    Ui havia tanta coisa para se falar sobre o Martin, apenas quis partilhar um dos meus escritores favoritos ;)

    PS: Presta bem atenção ao corvo que acompanha Bran eheheheh

    BJS

    ResponderEliminar
  3. Para quem não queria um blog, tens cá um belo comentário!=D Estou orgulhosa *.*

    Martin, Martin... que mais dizer que ainda não tenha sido dito? Um Senhor da Fantasia, um Mestre no que faz e o homem que mais ataques cardíacos deve provocar nos leitores! Depois de "Dance With Dragons", tenho o coração apertadinho e os nervos a flipar por todo o lado mas não importa porque isto é bom demais!

    De momento estou a viciar a mãezinha na série e ela está a adorar e já me perdoou todos os vipes que o Capitão Iglo, quer dizer, Mr. Martin me provoca...penso que isto vai durar até vai notícia do próximo livro!

    Eu li todos os livros publicados entre 2010 e 2011, por isso é a primeira vez que estou REALMENTE a sofrer com a espera e expectativa do próximo que, estando meio escrito, espero que não demore 5 anos senão a próxima vez que ele meter cá os pés vai haver problema. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Quando se gosta muito de um escritor, torna-se mais fácil, obrigado ;)

    É uma das causas porque gosto imenso do Martin, não tem problemas em "matar" personagens e mesmo algumas já se estar mesmo a ver que vai acontecer a forma como lá chega é brutal, sem duvidas que é de nos deixar com o coração apertadinho eheheh.

    Por acaso nesse livro, apesar de ser Martin, apenas as últimas 200 páginas voltaram a um ritmo muito bom e que faz com que fiquemos com imensa vontade de ler o livro seguinte, mas no fundo isso sempre aconteceu, mas espero mais, muito mais no "Winter is Coming", até porque está na hora de começar a encerrar ciclos e há ainda muito para se fechar. Para mim é Bran o único peão que já está devidamente colocado onde tem que estar, agora o que Martin vai fazer com ele ? Gosto que o seu lobo se chame Verão, pode ser bom sinal ;)

    Ena isso é que é promover o nosso Capitão Iglo, espero que esteja a gostar :D

    Pois vai ser uma espera terrível, só espero que o Martin não se ponha a informar datas para depois deixar os seus leitores desiludidos, mas pode ser que ele se sinta mais pressionado por a saga ter agora maior visibilidade devido à serie, mas estou contigo só o quero ver cá novamente quando tiver o livro concluido e desta vez vou esperar o que for preciso para ter uma foto com ele, duas vezes que fui ao seus eventos e apenas consegui um livro assinado e tive que pedir ajuda :D

    BJS

    ResponderEliminar
  5. Martin é Martin, é todos os adjectivos para o elogiar pecam por serem poucos e pequenos na justiça que lhe fazem.
    Mas gostaria de ressaltar um aspecto o Martin é um grande escritor ponto final. Esta "mania" de "cola-lo" à Fantasia é ter vistas curtas pois ele é mais de que um isso, é também um excelente escritor de Terror, um magnifico escritor de Ficção Cientifica, etc, etc. Quem já teve oportunidade de ler os seus contos, que em Portugal foram editados pela Saída de Emergência em dois volumes (até ao momento) sabe do que falo.

    ResponderEliminar
  6. Ois Targarien :D

    Sim partilho inteiramente da tua opinião, pelo menos em relação ao terror, tive a oportunidade de ler o Sonho Febril e é até ao momento um dos melhores livros de terror, com vampiros que li até hoje, tal como o Historiador da Kostova e claro agora o Dracula do Stoker.

    Quanto à FC confesso que ainda nada li e comprei o livro muito por culpa de ser um dos únicos que o escritor autografava e por ter um conto com o nome O Cavaleiro de Westeros, que me despertou a atenção. Mas é óbvio que conto ler. Se gostar porque não comprar o outro, mas contos não é bem a minha praia, não querendo com isto tirar-lhe o mérito.

    Mas a sua grande obra é mesmo as cronicas, penso ser indiscutível, então agora com a serie, penso que veio colocar muito mais gente a ler Martin ;)

    Assim sim, dá gosto ver o que é bom e com qualidade vender bem, que seja um balaão de oxigénio para a Editora publicar outros grandes escritores, eu por mim se continua-se com o Scott Lynch, O Guy Gavriel Kay e o Frank Herbert, já me dava por satisfeito ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Muito bom o teu comentário...
    Gostei de o ler...
    Sem margem para dúvidas que estamos perante uma excelente saga... ainda só li os primeiros 6 livros (3 na versão original) mas estou a gostar imenso... Tenciono a seu tempo continuar a ler a Saga, mas como para já ainda não sabemos para quando será o lançamento do próximo livro vou esticando os livros, para depois não deixar de ter nenhum da saga para ler... Mas provavelmente irei ler pl menos 1(na versão original) =P...
    O George Martin escreve muitíssimo bem e sabe como nos agarrar a história! E não é só nesta saga! Já tive o prazer de ler Sonho Febril e adorei... Ainda não conheço o lado Sci-Fi dele, mas algo que pretendo mudar brevemente!
    Continua a colocar post destes! =) Dão muita qualidade ao teu blog!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Até deixas o corvo *corado*, é mesmo uma forma de mostrar os meus escritores favoritos, ainda bem que gostaste de ler ;)

      Gabo-te o conseguires não ler os acontecimentos seguintes, pois como deves ter percebido as coisas terminaram de forma bombástica, mas fazes bem em ler pelo menos os dois volumes seguintes, no fundo um rescaldo do que se passou na Gloria dos Traidores, mas não só ;).

      Sem duvida, sei que quem merece o titulo de mestre é Tolkien, mas gosto mais do estilo e da escrita do Martin

      BJS

      Eliminar
    2. Não há necessidade do Corvo ficar corado! =P E acho que fazes bem em mostrar quem são os teus escritores favoritos...
      Martine e Tolkien são estilos diferentes... Gosto muito de ambos... Cada um à sua maneira...
      Irei ler como te disse, mas não para já, porque primeiro tenho a leitura conjunta e depois tenho de terminar o livro que já estava a ler antes... e antes quero alterar um pouco o género literário!
      Mas tu já leste todos? já não me lembro! =P

      Eliminar
    3. lol

      Sim são estilos diferentes sem duvida. Por acaso devo ler em breve o Hobbit, alias este ano leio de certeza, queria só ver se era em leitura conjunta pois foi um livro muito votado e isso claro graças aqui a amiga Ana ;)

      Do Martin só não li a FC, do que está publicado por cá já, Sonho Febril incluído.

      Eliminar
  8. Que Martin é um excelente escritor é uma verdade inquestionável. Que é o melhor escritor de fantasia, já é mais discutível, na minha opinião claro.
    Não li todos os livros das crónicas do gelo e do fogo, parei no 8º, no entanto os restantes estão ali à minha espera, só que surgiram outros pelo meio e ainda não os agarrei.
    Penso que em alguns volumes, ele poderia resumir um pouco.
    Tenho alguma curiosidade com os contos dele, confesso.
    Mas Fiacha, um belo comentário sem dúvida :)
    Só aquele símbolo do ínicio é que me deixou intrigada...
    Um Lannister que se vangloriava tanto, agora virou Stark???!!!!
    eh eh eh nada como os Reinos do Norte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga caminhante,

      Por acaso mesmo antes de colocares o teu comentário referi que quem devia ser considerado o mestre é mesmo Tolkien, sem duvida, embora como referi goste mais de Martin.

      Penso que isso acontece mais no Festim dos Corvos e mesmo no Mar de Ferro, mas penso que foi algo necessário, face aos acontecimentos ocorridos no volume anterior, mas penso que o final do Mar de Ferro acaba por voltar a estar ao nível.

      O Dança com os Dragões, também acontece, há uma personagem que gosto tanto, que os seus POV já me estavam a chatear bastante, mas se fores paciente terás uma ponta final do livro que nos faz acreditar que Martin tem tudo para acabar tudo isto numa saga épica, vais ficar com muita curiosidade por saber o que ai vem ;)

      Obidos = Lannister, logo sou Lannister, mas lá está quem não gosta de ter um pouco dos Stark, mas só na honra, esperteza têm pouca :D

      Eliminar
  9. Amigo Fiacha já te avisei que estas a desperdiçar uma grande universo de excelentes historias, existem (muitos) contos que são infinitamente melhores que muitos "calhamaços" de sucesso. Não é o tamanho, mas o que fazes com ele.

    Quanto a faceta de FC do Martin acho que estás a perder historias fabulosas como "Os Reis da Areia", mas não só.

    Um dos problemas que referi no meu comentário anterior foi exactamente esse ligasse o Martin à Fantasia e "esquece-se" que já era grande antes com os seus livro e contos de FC, "esquece-se" todos os prémios ele ganhou graças a sua FC. A Saída de Emergência vendeu os livros de contos do Martin "O Cavaleiro de Westeros e outras historias" e "O Dragão de Inverno e outras historias" como livros de Fantasia, quando na realidade são livros de FC com um conto ou dois de Fantasia, mas a culpa não é só deles, é também dum publico que parece que quer ser enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Targarien,

      É uma questão de tempo e de oportunidade, como te referi já sabia dessa qualidade dos contos de FC, até muito elogiados no cantinho do FB pelo João Barreiros, mas não devo ler tão breve, mas não posso obviamente ignorar esta tua recomendação, assim que tiver oportunidade irei ler os contos do Cavaleiro de Westeros e tirar a prova dos nove, já li vários contos e até gostei, como por exemplo A Voz do Fogo do Alan Moore.

      Fica registado e fazes muito bem em promover outros trabalhos do Martin com qualidade, afinal todos nós ficamos a ganhar em não deixar passar ao lado algo tão bom ;)

      Eliminar
  10. Muito bom Fiacha, o teu comentário está excelente.

    Ainda não li todos os livros, mas gostei muito do já li, diferente do que li até agora. Muito bem elaborado com personagens cheias de vida e intenção.

    5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Pois nem sempre temos tempo para ler tudo o que queríamos, mas o importante é que venhas a ler os livros, sei que tens ai um targarien que é admirador deste escritor e quando poderes vais ver que les tudo de seguida.

      Penso que Martin vai marcar-te imenso, mas é uma ideia que tenho.

      O positivo disto tudo é que não ficas a ressacar como muitos de nós que agora suspiramos por querer saber mais do enredo :D

      Bjs

      Eliminar
  11. Uau, que comentário fantástico e que belo resumo... se não conhecesse a saga tinhas vendido o peixe muito bem e já estava a correr para comprar os primeiros livros. ;)

    Acho que o que me cativa no Martin é precisamente aquela complexidade do enredo, com tanta reviravolta e mudança... quando comecei a ler a saga, achei que ia ser focada nos Stark, porque é mais do ponto de vista deles que começa a história - e é claro que o Martin tinha que me desenganar com aquele acontecimento tão chocante e inesperado do primeiro livro. :O

    A partir daí, nenhum personagem estava a salvo a meus olhos, daí que passe a vida a mudar de favoritos. xD O Martin não ajuda, porque nos vai mudando a percepção sobre alguns dos personagens, fazendo um óptimo trabalho na caracterização dos mesmos.

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga P7,

    Ainda bem que gostaste, sabes o quanto gosto de Martin e obras destas é mesmo justo divulga-las :D

    Nem mais, o homem é cruel e faz com que gostemos de determinadas casas (Targarien se formos a ver também sofrem e bem) e depois só nos faz sofrer, mas penso que o tempo de estas duas casas irá chegar, embora no meio disto tudo a guerra de tronos poder vir a ser o menos importante, embora pense que está em marcha o plano para fazer regressar os Targarien ao poder ;)

    Sem duvida, gosto de imensas personagens (como é possível ainda não ter aprendido a lição eheheh), mas é me difícil escolher o preferido, talvez Tyrion, tadinho não merece o que anda a passar :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá amigo Corvo!
    Primeiro, desculpa aqui esta amiga desnaturada por não ter tido tempo de passar por aqui mais vezes. Estudar Medicina Interna põe os meus neurónios em curto-circuito.
    Segundo, para quem não queria um blogue estás a sair-te muito bem! Adorei o teu "pequeno" tributo ao senhor Martin! Partilho da mesma opinião que tu, Martin é de uma genialidade gigantesca! São tantas personagens, tantas intrigas, tantos jogos de poder que poderia se tornar confuso ou aborrecido contudo, ele consegue manter a minha atenção durante toda saga. Apesar de como dizes e bem não conseguir manter o mesmo nível durante todos os livros das Crónicas, não deixa de ser um feito notável. Aliás, tomara a muitos escritores terem livros "maus" como GRRM. Pelo meio, corta-me o coração e mata-me personagens queridas e mesmo assim, não deixo de o ler. Deve-se ser doença! Ainda não recuperei de A Glória dos Traidores! Soberbo e totalmente imprevisível!Personagens favoritas? São muitas porém, as que mexem mais comigo são o Tyrion (obviamente)e o seu irmão Jaime, o Mindinho ( este é sorrateiro), a Arya, a Dany e o Jon Snow (é provavelmente, o meu favorito de todos). Falta-me ler dois (edição portuguesa) e sim eu sei, o Martin ainda mata algum deles pelo caminho e eu fico fula novamente mas, essa é a magia dos livros. Vou dar uma pausa nas Crónicas e em breve e vou ler O Sonho Febril.Espero gostar tanto como das Crónicas.

    Beijinhos querido Fiacha e boa sorte neste teu novo projecto*!

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga Jojo,

    Depois de ler este teu comentário estás mais que perdoada, pronto a ver se consegues arranjar mais um tempinho, sem perturbar os estudos, claro, e fazer mais uns comentários.

    O que dizer do que tens pela frente ? És capaz de ficar fula,...ai o Jon como diria a outra "Não sabes nada, Jon " *assobio*

    Grande livro o Sonho Febril, dos melhores livros que li onde entram vampiros ;)

    Muito obrigado, está a ser uma experiência muito boa e a malta é muito fixe...não que conheça muitos blogues, mas com o tempo vai lá :D

    Bjs amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me tentes!!! Já sei que o Martin faz umas maldades ao Jon mas quero pensar que isso faz parte de uma teoria que eu tenho.
      Agora fiquei com vontade de ler os últimos dois e a culpa é tua! Ainda bem que não os trouxe para Lisboa:P

      Eliminar
    2. lol,

      Então já tens uma ideia do que lhe acontece, hum espero que a coisa fique bem feita, mas prefiro não me alargar muito no comentário para não fazer spoiler :D

      Não sei como consegues resistir, lol vergo-me pela tua força de vontade ;)

      Mas olha que há outros acontecimentos muito interessantes, não duvides ehehe

      BJS

      Eliminar
  15. Como um jovem que sonha um dia vir a ser escritor dentro deste género, George R.R. Martin é uma grande inspiração e, sem dúvida, um mestre. Nunca serei capaz de o igualar (nunca ninguém será) mas espero um dia poder servir de exemplo para outros jovens autores como ele serve para mim. Claramente ASOIAF é a minha saga favorita, tendo personagens tão reais e credíveis que nos fazem cair nas páginas do livro como se cada uma fosse um buraco sem fim...

    ResponderEliminar
  16. Olá Pedro,

    Ena sabia que escrevias bem mas não fazia ideia que querias vir a ser escritor, se a tua inspiração for Martin, tens quase garantidamente alguém que quererá ler a tua obra, força nisso :D

    Olha embora sejam totalmente diferentes há um escritor que penso se tiver juizo e se conseguir recuperar do problema que sofre poderá vir a ser tão bom ou melhor que Martin (estes comentário valem o que valem e são apenas opiniões pessoais lol) que é o Scott Lynch que escreveu o livro publicado por cá com o nome As Mentiras de Locke Lamora. Alias o seu grande problema foi precisamente esse, um jovem escrever logo um primeiro livro de saga tão bom, a exemplo do que aconteceu com Martin nas crónicas, e com isso acabou por ganhar uma valente depressão.

    Já tem um 2 volume Editado, que infelizmente a SDE não pretende continuar a publicar, vamos lá nos perceber porque, mas enfim, e que segundo dizem que já o leu está tão bom ou melhor que o anterior ;)

    Os seus admiradores suspiram pela publicação do 3 volume que se não estou em erro está previsto finalmente para este ano.

    Quanto aqui ao nosso amigo, penso que o final do Reinos do Caos deixou antever algo de muito bom vem a caminho :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Ola Fiacha. Ainda só li os primeiros 2 livros da saga gelo e fogo e tu fizes te sem duvida um belo resume. :) Estou a gostar bastante é sem duvida uma saga que nos prende do principio ao fim e quando acabamos de ler o livro queremos mais e mais. Eu ando em pulgas para começar o terceiro. :) Nunca se sabe o que vai acontecer e como disseste qualquer um pode morrer de um momento para o outro. A minha personagem preferia é o Tyrion acho que é mesmo uma personagem com uma grande personalidade. Gosto tambem da Arya e do Jon e estou bastante curiosa em relação a Bran. Do escritor sou sincera é os primeiros livros dele que estou a ler e acho incrivel como alguem consegue criar uma historia tão complexa, tão genial como ele o faz. Cada personagem tem as suas caracteristicas proprias e como disseste Fiacha ele não relata o livro apenas numa personagem mas em varias. É mesmo genial estou a adorar, estou tambem curiosa em ler o "Sonho Febril".

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana,

    Fico muito contente por te ver aqui a comentar e ainda mais por estares a gostar ;)

    Bem se ao leres apenas esses dois livros, que na verdade é o primeiro na sua versão original, tira da cabeça a ideia que já viste em toda a plenitude a complexidade do enredo, ainda tens muito, mas mesmo muito para conhecer, desde personagens novas, a casas novas e um rol de acontecimentos ainda por ler.

    Recordas-te de uma conversa entre Ned e o Rei Robert, onde surgiu um dialogo que a irma de Ned Stark, Lyanna disse a este no leito da sua morte "Promete-me Ned, promete-me "

    Que quererá isto dizer que afinal Jon não é filho de Ned ? Que sangue lhe correrá nas veias ? Está é só mais uma de imensas pistas que Martin vai deixando e que nos deixam na duvida, apenas te posso dizer que se calhar Jon tem sangue Targarien e sendo assim.... ;)

    Mas ainda muita volta vai dar, só te dou um conselho não comeces a gostar muito das personagens, já percebeste que ninguém está a salvo :D

    E para finalizar e deixar-te mesmo muito curiosa, acredita depois do que fez ao pobre Bran, acredito que ainda venhas a gostar de Jaime Lannister, achas possível ?

    Continua ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. :) Ai tanta curiosidade! :) Sim ela diz "promete me Ned, promete me" mas não disse o que! Quem me está a emprestar os livros diz para ter muita atenção aos promenores porque tudo é importante! E sim acredito que ainda venho a gostar do Jaime ele na serie na segunda temporada da a sensação de ser tão "mau" como aparenta mas o que ele fez ao Bran... Até a Cersei dá impressão de não ser assim tão má mas pronto. Vamos ver! :) O Joffrey é que tou deserta que ele morra é uma personagem mesmo odiosa. Outra personagem que não engraço é a Catlyn, não sei bem porque mas pronto! Bem Fiacha estou mesmo em pulgas

    ResponderEliminar
  20. Ai Ana não puxes por mim :D

    Por partes, sim é muito importante os pormenores, mas isso por vezes nem com uma segunda leitura apanhamos, o que vale é que como gosto tanto da saga, vejo comentários noutros locais e quando dou por ela até fico parvo, realmente Martin é um génio nesse aspeto, mas pronto vai avançando ;).

    Jaime apenas quis que ninguém saiba de algo que ele anda a fazer com a sua irmã gémea, tenho receio de te fazer algum spoiler...mas não resisto sabes quem é o pai dos filhos de Cersei ?

    Be o que dizer sobre o Joffrey ele não é mau, irás conhecer bem pior, apenas é um miudo mimado e que de inteligente tem pouco, se morre ou não, bem nem sempre acontece o que queremos, mas nunca se sabe :D

    A Cersei não é inteligente e isso ainda lhe vai sair caro, seja como for tens que a ver como uma mãe que tudo faz para defender os seus filhos e claro alguem com poder e que gosta de incesto :D.....caracteristica dos Targarien, não esquecer ;)

    Um a Cat, foi uma das personagens que me deu um dos maiores KOS da saga, Martin esteve muito bem com ela. Queres que te diga uma coisa ? Só não lhe perdoo uma coisa, a forma como tratou o Jon, de resto e tal como Jaime verás que é uma boa personagem, à sua maneira.

    Podia falar de muitas outras para te despertar a tua curiosidade, como por exemplo o corvo que persegue Bran eheheeh....mas então toma só nota do que se vai passar com Danny numa casa que ela vai entrar, mas será penso mais no 4 volume e numa personagem que já deves conhecer Jaquen, alguem que Arya vai conhecer ;)

    Se quiseres mais dicas diz :D

    BJS

    ResponderEliminar
  21. :) A casa que estas a falar é a "house of Undying"? Sim sei que os filhos de Cersei são todos de Jaime e que em tempo de duvidas quanto ao tipo de relação que eles mantinham era o que eles diziam que os Targarien casavam irmão com irmã. :) Quanto a Cat penso que talvez seja mesmo por esse motivo que não engraço com ela. Eu já vi a segunda temporada da serie penso que deve retratar o 3º e 4º livro por isso sei quem o Jaquen uma personagem que plo menos na serie gostei bastante e pelo que dá a entender ade reaparecer! Sabes Fiacha eu sou muito curiosa era para ver a serie so no fim de ler mas não aguentei! :) A serie acabou com os White Walkers a caminharem para a muralha como p+odes imaginar ainda estou mais curiosa do que já tava! :D Já agora uma personagem que tambem simpatizo embora passe despercebida e o Sir Jorah acho que le deve ter ali um passado qualquer! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, não puxes pelo Fiacha! Sim, Sir Jorah tem uma história engraçada por detrás! Mas é melhor leres... Continua amiga... Aviso-te que A Glória dos Traidores é um solavanco gigantesco!:p

      Eliminar
  22. lol Jojo o corvo entusiasma-se ao falar de Martin e concordo contigo A Gloria dos traidores é um livro a todos os níveis muito bom.

    Ana,

    Ainda não vi a 2ª temporada, mas pelo que sei, alteraram o enredo em relação aos livros, no entanto e como é normal os livros são bem mais interessantes.

    Quanto ao Mormont, é como a Jojo refere, tem uma história engraçada, a ver a volta que Martin lhe dá eheheeh

    Penso que vais gostar da misteriosa Melisandre ;)

    ResponderEliminar
  23. :) Obrigada Fiacha e obrigada Jojo. Assim que seguir na leitura venho comentar mais ;)

    ResponderEliminar
  24. “Martin nos agarra pelo colarinho e não nos deixa respirar até aos exaustivos capítulos finais onde a trama não se desenrola, mas antes se precipita como uma avalanche de neve vinda do alto duma montanha tenebrosa.” – Acabaste de resumir todas as sensações que a leitura de ASoIaF me traz! A sério, com tantas mortes inesperadas de personagens queridas (ou odiadas, há de tudo), reviravoltas que me deixam “what the hell just happened?!” e mistérios secundários à trama mas tão aliciantes, não sei como é que ainda não tive um enfarte ao ler estes livros! --'

    Por falar em mistérios secundários, todos aqueles indícios subtis acerca das origens de Jon que só deitam mais lenha para a fogueira da minha adorada teoria Lyanna/Rhaegan, deixam-me louca, o meu pobre coração já não aguenta mais! x’D

    E agora tenho “Os Reinos do Caos” na estante e ainda não lhe consegui pegar porque já sei que vou ter que esperar IMENSO tempo pelo próximo! Caramba Martin, despacha-te lá, é assim tão difícil escrever um livrinho destes?!? (Claro que é, estou só a brincar xD)

    Adorei o teu texto, se já não conhecesse esta saga ia a correr comprá-la! :)

    Já agora, por curiosidade, costumas ver a série de televisão baseada nos livros? Gostas?

    ResponderEliminar
  25. Olá Monica :D

    "Por falar em mistérios secundários, todos aqueles indícios subtis acerca das origens de Jon que só deitam mais lenha para a fogueira da minha adorada teoria Lyanna/Rhaegan, deixam-me louca, o meu pobre coração já não aguenta mais! x’D"

    Mas será que ainda não ganhaste juízo para não te afeiçoar a uma personagem ? Ai tens OS Reinos do Caos para ler, ok, então prepara-te porque vais ter surpresas, muito boas (depende da prospectiva, mas lá está daquelas de ficares KO :D ). Mas há muita outra coisa boa para ler alem de Martin, não me tem custado assim muito, quando sair, cá estaremos para avaliar, o que é verdade é que finalmente nas últimas 200 páginas desse livro voltamos a ter Martin ao nível da Gloria dos Traidores, o que deixa antever que o que ai vem é muito bom...embora está mais do que na hora de fechar "ciclo", poucas coisas estão devidamente já posicionadas no tabuleiro e não me vou alargar mais ;)

    lol, obrigado e quanto às series apenas vi a primeira e tenho a segunda para ver *vergonha*, poucas são as personagens bem caracterizadas, Varys, Jonh Mormont, Jaime, Tiwyin Lannister e claro o nosso duende, de resto nada por ai alem :D

    Bjs e volta sempre ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mas será que ainda não ganhaste juízo para não te afeiçoar a uma personagem ?" Eu sei, eu sei, eu não aprendo!!
      Se já me estás a dizer que o final de "Os Reinos do Caos" está ao nível de "A Glória dos Traidores" (possivelmente o meu livro favorito da saga) então já estou a ficar assustada x'D Estou a ver que vou ficar mesmo KO!

      Lá está, gosto bastante da série, mas não chega aos calcanhares dos livros ^^

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Mónica,

      Mas não achas que tenho alguma razão ? *assobio*

      Tomará que venham muitas Glorias dos Traidores e entre em choque com os acontecimentos, custa mas é do melhor que já tenho visto.

      Na parte das questões dos humanos (guerra de tronos) acredito que isto ainda venha a dar em que todo Westeros preste vassalagem aos Targarien e os Starks voltem a ser senhores no Norte, mas se por algum motivo não for assim, olha tanto melhor :D

      Embora não goste dele, adorava que o Mindinho tivesse poder e porque não um dos vencedores finais, mas duvido, acho o personagem genial, pode ser mesquinho, fuinha o que lhe quiseres chamar mas que sabe o que faz e é uma mais valia para o enredo, isso é inegável...Mas pode dar tantas voltas :D

      Bem acaba lá então esse livro que depois comentamos melhor, lembra-te de uma coisa, Varys está proibido de entrar em Westeros, como te deves recordar da Gloria, quase não o vais ver, se calhar exagerando mas o que 1 página, nem tanto, mas é outro génio, embora numa condição diferente ;)

      Sim os livros são regra geral melhores, que me recorde O Senhor dos Aneis e O Silencio dos Inocentes são melhores filmes que livros ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Essa teoria de no fim os Targaryen dominarem Westeros novamente e os Stark regressarem ao Norte agrada-me bastante sim senhor, mas ainda temos que esperar para ver xP

      Também gosto bastante da personagem Mindinho, é das personagens mais intrincadas e com várias camadas, mas não sei se gostava de o ver como um dos vencedores finais xD

      Quando acabar o "Os Reinos do Caos" discutimos melhor porque senão há muita coisa que ainda não sei da estória e pelos vistos tenho muitas reviravoltas à minha espera com este livro!

      Quanto aos filmes, acreditas que nunca vi os filmes do "Senhor dos Anéis"? Eu sei, é chocante --' Apesar de ter adorado os livros... E "O Silêncio dos Inocentes" apenas vi o filme, nunca li o livro... Ou seja, não posso comentar qual é melhor: filme ou livro...

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    4. Olá Mónica :D,

      Sim é a teoria mais provavel, tudo leva a querer que venha a ser assim, mas nisto há como já deves ter percebido algo muito superior, ou que pode vir a ser muito mais importante, que a simples questão das guerras de tronos, que é a questão do mundo "mágico" digamos assim.

      Depois podemos discutir melhor, até porque há imensas teorias a mesmo profecias por concretizar, mas penso que já deves ter percebido que à a questão dos outros que está a mexer como o que está para lá da Muralha. A minha ideia, que até já deves ter lido pois são pormenores muito vagos é que deve existir algo maligno que tem origem da cidade de onde Melisandre vem, que está a fazer com que os Outros sejam empurrados para perto da Muralha e penso até que tens noção que se estes passarem a Muralha todo Westeros pode estar em perigo. Lá está depois tens as profecias do Azor Ashai, que por exemplo até pode ser Danny e a mitica espada ser por exemplo os seus dragões, isto é teoria, mas há outras hipóteses como por exemplo o Jon ou mesmo Bran, podemos discutir isso se te interessar, logo o destino de Danny até pode não ser Westeros no meio disto tudo.

      O meu palpite, é que seja Jon, certo é que Bran terá para mim um papel fundamental nisto tudo, vai ser tipo um Sam do Senhor dos Anéis, tanto fez pelo bem de todos e ninguém lhe vai reconhecer o valor, não é por acaso que o seu lobo se chama verão, mas isso nem deve ser no seguinte, será mais para o final da saga :D

      Espero que tenhas ficado com mais vontade de ler a saga eheheeh

      Bjs

      Eliminar
  26. Depois de este excelente post acho que ficou pouco ou mesmo nada por dizer. Resumiste tudo o que sinto quando leio Martin, é absolutamente único.
    Segui :)
    http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz,

      Já estou a seguir o blogue e vejo que ainda nem chegaste ao melhor do Martin, prepara-te que vais ter ai umas quantas surpresas pela frente ;D

      Boas leituras ;)

      Eliminar
  27. Olá amigo corvo,

    Gostei imenso de ler este comentário sobre o Martin e a tua opinião é em tudo idêntica à minha. :) Conheci as obras do Martin quase por acaso, graças a todas as sugestões que me foram feitas no fórum e, sem dúvida, que estava a perder grandes obras, de um escritor incrível.

    Adoro a história por detrás desta saga, a sua escrita envolvente e às vezes até crua, se é que me faço entender. As suas descrições são fantásticas e transportam-nos praticamente para aquele mundo. Já para não falar das personagens, que é como afirmas, ficamos de tal modo agarrados às mesmas que ansiamos sempre por mais. Gosto especialmente da forma como o autor nos consegue manobrar, de modo a que uma personagem de quem não gostávamos num determinado livro, acaba mais tarde por ser uma personagem que apreciamos.

    Penso que Martin é realmente um escritor incontornável do Fantástico, que não tem receio algum de utilizar a história e personagens a seu belo-prazer, de um modo incrível. :)

    Beijinhos e óptimas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Bem fazes esse grande comentário mas se a memória não me falha tambem ainda não chegaste a ler o que de melhor o Martin tem para oferecer, que é o volume 5 e 6 da saga estou certo ?

      Depois volta cá e verás que o que aqui escrevi ainda faz mais sentido, sobre este genial escritor ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. É verdade, ainda estou a ler o quinto volume, mas já estou rendida a Martin. :D Fica combinado, depois de terminar os livros, que já estão editados, voltamos a falar. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  28. Ai Fiacha concordo qd dizes que o Martin é mestre. É sem duvida e eu ainda sou suspeita para falar. Estou ansiosa por receber os meus livros do Martin. Enquanto estive em Portugal estive por várias vezes a olhar na Bertrand para os livros do mesmo e a pensar "Será que vale a pena?". Mas eu sabia na altura o que estava a desperdiçar. Pois comecei por ver a série e fiquei logo fã. Já tinha feito o download dos e-book mas nunca tinha lido, então decidi começar a ler. Ler em e-book é dose e em brasileiro é uma dose ainda maior. Ainda assim li os primeiros livros os restantes li só de passagem. Acho que é uma obra grandiosa demais. Tenho que ler os livros mesmo. Mas do que li acho fantástico. Uma leitura agradável, muito intensa por várias razões e sem tabus. É preciso muita coragem para se eliminar uma das personagens mais queridas das cronicas. Adoro os Stark em geral. O Tyrion sem duvida alguma uma personagem que se destaca pela positiva. A Danny tão doce. Mas a minha personagem favorita é o Jon Snow. Um bastardo que nunca perde a humildade que todos os irmãos adoram e com razão.
    É uma obra fantástica e fenomenal.

    ResponderEliminar
  29. Olá Luisa,

    Bem dou-te um conselho, pelo que já li até agora, não te afeições a ninguém nem mesmo os Starks (são os que mais sofrem lol) pois com Martin ninguém está a salvo.

    Jà vi que te fiz uns spoilers no chat do FB sem me aperceber, lê os seguintes e terei todo o gosto em conversar sobre alguma coisa que aches interessante.

    Ai o Jon Snow...coitado :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Sim Fiacha já me apercebi que não devo afeiçoar-me a nenhuma personagem. E sim coitado do Jon Snow. Já cheguei a parte que é mortalmente ferido. Possa! Pensei logo " Luisa nunca aprendes, neste enredo não te podes afeiçoar a ninguém" O que se seguirá? Por isso é que o Martin se distingue. Não posso deixar de referir uma coisa. A serie que está a decorrer é igualmente boa. Parte dos filmes que são adaptados nunca são nada de jeito mas eu estou a adorar a serie.É precisamente o que lemos por vezes trocam tudo mas não neste caso.

    PS: Esqueci-me de referir que como não tenho talento nenhum para a escrita fico impressionada com as cronicas de gelo e fogo. Com uma imensidão de personagens e um enredo tão bom. O Martin é um génio.

    ResponderEliminar